ESCOLA BÁSICA 2,3 DA MAIA

Ficha de Trabalho - F.Q. 8º ano NOME _____________________________________ Nº _____ TURMA ____ DATA ___/___/___ Átomos, moléculas e iões Por favor, leia o texto resumo com atenção e responda às questões.  Os átomos são partículas ou corpúsculos que existem em toda a matéria. Na constituição dos átomos há ainda partículas mais pequenas: protões (de carga positiva), neutrões (sem carga eléctrica) e electrões (de carga negativa). Os átomos são neutros porque têm igual número de protões (+) e de electrões (−). Cada elemento químico é caracterizado por átomos com o mesmo número de protões. Por exemplo, os átomos com oito protões são átomos de oxigénio. Cada substância é constituída por corpúsculos que são iguais em toda a sua extensão. Há substâncias cujos corpúsculos são átomos e outras cujos corpúsculos são moléculas. As moléculas são agregados de átomos ligados quimicamente entre si. As substâncias simples ou elementares podem ser constituídas por • átomos ; • moléculas, que têm um só tipo de átomos (um só elemento químico). As substâncias compostas (ou compostos) são constituídas por moléculas que têm mais do que um tipo de átomos (dois ou mais elementos químicos). Os átomos e as moléculas são corpúsculos constituintes da matéria. Numa substância, os corpúsculos são todos iguais. Numa mistura há corpúsculos diferentes. A representação simbólica de um elemento chama-se símbolo químico desse elemento. O símbolo químico de um elemento representa um átomo desse elemento. A fórmula química de uma substância molecular representa uma molécula da substância. A fórmula química indica a composição qualitativa e quantitativa da molécula. Por exemplo: CH4 (metano). A composição qualitativa desta molécula diz-nos que é constituída por carbono e hidrogénio. A composição quantitativa indica a constituição da molécula: um átomo de carbono e quatro átomos de hidrogénio. Os iões são partículas ou corpúsculos com carga eléctrica. Podem ser: • iões positivos ou catiões; • iões negativos ou aniões. Quando os átomos ou agregados de átomos ganham ou perdem electrões, originam iões. Os catiões têm deficiência de electrões. Os aniões têm excesso de electrões. As substâncias iónicas têm iões positivos e iões negativos. São electricamente neutras pois a carga total dos iões positivos e negativos neutraliza-se mutuamente. A fórmula química de um composto iónico indica-nos os iões que o constituem e a proporção em que existem no cristal: • As fórmulas dos compostos iónicos obtêm-se por junção de iões positivos e negativos, de modo que a carga total seja nula. • Na fórmula representa-se primeiro o ião positivo e depois o ião negativo. • No nome indica-se primeiro o ião negativo e depois o ião positivo.

5 . ___________ d) propano .cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio.Partículas com carga eléctrica positiva. 6 . 2 . _______________________________ e) Substâncias constituídas por moléculas diatómicas. COLUNA 1 COLUNA 2 A . 4 .Moléculas C . um átomo de fósforo e quatro átomos de oxigénio. ____________________ 5) Efectue todas as associações correctas entre as partículas constituintes da matéria referidas na coluna 1 e as frases da coluna 2. III.Partículas que resultam de átomos por perda de um ou mais electrões. ___________________ d) Substâncias compostas.Iões 1 . que representam modelos moleculares. ____________________ g) Substâncias formadas por dois elementos químicos. ____________________ f) Substâncias constituídas por moléculas triatómicas. ___________ b) amoníaco .Partículas com carga eléctrica negativa.cada molécula de amoníaco é formada por um átomo de azoto e três átomos de hidrogénio. 4) Observe atentamente as figuras seguintes. 3 .Átomos B .Partículas constituídas por dois ou mais átomos.cada molécula é formada por três átomos de hidrogénio. II. IV e/ou V) que representam: a) Substâncias ________________________ b) Misturas __________________________ c) Substâncias simples (ou elementares). ___________ c) ácido fosfórico . ___________ . nas quais: representa um átomo de um elemento químico representa um átomo de outro elemento químico Indique a/as figuras (I. Quantos electrões possui? Justifique.Partículas que resultam de átomos que captaram um ou mais electrões.cada molécula é formada por três átomos de carbono e oito átomos de hidrogénio.Partículas electricamente neutras. 6) Escreva as fórmulas moleculares das seguintes substâncias: a) água .1) Como se chama aos três tipos de partículas fundamentais que constituem os átomos? 2) Qual é o tipo de carga eléctrica de cada uma dessas partículas? 3) Um átomo tem 20 protões.

7) Indique qual o significado dos seguintes simbolismos: a) 3H b) 3H2 8) Represente simbolicamente: a) dois átomos de cloro. c) 4O2 d) CO2 9) Considere as fórmulas químicas: I2. a) Qual a constituição desta molécula? b) Indique. 12) Complete o quadro seguinte: Nome água Fórmula química Constituição da molécula (composição qualitativa e quantitativa da molécula) Classificação da molécula quanto ao tipo de átomos Classificação da molécula quanto ao nº de átomos H2O H2 composta triatómica dióxido de enxofre ácido acético ozono C2H4O2 um átomo de enxofre e dois átomos de oxigénio poliatómica . para cada uma das substâncias referidas. se se trata de uma substância simples ou composta. f) cinco moléculas de dióxido de carbono. 10) Complete o quadro seguinte de modo a indicar. b) quatro átomos de enxofre. Indique a composição qualitativa e quantitativa de cada uma das moléculas representadas. c) oito moléculas de água. justificando. c) Represente simbolicamente cinco moléculas de amoníaco. REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NÚMERO DE MOLÉCULAS CONSTITUIÇÃO DA MOLÉCULA 2H2 3O2 2S8 8S8 2NO3 11) A fórmula química do amoníaco é NH3. H2SO4. e) um átomo de hidrogénio. H2CO3. CH4. d) cinco átomos de cálcio. o número de moléculas e a constituição de cada molécula.

. 14) Consulte a tabela de iões e responda às questões seguintes.2) nitrato de cobre (II) a. b) os catiões.2) MgO b.  . f) o(s) ião(iões) poliatómico(s).1) sulfato de cálcio a. CO32 − . e) o(s) ião(iões) monoatómico(s).. O2-.13) Observe atentamente as seguintes representações: Cu+. Indique: a) os aniões.1) CaC b. c) o ião que resulta de um átomo que ganhou dois electrões.3) NH4HO 2 Tabela de iões Catiões Magnésio Cobre (II) Cálcio Amónio Alumínio Mg2+ Cu2+ Ca2+ NH + 4 A 3+ Aniões Nitrato Cloreto Sulfato Óxido Hidróxido NO3− C 2 SO4 − − O2− HO− Soluções: Depois de resolverem a ficha. .3) óxido de alumínio b) Diga qual é o nome dos seguintes compostos iónicos: b. a) Escreva as fórmulas químicas dos seguintes compostos iónicos: a. d) o ião que resulta de um átomo que perdeu um electrão. Fe2+.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful