Assado de tofu A versatilidade do tofu permite fazer pratos deliciosos como este.

Fácil de preparar, representa a parte proteica da refeição. Acompanhe com um cereal e legumes. Ingredientes: ? Duas chávenas de tofu (esmagado com o garfo) ? Uma chávena de tomate picado (sem pele) ? Duas colheres de sopa de azeite ? Uma cebola média picada ? 3 colheres de sopa de molho de soja ? 2 ovos inteiros ? Uma colher de sopa de farinha de trigo ? ? de chávena de pão ralado ? ? chávena de miolo de nozes picadas ? Duas colheres de sopa de salsa picada ? Sal a gosto Preparação 1º Aloure ligeiramente a cebola no azeite quente. Junte o tomate picado e o molho de soja. Deixe cozer ligeiramente. Retire do lume. 2º Acrescente o tofu amassado com um garfo e os ovos batidos. Misture. Junte os restantes ingredientes (a farinha de trigo, o pão ralado, as nozes, a salsa picada e o sal). Misture muito bem. 3º Coloque o preparado numa travessa de vidro untada e asse no forno quente, durante cerca de 40-45 minutos.

Massa com alho francês e queijo ricota Uma deliciosa e nutritiva combinação de vários alimentos, que lhe fornecem os nutrientes necessários para uma refeição completa e equilibrada. O queijo ricota é um queijo semelhante ao requeijão comum, feito a partir do soro, e com baixo teor de gordura. Ingredientes (para 4 pessoas): ? 350 g de massa integral (penne, fussili ou outra curta) ? 450 g de alhos franceses tenros ? 225 g de queijo ricota ? 4 colheres de sopa de leite ? 45 g de queijo parmesão ralado ? 3 dentes de alho ? 5 colheres de sopa de azeite ? Duas colheres de sopa de ervas frescas picadas (salsa, coentros, etc.) ? Uma colher de chá de raspa de casca de limão ? Uma colher de chá de sumo de limão ? Sal e pimenta, a gosto Preparação: 1º Comece por pré-aquecer o forno a 220ºC e prepare os alhos franceses. Lave-os muito bem e elimine as folhas muito escuras e fibrosas. Corte-os em rodelas grossas e introduza-as numa assadeira com 2 colheres de sopa de azeite e os alhos picados. Deixe assar durante 25 minutos até ficarem dourados. 2º Coza a massa em bastante água a ferver, temperada com sal e com um fio de azeite. Cozinhe durante 10 minutos ou até a massa estar al dente. 3º Entretanto prepare o molho de queijo: coloque numa panela o queijo ricota, o leite, o queijo parmesão, a raspa e o sumo de limão, as ervas frescas, sal e pimenta. Mexa em lume brando até derreter. Aqueça bem durante 5 minutos sem deixar ferver. 4º Escorra a massa, adicione 2 colheres de sopa de azeite e misture com os alhos franceses. Acrescente o molho de queijo e sirva de seguida.

Massa com molho de nozes Esta massa contém os hidratos de carbono habituais e uma boa dose de proteínas provenientes das nozes e dos ovos. Delicie-se. Ingredientes (4 pessoas): ? 300 g de massa esparguete ou talharim ? Uma cebola ? 2 dentes de alho socados ? Duas colheres de sopa de azeite ? 3 ovos ? 9 nozes (miolo) picadas ou moídas ? Duas chávenas de molho de tomate ? Uma folha de louro ? Azeitonas picadas e orégãos a gosto Preparação: 1º Aqueça o azeite e aloure o alho e a cebola. Junte os ovos batidos mexendo sempre, até ficarem em pedacinhos. Acrescente as nozes. 2º Junte o molho de tomate já pronto, os orégãos, as azeitonas e a folha de louro. Deixe uns minutos em lume brando. 3º Entretanto coza a massa em água temperada com sal, escorra e sirva o molho sobre a massa, de imediato.

preferencialmente de barro. Para terminar. deixe as fatias escorrerem um pouco e passe-as também pelo ovo.b. prepare misture açúcar e canela e polvilhe sobre as rabanadas. 2º Leve uma frigideira ao lume e aqueça bem o óleo. uma pitada de sal e o vinho do Porto. Passe-as pelo leite de modo a ficarem bem humedecidas.b. Junte ainda os ovos. virando de um lado para o outro. . misture açúcar com canela e polvilhe as filhós.Rabanadas Ingredientes ? 2 pães de forma do dia anterior ? 0. Cubra com um pano e guarde num local seco durante cerca de 2 horas ou até ver que o seu volume já duplicou. 3º Leve uma frigideira funda ao lume. Bata os ovos. virando de vez em quando para ficarem douradas dos 2 lados. Preparação 1º Comece por cortar o pão em várias fatias.5 l de leite ? 4 ovos ? açúcar e canela em pó q. 3º Entretanto. e faça uma cova ao meio. Frite então as rabanadas. Dissolva o fermento no leite morno e deite no buraco. Quando este estiver bem quente. e para finalizar. a raspa e o sumo da laranja. Preparação 1º Coloque a farinha numa tigela grande. Vá colocando em cima de papel para absorver o óleo em excesso. 4º À medida que vai fritando as filhós coloque-as sobre papel absorvente. retire pequenos pedaços de massa com as mãos (se a massa se agarrar aos dedos. açúcar e canela q. Filhós Ingredientes ? 500 g de farinha ? 35 g de fermento de padeiro ? 1 dl de vinho do Porto ? 0. 2º Amasse bem até a massa ficar fofa e macia. pode molhá-los com um pouco de óleo) e frite.5 dl de leite ? Uma laranja ? 4 ovos ? sal. colocando bastante óleo.

transformando-o em puré. 4º Coloque a farinha numa tigela grande e faça um buraco no meio. deixando ferver durante cerca de 2 minutos. onde deve colocar a margarina derretida e a aguardente. Tape e deixe a repousar num local seco e quente. 5º Estenda a massa sobre uma superfície lisa. mexendo bem para não talharem. alisando bem com a ajuda do rolo. Guarde esta massa de um dia para o outro. Preparação 1º Comece por cozer o grão em água com um pouco de sal. . Incorpore as gemas. Adicione então o puré. Amasse bem. mexendo sempre.Azevias de grão Ingredientes ? 500 g de farinha ? 750 g de açúcar ? 1 kg de grão ? 4 colheres de sopa de margarina ? 1 cálice de aguardente ? 2 limões ? 1 pau de canela ? 3 ovos ? água. Leve novamente ao lume para cozer as gemas. Frite em óleo bem quente e polvilhe com açúcar e canela. Deixe ferver novamente. a casca dos limões e a canela.b. Corte meias luas e recheie com o doce que preparou na véspera. 3º Apague o lume e retire a canela e a casca dos limões. Escorra a água e triture-o. juntando uns pingos de água morna com uma pitada de sal para que a massa não se pegue às mãos. 2º Junte 2 dl de água com o açúcar e leve ao lume. uma a uma. canela e sal q.

noz-moscada) e o queijo ralado. . no entanto. com uma consistência firme. Junte a cebola e refogue ligeiramente durante 1 minuto. a gosto Preparação: 1º Coza as batatas durante 6-8 minutos deixando-as. em rodelas finas ? Uma cebola média. a gosto ? 100 g de queijo ralado Tortilha de espinafres Ingredientes (para 4 pessoas): ? 450 g de folhas de espinafres. junte os temperos (sal. finamente picada ? Uma colher de sopa de azeite ? 4 ovos batidos ? 3 colheres de sopa de queijo parmesão fresco.Gratinado de legumes Ingredientes (para 4-5 pessoas): ? 120 g de arroz agulha cru ? 3 courgettes ? 1 pimento vermelho ? 6 tomates maduros ? Uma cebola grande ? 4 colheres de sopa de azeite ? 2 raminhos de tomilho fresco ? 2 raminhos de alecrim fresco ? Duas folhas de louro ? Uma colher de chá de orégãos secos ? Uma chávena (2. Escorra-as e corte-as grosseiramente com uma faca.5 dl) de caldo da cozedura de legumes ? Sal. 3º Aqueça o azeite numa frigideira de tamanho médio. com fundo antiaderente. Escorra e reserve. De seguida acrescente os espinafres e mexa até evaporar algum do líquido formado. Deite esta mistura na frigideira e faça com que o ovo escorra para o fundo e se misture com os outros ingredientes. 5º Bata os ovos. pimenta e noz-moscada. ralado ? Sal. Ponha em lume brando e tape até estar pronto. apenas até diminuírem de volume. pimenta. 2º Escalde as folhas de espinafres por breves momentos. 4º Junte as rodelas de batata e misture-as com os restantes ingredientes presentes na frigideira. frescas ou congeladas ? 400 g de batatas.

Congele durante uma ou duas horas. 4º Bata as claras em castelo. mexa bem e deixe arrefecer até obter uma polpa espessa (deixe repousar cerca de uma hora). misturando muito bem. . Retire do lume e deixe assentar durante 30 minutos.Gelado de framboesa Ingredientes (para 6 pessoas): ? 175 g de framboesas frescas ? 6 dl de iogurte natural ? Uma colher de chá de essência de baunilha ? Duas colheres de sopa de mel ? Duas colheres de sopa de sumo de laranja ? 25 g de açúcar ? Duas claras de ovo Preparação: 1º Misture o iogurte com a essência de baunilha e o mel. 3º Escorra as framboesas e misture-as com o iogurte. Tape e deixe a fervilhar em lume brando durante 5 minutos. ou até que o gelado esteja rijo. Sugestão: Cada dose pode ser acompanhada com framboesas frescas. Leve este preparado durante uma hora ao congelador. 2º Introduza as framboesas dentro de um pequeno tacho com o sumo de laranja e o açúcar. retire o preparado do congelador e incorpore as claras.

3º Deite numa forma untada com manteiga e leve ao forno durante cerca de 1 hora. o molho de tomate. q.b. Se achar que a massa está muito sólida e difícil de misturar. picada ? Sumo de ? limão ? Salsa picada. as nozes moídas. o sumo de limão. . 2º Bata as claras em castelo e incorpore-as na massa anterior. a salsa e as gemas dos ovos.b. ? Sal. Tempere com sal. Preparação: 1º Desfaça o queijo fresco com um garfo e misture com o pão ralado. as azeitonas.Queijo fresco assado Ingredientes (4-6 pessoas): ? 4 queijos frescos (pequenos) ? Uma chávena de nozes moídas ? Uma chávena de pão ralado ? Uma chávena de tomate (passado no liquidificador) ? ? chávena de azeitonas pretas. acrescente um pouco de leite para facilitar. a cebola picada. Mexa muito bem para que todos os ingredientes se misturem. q. cortadas e sem caroço ? 2 ovos ? Uma cebola grande. a gosto ? Leite.

picada ? 2 dentes de alho esmagados ? Uma colher de sopa de azeite ? 2. Tempere com sal e pimenta e aqueça bem antes de servir. Deixe em lume brando até que fiquem amolecidos.5 l de caldo de legumes (ou água) ? Uma colher de sopa de massa de caril ? 200 g de leite de coco em lata ? Duas colheres de sopa de coentros frescos picados ? Raspa e sumo de ? limão ? Sal e pimenta. Acrescente o leite de coco. a batata e o aipo e mantenha o lume por mais 3 minutos. 4º Retire do lume e passe tudo pela varinha mágica até ficar um puré homogéneo. em cubos ? 2 talos de aipo. Deixe cozer em lume brando durante cerca de 25 minutos (ou até as lentilhas estarem macias). Misture a massa de caril aos legumes e cozinhe mais 1 minuto. picado ? Uma batata grande. . 2º Acrescente o nabo. tape e deixe levantar fervura. descascado e ralado ? 1. picados ? Uma cebola grande. a gosto Preparação 1º Aqueça o azeite numa panela e junte o alho. a cebola e o gengibre. os coentros e o sumo e raspa do limão.5 cm de raiz de gengibre fresco. 3º Junte as lentilhas e o caldo.Caldo de lentilhas Ingredientes (para 6 pessoas): ? 200 g de lentilhas vermelhas ? 1 nabo grande.

a gosto ? Um pouco de leite para amolecer o pão Preparação: 1º Aqueça o azeite e aloure rapidamente as cebolas e os alhos. e deixe refogar mais uns minutos. cortado em cubos ? ? chávena de nozes moídas ? Duas cebolas médias ? 6 dentes de alho ? 4 tomates médios maduros ? 2 ovos inteiros ? Duas colheres de sopa de azeite ? Sal e noz-moscada.Assado de grão Ingredientes (4-5 pessoas): ? Duas chávenas de grão-de-bico cozido ? Duas chávenas de pão integral duro. . Sugestão: Pode servir simples com uma salada ou legumes verdes cozidos. bem picados. Junte as nozes moídas e as gemas de ovo. 2º Amasse o grão-de-bico com um garfo (ou no passe vite) e junte ao refogado. 3º Bata as claras em castelo e incorpore na mistura anterior. 4º Unte uma forma e despeje o preparado de grão. sem pele e cortados em cubos. Misture e acrescente o pão em cubos (previamente amolecido num pouco de leite). Adicione os tomates. Mexa bem e tempere com sal e noz-moscada. Leve ao forno pré-aquecido e deixe cozer durante 45 minutos em lume médio.

Adicione os ovos batidos e as bananas (bem amassadas com um garfo). misturando bem. De seguida junte o leite e a essência de baunilha. Misture tudo. Coza a 180ºC durante cerca de uma hora. . Misture muito bem até obter uma massa homogénea. 2º Junte a farinha. 3º Unte uma forma de bolo inglês (ou uma redonda com buraco) com manteiga e polvilhe com farinha. o bicarbonato.Bolo de banana Ingredientes (para 12-14 fatias): ? 1.5 chávenas de farinha de trigo integral ? ? chávena de farinha de trigo branca ? ? chávena de açúcar mascavado ? 3 bananas (bastante maduras) ? 1/3 de chávena de óleo de amendoim ? 2 ovos batidos ? Uma colher de chá de fermento ? ? colher de chá de essência de baunilha (facultativo) ? Uma pitada de sal ? Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ? 3 colheres de sopa de leite Preparação: 1º Bata o óleo com o açúcar. Despeje a mistura do bolo na forma e leve ao forno. o fermento e o sal.

Asse em forno moderado durante 20 minutos. 2º Junte as maçãs picadas. . Misture e introduza numa forma untada. as passas de uva e a erva-doce.Aveia com fruta Ingredientes (6 pessoas): ? 4 chávenas de flocos de aveia finos ? 4 chávenas de água ? Uma casca de laranja ou de limão ? Duas maçãs descascadas picadas ? Uma chávena de passas de uva ? Uma colher de chá de erva-doce Preparação 1º Coza os flocos de aveia em água a ferver com uma casca de limão ou de laranja.

cortados em lâminas ? 1 dente de alho esmagado ? 50 g de nozes ? 4 cebolas novas. juntamente com o alho esmagado. 3º Torre os miolos de nozes durante 2 a 3 minutos sob uma grelha quente. Corte-as em bocados pequenos. 5º Corte as cebolas em tiras muito finas e misture ao preparado anterior. Retire do lume. 2º Corte os cogumelos em lâminas finas e salteie-os rapidamente no azeite. misture os cogumelos com o tofu (e o sumo de limão) e junte as nozes torradas. 4º Numa travessa larga e pouco funda. Reserve. . a gosto Preparação: 1º Corte o tofu em quadrados pequenos e tempere com o sumo de limão. Sugestão: Acompanhe com "cuscuz com vegetais".Salada de tofu com cogumelos Ingredientes (para 4 pessoas): ? 300 g de tofu macio ? 350 g de cogumelos frescos. pequenas e cortadas ao comprido ? 4 colheres de sopa de limão ? Duas colheres de sopa de azeite ? Sal e pimenta.

Reserve. 2º Numa tigela refractária pequena. Leve ao fogo alto em banho-maria e misture até dissolver. 4º Bata as claras em castelo. . Acrescente ao creme de manga e misture delicadamente. 3º Numa tigela média. Junte o açúcar e bata novamente até obter picos firmes. Bata no liquidificador até obter um creme. a restante água e a gelatina dissolvida. polvilhe a gelatina sobre 1/3 da chávena de água e deixe hidratar por alguns minutos.Mousse de manga Ingredientes (para 12 porções): ? 4 mangas maduras. Reserve. cubra com película aderente e leve ao frigorífico por quatro horas ou até ficar cremosa. branca ? 1 e 1/3 chávena de água (320 ml) ? 4 claras ? ? chávena de açúcar (90 g) Preparação: 1º Descasque as mangas e corte a polpa em pedaços. 5º Coloque numa taça grande. misture o creme de manga. grandes ? 1 pacote de gelatina em pó sem sabor.

a gosto ? 1 ovo batido (para cobrir partes da massa) Preparação: 1º Prepare a massa da seguinte forma: misture a farinha e o sal numa taça grande.5 a 5 cm (tamanho dos raviolis) e no meio de cada quadrado despeje uma colher de sobremesa de recheio. para colar. Tape com um pano e deixe repousar durante 2 horas. Sirva quente. em cima de uma superfície limpa e polvilhada com farinha. simples ou com um molho de tomate.Ravioli de nozes Ingredientes (para 4 pessoas): Para a massa: ? 350 g de farinha de trigo integral ? 2 ovos ? 250 g de espinafres cozidos e feitos em puré ? uma pitada de sal Para o recheio: ? Uma cebola grande picada ? 4 dentes de alho esmagados ? 175 g de nozes picadinhas ? 4 tiras de aipo picadas ? Duas colheres de sopa de manjericão fresco picadinho ? 3 colheres de sopa de salsa fresca picadinha ? 3 colheres de sopa de polpa de tomate ? 3 colheres de sopa molho de soja ? Pimenta preta. Pincele os rebordos da massa e os espaços entre os quadrados com ovo batido. Divida a massa em duas partes e trabalhe em separado até obter dois rectângulos muito finos. misturando todos os ingredientes numa taça grande. puxando a farinha gradualmente para o centro. . durante 8 a 10 minutos ou até estarem al dente. comprimindo-a com firmeza entre os quadrados e no rebordo. Amasse até que a mistura deixe de estar pegajosa. Faça um buraco no meio e acrescente os ovos e os espinafres. comece a trabalhar a massa. 2º Entretanto prepare o recheio. Mexa até espalhar uniformemente todos os ingredientes. Com os dedos ou servindo-se de um garfo. 4º Coza os raviolis numa panela cheia de água a ferver e temperada com sal. Cubra com a outra metade da massa fina. Numa das metades da massa defina quadrados de 2. Use uma carretilha de pasteleiro para cortar os quadrados de ravioli. 3º Retire a massa da taça e trabalhe-a com o rolo. Deixe a secar durante 30 minutos.

2º Despeje e comprima numa forma de 18x18 cm. Misture-os muito bem com os flocos de aveia e junte os sumos de limão e maçã.Barras de cereais com frutos secos Ingredientes (para 12 barras): ? 50 g de damascos secos ? 50 g de tâmaras sem caroço ? 50 g de figos secos ? 50 g de sultanas ? 50 g de sementes de girassol ? 50 g de avelãs ou nozes ? 110 g de flocos de aveia ? 4 colheres de sopa de sumo de limão ? 4 colheres de sumo de maçã concentrado Preparação: 1º Pique ou desfaça em pequenos pedaços todos os frutos. 3º Corte em barras enquanto ainda estiver quente. ligeiramente oleada. . Desenforme. Leve ao forno (previamente aquecido) durante 15 minutos.

Pimentos recheados Ingredientes (4 pessoas): ? 4 pimentos grandes (verdes, vermelhos ou amarelos) ? 250 g de arroz integral cozido ? 1/2 chouriço de soja ? 4 ovos ? 3 colheres de sopa de azeite ? Sal, pimenta e salsa, a gosto Preparação: 1º Parta os pimentos ao meio (no sentido longitudinal) e retire-lhes as sementes. Escalde-os em água a ferver e escorra. 2º Coza o arroz integral em água e sal e reserve. 3º Bata os ovos, misture-lhes a salsa bem picada, o azeite, o chouriço cortado em rodelas finas e a pimenta. Adicione ao arroz cozido e envolva tudo muito bem. 4º Recheie as metades de pimento com a mistura de arroz, repartindo-a uniformemente por todas. Coloque os pimentos num prato de ir ao forno, previamente untado. 5º Aqueça o forno e, quando estiver bem quente, leve os pimentos a tostar durante 15 a 20 minutos. Sirva de imediato.

Strudel de maçã Ingredientes (para 6-8 pessoas): ? Uma dose de massa strudel ? 450 g de maçãs Royal Gala ? 50 g de miolo de pão integral ? 100 g de passas de uva ? 50 g de amêndoas em flocos ? Raspa de 1 limão ? Duas colheres de chá de canela em pó ? Uma colher de chá de xarope de bordo ? Uma colher de sopa de manteiga amendoim Para pincelar e dar brilho: ? Uma colher de chá de extracto de malte ? Uma colher de chá de concentrado de sumo de maçã Preparação: 1º Derreta a manteiga de amendoim em lume muito fraco e adicione o miolo de pão mexendo durante 2 a 3 minutos em lume médio, até estar ligeiramente torrado. 2º Faça o pré-aquecimento do forno a 200ºC. 3º Corte as maçãs (com a casca) em fatias finas e misture as passas, os flocos de amêndoa, a canela, a raspa de limão e o xarope de bordo. 4º Espalhe a massa com o rolo, em cima de um pano coberto de farinha, até conseguir uma forma rectangular. 5º Polvilhe a massa com o miolo de pão. Adicione o recheio de maçã e espalhe homogeneamente sobre a massa (evite chegar muito perto dos bordos). 6º Pincele os bordos da massa com manteiga derretida e dobre as pontas, de modo a que se encontrem no centro. Enrole tudo em forma de rolo. 7º Coloque o rolo num tabuleiro de ir ao forno (ligeiramente oleado). Pincele a parte de cima com um pouco de manteiga derretida. Cozinhe no forno durante 45 a 50 minutos. 8º Retire do forno. Misture o extracto de malte com o sumo de maçã e pincele sobre a superfície do strudel.

Patê de beringelas Ingredientes (para 4 pessoas): ? 3 beringelas grandes ? Uma colher de sopa de azeite ? Uma malagueta vermelha, finamente picada (facultativo) ? Uma colher de sopa de sementes de mostarda preta ? 2,5 cm de raiz de gengibre fresco, ralado ? 4 colheres de sopa de coentros frescos ? Duas colheres de sopa de leite de coco Preparação 1º Comece por assar as beringelas. Aqueça o forno a 200ºC e introduza as beringelas num tabuleiro. Coloque-as no forno durante 40 a 45 minutos (até estarem macias). Deixe arrefecer e corte-as no sentido do comprimento. Retire a polpa e deite a pele fora. Pique muito bem a polpa da beringela, com um garfo, e reserve. 2º Aqueça o azeite numa panela de fundo antiaderente e adicione a malagueta, as sementes de mostarda e o gengibre. Frite em lume brando durante 1 minuto. 3º Misture a polpa da beringela picada aos ingredientes anteriores e acrescente os coentros e o leite de coco. Desfaça bem a beringela, mexendo sempre em lume brando. Deixe que o patê aqueça bem e depois sirva morno ou deixe arrefecer.

Coloque-as em forminhas de papel e leve ao frigorífico para ficarem mais firmes. Deixe arrefecer. Misture até que os ingredientes fiquem homogeneamente dispersos. figo) ? Duas chávenas de coco ralado ? Uma chávena de leite magro ? Uma colher de sopa cheia de farinha de trigo ? ? chávena de amêndoas moídas Preparação: 1º Dissolva a farinha no leite e leve ao lume brando mexendo. passas de uva. até obter um creme espesso. 3º Com a mão forme bolinhas e passe-as pela amêndoa picada. . 2º Moa as frutas e junte-as ao creme. Misture bem e adicione o coco ralado. ameixas.Bolinhos de fruta seca Ingredientes: ? 250 g de fruta seca moída (mistura de alperces.

5º Coza o talharim de acordo com as instruções da embalagem. Junte o caldo de legumes anterior e o miso. cogumelos selvagens. mexendo de vez em quando. 2º Pré-aqueça o forno a 200º C. acrescente os restantes vegetais e frite por mais 1 minuto. Asse durante 30 minutos. Deixe a marinar por 2 a 4 horas. coloque o azeite numa frigideira e refogue os espargos por 2 minutos. reserve uma colher de sopa da marinada e coloque o tofu no forno. ervilhas tortas e acelgas ? 225 g de talharim fresco ? Uma colher de sopa de miso Preparação: 1º Coloque os cubos de tofu num recipiente largo que possa ir ao forno. coloque-o na frigideira e adicione o tofu assado. . o gengibre. Misture e sirva imediatamente. Cozinhe durante 5 minutos. o óleo de gergelim e o mel e despeje sobre o tofu. Escorra-o.Tofu com talharim Ingredientes (para 4 pessoas): ? 450 g de tofu cortado em cubos ? Duas colheres de sopa de molho de soja ? 2 dentes de alho amassado ? Uma colher de chá de gengibre fresco ralado ? Uma colher de chá de óleo de gergelim ? Uma colher de sobremesa de mel ? 450 ml de caldo de legumes ? Uma pimenta malagueta vermelha ? Duas colheres de sopa de azeite ? 50 g de cada: pontas de espargos verdes. virando os cubos uma vez sobre cada lado. Misture o molho de soja com os alhos. até ficarem dourados e crocantes. a marinada reservada e a pimenta malagueta numa panela e deixe levantar fervura. 4º Entretanto. 3º Ponha o caldo de legumes. Nota: Sirva em pratos fundos por causa da calda. Escorra o tofu.

a gosto Ovos assados com mozarela Ingredientes (para 4 pessoas): ? 4 ovos ? 1 tomate grande maduro ? 1 talo de cebolinha limpo e picado ? 50 g de queijo mozarela cortado em cubos pequenos ? 4 azeitonas pretas. o manjericão. cortada em quatro e fatiada ? Duas colheres de sopa de pevides de abóbora tostadas ? 100 g de queijo fresco. Misture com a cebolinha. Despeje este creme em cima da mistura de tomate. o queijo. mexendo sempre até ficar espesso. em cima do creme. previamente aquecido a 190ºC. 7º Deixe arrefecer um pouco e decore com ramos de salsa. 6º Leve ao forno.Salada nutritiva Ingredientes (para 4 pessoas): ? 100 g de agrião ? 100 g de rúcola ? Uma pêra madura. 4º Parta os ovo e deite cada um na sua forminha. e deixe assar durante 10 a 15 minutos até que os ovos estejam levemente cozidos. sem caroço e fatiadas ? Uma colher de sopa de manjericão fresco picado ? ? copo de leite meio gordo ? Uma colher de sopa de maisena ? Sal e pimenta a gosto ? Raminhos de salsa para enfeitar ? Manteiga para untar as formas Preparação: 1º Retire a pele do tomate e corte em cubos pequenos. as azeitonas. dividindo pelas quatro formas. 3º Aqueça o leite e junte a farinha maisena. 5º Coloque as forminhas numa assadeira e junte água a ferver até atingir dois-terços da altura destas. . cortado em cubos ? 3 colheres de sopa de azeite ? Uma colher de sopa de vinagre ? Uma colher de chá de mostarda ? Uma colher de sopa de hortelã fresca picada ? Sal e pimenta. o sal e a pimenta. 2º Divida esta mistura por quatro forminhas refractárias (previamente untadas com manteiga).

Misture bem e sirva frio. o vinagre. Nota: Pode substituir o pêssego por outra fruta da época que prefira. . 3º Coza as ervilhas. escorra-as e passe-as por água fria. o sal e a pimenta. o pêssego.Tabule de ervilhas Ingredientes (para 4 pessoas): ? 225 g de trigo-búlgaro ? 1 dl de azeite (10 colheres de sopa) ? 1 dente de alho esmagado ? Duas colheres de sopa de vinagre de fruta ? Uma colher de sopa de coentros frescos. Acrescente ao trigo e junte a cebola bem picada. Mexa bem e jogue sobre o trigo escorrido. Escorra e esprema bem para retirar o excesso de água. picados ? Uma colher de sopa de hortelã fresca. a gosto Preparação: 1º Cubra o trigo-búlgaro com bastante água fria e deixe de molho durante 30 minutos. as ervas frescas (coentro e hortelã) e o coentro em pó. picada ? Uma colher de chá de coentro em pó ? ? colher de chá de cominhos em pó ? 250 g de ervilhas congeladas ? Uma cebola roxa bem picada ? 1 pêssego grande e maduro. cortado em cubos pequenos ? Sal e pimenta. Misture e deixe descansar durante 30 minutos. 2º Misture o azeite com o alho amassado.

envolva bem com os ingredientes anteriores e deixe em lume médio durante 2 minutos. Tape. 6º Retire do lume e junte o leite de coco e os coentros picados. o gengibre e o caril em pó. 5º Depois de bem lavados.Sopa de coco e caril Ingredientes (para 6 a 8 pessoas): ? Duas colheres de sopa de azeite ? Uma cebola grande picada ? 2 dentes de alho esmagados ? Uma colher de chá de gengibre fresco ralado ? Uma colher de sopa de caril em pó ? 85 g de arroz agulha cru ? 1. aqueça o azeite e refogue ligeiramente a cebola. corte os espinafres em tiras finas. os alhos.2 l de caldo de cozedura de legumes ? 200 g de espinafres frescos ? 50 g de leite de coco ? Uma colher de sopa de coentros frescos picados ? Sal e pimenta a gosto Preparação: 1º Numa panela. 3º Adicione o caldo dos legumes. Adicione à panela e deixe cozinhar durante 5 minutos. 2º Junte o arroz. mexendo sempre para não pegar. Sirva quente. tape e cozinhe em lume baixo durante 10 minutos. . deixe levantar fervura. Prove e adicione o sal e a pimenta a seu gosto.

Mexa bem. mexendo até que o azeite se misture bem na massa. 3º Retire do lume e adicione o sumo de limão. durante 8 a 10 minutos. Junte o tomate. Deixe em lume médio durante 5 a 6 minutos. 4º Escorra a massa e acrescente 3 colheres de sopa de azeite. o sal e a pimenta. a raspa de limão e o alecrim em 3 colheres de sopa de azeite. até que esteja al dente. as alcaparras e as courgetes cortados. 2º Refogue o alho. . dispondo o molho de courgetes em cima de cada porção.Esparguete vegetariano Ingredientes (para 4 pessoas): ? 350 g de esparguete seco ? 7 colheres de sopa de azeite ? 450 g de courgetes pequenas (cortados em rodelas bem finas) ? 2 tomates grandes maduros (pelados e cortados em cubos) ? 2 dentes de alho picados ? 2 colheres de chá de alecrim fresco picado ? 2 colheres de sopa de alcaparras escorridas ? raspas da casca de 1 limão ? sumo de ? limão ? sal e pimenta a gosto Preparação: 1º Cozinhe o esparguete em água a ferver com sal e 1 colher de sopa de azeite. 5º Sirva imediatamente a massa.

o iogurte natural. .Ovos surpresa Ingredientes (para 4 pessoas): ? 4 ovos ? 300 g de espinafres ? 3 colheres de sopa de azeite ? 2 dentes de alho ? 40 g de queijo mozarela ralado ? 1 iogurte natural ? Uma pitada de noz moscada ? Sal e pimenta a gosto ? Manteiga para untar Preparação: 1º Depois de preparados. 3º Retire do lume e junte o queijo. e deixe assar durante 20 a 30 minutos até que os ovos estejam firmes ao toque. durante 1 a 2 minutos. Parta os ovos e deite cada um em sua forminha. Logo em seguida junte os espinafres. a noz moscada. 5º Coloque as forminhas numa assadeira e junte água a ferver até atingir dois-terços da altura destas. a pimenta e o sal. Escorra. Reserve. esprema o excesso de água e pique os espinafres bem fininhos. Misture tudo muito bem até obter uma pasta homogénea. escalde os espinafres em água salgada a ferver. no respectivo buraco. 6º Leve ao forno. Acompanhe a refeição com um copo de sumo de laranja natural. só até murcharem. previamente aquecido a 190ºC. 2º Aqueça o azeite e junte os alhos picados . Sugestão: Sirva com pão de vários cereais torrado. 4º Divida esta pasta por 4 forminhas refractárias (previamente untadas com manteiga) e faça um buraco no centro de cada uma. mexendo durante 1 minuto em lume forte.

picada ? 2 dentes de alho. Misture tudo muito bem. até dourar por baixo e completar o cozimento. a gosto ? Raminhos de salsa para decorar Preparação: 1º Numa frigideira antiaderente aqueça o azeite e refogue ligeiramente a cebola. esmagados ? 4 colheres de sopa de azeite ? 2 colheres de sopa de salsa fresca picada ? 1 colher de chá de açafrão em pó ? 4 ovos ? Sal e pimenta. Mexa e deixe em lume brando durante 3 minutos. amassando-o ligeiramente. Deixe cozinhar por mais 3 a 4 minutos até ficar dourada. 4º Solte as bordas com o auxílio de uma espátula e passe a tortilha para um prato. sem sementes e picado ? 1 cebola roxa. Coloque a frigideira sobre o prato e vire a tortilha para cozinhar o outro lado.Tortilha de grão-de-bico Ingredientes (para 6 pessoas): ? 175 g de grão-de-bico cozido ? 1 pimento vermelho. o alho e o pimento. 5º Passe para um prato grande e se quiser pode dobrar ao meio. Adicione o açafrão e a salsa. 2º Bata os ovos inteiros com o sal e a pimenta e junte à frigideira. . Deixe amolecer e de seguida acrescente o grão-de-bico. Sugestão: Acompanhe com uma salda de alface e tomate. 3º Cozinhe em lume médio durante 5 a 6 minutos. Decore com raminhos de salsa.

Ferva por 10 minutos. . 2º Ponha o feijão e o caldo reservado no liquidificador ou multiprocessador. Adicione todos os ingredientes restantes até obter um puré. para decorar Preparação: 1º Deixe o feijão de molho em água fria. Escorra a água. Deixe arrefecer. escorra-o. de um dia para o outro.Pasta de feijão branco Ingredientes (para 6 a 8 pessoas): ? 85 g de feijão branco seco (ou 170 g de feijão enlatado já cozido) ? 1 folha de louro ? 2 talos de cebolinho limpos e picados ? 1 dente de alho picado ? 2 colheres de sobremesa de coentros frescos picados ? 1 colher de chá de cominho moído ? 1 pitada de pimenta de caiena ? 1 colher de sobremesa de sumo de limão ? 1 colher de sopa de azeite ? Sal a gosto ? Azeitonas pretas em fatias e raminhos de coentro. Reduza para lume brando e deixe cozer durante 45 a 50 minutos ou até que o feijão amoleça. retire a folha de louro e guarde 4 colheres de sopa do caldo. 3º Passe para uma tigela e decore com as azeitonas cortadas em fatias e com raminhos de coentro. Quando estiver pronto. coloque o feijão numa panela e cubra com água. Acrescente uma folha de louro e sal.

Reserve. Asse por 30 minutos e sirva imediatamente. 2º Coza as cenouras em água e quando estiverem prontas escorra a água. Deixe arrefecer e depois junte as gemas. adicionandoágua a ferver que chegue a dois terços da altura das tigelas. 4º Aqueça 3 colheres de sopa de azeite e junte-lhe a farinha. Mexa e deixe cozinhar durante 1 minuto. até amolecerem (sem deixar tostar). 3º Introduza no liquidificador (ou na misturadora) as cenouras cozidas e a cebola refogada. Bata as claras em castelo e incorpore-as no preparado anterior. Bata até obter um puré. mexendo sempre. Aqueça 1 colher de sopa de azeite e junte a cebola bem picada e o gengibre. o puré de cenouras e as amêndoas moídas que sobraram. 6º Divida a mistura pelas tigelas e coloque-as numa assadeira. 5º Retire do lume e misture o queijo ralado. Adicione aos poucos o leite.Souflé de cenoura com gengibre Ingredientes (6-8 pessoas): ? 400 g de cenouras ? 1 cebola grande picada ? 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado ? 4 colheres de sopa de azeite ? 50 g de farinha de trigo ? 1 chávena de leite meio gordo ? 60 g de queijo ralado ? 50 g de amêndoas torradas moídas ? 3 ovos inteiros ? Manteiga para untar as formas Preparação: 1º Pré-aqueça o forno a 190ºC e unte cerca de 6 ou 8 tigelas pequenas (com capacidade de 225-250 ml). Envolva muito bem. Sacuda o excesso e reserve. Polvilhe a parte interna das tigelas com as amêndoas moídas. até engrossar. .

Mantenha em lume brando durante 5 minutos. 2º Numa frigideira antiaderente aqueça o azeite e introduza a cebola e o alho. se quiser. deixando refogar por pouco tempo. Tempere com sal e pimenta. 3º Sirva quente ou frio e. . polvilhe no prato com queijo parmesão ralado.Salada de alcachofras Ingredientes (para 4 pessoas): ? 300 g de alcachofras em conserva ? 200 g de cogumelos laminados enlatados ? 1 frasco de rebentos de bambu laminados ? 1 cebola grande ? 2 dentes de alho ? 4 colheres de sopa de azeite ? Sal e pimenta a gosto ? Queijo parmesão ralado para polvilhar (facultativo) Preparação: 1º Escorra o líquido de todos os legumes e misture-os. junte os vegetais e misture bem com a cebola e o alho. De seguida.

Polvilhe a superfície com canela. os ovos e claras. até obter uma mistura homogénea. o óleo e o açúcar. e adicione a massa do bolo. o fermento. . 3º Junte a mistura líquida que bateu no liquidificador à farinha e mexa muito bem. 4º Unte a forma com margarina. 600 g) ? 4 ovos inteiros ? 2 claras ? ? copo de óleo de girassol ? 2 copos de açúcar ? 1 copo de farinha de trigo ? 1 copo de farinha de milho ? 1 copo de maisena ? 1 colher de sopa de fermento em pó ? 1 colher de sopa de canela em pó ? 1 pitada de sal ? Margarina para untar a forma e farinha para polvilhar Preparação: 1º Bata no liquidificador as cenouras cortadas.Bolo de cenoura Ingredientes (para 16 porções): ? 6 cenouras médias (aprox. polvilhe com farinha. 2º Misture os três tipos de farinha. a canela e o sal. 5º Introduza o bolo no forno previamente aquecido e deixe em forno brando cerca de 30 minutos (ou até estar cozido).

Desenforme depois de arrefecer. leve o leite a ferver com o pau de canela. Sirva quente ou morno. . 3º Se gostar. mexendo sempre. Sugestão: Pode transformar esta sobremesa cremosa num bolo: basta que coloque mais 25 g de sémola (no total 100 g) na receita e que siga os procedimentos anteriores. 2º Quando levantar fervura deixe cair a sémola e o açúcar em chuva. Em vez de servir de seguida. Deixe cozer em lume médio durante 10 minutos.Doce de sémola de trigo Ingredientes (6-8 pessoas): ? 1 litro de leite meio gordo ? 75 g de sémola de trigo ? 50 g de açúcar ? 1 pau de baunilha Preparação: 1º Numa panela. mexendo sem parar até engrossar por completo. pode juntar durante a cozedura frutas secas à sua escolha. coloque a massa numa forma de ir ao forno e coza até obter uma consistência de bolo.

5º Introduza o bolo no forno previamente aquecido e deixe em forno brando cerca de 30 minutos (ou até estar cozido).Bolo de cenoura Ingredientes (para 16 porções): ? 6 cenouras médias (aprox. e adicione a massa do bolo. . até obter uma mistura homogénea. os ovos e claras. Polvilhe a superfície com canela. polvilhe com farinha. 3º Junte a mistura líquida que bateu no liquidificador à farinha e mexa muito bem. 600 g) ? 4 ovos inteiros ? 2 claras ? ? copo de óleo de girassol ? 2 copos de açúcar ? 1 copo de farinha de trigo ? 1 copo de farinha de milho ? 1 copo de maisena ? 1 colher de sopa de fermento em pó ? 1 colher de sopa de canela em pó ? 1 pitada de sal ? Margarina para untar a forma e farinha para polvilhar Preparação: 1º Bata no liquidificador as cenouras cortadas. 4º Unte a forma com margarina. 2º Misture os três tipos de farinha. o fermento. a canela e o sal. o óleo e o açúcar.

os flocos de aveia. Sugestão: Pode transformar esta sobremesa cremosa num bolo: basta que coloque mais 25 g de sémola (no total 100 g) na receita e que siga os procedimentos anteriores. . 4º Unte um tabuleiro de ir ao forno e. com a massa anterior. pode juntar durante a cozedura frutas secas à sua escolha. mexendo sempre. Misture bem e deixe repousar durante 10 minutos. 3º Coloque o tofu numa tigela e bata-o até obter um creme (pode deixar alguns grumos). o caril e o tomilho. 2º Quando levantar fervura deixe cair a sémola e o açúcar em chuva. Desenforme depois de arrefecer. Em vez de servir de seguida. a gosto Preparação: 1º Pique a cebola e salteie-a ligeiramente no azeite. o sal. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos. leve o leite a ferver com o pau de canela. Sugestões: Acompanhe com ervilhas e cenouras cozidas no vapor. Sirva quente ou morno. Junte a cebola refogada. Deixe cozer em lume médio durante 10 minutos. 2º Rale a cenoura (ralador médio). mexendo sem parar até engrossar por completo. coloque a massa numa forma de ir ao forno e coza até obter uma consistência de bolo. a cenoura ralada. Pão de tofu Ingredientes (para 4 pessoas): ? 1 embalagem de tofu suave (250 g) ? 1 copo de flocos de aveia ? 2 cebolas ? 1 cenoura ? 1 colher de sopa de caril ? 1 colher de sopa de azeite ? Sal e tomilho. molde pequenos pães (com 2 cm de espessura). 3º Se gostar.Doce de sémola de trigo Ingredientes (6-8 pessoas): ? 1 litro de leite meio gordo ? 75 g de sémola de trigo ? 50 g de açúcar ? 1 pau de baunilha Preparação: 1º Numa panela.

5º Incorpore as claras em castelo na mistura da couve-flor e mexa até obter uma mistura homogénea.Souflé de couve-flor Ingredientes (para 4-6 pessoas): 1 couve-flor média 4 colheres de sopa e azeite 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral 3 copos de leite meio gordo 4 ovos 50 g de queijo parmesão ralado 1 colher de café de tomilho Sal e pimenta a gosto Preparação: 1º Coza a couve-flor em água e sal e depois amasse-a com um garfo ou passe na trituradora. Recheio de sanduíche Ingredientes: 250 g de tofu macio ? pimento vermelho assado (sem pele) 10 azeitonas pretas sem caroço 2 colheres de sopa de molho de soja 1 colher de sopa de salsa picada Sal (se achar necessário) Preparação: 1º Amasse o tofu com um garfo. 2º Num tacho. esmagando-o o mais possível. Bata as gemas e adicione ao preparado anterior. 6º Unte uma forma de souflé e deite a mistura. Acrescente o leite e a couve-flor amassada. Coza em forno médio durante 20-30 minutos. Obterá uma refeição bastante equilibrada. cortados muito miudinho. . Sirva de imediato. Misture bem. Reserve. Vá mexendo e deixe cozer um pouco sem deixar lourar. Sugestão: utilize um pão de mistura ou integral e junte algum legume dentro do pão. 3º Tempere com o molho de soja e rectifique o tempero (se necessário ponha sal). assim como a salsa. Misture bem. 4º Separe as gemas das claras. o tomilho e o queijo ralado. 4º Misture muito bem até obter uma pasta homogénea para barrar. Deixe cozer até engrossar. aqueça o azeite e adicione a farinha. 2º Acrescente o pimento e as azeitonas. a pimenta. Ponha uma pitada de sal nas claras e bata-as em castelo. 3º Retire do lume e junte o sal.

Envolva bem. 2º Quando as sementes estiverem torradas adicione o azeite e a cebola bem picada. o sal e a pimenta. mexendo. Tape e. Deixe a cebola alourar um pouco. torre as sementes de sésamo a seco. mas com o cuidado de não deixar queimar as sementes de sésamo.5 dl de leite meio gordo 1 colher de sobremesa de tamari (molho de soja) 2 colheres de café de araruta Sal e pimenta a gosto Preparação: 1º Numa frigideira. mantendo o lume brando. 3º Dilua a araruta no leite e acrescente na frigideira. uma vez que o miso é uma pasta bastante salgada. 4º Escorra a soja (retire a água que resta) e adicione-a ao preparado anterior. deixe coze durante cerca de 30 minutos. em lume brando e mexendo permanentemente. deixando cozer durante 10 minutos em lume brando. Picadinho de soja ao miso Ingredientes (para 6 pessoas): 2. 3º Dilua o miso numa chávena de água quente e junte ao refogado anterior. 2º Pique as cebolas e esmague os alhos. para torrar de ambos os lados.Molho de sésamo Ingredientes: 50 g de sementes de sésamo (cerca de 5-6 colheres de sopa) 1 cebola 2 colheres de sopa de azeite 3. . Aqueça o azeite num tacho e refogue ligeiramente a cebola e o alho. Nota: Não adicione sal a esta receita.5 chávenas de soja granulada fina 1 chávena de miso de cevada 2 cebolas médias 4 dentes de alho 4 colheres de sopa de azeite Preparação: 1º Cubra a soja com água e deixe a demolhar durante cerca de 2 horas. 4º Acrescente o tamari. Mexa.

2º Junte a água a ferver com o sal e o miso. . Deixe cozer até que o arroz absorva toda a água. 3º Se preferir um arroz com mais caldo. tape e mantenha a estufar em lume brando durante 5 minutos.Arroz de legumes com galantine de soja Ingredientes (para 6 pessoas): 2 chávenas de arroz 4 e ? chávenas de água 1 cebola média picada 4 dentes de alho picados ? de repolho cortado aos bocados 1 cenoura grande. o tomate. a cenoura e os cogumelos. em pedaços 50 g de ervilhas 50 g de cogumelos frescos ou de lata 3 tomates maduros. 2º Adicione os requeijões e mexa até desfazer e homogeneizar a mistura. Mexa. 5º Retire do forno e regue com molho de tomate. Tempere com um pouco de sal. cortada em cubos 50 g de feijão verde. picados 3 colheres de sopa de azeite 1 colher de sopa de miso 1 galantine de soja. Assado de requeijão com nozes Ingredientes (para 6 pessoas): 2 requeijões 1 chávena de pão ralado 3 ovos ? copo de leite 1 cebola 4 dentes de alho 1 colher de sopa de azeite 1 chávena de nozes moídas sal a gosto Preparação: 1º Pique a cebola e os alhos muitos fininhos e refogue levemente no azeite. cortada às rodelas sal a gosto Preparação: 1º Aqueça o azeite e introduza a cebola e o alho. o feijão verde. 3º Retire do lume e acrescente o pão ralado. os ovos bem batidos. acrescente água e rectifique os temperos. Misture bem. envolvendo todos os ingredientes. o leite e as nozes. 4º Unte uma forma com margarina e introduza a mistura anterior. as ervilhas. Leve ao forno durante 30 minutos. o repolho. o arroz lavado e a galantine cortada.

misturando o iogurte. 2º Quando o arroz estiver frio.5 l de caldo vegetal (onde tenha cozido legumes) 1 colher de sopa de miso Sal. adicione-lhe o pepino. Misture bem. Seitan com abóbora e batata-doce Ingredientes (para 4 pessoas): 8 fatias de seitan 500 g de abóbora 500 g de batata-doce 1 cebola média 3 dentes de alho. a abóbora e a batata-doce em cubos e a cebola em rodelas. pimenta e louro a gosto 2 colheres de sopa de sementes de linhaça Preparação: 1º Tempere as fatias de seitan com sal. pinhões e passas) 2 pêssegos (não demasiado maduros) Para o molho: 1 iogurte natural (ou 1 iogurte de soja) 1 colher de chá de açúcar sumo de 1 limão salsa picada sal e pimenta a gosto Preparação: 1º Coza o arroz de modo a ficar bem solto. Regue com o caldo vegetal. Introduza novamente no forno e complete o tempo. retire do forno e polvilhe com sementes de linhaça. Nos últimos minutos. e asse no forno durante 45 a 60 minutos. . o sumo de limão e a salsa picada. louro e alho. o açúcar. Sugestão: Acompanhe com arroz integral. a maçã e os frutos secos. 3º Coloque as fatias de seitan num tabuleiro de ir ao forno. 4º Salpique a superfície com tomilho fresco ou seco. amêndoas. e disponha os vegetais em cima ou ao lado. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Deixe arrefecer e corte o pepino e a maçã em fatias finas. onde dissolveu anteriormente o miso. em lume brando. e cada pessoa junta a quantidade de molho que desejar. pimenta. avelãs. 5º O molho é servido separadamente da salada de arroz.Salada de arroz exótica Ingredientes (para 6 pessoas): 300 g de arroz basmati (que fica "soltinho") meio pepino 1 maçã 100 g de frutos secos (mistura de nozes. 2º Corte o pimento em tiras. 3º Coloque numa travessa e decore com o pêssego cortado em gomos. 4º À parte faça um molho. esmagados 1 pimento verde 0.

Deixe descansar meia hora. Leve a assar no forno. com excepção das passas. de forma a ficarem com pouca espessura. até ficarem dourados. 2º Prepare os restantes ingredientes e misture tudo muito bem. . amassando até obter uma massa homogénea. 4º Unte um tabuleiro com manteiga e disponha os bifes.Bifes de soja Ingredientes (para 4 pessoas): 1 chávena de soja granulada e demolhada 2 ovos 1 cebola grande ralada 4 dentes de alho esmagados 1 colher de sopa de molho de soja ? chávena de flocos de aveia 1 pitada de noz moscada salsa picada. 2º Prepare as frutas e misture-as todas. 3º Misture o preparado anterior com os flocos de aveia e deite a misture em taças individuais. orégãos e sal a gosto Preparação: 1º Coloque a soja em água durante cerca de 1 hora. Sobremesa de aveia com fruta Ingredientes (6-8 pessoas): 2 copos de flocos de aveia 2 copos de leite magro 4 embalagens (125 g) de iogurte natural ? copo de avelãs picadas ? copo de amêndoas picadas 1/4 de copo de mel 2 maçãs (sem pele) cortadas em cubos 2 bananas cortadas em rodelas 250 g de morangos picados (ou outra fruta da época) 100 g de passas de uva Preparação: 1º Coloque os flocos de aveia numa tigela e cubra com o leite. Escorra o excedente de água. Enfeite com as passas. 3º Molde os bifes com o formato que desejar. Junte os iogurtes e envolva tudo.

2º Junte o açúcar e um pouco de água. 5º Coloque num recipiente e quando arrefecer. feche e conserve no frigorífico. . Coloque em lume alto. 4º Nesta altura junte o sumo de limão e a canela ou a baunilha. reduza para lume brando e deixe cozer com a tampa. para conseguir obter uma mistura. até que a fruta derreta e fique bastante espessa. 3º Quando começar a ferver. a gosto Preparação: 1º Descasque a maçã e a abóbora e corte-as em pequenos cubos.Marmelada de abóbora Ingredientes: 500 g de abóbora 500 de maçãs rainetas 500 g de açúcar Sumo de 1 limão Canela ou baunilha. Vá mexendo de vez em quando.

5º Unte uma forma rectangular alta com manteiga. 7º Faça uma tampa com o resto da massa. Molde a massa com o formato de bola e deixe a descansar uma hora no frigorífico. cortados às rodelas. 4º Junte 2 ovos inteiros à couve anterior. mexendo bem. a gosto Preparação: 1º Junta-se a farinha com a manteiga derretida e o ovo. . noz moscada e pimenta. 3º Pique a cebola. Leve ao forno durante 45 minutos. Sobre ele coloque os 3 ovos cozidos. a salsa e os coentros e refogue ligeiramente no azeite. e feche bem os bordos. e forre com ? da massa que colocou no frigorífico.5 kg de couve lombarda 5 ovos 2 cebolas 1 raminho de salsa e outro de coentros 4 colheres de sopa de azeite Sal. Misture a couve com o refogado. tempere com sal. pimenta e noz moscada. e amassa-se até obter uma mistura homogénea (pode juntar 2 ou 3 colheres de sopa de água fria). Acabe de encher com o resto do recheio de couve. 6º Encha a forma com metade do recheio de couve. escorra e pique as folhas em juliana sobre a tábua.Empada de couve lombarda Ingredientes: Para a massa: 150 g de farinha integral 150 g de farinha de trigo branca 150 g de manteiga culinária 1 ovo sal Para o recheio: 1. Coza 3 ovos. 2º Coza as folhas da couve em água e sal durante alguns minutos (sem deixar cozer muito). depois de fazer um orifício na tampa.

Massa com vegetais Ingredientes: 200 g de massa chinesa ou esparguete fino 8 colheres de sopa de azeite 200 g de rebentos de soja 2 cenouras cortadas em tiras fininhas 1 talo de aipo cortado fino ? pimento verde cortado em tiras fininhas 1 cebola média. 2º Escalde os legumes separadamente em água. 3º Misture a massa chinesa com os legumes. 4º Faça um molho com a mostarda. Escorra bem a água e introduza a massa no azeite quente (4 colheres de sopa). . mexendo durante alguns minutos. Numa frigideira coloque o restante azeite e introduza os legumes. vinagre e sal. Misture este molho na massa com os legumes. Sirva de imediato. o molho de soja. e escorra bem a água. que acabarão de cozinhar em lume brando até ficarem tenros. de modo a que a massa fique um pouco dura. cortada em tiras fininhas 1 colher de sopa de molho de mostarda 4 colheres de sopa de molho de soja Sal e vinagre a gosto Preparação: 1º Coza a massa em água e sal sem a deixar ficar muito mole. envolvendo bem.

feito de soja. Cuscus: trigo duro esmagado. Alfarroba: árvore da família das leguminosas. cujas sementes são utilizadas para preparar um pó que substitui o chocolate em muitas receitas. Rica em gorduras insaturadas. Há diversas marcas de levedura em pó ou em flocos. originário do Oriente Médio. sumo de limão. Levedura nutricional: suplemento dietético e condimento. Glúten de trigo: pó de trigo do qual foram retirados os hidratos de carbono e o amido. Disponível em grãos mais finos ou não refinados. Embora possa ser usado por pessoas sensíveis ao leite de vaca e de soja. feita de grão-de-bico. Dulse: alga vermelha (púrpura). comprida. Rica em minerais como o ferro. cálcio e ferro. como o amendoim. Leite de soja: bebida não láctea com aparência de leite. aparência e valor nutricional. derivada da alga vermelha. É uma boa fonte de cálcio. . herbicidas ou fungicidas. potássio. Hummus: pasta ou molho originário do Oriente Médio. pesticidas. com sabor característico. sésamo (ou gergelim). vermelho escuro. usada em sopas e condimentos. alho e temperos. É também servido muitas vezes com pão sírio e alface. cebola e um molho cremoso. que se cozinha mais rapidamente que a maioria dos feijões. Hijiki: alga preta. Podem ser utilizados como substituto do leite de vaca em receitas culinárias. tomate. magnésio. O conteúdo de gordura e de cálcio variam muito de marca para marca. rico em vitaminas do complexo B. popular em pratos marroquinos e outros do Oriente Médio. grãos e soja. Manteiga de nozes ou sementes: pasta feita de nozes ou sementes moídas bem finas. Alimentos orgânicos ou biológicos: alimentos cultivados sem o uso de fertilizantes sintéticos. e seguidamente coadando a mistura. cozidos em vapor. descascado e parboilizado. é um subproduto do refinamento do açúcar. Muitas vezes são feitos com proteínas da soja ou com glúten (proteína) do trigo. com um característico e agradável sabor. é um trigo partido para quibe. de sabor forte. Leite de arroz: esta bebida é feita batendo o arroz com água. Bulgur: ou triguilho. o seu teor em cálcio é mais baixo que o de vaca. Está disponível em lojas de produtos naturais. Análogos da carne: produtos feitos à semelhança da carne para se parecerem a ela em sabor. Contém importantes quantidades de minerais. sem sabor. em bastões. macia. Deve ficar de molho cerca de 10 minutos antes de usar. que aumenta cinco vezes de volume quando hidratada. Vendida seca. Feijão-azuki: feijão pequeno. devendo dar preferência às que indicam que foram enriquecidos em cálcio. tem poucas proteínas.Glossário Ágar-ágar: substância clara. Nem todos são fontes de confiança de vitamina B12 para vegans. Falafel: bolinho (pastel) de grão-de-bico temperado. flocos ou em pó e usada como gelatina. sementes. A menos que sejam enriquecidos. caju. de sabor suave. Não é adequado como substituto de leite em crianças pequenas. Ao substituir a gelatina. Leites alternativos ao de vaca: todas as bebidas feitas a partir de alimentos vegetais como as nozes. cálcio e gorduras. iodo e fósforo. tahini. Disponível refinado ou integral. É constituído essencialmente pela proteína do trigo. Melado: líquido escuro. utilize um quarto a menos de ágar-ágar.

Há diversas variedades. é um derivado da soja. com gosto de nozes.Miso: pasta salgada que resulta da fermentação de soja cozida e envelhecida e. Contém muito pouco glúten. Painço: grão pequeno. tempeh. geralmente salpicada como tempero ou usada para enrolar o arroz em sushis. feita de sementes de sésamo (ou gergelim) cruas. do macio ao extra-firme O tofu de firmeza média quando feito com sais de cálcio é uma excelente fonte de cálcio e o extra-firme. a dourada). quando preparado com nigari. sendo ideal para pessoas sensíveis a esta substância (doentes celíacos). com grande percentagem de proteínas. é rico em zinco e ferro. Tem uma textura leve e macia. em aspecto firme. miso. . Tamari: tipo de molho de soja naturalmente fermentado do feijão de soja. Tal como outros produtos fermentados. altamente digerível. Para ser utilizado como fonte de cálcio deve ter o cuidado de ler o rótulo e verificar se foi feito com sais de cálcio. feito de leite de soja e coagulado com nigari ou sais de cálcio. É preparado fervendo ou assando glúten de trigo temperado. farinha de soja. É uma pasta extremamente rica em sódio pelo que não é recomendada a pessoas que sofram de hipertensão. cor de areia. Tem um elevado teor de proteínas de alto valor biológico. cubos ou flocos. às vezes. grossa. Rica em cálcio. Semente de linhaça: pequena semente castanha (existe uma variedade mais escura e outra mais clara. Disponível seca em grânulos. Podem ser adicionadas aos cereais. textura e sabor. As mais escuras tendem a ter um sabor mais forte e serem mais salgadas. moídas. Rica em minerais como o cálcio. Soja: leguminosa muito versátil. de rápido cozimento. Quinoa: grão arredondado. iogurtes e a todos os produtos que se quiser. semelhante à carne. Tempeh: alimento rico em proteínas. grânulos e análogos de carne. crocante. de grãos. Proteína de soja texturizada: produto fibroso de soja que se parece com a carne. Espessa e fácil de espalhar é usada para dar sabor a bases de sopas e legumes estufados. Tahini: pasta macia. o miso ajuda o corpo a produzir enzimas digestivas. às vezes. Usada para fazer tofu. Nori: alga prensada pequena. em lojas de produtos naturais e supermercados. São ricas em ácidos gordos ómega 3. fibras e linhanos. arredondado e dourado que se torna macio quando cozido. leite de soja. com muito pouca gordura e sem colesterol. altamente versátil. que as pastas mais claras. molho de soja. Tofu: ou queijo de soja. Wakame: alga castanha com sabor suave. Seitan: alimento rico em proteínas. pães e bolos. Usada em sopas e refogados. Contém muito pouco glúten e por isso é indicado para doentes celíacos. de grãos como a cevada e o arroz. Disponível em diversas texturas. produto de cultura de soja ou.

e cubra-a com o sumo de 1 limão. 2º Prepare molho de caril e adicione-o quente ao tofu. Leve água a ferver (cerca de 5 dl). Tempere com o miso e a pimenta. polpa de tomate e orégãos). Sugestão: Acompanhe com arroz integral ou com "cuscus com vegetais". 2º Acrescente mais 5 dl de água a ferver e junte o trigo sarraceno e o arroz. Misture ao caril de tofu. . Deixe cozinhar mais um pouco. 4º Deite os restantes ingredientes (tomate em cubos. bem picada 2 dentes de alho esmagados 450 g de cogumelos frescos. 4º Fora do lume adicione as sementes de sésamo e os coentros bem picadinhos. cortados em lâminas 450 g de tomates maduros. Acrescente o pimento verde e os cogumelos e cozinhe mais 3 minutos. ou até que a água seja toda absorvida e os grãos estejam macios. muito picadinha 3 dentes de alho 1 maçã Sumo de limão 4 colheres de sopa de sementes de sésamo 1 raminho de coentro Sal a gosto Preparação: 1º Aqueça o azeite numa frigideira e junte a cebola e os alhos. mexendo sempre. deixando em lume médio durante 3 a 4 minutos. 5º Coloque os cereais no prato de servir e cubra com o molho de tomate. Misture tudo e tape. tapado e em lume alto. Deixe ferver. tape e deixe cozinhar durante 35 a 40 minutos. Caril de tofu Ingredientes (para 4 pessoas): 450 g de tofu 0. Sem deixar alourar. 3º Descasque e corte a maçã em cubos. Reserve. pelados e cortados em cubos 2 colheres de sopa de polpa de tomate 1 colher de sopa de oregãos secos 1 colher de sobremesa de miso Pimenta a gosto Preparação: 1º Lave os cereais em separado. 3º Entretanto aqueça o azeite e junte a cebola e o alho. até estarem macios.Pilau de 3 cereais Ingredientes (para 4 pessoas): 50 g de grãos de trigo integral 50 g de arroz agulha integral 50 g de trigo sarraceno torrado 2 colheres de sopa de azeite 1 cebola grande. adicione o tofu cortado em pequenos cubos. tapado. Mexa e deixe cozinhar um pouco. e coza durante 25 a 30 minutos. deite-lhe o trigo integral e deixe cozer durante 30 minutos.5 l de molho de caril 3 colheres de sopa de azeite 1 cebola média. Sirva de seguida.

5º Misture o molho no tagliatelle. 3º Liquidifique o queijo quark com o leite. . as ervilhas e os corações de alcachofras já cozidos. Escorra. até obter um creme macio. Junte aos vegetais cozidos e aqueça um pouco. se preferir Preparação: 1º Aqueça o azeite numa frigideira e aloure ligeiramente as cebolas picadas. tape e deixe cozer durante 10 minutos. com sal.5 dl de leite magro Sal ou gomásio. com espinafres 3 cebolinhas novas. picadas 2 colheres de sopa de azeite 1 pimento vermelho.Tagliatelle com molho cremoso Ingredientes (4 pessoas): 225 g de tagliatelle fresco. e cortado em cubos 4 corações de alcachofra. Sirva de imediato. e deixe cozer durante 5 a 7 minutos ou até estar al dente. envolvendo-os cuidadosamente. 4º Coza o tagliatelle num recipiente grande com água a ferver. pequeno. enlatados. 2º Acrescente o pimento em cubos. durante 2 a 3 minutos. cortados em quartos 200 g de ervilhas congeladas 200 g de queijo "quark" 1. Tempere com sal ou gomásio. Se lhe parecer que está muito seco junte um pouco de água.

6º Guarde em frascos ou latas bem tapadas. excepto o sal. 3º Adicione o preparado líquido anterior aos ingredientes secos. 2º Junte os ingredientes líquidos (óleo e água morna com mel) e acrescente o sal. etc. tâmaras. alperces.) ? copo de coco ralado ? copo de açúcar mascavado (opcional) 1 colher de chá de sal 1 e ? de água morna com 2 colheres de sopa de mel dissolvido ? copo de óleo de linhaça Preparação: 1º Misture numa vasilha grande todos os ingredientes secos. ameixas. as sultanas e a fruta seca partida. 5º Retire do forno. Misture muito bem. deixe arrefecer e finalmente acrescente as sultanas e os frutos secos. misturando muito bem para humedecer os flocos de cereais. mexendo a cada 5 minutos para ficar dourado por igual. 4º Espalhe a mistura num tabuleiro grande e leve ao forno brando durante 15 a 20 minutos.Granola Ingredientes: 3 copos de flocos integrais de aveia 1 copo de flocos integrais de trigo 1 copo de flocos integrais de centeio ? copo de amêndoas picadas ? copo de nozes ? copo de gérmen de trigo ? copo de sementes de sésamo (gergelim) 1 copo de sultanas (sem grainhas) 1 copo de fruta seca cortada aos bocadinhos (figos. .

até duplicar o tamanho. 3º Coloque a massa anterior numa superfície ligeiramente enfarinhada e amasse durante 8 a 10 minutos. Trabalhe a massa e dê-lhe o formato da forma (uma forma de assar pão. 5º Coloque a massa numa tigela untada com óleo. 7º Asse durante 25 minutos até crescer e dourar a superfície (ao bater no fundo a forma este deve produzir um som oco). Junte o leite ao líquido e aqueça até ficar morno. tape com um pano e deixe crescer durante 30 minutos até atingir a borda da forma. durante cerca de 45 minutos. Misture até formar uma massa homogénea. o açúcar e o sal e faça um buraco no centro.Pão de milho Ingredientes (1 pão grande): 225 g de farinha de milho grossa 225 g de farinha de trigo 1 Colher de chá de fermento em pó 1 Colher de chá de açúcar 1 Colher de sal 200 g de milho verde em lata 150 ml de leite de vaca ou de soja 2 Colheres de sopa de azeite Preparação: 1º Numa tigela grande misture a farinha de milho e de trigo. até a massa fica lisa.5 cm. 4º Acrescente o milho aos poucos e mais farinha. se for necessário. 6º Pré-aqueça o forno a 220º C. de 23 ? 12. cubra e deixe crescer num lugar quente. desenforme e deixe arrefecer. reserve e despeje o líquido num tacho. o fermento. 2º Escorra o milho. . 8º Antes de servir. previamente untada com óleo). Adicione o azeite e a mistura das farinhas. Introduza a massa na forma.

Misture muito bem todos os ingredientes. deixando cozinhar em fogo muito baixo. Coza poucas bolas de cada vez. cortado em juliana fininha. Mexa bem. durante cerca de 20 minutos. 5º Regue o nhoque com este molho e leve ao forno (pré-aquecido) durante alguns minutos. para fazer puré). forme pequenas bolas (menores que as almôndegas comuns). e a farinha. sal e as nozes. Descasque-as e amasse muito bem (com um garfo ou com um cortador próprio. 4º Tempere com pimenta preta Sugestão: Se quiser um molho mais macio. Deite as batatas num recipiente e junte o ovo batido. 4º Amasse o queijo fresco de cabra e junte-lhe o leite. . esmagados 450 g de tomates maduros. um pouco de manjerona. a gosto 2 colheres de sopa de nozes picadas e torradas Preparação: 1º Coza as batatas com a casca. Retire-as com uma escumadeira e deixe escorrer. Coza-as em água temperada com sal.Nhoque Ingredientes (para 6-8 pessoas): 1 kg de batatas 1 ovo 1 alho francês 250 g de farinha 4 colheres de sopa de azeite 200 g de queijo fresco de cabra 1 dl de leite gordo manjerona sal. o alho francês. 2º Adicione o tomate cortado e os restantes ingredientes. Molho de tomate Ingredientes (para 3 dl de molho): 1 cebola grande. 2º Com a ajuda de duas colheres ou simplesmente com as mãos (enfarinhadas). 3º Unte um tabuleiro com manteiga e disponha as bolas (nhoque). sem ganhar cor. Sirva de imediato. pelados e cortados em bocados 2 colheres de sopa de polpa de tomate concentrado 1 colher de sopa de miso. até que a superfície fique dourada. passe-o pelo liquidificador. muito picadinha 4 dentes de alho. 3º Tape e deixe cozer durante 45 minutos. o azeite . dissolvido num pouco de água 1 colher de sopa de orégãos (ou 2 colheres de manjericão) pimenta preta (facultativo) Preparação: 1º Aqueça o azeite e junte a cebola e o alho. durante cerca de 10 minutos. com a água sempre a ferver.

4º Depois de apagar o lume junte a salsa picada. .Lasanha de carne de soja e requeijão Ingredientes: 500 g de lasanha (massa) 2 cestos de requeijão 250 ml de natas 3 chávenas de molho de tomate 1 lata de carne de soja (salsichas 100% vegetais) 1 copo de leite mal cheio Preparação: 1º Coza a lasanha de acordo com as indicações da embalagem. Misture bem e deixe refogar por 10 minutos. depois requeijão e por cima as natas ligeiramente batidas. 5º Se gostar. deixe escorrer as placas de massa sobre um pano (pode comprar lasanha pré-cozida e passa à frente esta operação). adicione as salsichas. 2º Junte a couve-flor cortada e a batata em cubos. 3º Esmague os requeijões e junte o leite. 2º Prepare um molho de tomate e quando estiver quase pronto. cortada em cubos 1 cebola cortada em cubos 3 dentes de alho picados 2 tomates médios. sem pele. e leve ao forno quente durante 30 minutos. cortada em pequenos "raminhos" 1 batata. Deite um pouco de molho de tomate com a carne de soja. cortadas em rodelas. 3º Acrescente o caldo e deixe cozinhar até os legumes ficarem tenros (não os deixe amolecer muito). 5º Cubra o pirex com folha de alumínio ou com a tampa própria. Deixe refogar ligeiramente. Sopa de couve-flor Ingredientes (6 pessoas): 1 couve flor média. de modo a cobrir o fundo. Termine com a última camada de massa seguida do molho de tomate e em cima o resto das natas. enquanto houver recheio. mexendo bem até obter um pasta homogénea. Depois de cozidas. o alho e os tomates. cortados em cubos 2 litros de caldo de legumes 2 colheres de sopa de salsa picada 1 colher de sopa de azeite Queijo parmesão ralado para polvilhar (facultativo) Preparação: 1º Num tacho grande coloque o azeite. pode juntar um pouco de queijo ralado no prato. 4º Unte um pirex com margarina e coloque a primeira camada de massa. depois de servir. a cebola. Cubra a superfície com mais uma camada de placas de lasanha e repita a operação anterior.

3º Junte o restante leite e o açúcar e leve ao fogo médio. no sentido longitudinal. as azeitonas. cortando-as bem rente. pincele o pão com o azeite. a gosto Para o molho: 2 colheres de sopa de azeite 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico 1 colher de sopa de manjericão picado Preparação: 1º Corte o pão ao meio. Bata até obter um puré. Misture bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra com as outras metades de pão e comprima com firmeza. a gosto Preparação: 1º Debulhe as espigas de milho. e esfregue a parte interna com as metades de alho. 4º Divida os ingredientes da salada pelas quatro metades do pão. cortados ao meio 8 colheres de sopa de azeite 200 g de feijão verde levemente cozido (branqueado/escaldado) 4 tomates pequenos. sem pele e cortados em tiras Sal.Curau Ingredientes (8 pessoas): 6 Espigas de milho tenras (ou 2 latas de milho) 3 Chávenas de leite meio gordo 6 Colheres de sopa de açúcar mascavado Canela em pó para polvilhar. Coloque os grãos de milho no liquidificador com 1 chávena de leite. 2º Coe o puré obtido através de um passador. os ovos de codorniz e os pimentos numa tigela. sem caroço e cortadas ao meio 8 ovos de codorniz cozidos. Coloque os tomates. descascados e cortados ao meio 2 pimentos grandes vermelhos assados. 4º Coloque numa travessa. o vinagre e o manjericão. a cebola. 3º Misture os ingredientes do molho: o azeite. Deite este molho por cima dos vegetais na tigela. Coloque o creme obtido numa panela anti-aderente. polvilhe com a canela e deixe arrefecer. 2º Corte o feijão verde em tiras de 2 cm e escalde-o. De seguida. Mexa sem parar até ficar mais espesso e cremoso. Sirva fresco. o feijão. . cortados em quartos 1 cebola vermelha grande. finamente picada 16 azeitonas pretas. Pan Bagnat Ingredientes: 4 pães ciabatta ou cacetes médios 4 dentes de alho.

escalde (branqueamento) as folhas de couve em água a ferver durante 1-2 minutos. Bolo de tofu Ingredientes (para 6 a 8 pessoas): Para a base: 50 g de farinha de trigo integral 50 g de flocos de aveia 5 colheres de sopa de concentrado de maçã 25 g de manteiga Para o recheio: 4 bananas médias maduras Sumo e casca raspada de 1 laranja grande 600 g de tofu macio Gomos de laranja para decorar Preparação: 1º Prepare a base do bolo: misture a manteiga com o concentrado de maçã e mexa até obter uma massa macia. 4º Pré-aqueça o forno e quando estiver bem quente introduza o tabuleiro. Escorra a água e reserve as folhas separadas. Decore com gomos de laranja. de aproximadamente 18 cm de diâmetro. 2º Espalhe a massa anterior no fundo de uma forma redonda. Deixe assar durante 45 a 60 minutos. Reserve o molho que fica no fundo do recipiente. dividindo-o pelas 4. finamente picada 1 dente de alho picado 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado 30 g de pistácios picados 3 colheres de sopa de tamari (molho de soja) 1 colher de sobremesa de tomilho em pó 1 pitada de noz moscada Sal e pimenta preta. de forma a não deixar sair o recheio. por exemplo) 200 g de seitan cortado em pequenos cubos 300 g de tofu cortado em pequenos cubos 1 cebola grande. . 5º Deixe arrefecer na forma antes de desenformar. Disponha o recheio em cima da folhas. a gosto Preparação: 1º Depois de bem lavadas. Leve ao forno (previamente aquecido) por 10 minutos. ligeiramente oleada. até que a mistura esteja homogénea. 3º Numa superfície bem lavada estenda as folhas de couve abertas. regando de vez em quando com o molho reservado e virando os embrulhos de couve. Leve ao frigorífico e sirva fresco. as bananas e o tofu e misture até obter uma massa macia. Disponha os "embrulhos" de couve num tabuleiro de ir ao forno. 4º Despeje sobre a base já cozinhada anteriormente e leve ao forno durante mais 40 a 45 minutos. 2º Num recipiente grande misture muito bem todos os ingredientes. Acrescente a farinha de trigo e os flocos de aveia. Enrole a couve e embrulhe. 3º Prepare o recheio: coloque no liquidificador a casca e o sumo da laranja. Misture muito bem.Embrulhos de tofu e seitan Ingredientes (para 4 pessoas): 4 folhas grandes de couve (lombardo.

2º Barre 2 fatias de pão (de mistura de vários cereais. Leve o leite a aquecer e quando este começar a ferver. pequeno e maduro 1 Dente de alho picado Umas gotas de limão Sal (facultativo) Agrião ou folha de alface. junte-o aos ovos na tigela. misture com o açúcar e bata bem. e junte uma folha de alface ou agriões para guarnecer. Desenforme e deixe arrefecer. Misture bem até formar uma pasta cremosa para barrar no pão. Mexa e acrescente a maisena. Leve ao forno médio (previamente aquecido) durante 20 minutos. Misture bem. 3º Numa tigela coloque o ovo inteiro e a outra gema. Misture bem. . Recheio de requeijão Ingredientes (para 4 pessoas): 1 Requeijão 1 Raminho de salsa picada 1 Abacate. para guarnecer. 4º Retire a tarte do forno e deite a mistura anterior por cima. deixe repousar durante 15 minutos e depois polvilhe com farinha de trigo 2º Tire os pés das cerejas. Preparação: 1º Amasse a polpa do abacate e o requeijão.Tarte de cerejas Ingredientes: 150 g de massa quebrada 1 colher de sopa de farinha de trigo 800 g de cerejas (sem estarem demasiado maduras) 1 copo de leite magro 1 ovo inteiro + 1 gema 2 colheres de sopa de açúcar amarelo 1 colher de sopa de farinha maisena Preparação: 1º Forre uma forma de tarte com a massa. Adicione a salsa e o alho. com sementes) com a pasta de requeijão. Leve novamente ao forno e deixe cozer por 15 minutos. lave-as e coloque-as inteiras sobre o fundo da tarte. Tempere com o sumo de limão e rectifique o sal.

Mantenha em lume médio durante 5 minutos. 4º Desligue o lume. cortados em quartos Para o molho: 2 colheres de sopa de azeite 2 colheres de sopa de vinagre de fruta 4 colheres de sopa de salsa fresca. Reserve a água dos cogumelos. Deite sobre a salada e mexa. o sal e a pimenta. mexendo sempre. tape e deixe cozer durante cerca de 30 minutos. Salada de massa e lentilhas Ingredientes (para 6 pessoas): 200 g de lentilhas secas 100 g de massa integral em conchas 450 g de tomates pequenos. 3º Adicione o tomate. 3º Forre uma taça com folhas de alface e deite em cima a salada temperada. Coza a massa durante 8 a 10 minutos e escorra. a gosto 3 colheres de sopa de salsa ou coentros picados Preparação: 1º Ponha os cogumelos de molho em água fervente. 2º Junte os ingredientes do molho e misture-os muito bem. a cebola e os cogumelos hidratados picados. junte a salsa ou os coentros picados e tape. bem picadinha 1 colher de sopa de alcaparras. Nessa altura junte os cogumelos frescos laminados e deixe em lume brando por mais 8-10 minutos.Polenta com cogumelos Ingredientes (para 6-8 pessoas): 1 receita de polenta simples 400 g de cogumelos frescos cortados em lâminas finas 25 g de cogumelos secos 1 cebola grande picada 2 dentes de alho amassados 3 colheres de sopa de azeite 5 tomates pelados. Está pronto o molho para servir sobre os quadrados de polenta grelhados. Escorra. . 2º Aqueça o azeite e junte os alhos. cortadas 2 pepinos de conserva (picles). Misture a massa com as lentilhas e deixe arrefecer. durante 20 minutos. Mexa e deixe começar a borbulhar. Se estiver muito seco junte um pouco do líquido reservado dos cogumelos. Quando estiver frio junte os tomates cortados em quartos. cortados em cubos Sal e pimenta preta. Escorra a água e pique os cogumelos hidratados. cortados Sal a gosto Pimenta preta (facultativo) Preparação: 1º Coloque as lentilhas em água a ferver.

mas sem se desfazerem). fazendo um buraco no centro para colocar o recheio. Junte um pouco de água e os restantes temperos. Sirva de seguida. Dê um corte na casca das maçãs e coloque-as num tabuleiro com o fundo coberto de água. Sugestão: acompanhe com arroz cozido ou outro cereal à escolha.Feijoada sem carne Ingredientes: 250 g de feijão vermelho seco 3 cebolas 1 pimento verde 2 pimentos vermelhos 2 courgettes 4 tomates grandes maduros 4 dentes de alho 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de sopa de colorau 2 folhas de louro 1 colher de chá de manjericão picado Sal e pimenta. 2º Pique os alperces em bocadinhos e misture com as nozes finamente cortadas e as passas. 2º Corte o alho e a cebola grosseiramente. Deixe cozer em lume brando durante cerca de 1 hora. Escorra-o. 3º Acrescente o feijão cozido. para apurar bem os sabores. passe esta etapa). e recheie com os frutos. cortados em bocados. e salteie-os ligeiramente no azeite quente. 3º Quando as maçãs estiverem assadas. e os tomates sem pele. deixando de molho durante cerca de 30 minutos. Polvilhe o centro com canela (a gosto). Tape as maçãs com 1 folha de papel de alumínio e leve ao forno quente. Maçã assada com frutos secos Ingredientes (para 4 pessoas): 4 maçãs rainetas grandes 4 alperces secos 2 miolos de noz 2 colheres de sopa de passas de uvas (sem grainhas) 1 copo de sumo de laranja (natural) Canela moída Preparação: 1º Lave as maçãs e retire as sementes. lave-o e coza-o em água salgada durante 20 a 25 minutos (se utilizar feijão enlatado e já cozido. a gosto Preparação: 1º Deixe o feijão de molho. durante 30-40 minutos (ou até que assem. em bastante água. na véspera. . os pimentos em cubos e os courgettes em fatias. Coloque esta mistura numa tacinha e regue com o sumo de laranja. retire do forno.

o courgete e a beringela. Deite a mistura dos legumes (com todo o molho) em cima dos cuscuz e tape. Lave e pique os coentros e misture aos legumes. . arranje-os e corte-os em cubos. Deixe estufar. e caso não fique. Tempere com sal. Lave e corte os cogumelos e o pimento em tiras finas. Pode servir quente ou frio.b. 5º Destape e leve ao forno. adicione 1 copo de água. durante 5 minutos. mas sem cozer demasiado. 4º Num prato coberto de ir ao forno. em forno médio. retire do lume e tape. Certifique-se de que fica com bastante molho. previamente aquecido.Cuscuz com vegetais Ingredientes (para 4 pessoas): 1 chávena de cuscuz 2 cenouras médias 1 courgete 1 beringela pequena 200 g de raminhos de brócolos 150 g de cogumelos frescos ? pimento vermelho ? pimento verde 1 cebola grande 4 dentes de alho picados 1 raminho de coentros 2 colheres de sopa de azeite sal q. Preparação: 1º Lave as cenouras. 2º Coloque o azeite num tacho e junte todos os legumes. 3º Logo que o estufado esteja pronto. levemente untado com manteiga. deite o cuscuz e alise a superfície. Aguarde 5 minutos. Pique bem a cebola e os alhos. Lave cuidadosamente os raminhos de brócolos.

Humedeça as passas. 2º Retire os caroços das tâmaras e corte-as em pedaços não muito pequeno. e polvilhe com farinha. Para que os frutos secos fiquem bem espalhados por toda a massa do bolo. o fermento e a erva doce. pela farinha. Junte a gema de ovo e misture. as nozes e os pinhões em leite. 4º Adicione os frutos secos e as sementes de sésamo à mistura anterior. estreita e rectangular (tipo bolo inglês) com margarina. . 5º Unte uma forma alta. para que a farinha agarre a superfície dos frutos. Introduza a massa do bolo e leve ao forno previamente aquecido. Desenforme depois de estar frio. corte as nozes aos bocados. Mexa de modo a envolver os frutos na massa. os pedaços das tâmaras. Bata as claras em castelo e incorpore-as na massa anterior.Bolo de frutos secos Ingredientes (para 16 porções): 200g de farinha de trigo integral 100g de farinha de milho 20 tâmaras 6 colheres de sopa de sultanas (sem graínhas) 10 nozes (miolo inteiro) 5 colheres de sopa de pinhões 2 copos de leite meio gordo 1 ovo inteiro 2 claras (batidas em castelo) 1 colher de sopa de erva doce em pó 1 colher de sopa de fermento em pó 2 colheres de sopa de sementes de sésamo margarina e farinha de trigo para untar a forma Preparação: 1º Misture bem os dois tipos de farinha. e repita a operação que fez com as tâmaras. passe um a um. 3º Adicione o leite à farinha e mexa até obter uma mistura homogénea. 6º Coza em forno brando durante cerca de 45 minutos (vá verificando até estar pronto).

2º Pique a cebola e o alho bem fininhos e aloure ligeiramente no azeite quente. durante cerca de 20 minutos. noz-moscada e pimenta a gosto raminho de salsa Preparação: 1º Coloque o granulado de soja dentro de água. 3º Escorra a água da soja através de um passador.Bolonhesa de soja Ingredientes (para 4 pessoas): 2 copos com granulado fino de soja (também conhecido como soja texturizada) 2 cebolas grandes 4 dentes de alho 2 colheres de sopa de azeite 1 colher de café de raiz de gengibre em pó 6 colheres de sopa de molho de soja 600 ml (3 pacotinhos) de concentrado de tomate 1 lata de cogumelos laminados ou 200 g de cogumelos frescos sal. para que hidrate. 7º Quando estiver pronto adicione a salsa muito picadinha. Junte logo de seguida o concentrado de tomate e um pouco de água para aumentar a quantidade de molho. . e tape novamente. a noz moscada. Junte os cogumelos. 6º Tape e deixe cozer em lume brando durante cerca de 35 minutos. 5º Adicione o sal. e aguarde 2-3 minutos. a pimenta e o gengibre. inche e aumente de volume. Regue os grãos com o molho de soja. 4º Introduza a soja no molho de tomate e misture bem.

3 colheres de sopa de azeite. 3º Pique a cebola e o alho bem fininhos. cortados em cubos pequenos e sem peles. durante cerca de 20 minutos.Beringelas gratinadas com queijo fresco Ingredientes para 4 pessoas: 4 beringelas médias. os tomates. Leve ao forno a gratinar. com uma colher ou uma faca. 4º Amasse os queijinhos frescos e quando o preparado anterior estiver cozido. sal a gosto. em lume brando. 1 colher de sopa de pão ralado. Leve ao forno previamente aquecido. 1 colher de sopa cheia de orégãos. de modo a formar uma concha para o recheio. 3 tomates maduros e grandes. sem deixar alourar. deixe arrefecer e junte a massa dos queijos. retire do lume. . Adicione. 4 queijinhos frescos pequenos. misturando muito bem. Preparação: 1º Corte as beringelas ao meio. e deixe cozer em lume brando. 5º Reparta esta mistura pelas cavidades das beringelas. com a parte aberta virada para cima. no sentido longitudinal e retire cuidadosamente a parte central da beringela. 2 cebolas grandes. durante cerca de 25-30 minutos. e refogue ligeiramente em azeite quente. 4 dentes de alho. Mexa e deixe cozer um pouco. Junte a polpa da beringela (que retirou anteriormente do centro) e os orégãos. 2º Disponha as beringelas num tabuleiro anti-aderente. logo de seguida. Polvilhe a superfície com pão ralado.

Acrescente o óleo e a água e misture tudo com uma colher de pau. Amasse mais um pouco. O óleo impedirá a formação de uma película enquanto a massa descansa. 3º Forme uma bola com a massa e pincele-a com óleo para que mantenha a elasticidade. 2º Polvilhe uma bancada (ou outra superfície) com farinha e coloque a massa em cima. . achatando-a com os nós dos dedos. 5º Volte a pincelar a massa com óleo e coloque-a sobre um pano limpo. enfarinhado. 4º Cubra a massa com um prato quente e deixa-a a descansar durante 10 a 15 minutos. O segredo para que fique bem fina é amassá-la bastante.Massa strudel Ingredientes (strudel para 4 pessoas): 150 g de farinha de trigo integral Uma pitada de sal Duas colheres de sopa de óleo de girassol 1 dl de água Óleo para pincelar Preparação: 1º Misture a farinha e o sal. Faça esta operação até que a massa fique com uma textura elástica. Amasse-a bem com as mãos. 6º Continue a esticar a massa até que fique bem fina e quase transparente (utilize as costas das mãos). levantando-a e batendo-a contra a superfície.