ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO: o Projeto deverá ter até 20

páginas (digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5) em que constem os seguintes itens: I) Identificação (com autor, título, linha de pesquisa e indicação do nome de 1 professor para possível orientação). II) Resumo (até 10 linhas). III) Justificativa (com delimitação clara do tema a ser estudado e sua relevância para os estudos literários, incluindo-se uma revisão crítica da literatura pertinente ao tema). IV) Objetivos (gerais e específicos, com previsão dos resultados da pesquisa). V) Metodologia (com explicitação de conceitos e linha teórica, além de técnicas e procedimentos, que deverão ser adotados no tratamento do assunto). VI) Plano (com descrição dos capítulos em que o tema poderá ser desenvolvido e cronograma para sua execução, observado o prazo máximo de 24 meses). VII) Bibliografia com: a) todos os textos citados no Projeto; b) até 5 outros textos pertinentes ao tema escolhido. VIII) Data e assinatura.

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM LETRAS
Área de concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS

CRONOGRAMA:
Inscrição: 23 a 27/04/2012, de 14h às 18h, na secretaria do PPGL. 1ª etapa: Prova escrita de Língua Estrangeira Instrumental (opções: Espanhol, Francês, Inglês, Italiano): 16/05/2012, quarta-feira, 14 horas. Resultado da 1ª etapa: 30/05/2012, quarta-feira, 14 horas. Prazo para entrada de recurso: até 01/06/2012, na secretaria do PPGL. 2ª etapa: Prova escrita de Estudos Literários: 05/06/2012, terça-feira, 14 horas. Resultado da 2ª etapa: 19/06/2012, terça-feira, 14 horas. Prazo para entrada de recurso: 20 e 21/06/2012, na secretaria do PPGL. Resultado da 3ª etapa (avaliação do Projeto) e resultado final do processo seletivo: 28/06/2012, quinta-feira, 14 horas. Prazo para entrada de recurso: 1º e 02/07/2012, na secretaria do PPGL. Matrícula em disciplinas, início do semestre letivo e aula inaugural: datas a serem divulgadas. Atenção: os resultados serão divulgados na página do Programa (www.prppg.ufes.br/ppgl) e afixados no quadro de avisos da secretaria.

Início: semestre letivo de 2012/2

Dados do Programa:
Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – Vitória, ES – CEP: 29075-910 Secretaria: Prédio Bernadette Lyra, 1º andar (entre o IC-2 e o IC-3) Telefones: (27) 33352515 / Fax: 33352800 E-mail: ppglufes@gmail.com Página: http://www.prppg.ufes.br/ppgl Equipe administrativa: Coordenadora: Leni Ribeiro Leite Coordenadora Adjunta: Fabíola Padilha Trefzger Coordenador do Núcleo de Publicações: Paulo Roberto Sodré Secretário: Wander Magnago Alves Bibliotecário: Saulo Peres

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO:
a) ficha de inscrição (disponível na página do PPGL); b) cópia do diploma de Graduação Plena, que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso antes de iniciar a Pós-Graduação; c) cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação Plena; d) curriculum vitae no formato Lattes (http://lattes.cnpq.br/); e) cópias de Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Certificado de Reservista e Certidão de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br); f) 1 foto 3x4; g) taxa de inscrição no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) a ser paga na secretaria; h) duas (02) cópias do Projeto, de acordo com o roteiro indicado. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras.

OBJETIVOS: o Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes tem por finalidade a formação
de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Estudos Literários, visando ao avanço do conhecimento nessa área.

LINHAS DE PESQUISA Corpo docente (n. de vagas): áreas/temas de orientação LITERATURA E EXPRESSÕES DA ALTERIDADE (LEA):
Estudo e pesquisa da literatura de e sobre grupos minoritários, considerando-se a relação entre o nacional e o regional, as especificidades de gênero e etnia, além da destinação recepcional. [9 vagas.] Deneval Siqueira de Azevedo Filho (1 vaga): Pós-modernismo. Estrutura da linguagem. Narrativas brasileiras. Jorge Luiz do Nascimento (1 vaga): Literaturas hispânicas. Literatura brasileira. Estudos multiculturais. Júlia Maria Costa de Almeida (0 vaga). Estudos da palavra e da imagem. Filosofias da diferença. Crítica pós-colonial. Jurema José de Oliveira (2 vagas): Literatura portuguesa. Literatura africana de língua portuguesa. Literatura brasileira. Luís Eustáquio Soares (0 vaga): Alteridade. Utopia. Descolonização. Maria Amélia Dalvi (2 vagas): Leitura, literatura e materiais didáticos. Literatura infantil e juvenil. Carlos Drummond de Andrade. Orlando Lopes Albertino (2 vagas): Poéticas comparadas. Literatura do Espírito Santo. Tecnologias do pensamento. Stelamaris Coser (1 vaga): Autoria feminina. Relações interamericanas. Ficção em Língua Inglesa. Wilberth Salgueiro (0 vaga): Literatura e Testemunho. Poesia brasileira contemporânea. Machado de Assis e Guimarães Rosa.

VAGAS:

29 (vinte e nove). o processo seletivo será realizado em três etapas –

REGULAMENTO DAS PROVAS:
todas eliminatórias:

A – 1ª etapa: prova escrita de Língua Estrangeira Instrumental:
Opções: Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano. Nota mínima para aprovação: 7,0 (sete). Peso: 1 (um). OBS.: Durante a prova, com duração de 4 horas, o candidato poderá utilizar dicionário. Critérios para avaliação: – capacidade de leitura e interpretação de texto em Língua Estrangeira; – capacidade de transposição de ideias de um texto em Língua Estrangeira, em expressão correta, em vernáculo.

B – 2ª etapa: prova escrita de Estudos Literários: OBRAS INDICADAS: A ceia dominicana: romance neolatino, de Reinaldo Santos Neves. A paixão segundo G.H., de Clarice Lispector. A teus pés, de Ana Cristina Cesar. Em alguma parte alguma, de Ferreira Gullar. Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. O meu nome é legião, de António Lobo Antunes. O outro pé da sereia, de Mia Couto. Odes, de Horácio. Atenção: no início da prova, serão sorteadas 2 (duas) obras. O candidato escolherá apenas 1
(uma) delas, sobre a qual deverá dissertar, no período de 4 (quatro) horas. A dissertação do candidato deverá indicar, de modo claro, no(s) primeiro(s) parágrafo(s), o recorte, a problematização e a base teórica que serão desenvolvidos ao longo do texto. Não será permitido consulta. Referências e notas poderão ser indicadas pelo nome do autor e pelo título da obra (livro ou capítulo ou artigo etc.). Nota mínima para aprovação: 7,0 (sete). Peso: 2 (dois). Critérios para avaliação: – capacidade de pesquisa pertinente e atualizada sobre a obra e o tema escolhido; – capacidade de abordagem da obra e do tema, em que se equilibrem informações da fortuna crítica e da contribuição pessoal; – competência linguística na modalidade culta da Língua Portuguesa; – capacidade dissertativa e argumentativa. Banca: Ana Augusta Miranda, Fabíola Padilha e Jurema José de Oliveira.

LITERATURA E OUTROS SISTEMAS DE SIGNIFICAÇÃO (LOSS):

Estudo e pesquisa das relações entre o discurso literário e outros discursos culturais, artísticos, científicos e filosóficos, sob o prisma das teorias semióticas e psicanalíticas e das perspectivas antropológicas contemporâneas. [10 vagas.] Adelia Maria Miglievich Ribeiro (2 vagas): Literatura e pensamento social no Brasil. Literatura póscolonial. Teorias do reconhecimento. Alexandre Curtiss Alvarenga (2 vagas): Cinema e literatura. Cultura audiovisual contemporânea. Linguagem e narrativas audiovisuais. Ana Augusta Wanderley Rodrigues de Miranda (2 vagas): Literatura e psicanálise. O irrepresentável. Aspectos da escrita. Gilvan Ventura da Silva (0 vaga): Cultura Clássica. Império Romano. Representação. Lino Machado (0 vaga): Semiótica e Literatura. Visualidade. Vanguardas. Michael Alain Soubbotnik (1 vaga): Literatura e Filosofia. Poesia anglo-americana e francesa contemporânea. Literatura francesa e americana: séculos XVII, XVIII e XX. Olga Maria Machado Carlos de Souza Soubbotnik (1 vaga): Literatura e Psicanálise. Narrativas de análise. O feminino na literatura. Viviana Mónica Vermes (2 vagas): Literatura e Música. Musicologia. Música popular brasileira.

POÉTICAS DA ANTIGÜIDADE À PÓS-MODERNIDADE (PAP):

C – 3ª etapa: avaliação do Projeto:
Critérios para avaliação: – capacidade de pesquisa pertinente e atualizada sobre obra(s) e tema propostos; – capacidade de recorte adequado do tema a ser pesquisado; – capacidade de abordagem (adequação da metodologia) da(s) obra(s) e do tema propostos, em que se equilibrem informações da fortuna crítica e contribuição pessoal; – competência linguística na modalidade culta da Língua Portuguesa; – consideração pela propriedade intelectual dos críticos consultados, seja por meio de notas de texto (Sobrenome do Autor, ano, página), seja por meio de referências completas; – capacidade de organização e planejamento da pesquisa, considerando o teor da abordagem e o tempo necessário para sua realização; – adequação a uma das linhas de pesquisa do PPGL; – contribuição acadêmico-científica para o nível proposto.

Estudo e pesquisa das poéticas da Antigüidade à Pós-modernidade em textos narrativos, líricos e teatrais, considerandose os processos de constituição da subjetividade, a autorreferencialidade literária e o hibridismo entre gêneros e discursos. [10 vagas.] Alexandre Jairo Marinho Moraes (2 vaga): Modernidade. Poesia brasileira e hispano-americana. Narrativa brasileira e hispano-americana. Ester Abreu Vieira de Oliveira (0 vaga): Literatura hispânica. Erotismo e poder. Imaginário e teatralidade. Fabíola Simão Padilha Trefzger (0 vaga): Narrativa. Autoficção. Memória. Leni Ribeiro Leite (2 vagas): Poética clássica. Literatura Latina Imperial. Formas poéticas latinas. Maria Mirtis Caser (2 vagas): Literatura hispânica. Narrativa. Erotismo. Paulo Roberto Sodré (2 vagas): Literatura medieval. Lírica portuguesa. Sátira. Pedro José Mascarello Bisch (0 vaga): Literatura Francesa. Baudelaire. Poéticas da Modernidade francesa. Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho (1 vaga). Poesia clássica. Intersemiose. Tradução. Sérgio da Fonseca Amaral (1 vaga). Narrativa urbana. Vanguarda literária. Ficção brasileira.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful