You are on page 1of 2

A Sfilis uma doena causada pela bactria Treponema pallidum, subespcie pallidum, cujo contgio ocorre sobretudo por

r relao sexual (vaginal, oral ou anal) bastando, para tal, o contacto com a lcera (ferida) da pessoa infectada com a pele e/ou mucosa por parte da pessoa no infectada. A transmisso pode ocorrer igualmente da mulher grvida infectada para o feto, podendo este vir a ter problemas de sade graves derivados desta infeco.
A sfilis uma doena que, embora o contgio se d predominantemente por via sexual, pode tambm ser transmitida por via no sexual. O contacto da pele ou mucosas com as lceras caractersticas desta patologia, a passagem do agente infeccioso de me para filho por via transplacentria em qualquer fase da gravidez, e as transfuses com sangue contaminado so outras das formas de contrair a doena. A penicilina G a primeira escolha de antibitico. O tratamento consiste tipicamente em penicilina G benzatina durante vrios dias ou semanas. Indivduos que tm reaes alrgicas penicilina (i.e., anafilaxia) podem ser tratados efetivamente com tetraciclinas por via oral.

As origens da sfilis no so conhecidas, entretanto poder ter sido documentada por Hipcrates na Grcia Antiga em sua forma terciria. Seria conhecida na cidade grega de Metaponto aproximadamente 600 a.C., e em Pompeia foram encontradas evidncias arqueolgicas nos sulcos dos dentes de crianas de mes com sfilis. O agente causador da sfilis uma bactria do grupo das espiroquetas designada de Treponema pallidum, subespcie pallidum. Possui forma espiralada, anaerbia facultativa e apresenta movimento ondulante semelhante ao de uma hlice move-se ao longo do seu eixo longitudinal.

Sfilis facilmente curvel nos primeiros estgios. Uma nica injeo intramuscular de penicilina curar a pessoa infectada com sfilis h menos de um ano. Doses adicionais so necessrias para tratar pessoas que tm sfilis h mais de um ano. Para pessoas alrgicas penicilina h outros antibiticos disponveis. O tratamento matar a bactria da sfilis e prevenir danos futuros, porm no reparar os danos j causados. Pessoas que recebem tratamento para sfilis devem abster-se de contato sexual at que as feridas estejam completamente saradas. Indivduos com sfilis devem avisar seus parceiros sexuais para que eles possam ser testados e receber tratamento se necessrio. Ter sfilis uma vez no protege a pessoa de sofrer a doena de novo.

A sfilis tratvel e importante iniciar o tratamento o mais cedo possvel, porque com a progresso para a sfilis terciria, os danos causados podero ser irreversveis, nomeadamente no crebro.

Sexo com segurana garantia de uma vida longa.Seja esperto.Use Preservativo !

Trabalho realizado por : Anna Kulbachna N 6, 9B

You might also like