Ficha de trabalho

1- Como se chama a autora do livro “Ulisses”? 2- Quem era Ulisses? (Tenta não copiar do texto…) 3- Indica 3 adjetivos que caracterizem Ulisses física e psicologicamente. 4- Observa a imagem ao lado.
4.1- A que episódio do livro se refere? 4.2. Que acontecimento deu origem a este episódio? 4.3 Explica a solução que Ulisses apresentou. “ Iam a caminho de Ítaca (…) mas a corrente não abrandava nunca. Aumentava, aumentava, aumentava…” Começaram a avistar terra: era uma ilha onde o navio calmamente aportou.” 5- Como se chamava essa ilha? 6- Qual o nome do único habitante dessa ilha? 7- Por que motivo vivia ele sozinho na ilha? 8- Como escaparam Ulisses e os companheiros de serem devorados pelo gigante? 9- Faz um breve resumo desse episódio. “…os ventos violentos, furiosos de se verem há tanto tempo aprisionados no saco….saltaram de lá cheios de raiva e força…”? 10-Qual é o recurso estilístico presente na frase acima? (assinala com uma cruz) Onomatopeia Personificação Comparação

11-Como se chama a feiticeira da ilha onde os companheiros de Ulisses são transformados em animais? 12-Quem ajudou Ulisses a enfrentar essa feiticeira?

13-

Afinal a feiticeira foi útil a Ulisses pois deu-lhe um conselho

para ele conseguir entrar na ilha dos infernos.

1

mas disfarçado de mendigo. 17-Como consegue Ulisses regressar a Ítaca? 18-Quem lhe diz que ele já está na sua terra? 19-O que faz Minerva para que ninguém saiba que Ulisses já regressou? 20-Completa os espaços em branco: Ulisses. como o julgam morto. é reconhecido pelo seu ___________. Ulisses saíra de Ítaca há 18 anos. muitos marinheiros regressaram a casa e. Ambos lhe dizem o que se passa em Ítaca.14-Que conselho foi esse? (assinala a resposta correcta) Minerva disse-lhes que quando chegassem ao mar das sereias deviam continuar a remar e não tapar muito bem os ouvidos com cera porque não tinha consequências nenhumas o encantamento dos cânticos das sereias. muitos marinheiros regressaram a casa e. muitos marinheiros regressaram a casa e. como o julgam morto. Resume os acontecimentos assinalando uma cruz na opção correcta: Ulisses saíra de Tróia há 18 anos. como o julgam morto. Ulisses segue o conselho de Circe? Explica. e pela sua __________ chamada ________________ através de uma 2 . surge um novo episódio: o encontro no mar das sereias. Penélope tem de casar com um pretendente para dar um novo rei à ilha. Penélope tem de casar com um pretendente para dar um novo rei à ilha. 15-Que devem fazer os marinheiros para passar pelo cão Cérbero? Andar em bicos de pés Fazer exercícios respiratórios _______________________ 16-No Inferno encontra a sombra da mãe e um profeta. Ulisses saíra de Ítaca há 18 anos. Depois da ilha dos Infernos. já no seu palácio. Minerva tem de casar com um pretendente para dar um novo rei à ilha. Prosseguindo viagem chegam ao Reino dos Infernos. Circe disse-lhes que quando chegassem ao mar das sereias deviam parar de remar e tapar muito bem os ouvidos com cera porque ninguém os podia salvar do encantamento dos cânticos das sereias. chamado _______________ que logo morre pela emoção sentida.

9 8 1 11 2 7 4 10 5 3 12 6 Horizontais 1. 3. Cidade de Paris Ilha onde vivia Ulisses Rei condenado a empurrar um enorme rochedo Marinheiro que não bebeu o licor da feiticeira 3 . Rei dos Ventos Mulher de Ulisses 9. Verticais 7. 5. 6.Qual foi o estratagema utilizado por Penélope para iludir os seus pretendentes durante tanto tempo? 22- Completa o crucigrama. 4. Profeta que avisou Ulisses do que estava a acontecer na ilha. 2. 8. Escreveu a Odisseia. 10. 12. Com o seu filho ________________ travou uma luta contra os pretendentes de sua mãe. mas foi vencido por Ulisses. Gigante que comia seres humanos. 9. Filho de Ulisses. Feiticeira que transformou em porcos os companheiros de Ulisses. Lindíssima rainha grega. 11. 21.cicatriz na perna.

passa pela ilha dos infernos. Chega ao seu palácio e combina com o filho uma táctica para derrubar os prtendentes ao seu trono.23-De forma desordenada. Em Tróia. 4 . onde Minerva o transformou em Mendigo. mas a Regressa a ìtaca. De novo no mar. onde luta com Polifemo. consegue alcançar a sua terra. com 40 marinheiros. luta duramente durante 10 anos até que concebe o Cavalo de Pau. deixando-o completamente só. encontram-se aqui as várias sequências da história de Ulisses. vai navegando e chega à Eólia. Atravessa o mar das sereias e só resiste ao seu canto graças à posição firme dos companheiros. Ordena-os cronologicamente. onde é ajudado pelo rei dos ventos. Por sugestão de Circe. mas vaii desobediência dos marinheiros fá-lo enfrentar os dar à Ciclópia. Rochedos enormes e um violento naufrágio levam-lhe os companheiros. conseguindo a libertação de Helena e a vitória para os gregos. conseguindo a libertação de Helena e a vitória para os gregos. maiores perigos. Juntamente com Telémaco sai vencedor deste último combate. Aporta à ilha de Córcira e. onde fala com a mãe e com o profeta Tirésias. auxiliado pelo rei Alcino. Ulisses vive feliz na ilha de ìtaca mas é pressionado a combater na Guerra de Tróia. luta duramente durante 10 anos até que concebe o Cavalo de Pau. as suas aventuras e desventuras. Em Tróia.

5 .