Como navegar na INTERNET!

Podes pensar que navegar na internet é algo tão simples como abrir o Internet Explorer mas não! Hoje em dia e como podes ver nas noticias, existem vários sites que monitorizam tudo aquilo que fazes! Sim parece uma teoria da conspiração mas infelizmente não é e é por isso que começamos por aqui. A forma mais simples é apagares tudo aquilo que fazes e para tal sugerimos que uses o Ccleaner! É uma aplicação gratuita que permite fazer diversos tipos de limpeza, sendo que uma delas é limpar todos os dados dos diversos Browsers que tenhas instalados. Com esta aplicação vais poder limpar o registo dos seguintes Browsers: •Internet Explorer; •Firefox; •Chrome; •Opera; •Safari; Permite-te de igual forma permite pagar registos e ficheiros temporários do Windows. Esta aplicação é bastante simples de instalar pois apenas tens de efectuar o download do site e executa-la, faz sempre seguinte ate a aplicação estar instalada. No fim de cada dia ou cada vez que estejas desligar, executa o ícone que vai ficar no teu ambiente de trabalho.

Este é o símbolo da aplicação, podes obter a mesma aplicação no site www.piriform.com/ccleaner

Esta será a janela que te vai abrir e apenas tens de clicar onde diz “Run Ccleaner”. Aproveita para explorar esta aplicação pois tem mais algumas potencialidade para manutenção do teu computador. Esta aplicação como foi dito é totalmente gratuita, por enquanto!

Qual o melhor Browser!
Existe gostos para tudo e existem diversos Browsers, apenas aconselhamos um que possas instalar addons, e perguntas o que é um add-on? A forma mais simples de descrever é “mini aplicações”, pois são pequenas aplicações para tirar melhor partido do browser que estas a utilizar e novas potencialidades. Explora o mundo dos Addons e acredita que vais ficar abismado, deixamos apenas um aqui!!! O “TOR” e o que é isto? Nada mais do que um aplicativo que permite navegar anonimamente. De acordo com o browser que possuis existe diversas formas de o obter mas nada é mais simples que o bom e velho amigo “Google”. Para tal vai a www.google.pt e faz a seguinte pesquisa: “(Nome do Browser que • estas a utilizar) + TOR” Vai aparecer na pesquisa um site que comece ou tenha o nome do browser que estas a utilizar e com a indicação do TOR, agora só tens de abrir e fazer a instalação. Existe a possibilidade de instalares o TOR sem estar ligado ao teu Como usar o TOR sem instalar add-on? É simples, para tal ou fazes uma pesquisa no google para fazer o download do TOR Project ou então directamente em www.torproject.org. Lá encontras disponível para: •Windows; •Apple OS X; •Linux; •Smartphones. •Android; •Apple IOS •Nokia. A parte interessante é que tem um Browser próprio que cada pequena suspeita de algum site não ser de confiança, avisa-te logo e ai fica à tua responsabilidade se queres entrar ou não, explicando quais são os possíveis riscos. Ate aqui não podes dizer que ninguém te ajudou. Aproveita para passar no site e descobrir outras funções que até te possam interessar, não vais perder o teu tempo, acredita em nós.

Uma vez instalado é só clicar no ícone “Start Tor Browser”, vai abrir uma janela que demonstra aplicação abrir e quando estiver concluído vai abrir o browser “Aurora”.

Como falar com os Anonymous Portugal no IRC!
Existem diversas formas de contactar os Anonymous Portugal no mundo do IRC. As formas mais simples é através dos sites: •Anonymousportugal.pt.vu •www.anonymousportugal.tk Acedendo a estes sites podes entrar em contacto com os AnonymousPortugal, contudo para teres acesso, podes sempre instalar uma aplicação desenhada para o IRC. Vamos explicar como Instalares o mIRC e o xChat. Para quem ainda não conhece, este é o ícone do mIRC., uma aplicação paga e não é normal recomendar aplicações pagas mas no entanto esta tem uma pequena vantagem, é que depois dos trinta dias gratuitos não ficas impedido de usa-la, é verdade! Vamos tratar de explicar como instalares aplicação e configurares para poderes ser um de nós, não preocupes que mais a frente explicamos como legalmente ultrapassares a questão dos 30 dias. Começa por ir a www.mirc.com e efectua o download da aplicação através do site. Penso que até aqui esteja a correr bem e ate podes aproveitar para testar o TOR e ver como funciona aplicação e os avisos. Esta aplicação é como todas as outras, é super fácil de instalar, após o download é só abrir o ficheiro e exectua-lo, tem apenas atenção para retirar o visto onde diz “Automatically Check for Updates”.

Podes sempre instalar esta aplicação numa pen, ficando como portable e para tal é so selecionar o campo onde diz “Run as Portable Aplication”.

Vamos supor que já instalas-te aplicação, afinal é muito simples de o fazer. Agora é só configurar aplicação, para tal vamos abrir a mesma e vai aparecer-te na janela um aviso:

Vamos clicar em continue.

Vamos clicar em continue. Como podem ver esta aplicação já esta instalada a mais de 30 dias, o que acontece é que demora quase um minuto a ficar disponível o botão “continuar”. Se forem pessoas sem tempo podem sempre pagar que o pessoal da mIRC agradece.

Uma aberta vai aparecer esta janela do lado esquerdo, só tens de clicar em “Server” e depois em “Add”: Vai aparecer uma janela pequena como esta aqui em baixo e agora é fácil:

Onde diz “Description” podes dar o nome que quiseres ao servidor, apesar que para não confundir podes dar o nome “AnonANONNET”. Depois preenches o “IRC Server” com “irc.anonnet.org” e a “Ports” com “6667”, para terminar é só clicar ok e esta gravado o servidor. Vai ficar na seguinte Janela: Certifica-te que esta seleccionado o servidor que acabas-te de criar como na imagem, para tal deve aparecer as letras em branco e a volta azul, e é só clicar no botão “Select”. Passando a ser este o principal servidor, assim de futuro mal abras aplicação já esta guardado. Isto é só feito uma vez. Tens motivo para ficar contente pois estas a pequenos passos de entrar em contacto com o mundo Anon mas para tal deixamos uns pequenos avisos, nunca deves revelar quem tu és de realidade pois não sabemos quem é o nosso vizinho. Tu entraste para conhecer os Anons mas a quem entre para te conhecer! E não digo isto no bom sentido, mas não tenhas medo pois como podes ver, nós explicamos como ser seguro!

O que deves então fazer, para começar deves escolher um nick, o nick é o nome pela qual vais ser conhecido neste mundo e convêm ser um que gostes. Depois é criar um e-mail falso, ou seja, criar um e-mail que possas aceder e dar a conhecer as pessoas para partilha de informação. Agora que já tens um nick vamos novamente a janela anterior: Vamos clicar no quadrado mais pequeno da imagem a vermelho que diz “Connect”. De seguida onde esta escrito “Nickname” vamos escrever o nick que pretende, no exemplo aparece “OMEUNICK” é depois é fácil. Estas a ver quase no meio da imagem onde diz “Connect”, ora clica lá! Uau… estas conectado.

ATENÇÃO: Se aparecer a seguinte mensagem tens de mudar de nick pois alguém já escolheu o que tu tinhas pensado!

Para tal ou vais mudar o nick na janela onde foi demonstrado ou então podes muito simplesmente escrever / nick “ALGUMNICKNOVO!”,

Agora que já tens um nick, tenha sido a primeira ou não, temos de tratar de esconder a ligação de esse nick, apesar de o IP ser codificado e não aparecer, é visível o tipo de ligação ou neste caso a empresa fornecedora da ligação. Para tal vamos tratar disso e aqui demonstras um bocado de imaginação. Agora que tens um nick, vamos tê-lo de registar. Vamos a janela principal que é descrita na e escrevemos: /nickserv identify password mail imagem:

Agora é só clicar “enter” no teclado e temos o nick registado com o mail escolhido

Vamos clicar no símbolo que se parece com um coração e vai-te abrir esta janela: Vais então escrever, onde esta o primeiro quadrado vermelho, #VHOST e vais clicar em “Join”. Uma vez na Janela do #VHOST vais escrever: /HS request algo@algomais agora é clicar em enter e aguardar uma confirmação de que foi aceite. Na janela principal do servido: Após aparecer uma mensagem a dizer : “You have a new memo from Paco” . Deve escrever na pagina Principal /msg MemoServ READ 1 ,ficando assim aprovado a sua protecção. Esta agora pronto para começar a navegar pelos canais dos Anonymous Portugal. Junta-te a nós, vai agora para a Janela #AnonymousPortugal e começa a falar connosco.

Como usar o xChat!
Estes privilégios e serviços vão vos ajudar a permanecer anónimos e a adquirir certos status em algumas salas caso as mesmas estejam registadas e vos tenha sido providenciado algum estatuto de operador voz entre outros nessas salas. Em primeiro lugar vamos instalar o Xchat que pode ser efectuado o download no link: http://xchat.org/. A instalação é tão fácil como o mIRC, vamos agora usar o xCHAt para ubuntu. Vamos abrir o xchat e no topo do xchat clicar na palavra xchat como no screenshot abaixo, isto vai abrir uma janela de configuração de redes sendo a janela que esta afrente do xchat nesta imagem.

Na já nela de configurações de Rede clicamos no botão Adicionar e Damos um nome a rede neste caso vamos dar o nome Anonops . Como na imagem abaixo. Uma vez adicionada a rede clicamos em editar. Editar a rede, na lista de Servidores metemos o servidor irc.anonnet.org/ 6697 como na imagem a baixo, → nota a porta 6697 → é a porta SSL depois explico o que é na caixa de selecção “Seus Detalhes” caso a mesma esteja seleccionada damos um click no X para utilizarmos outros dados como nick nome etc.

Aceitar certificados inválidos → Esta configuração e para aquelas alturas em que os certificados expiram costuma acontecer portanto e normal nada a temer. Imagem abaixo tudo como esta lá. Em favorite channels metemos os canais que queremos entrar separados por uma virgula “,” em exemplo só esta um canal “#anonymousportugal” se quiserem mais e só meter “canal, canal” Feito isto e só fechar a janela dos servidores e na janela da lista de redes seleccionar a rede Anonops ou o nome da rede que lhe deram e clicar em ligar, isto vai vos ligar automaticamente ao servidor e levar-vos para as salas escolhidas. Uma vez ligados ao servidor vão precisar de registar o vosso nick para poderem pedir um vhost e terem outros serviços disponíveis, para fazer isto basta seguir os passos dados anteriormente.

O que é SSL, o SSL e basicamente um protocolo de encriptação de dados , sendo que tudo o que e enviado para o servidor e vice versa não pode ser lido por ninguém.

Como usar uma VPN.
O que é uma VPN? Vpn, virtual private network, e uma ligação criada por um computador pessoal para um servidor que encripta a ligação para tudo o que for feito para o computador esteja oculto para o ISP ( fornecedor de Internet ). Que VPN escolher? Esta é a parte mais importante do vpn, existem vários serviços de vpn com vários objetivos diferentes, o vpn que “nós” precisamos é de um vpn que não guarde registos, um que nos proteja na Internet. Um sitio por onde começar é este link : https:// torrentfreak.com/whichvpn-providers-really-takeanonymity-seriously-111007/ Para configurar o vpn, cada fornecedor tem o seu próprio tutorial, para ubuntu, configurar uma ligação vpn e extremamente simples, com o ficheiro .configurar fornecido pelo provedor podemos importar tudo para ser só clicar em cima no botão de ligações, escolher vpn e a vpn que queremos. PPTP – point to point tunneling protocol, é um protocolo muito usado para a ligação ao serviço de vpn, é uma tecnologia nova e usada por vários fornecedores de vpn. Esta estratégia foi desenvolvida pela Microsoft em parceria com outra empresa. Toda a ligação feita a vpn está encriptada, para quem nem o fornecedor de Internet possa ver o que estão a fazer online, quanto maior forem os bits da encriptação, mais segura é a ligação .

Como usar uma VPN.
Vamos agora explicar como efectuar a configuração de uma openvpn em linux de maneira a liga no inicio “arranque do sistema”.

Esta parte do manual tem como objectivo ensinar a configurar openvpn em linux de maneira a liga no inicio “arranque do sistema”, ficando excluidas as conf's do network-manager por serem simples, qualquer coisa perguntar no IRC ou esperar que seja criada uma actualização do manual. Vamos supor que temos uma VPN paga ou nao que nos tenha dado um ficheiro “certificado” tipo ca.crt prestai atenção à extensão do ficheiro “.crt” e o ficheiro de configuracao “.conf”. Sem isto de nada vale.