You are on page 1of 13

Francisco Henrique Moura George

Digitally signed by Francisco Henrique Moura George DN: c=PT, o=Ministrio da Sade, ou=Direco-Geral da Sade, cn=Francisco Henrique Moura George Date: 2011.01.17 11:12:33 Z

NMERO: 002/2011 DATA: ASSUNTO:

14/01/2011

DiagnsticoeClassificaodaDiabetesMellitus MdicoseEnfermeirosdoServioNacionaldeSade DepartamentodaQualidadenaSadeProgramaNacionaldePrevenoe ControlodaDiabetes(carlosvaz@dgs.pt)

PALAVRASCHAVE: Diabetes;Diagnstico PARA: CONTACTO:

Nostermosdaalneac)don2doartigo2doDecretoRegulamentarn66/2007,de29deMaio, na redaco dada pelo Decreto Regulamentar n 21/2008, de 2 de Dezembro, emitese a Norma seguinte: 1. Odiagnsticodediabetesfeitocombasenosseguintesparmetrosevaloresparaplasma venosonapopulaoemgeral: a) Glicemiadejejum126mg/dl(ou7,0mmol/l);ou b) Sintomasclssicos+glicemiaocasional200mg/dl(ou11,1mmol/l);ou c) Glicemia200mg/dl(ou11,1mmol/l)s2horas,naprovadetolernciaglicose oral(PTGO)com75gdeglicose;ou d) HemoglobinaglicadaA1c(HbA1c)6,5%. 2. Odiagnsticodediabetesnumapessoaassintomticanodeveserrealizadonabasedeum nico valor anormal de glicemia de jejum ou de HbA1c, devendo ser confirmado numa segundaanlise,apsumaaduassemanas. 3. aconselhvelusarumsparmetroparaodiagnsticodediabetes.Noentanto,sehouver avaliao simultnea de glicemia de jejum e de HbA1c, se ambos forem valores de diagnstico,esteficaconfirmado,masseumfordiscordante,oparmetroanormaldeveser repetidonumasegundaanlise. 4. O diagnstico da hiperglicemia intermdia ou identificao de categorias de risco aumentadoparadiabetes,fazsecombasenosseguintesparmetros: a) AnomaliadaGlicemiadeJejum(AGJ):glicemiadejejum110e<126mg/dl (ou6,1e<7,0mmol/l); b) Tolerncia Diminuda Glicose (TDG): glicemia s 2 horas na PTGO 140 e < 200 mg/dl(ou7,8e<11,1mmol/l).

DIRECOGERALDASADE|AlamedaD.AfonsoHenriques,451049005Lisboa|Tel:218430500|Fax:218430530|Email:geral@dgs.pt|www.dgs.pt

5. O diagnstico da diabetes gestacional fazse com base nos seguintes valores para plasma venoso: a) Glicemiadejejum,arealizarna1.consultadegravidez,92mg/dle<126mg/dl (ou5,1e<7,0mmol/l); b) Se glicemia de jejum < 92 mg/dl, realizase PTGO com 75 g de glicose, s 2428 semanas de gestao. critrio para diagnstico de diabetes gestacional, a confirmaodeumoumaisvalores i. ii. iii. s0horas,glicemia92mg/dl(ou5,1mmol/l); 1hora,glicemia180mg/dl(ou10,0mmol/l); s2horas,glicemia153mg/dl(ou8,5mmol/l).

6. Aclassificaodadiabetesestabeleceaexistnciadequatrotiposclnicos,etiologicamente distintos: a) Diabetestipo1; b) Diabetestipo2; c) Diabetesgestacional; d) Outrostiposespecficosdediabetes. 7. Odiagnsticodediabetesregistadonoprocessoclnico. 8. Odiagnsticodehiperglicemiaintermdiaregistadonoprocessoclnico. 9. Nocasododiagnsticodediabetesserfeitoemmeiohospitalar,omdicoelaborarelatrio clnicoaserentreguepessoacomdiabetesedirigidoaomdicodefamliadocentrode sadeondeestinscrita(ouaoseumdicoassistente),oqualprocederconforme6.ou7.. 10. No momento em que qualquer mdico confirme o diagnstico de diabetes obrigase emissodereceitacomprescriodoGuiadaPessoacomDiabetes. 11. anuladaaCircularNormativan.9/DGS/DGCG,de4deJulhode2002etambmospontos 1e2daCircularNormativan.8/DGS/DGCG,de4deNovembrode1998. CRITRIOS a) Adiabetestipo1resultadadestruiodasclulasdosilhusdeLangerhansdopncreas, cominsulinopeniaabsoluta,passandoainsulinoterapiaaserindispensvelparaassegurara sobrevivncia.Namaioriadoscasos,adestruiodasclulasdseporummecanismoauto imune,peloquesedenominadiabetestipo1autoimune.Nalgunscasosnoseconsegue documentaraexistnciadoprocessoimunolgico,passandonestescasosaserdenominar sepordiabetestipo1idioptica. A diabetes tipo 1 corresponde a 510% de todos os casos de diabetes e, emregra,mais comumnainfnciaeadolescncia.

Quando a destruio da clula sbita, a cetoacidose muitas vezes a primeira manifestaodadiabetestipo1. b) A diabetes tipo 2 a forma mais frequente de diabetes, resultando da existncia de insulinopenia relativa, com maior ou menor grau de insulinorresistncia. Corresponde a cerca de 90% de todos os casos de diabetes e, muitas vezes, est associada a obesidade, principalmenteabdominal,ahipertensoarterialeadislipidemia. A diabetes tipo 2 clinicamente silenciosa na maioria dos casos e diagnosticada frequentemente em exames de rotina ou no decurso de uma hospitalizao por outra causa. c) Adiabetesgestacionalcorrespondeaqualquergraudeanomaliadometabolismodaglicose documentado,pelaprimeiravez,duranteagravidez: i. ii. Na gravidez, a prova de tolerncia glicose obriga colheita de sangue para doseamentodeglicemias0,1e2horas. Nagravidezdeixadesernecessriorealizarserastreiocom50gdeglicose.

d) Os outros tipos especficos de diabetes correspondem a situaes em que a diabetes consequnciadeumprocessoetiopatognicoidentificado,como: i. ii. iii. iv. v. AVALIAO a) A avaliao da implementao da presente Norma contnua, executada a nvel local, regionalenacional. b) A parametrizao dos sistemas de informao para a monitorizao e avaliao da implementao e impacte da presente Norma da responsabilidade das administraes regionaisdesade. c) AefectividadedaimplementaodapresenteNormanoscuidadosdesadeprimriosea emisso de directivas e instrues para o seu cumprimento da responsabilidade dos conselhosclnicosdosagrupamentosdecentrosdesade. d) ADirecoGeraldaSade,atravsdoDepartamentodaQualidadenaSadeedoPrograma NacionaldePrevenoeControlodaDiabetes,elaboraedivulgarelatriosdeprogressode monitorizao.

defeitosgenticosdaclula; defeitosgenticosnaacodainsulina; doenasdopncreasexcrino; endocrinopatiasdiversas; diabetesinduzidaporqumicosoufrmacos.

e) A implementao da presente Norma monitorizada e avaliada atravs dos seguintes indicadores: i. ii. iii. iv. v. vi. vii. viii. %inscritoscomdiabetestipo1 %inscritoscomdiabetestipo2 %inscritoscomdiabetesgestacional %pessoascomdiabetestipo1comcompromissodevigilncia %pessoascomdiabetestipo2comcompromissodevigilncia %degrvidascomdiabetesgestacionalcomcompromissodevigilncia incidnciadediabetestipo1,entreosinscritosnaunidadedesade Incidnciadediabetestipo2,entreosinscritosnaunidadedesade

f) Os indicadores de avaliao da implementao da presente Norma, possuem bilhetes de identidadeaelaanexosequedelafazemparteintegrante. FUNDAMENTAO O conhecimento cientfico dos ltimos anos, em reas como a gentica, a imunologia e a epidemiologia da diabetes, obriga a uma actualizao regular dos seus critrios de diagnstico e classificao. Aidentificaodoestdioemqueapessoacomalteraesdometabolismodaglicoseseencontra emcadamomentopermiteiniciarasestratgiasdeintervenoemonitorizaomaisadequadas. Consideramse,actualmente,doisestdiosintermdiosdealteraodehomeostasedaglucose:a anomaliadaglicemiadejejumeatolernciadiminudaglicoseapssobrecargaoralcom75gde glicose.TantoaAGJcomoaTDG,isoladamenteouemconjunto,identificamgruposdeindivduos que se encontram em estdios distintos da alterao do metabolismo da glicose, para os quais existeumriscoaumentado,emrelaopopulaonormoglicmica,deviradesenvolverdiabetes e doena cardiovascular. Estas duas situaes denominamse por hiperglicemia intermdia, correspondendoacategoriasderiscoaumentadoparaadiabetes. A utilizao da HbA1c no diagnstico da diabetes seguida pela American Diabetes Association (ADA), aps recomendao de um grupo de peritos internacional, em 2009, constitudo por elementos da ADA, da European Association for the Study of Diabetes (EASD) e da International Diabetes Federation (IDF), tendo a Organizao Mundial da Sade recomendado a sua utilizao, conformerelatrioUseofGlycatedHaemoglobin(HbA1c)intheDiagnosisofDiabetesMellitus, 2011. No entanto, este parmetro no exclui os anteriores, no se excluindo a existncia de diabetes para um valor inferior a 6,5%. Este grupo de peritos considera ainda que existe insuficienteevidnciaparafazerumarecomendaoformalnainterpretaodosvaloresinferiores a6,5%.

APOIOCIENTFICO

JosManuelBoavida(Coordenador),AugustoDuarte,LisaFerreiraVicente,ManuelAlmeidaRuas, PedroCarneirodeMelo. BIBLIOGRAFIA


Definition and diagnosis of diabetes mellitus and intermediate hyperglycemia: report of a WHO/IDF consultation.WorldHealthOrganization,2006. Definition, Diagnosis and Classification of Diabetes Mellitus and its Complications. Part 1: Diagnosis andClassificationofDiabetesMellitus.WorldHealthOrganization,1999. International Expert Committee report on the role of the A1C assay in the diagnosis of diabetes. DiabetesCare,2009,32:13271334. StandardsofMedicalCareinDiabetes,2011.DiabetesCare,34,S11S61. Use of Glycated Haemoglobin (HbA1c) in the Diagnosis of Diabetes Mellitus, World Health Organization,2011.

FranciscoGeorge DirectorGeraldaSade

BILHETES DE IDENTIDADE DOS INDICADORES Percentagem de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 1 Designao
Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao
QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDADE DOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Semestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100

ACES/ ARS

Output Valor de Referncia Meta

Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma No aplicvel

Prazo Entrega Reporting Dia 25 do ms n+1 rgo fiscalizador


ARS

Critrios de incluso

Numerador: - Denominador; - Ter diagnstico sinalizado de diabetes tipo 1;

Denominador:
- Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico Variveis


A - Numerador

O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Definio

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

Nmero de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 1

B - Denominador

Nmero de inscritos

SI USF/UCSP

N de Inscritos


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao

Percentagem de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 2


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDADE DOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Semestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100

ACES/ ARS

Output Valor de Referncia Meta

Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma No aplicvel

Prazo Entrega Reporting Dia 25 do ms n+1 rgo fiscalizador


ARS

Critrios de incluso

Numerador: - Denominador; - Ter diagnstico sinalizado de diabetes tipo 2;

Denominador:
- Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico Variveis


A - Numerador O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Definio

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

Nmero de indivduos com diabetes tipo 2 vigiados

B - Denominador

Nmero de inscritos

SI USF/UCSP

N de Inscritos


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao

Percentagem de inscritos com diagnstico de diabetes gestacional


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDDOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Semestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100

ACES/ ARS

Output Valor de Referncia Meta

Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma No aplicvel

Prazo Entrega Reporting Dia 25 do ms n+1 rgo fiscalizador


ARS

Numerador: - Denominador; - Ter diagnstico sinalizado de diabetes gestacional;

Critrios de incluso

Denominador: - Ser mulher;


- Ter completado a gravidez, no perodo em anlise. - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico Variveis


A - Numerador

O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Definio

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

Purpera cuja gravidez foi diagnsticada diabetes gestacional

B - Denominador

Purpera

SI USF/UCSP

N de Inscritos


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao Prazo Entrega Reporting rgo fiscalizador

Percentagem de pessoas com diabetes tipo 1 com compromisso de vigilncia


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de atraco dos cuidados de sade primrios e a aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de atraco dos cuidados de sade primrios Trimestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100 Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma a definir ao fim de um ano de aplicao da norma

ACES/ ARS

Output
Dia 25 do ms n+1 ARS

Valor de Referncia Meta

Numerador: - Denominador; - Ter compromisso de vigilncia no programa de Diabetes;

Critrios de incluso
Denominador: - Ter diagnstico sinalizado de diabetes tipo 1, no perodo em anlise; - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico


O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Variveis
A - Numerador

Definio
Nmero de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 1 com copromisso de vigilncia Nmero de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 1

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de inscritos

B - Denominador

SI USF/UCSP

N de inscritos


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao Prazo Entrega Reporting rgo fiscalizador

Percentagem de pessoas com diabetes tipo 2 com compromisso de vigilncia


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de atraco dos cuidados de sade primrios e a aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de atraco dos cuidados de sade primrios Trimestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100 Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma a definir ao fim de um ano de aplicao da norma

ACES/ ARS

Output
Dia 25 do ms n+1 ARS

Valor de Referncia Meta

Numerador: - Denominador; - Ter compromisso de vigilncia no programa de Diabetes;

Critrios de incluso
Denominador: - Ter diagnstico sinalizado de diabetes tipo 2, no perodo em anlise; - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico


O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Variveis
A - Numerador

Definio
Nmero de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 2 com copromisso de vigilncia Nmero de inscritos com diagnstico de diabetes tipo 2

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de inscritos

B - Denominador

SI USF/UCSP

N de inscritos

10


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao Prazo Entrega Reporting rgo fiscalizador

Percentagem de grvidas com diabetes gestacional com compromisso de vigilncia


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDADE DOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Semestral

Unidade de medida Frmula

Percentagem A / B x 100 Percentagem de doentes a definir ao fim de um ano de aplicao da norma a definir ao fim de um ano de aplicao da norma

ACES/ ARS

Output
Dia 25 do ms n+1 ARS

Valor de Referncia Meta

Numerador: - Denominador; - Ter diagnstico sinalizado de diabetes gestacional; - Ter compromisso de vigilncia em Sade Materna.

Critrios de incluso
Denominador: - Ser mulher; - Ter completado a gravidez, no perodo em anlise; - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico


O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Variveis
A - Numerador

Definio
Purpera cuja gravidez foi diagnsticada diabetes gestacional e com compromisso de vigilncia em Sade Materna Purpera cuja gravidez foi diagnsticada diabetes gestacional

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

B - Denominador

SI USF/UCSP

N de Inscritos

11


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao Prazo Entrega Reporting rgo fiscalizador

Incidncia de diabetes tipo 1, entre os inscritos na unidade de sade


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDADE DOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Anual

Unidade de medida Frmula

Taxa A / B x 100 por ano Doentes/ ano a definir ao fim de um ano de aplicao da norma No aplicvel

ACES/ ARS

Output
Dia 25 do ms n+1 ARS

Valor de Referncia Meta

Critrios de incluso

Numerador: - Denominador; - Ter novo diagnstico sinalizado de diabetes tipo 1, no perodo em anlise; Denominador: - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico


O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Variveis
A - Numerador

Definio
Nmero de inscritos com primeiro diagnstico de diabetes tipo1

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

B - Denominador

Nmero de inscritos

SI USF/UCSP

N de Inscritos

12


Designao Tipo de Indicador Tipo de falha Objectivo Descrio do Indicador Frequncia de monitorizao Responsvel pela monitorizao Prazo Entrega Reporting rgo fiscalizador

Incidncia de diabetes tipo 2, entre os inscritos na unidade de sade


QUALIDADE TCNICA / EFECTIVIDADE QUALIDADE DOS DE REGISTOS

Entidade Gestora Perodo aplicvel

ACES Ano

Monitorizar a capacidade de diagnstico, qualidade dos registos de morbilidade, e aplicao da Norma da DGS Indicador que exprime a capacidade de diagnstico e a qualidade dos registos de morbilidade Anual

Unidade de medida Frmula

Taxa A / B x 100 por ano Doentes/ ano a definir ao fim de um ano de aplicao da norma No aplicvel

ACES/ ARS

Output
Dia 25 do ms n+1 ARS

Valor de Referncia Meta

Critrios de incluso

Numerador: - Denominador; - Ter novo diagnstico sinalizado de diabetes tipo 2, no perodo em anlise; Denominador: - Ter inscrio no ACES no perodo em anlise.

Observaes Factor crtico


O diagnstico de diabetes registado no processo clnico.

Variveis
A - Numerador

Definio
Nmero de inscritos com primeiro diagnstico de diabetes tipo 2

Fonte Informao/ SI
SI USF/UCSP

Unidade de medida
N de Inscritos

B - Denominador

Nmero de inscritos

SI USF/UCSP

N de Inscritos

13

You might also like