Trixbox ± Um PABX IP gratuito em apenas 20 minutos

Construa um PABX IP poderoso e com diversos recursos em apenas 20 minutos e configure-o através de uma interface Web, de acordo com a sua necessidade, tudo isso sem gastar nada.

O que é Trixbox?
Trixbox é uma distribuição que facilita a instalação e a configuração do Asterisk. Você instala este produto em apenas 20 minutos, incluindo o Linux, o Asterisk e todas as bibliotecas necessárias, além de uma interface Web para configurar, gerenciar e administrar o Servidor Asterisk. O projeto anteriormente era conhecido como Asterisk@Home e após a aquisição do produto pela Fonality, passou a se chamar Trixbox.
Depois de instalado, você terá um PABX IP totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com as suas necessidades. É uma excelente opção para quem deseja implementar uma solução VoIP de maneira muito simples e com custo baixíssimo, mas com grandes funcionalidades.

Componentes necessários para a utilização do Trixbox: 
   
Um servidor com o Trixbox instalado; Os ramais (softfones ou equipamentos VoIP); Uma conta VoIP para ligar para qualquer telefone fixo ou celular (opcional); Portas FXS, FXO ou E1 para interligar-se com a telefonia fixa/celular ou com um PABX analógico (opcional); Um acesso a Internet de boa qualidade (banda larga ou link dedicado) para as ligações VoIP.

Requisitos de hardware mínimos e recomendados
Para testes pode até ser um Pentium III 500 MHz com 128Mb de RAM, com um mínimo de 5Gb de HD. Se for utilizar o Trixbox numa empresa pequena, o ideal seria de pelo menos um Pentium IV com 512Mb de RAM, com um mínimo de 40Gb de HD. A velocidade do processador e a quantidade de memória necessária varia muito em função da quantidade de ligações simultâneas, do tipo de protocolo e codec utilizado, se haverá conversões entre protocolos e codecs, se existe algum hardware de telefonia instalado, além da quantidade de serviços configurados (gerenciamento de filas, URAs, gravação das ligações, etc.). Para uso profissional recomenda-se adquirir um hardware com um bom processador e pelo menos 1Gb de RAM e ir monitorando o consumo da CPU e memória. É possível configurar para que 2 ou mais servidores Asterisk trabalhem em paralelo, como se fossem um único servidor.

Procedimento para a instalação do Trixbox
y Fazer o download da última versão do arquivo .ISO do site http://www.trixbox.org/downloads; Gravar um CD a partir do arquivo .ISO baixado (gravar como imagem ISO e não como dados); Configurar a BIOS para dar o boot a partir do CD-ROM; Inserir o CD gravado no CD-ROM e reiniciar o computador. 

 

Cuidado: Pressionando ENTER na tela inicial do Trixbox irá apagar toda a informação contida no disco rígido.

Figura 1: Tela inicial da instalação do Trixbox. Depois de alguns minutos após pressionar o ENTER inicial, você precisará selecionar o tipo de teclado e o fuso horário, além de digitar a senha do root do sistema. Em seguida o seu HD será formatado e diversos arquivos serão instalados. Ao todo o sistema irá reiniciar 3 vezes, sendo que no primeiro reboot você deve retirar o CD do Trixbox do CD-ROM. O tempo de instalação varia de acordo com a velocidade do computador. Em média demora em torno de 15 a 20 minutos. Após todo este processo, efetue o login no Trixbox com a conta root e a senha que você criou durante a instalação.
Foi utilizado para esta demonstração um Pentium IV com 512Mb de memória e uma placa TDM400P, com 1 porta FXO e 1 porta FXS, além de um Telefone IP da Grandstream, e um softfone X-Lite. Também foi utilizado uma conta VoIP do provedor LigVoIP para realizar ligações através da Internet.

Os seguintes produtos são instalados: 
        
CentOS - o Sistema Operacional Linux; Asterisk - o PABX IP de código livre; freePBX - interface Web para configurar o Asterisk; SugarCRM - para gerenciamento de contatos e clientes; A2Billing - sistema de tarifação; Flash Operator Panel (FOP) - painel de gerenciamento das ligações; Web Meet Me Control - para gerenciar as conferências; Asterisk-Stat - que gera os relatórios das ligações efetuadas (CDR); mySQL, Apache, PHP e outras bibliotecas; diversas ferramentas de administração do servidor.

Configurando o endereço IP do Trixbox
Com um servidor DHCP na rede, o Trixbox irá automaticamente receber um IP e o mesmo será mostrado assim que logar no sistema.

Entretanto, o ideal é sempre utilizar com um endereço IP estático e de preferência com um endereço IP público (válido na Internet), principalmente se alguns ramais forem logar no Trixbox através da Internet, utilizando o protocolo SIP.

Para mudar o endereço IP, digite o seguinte comando e siga as instruções:

netconfig Reinicie o servidor ou apenas a interface ethernet para assumir os parâmetros configurados.

reboot (para reiniciar o servidor) ou /etc/init.d/network restart (para reiniciar a interface Ethernet)

Modificando as senhas padrões do Trixbox
Por questões de segurança, o ideal é mudar todas as senhas padrões do Trixbox, principalmente se o servidor for utilizar um endereço IP válido na Internet.

Digite help-trixbox no prompt do Linux que será mostrado todos os comandos necessários para modificar todas as senhas do Trixbox.

Utilizando o freePBX para configurar o Trixbox
FreePBX é uma interface gráfica para configurar o Asterisk. Esta interface facilita muito para configurar diversos recursos do PABX IP, evitando que a pessoa conheça os arquivos e os procedimentos de configuração do Asterisk.

Os principais recursos do FreePBX são: Extensions - manutenção dos ramais e correio de voz Trunks - configuração de troncos para conectar-se com outros sistemas Outbound Routes - gerencia quais troncos devem ser utilizados para realizar chamadas Inbound Routes - especifica o destino das chamadas recebidas pelos troncos DID Routes - especifica o destino de chamadas identificadas (DID) Digital Receptionist - definição da URA (Unidade de Resposta Audível) Queues - gerenciamento de filas para atendimento On Hold Music - configuração da música de espera System Recordings - para gravação das mensagens do sistema Backup and Restore - para realizar backup e restauração General Settings - configuração dos parâmetros gerais do sistema. Para abrir a interface gráfica do Trixbox, digite o endereço IP num navegador Web.

Clique no item [ switch ] no User mode, no canto superior direito para logar no sistema.

Figura 2: para logar no Trixbox A conta padrão é maint e a senha é password.

Figura 3: Tela de administração do Trixbox Habilitando os módulos no freePBX O freePBX vem apenas com os principais módulos habilitados. y Após todos os módulos selecionados e habilitados.Voicemail . Isso é obrigatório. Para obter outros recursos. clique no menu Tools e do lado esquerdo selecione o item Module Admin. No nosso exemplo. siga o procedimento abaixo para habilitar alguns módulos: y No menu principal do Trixbox. Figura 4: Clique sempre nesta barra vermelha para atualizar o Asterisk O ideal é apenas habilitar os módulos necessários para não sobrecarregar o sistema. clique no botão Process. senão o sistema pode não apresentar o resultado esperado. clique na faixa vermelha Apply Configuration Changes para que o Asterisk carregue as mudanças realizadas no sistema. clique no menu Asterisk e selecione o item freePBX. y Na tela de administração do freePBX. Após isso. mas para questão de estudo você pode habilitar todos eles. foi habilitado apenas o seguinte módulo: . y Selecione os módulos e mude a opção para Enable. y Clique em Confirm para confirmar o processo.

que são os mais utilizados. Existem diversos parâmetros.Configurando um ramal (Extensão) Para configurar ramais. . Selecione Generic SIP Device e clique em ³Submit´. clique no menu Setup Extensions do freePBX.com (email para receber a mensagem de voz) Email attachment: yes (para anexar a mensagem de voz no email) Clique em ³Submit´ para criar o ramal e então clique na barra vermelha para atualizar o Asterisk. mude o Status para enable. para habilitar o correio de voz Voicemail password: 12345 (senha do correio de voz) Email address: antonio@gmail. Iremos criar todos os ramais com o protocolo SIP. mas preencha somente estes: User Extension: 2000 (número do ramal) Display Name: Antonio (usuário do ramal) Secret: 12345 (senha do ramal) Em Voicemail.

300-399. Configurando o Softfone X-Lite Baixe o X-Lite do site http://www.168.No nosso exemplo. 666.com e instale-o. que é o código para entrar no correio de voz do Trixbox ou simplesmente disque para um outro ramal configurado.: Se o ramal que você está configurando irá se conectar pela Internet. são elas: 200.66 (endereço IP do Trixbox) Conta: 2000 (o número do ramal criado) Senha: 12345 (a senha criada para o ramal) Faça um teste discando do X-Lite a opção *98. foram criados os seguintes ramais: 2000 Antonio Softfone X-Lite 2100 Pedro Telefone IP BudgeTone 101 Grandstream 2200 Mario Porta FXS de uma placa Digium TDM400P 2300 Carlos Sipura 2002 No Trixbox existem muitas faixas reservadas e não devem ser utilizadas para ramais. 70-79. configure NAT=yes senão o ramal não conseguirá registrar-se no Asterisk. 700-799 e 7777 Obs.1.counterpath. Acesse o menu de configurações e preencha os seguintes campos com: Proxy: 192. .

para identificar o tronco Preencha em PEER Details     type=peer allow=alaw&ulaw&gsm canreinvite=no disallow=all host=sip.Configurando troncos para chamadas de saída e entrada Troncos são necessários para comunicar-se com outros sistemas. para cadastrarmos um Provedor VoIP SIP. No freePBX.ligvoip. em Trunk Name digite LigVoIP. através de um Provedor VoIP ou através de uma linha telefônica ou de um PABX analógico.br insecure=very context=from-trunk username=ligvoip_3351 (conta do Provedor VoIP) secret=sato (senha do Provedor VoIP) Register String: ligvoip_3351:sato@LigVoIP/3351 .com. clique em Trunks e depois em Add SIP Trunk. digite a identificação da conta Em Outgoing Settings. para podermos realizar ligações VoIP Em Outbound Caller ID.

criado anteriormente. é necessário criar regras para especificar por qual tronco a chamada deve sair. .é o nome do tronco criado logo acima 3351 . Trunk Sequence . No freePBX:  Escolha a opção Setup ²> Outbound Routes  Entre com as seguintes informações: Route Name: LigVoIP (nome da rota de saída) Dial Patterns= 7|. Obs.Selecione SIP/LigVoIP (a rota que foi criada no passo anterior)  Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha. Quando tiver mais de um tronco.é o número onde será encaminhado uma ligação recebida O string de registro é necessário para registrar-se ao provedor VoIP para receber ligações. Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha. Configurando Rota de Saida É necessário criar rotas de saída para que as ligações telefônicas saiam por algum tronco específico.Onde: ligvoip_3351 .senha do Provedor VoIP LigVoIP .: Os dados da conta VoIP e dos parâmetros do servidor VoIP devem ser fornecidos pelo Provedor VoIP contratado.é a conta do Provedor VoIP sato .

o Trixbox irá utilizar o provedor VoIP LigVoIP como rota de saída. mas somente o número desejado será enviado ao provedor LigVoIP (suprimindo o dígito 7). toda vez que digitar 7 + o número desejado. Assim. No freePBX:  Escolha a opção Setup Inbound Routes Add Incoming Route  Em DID Number digite 3351 (que é o número colocado no Register String)  Em Set Destination Core: escolha o ramal que deve atender a ligação recebida  Clique em Submit e então Clique na Linha vermelha para aplicar as alterações. do Pedro. Explicação de Dial Pattern: são como filtros para comparar números discados. mas apenas 1 caracter . os seguintes patterns podem ser utilizados: X ± qualquer dígito entre 0 e 9 Z ± qualquer dígito entre 1 e 9 N ± qualquer dígito entre 2 e 9 [diversos] ± qualquer caracter entre os colchetes. (ponto) ± significa 1 ou mais caracteres | (pipe) ± tudo o que estiver a esquerda do | (pipe) não será enviado ao tronco Configurando chamadas de entrada Agora é necessário criar rotas de entrada para que as ligações recebidas para esta conta do LigVoIP (ligvoip_3351) seja atendida por alguém.Neste caso. toda ligação recebida da conta ligvoip_3351 será atendida pelo ramal 2100. . Para o Asterisk.

Ao final. ou seja. A porta FXS vai ser utilizada para configurar um ramal (2200) e a porta FXO vai ser ligada a um ramal de um PABX Intelbras. basta digitar no shell do Linux o seguinte comando: genzaptelconf Este comando irá parar o Asterisk e configurar todos os arquivos necessários para a placa Digium (zaptel. para fazer a interligação com a telefonia convencional. Você pode digitar o comando ztcfg ±vv para verificar as portas reconhecidas pelo Asterisk. ele põe o Asterisk novamente no ar e mostra o status da placa Digium configurada.conf). Para configurar esta placa Digium. a porta 01 desta placa é uma porta FSX e deve ser ligada a um telefone e a porta 04 é uma porta FXO e deve ser ligada a uma linha telefônica ou a um ramal de uma central PABX analógico. Lembre-se que a sinalização mostrada indica sempre o tipo de porta que deve ser conectada e não o tipo de porta. zapata.conf e zapata-auto.Configuração da placa Digium No nosso exemplo o servidor está com uma placa da Digium TDM400P com 1 porta FXS e 1 porta FXO.conf. .

Configuração da placa Digium no freePBX Agora precisamos criar o tronco para podermos utilizar a porta FXO.conf. clique em Trunks Add ZAP Trunk e preencha conforme a figura. . o Asterisk sempre procura a porta livre para originarmos a ligação. No freePBX.Foi conectada um telefone na porta 01 e um ramal de uma central Intelbras na porta 04. A grande vantagem de trabalharmos com grupo é que quando utilizarmos diversas portas FXO. Foi utilizado o nome g0 porque este é o nome do grupo atribuído a esta porta FXO no arquivo zapata-auto.

Configurando Rota de Saída pela placa Digium No freePBX:  Escolha a opção Setup Outbound Routes e preencha conforme a figura. Por exemplo. se eu digitar 0219. . toda vez que digitar 0 + o número desejado. o número de portas FXO determina o número de ligações simultâneas desta interligação. para ter maiores opções de discagem. que são 30 canais. basta criar um ramal em Extensions e selecionar o Device como Generic ZAP Device. Para receber uma ligação de um ramal da Intelbras. Preencha os dados do ramal e na opção channel. digite 1 que é a porta FXS da placa Digium TDM400P. Para a porta FXS. Neste caso. que é a porta FXO da placa Digium e o ramal VoIP irá falar com um ramal da central Intelbras (suprimindo o dígito 0). Resumo do plano de discagem (dialplan) configurado: O plano de discagem ficou da seguinte forma: 2000 a 2300 ± disca para um dos ramais do sistema 0 + o número desejado ± utiliza a porta FXO para comunicar-se com o PABX Intelbras 7 + o número desejado ± realiza uma ligação VoIP utilizando o provedor LigVoIP Basta adicionar outros troncos e rotas de entrada/saída. É dessa forma que se faz a interligação com as centrais telefônicas. o Trixbox irá utilizar o ZAP/g0. basta criar uma rota de entrada (Inbound Routes) para o canal Zaptel g0. isto significa que o Asterisk vai utilizar a porta FXO da placa Digium e irá discar para o ramal 219 da central Intelbras. É possível também interligar com a central PABX através de portas E1.

Flash Operator Panel (FOP) FOP é uma aplicação desenvolvida em Flash que mostra informações em tempo real para gerenciar o Asterisk. O ramal 2300 aparece fosco porque não está logado no sistema. por período e possui relatórios diários. basta clicar em Reports no freePBX. A figura acima mostra que o ramal 2100 está utilizando a porta FXO (porta 4) da placa TDM400 para realizar uma ligação. Relatórios das ligações realizadas Para acessar esses relatórios. . além de alguns comparativos. O Trixbox registra todas as ligações realizadas e é possível filtrar por origem. mensais. destino. clique em Panel na tela principal do freePBX. ou seja. ele está conversando com um ramal ou está utilizando o tronco de saída da Intelbras. Para acessar esta página.Abaixo estão alguns dos outros recursos que vem com o Trixbox.

basta clicar na opção Recordings.Acessando o Correio de Voz Para acessar o correio de voz pelo ramal. basta digitar: *98 e fornecer o número da caixa postal e depois a senha. . Pela Web. na tela do freePBX.

através do Trixbox é possível configurar URAs (Unidade de Resposta Audível).htm O autor Alberto Sato é Diretor Técnico da Innovus. Artigo publicado na Revista Linux Magazine de outubro/2007. Além dos recursos mostrados. filas de espera.blogspot. http://dicasasterisk.co m. roteamento das ligações em função de data/hora e muitos outros recursos interessantes.A figura acima mostra uma mensagem recebida pelo ramal 2100.trixbox. conferências.sureteq.2.br ehttp://dicasvoip. There are currently 100 responses to ³Trixbox´ .com/asterisk/trixboxv2.asteriskonline. empresa especializada em soluções de VoIP e Asterisk.org/ http://www.voipcenter. Maiores informações: http://www.com.com.br. Idealizador dos Portais VoIPCenter e Asterisk on Line e possui os blogs: http://albertosato.

Alberto Sato said: Walter ligvoip_3351 é a conta VoIP que o Provedor VoIP vai te passar e não o servidor SIP. walter said: Por favor me explique: Onde: ligvoip_3351 .. sato é a senha da conta VoIP fornecida pelo Provedor VoIP. gostaria de saber o seguinte.INSIRO A SENHA DE MINHA CONTA VOIP? LigVoIP .INSIRO O SIP DO MEU PROVEDOR? sato . ai gostaria de saber o que eu preciso com relação a HardWaree Software« Todo esse procedimetno é possivel de ser feito por uma pessoa q conhece muito pouco o tribox? aguardo sua resposta e até o momento obrigado 3. O que é QUEUS? Posso conectar um spa 3102 como fxo? O dial do meu provedor é 55+ddd+numero.. 2 On Dezembro 19th.ESTE É O QUE EU REALMENTE N ENTEDI. 1.Como discaria nos moldes q vc explicou? obrigado walter 2. WATILEY said: boa Tarde. so come on. 2007. .Why not let us know what you think by adding your own comment! Your opinion is as valid as anyone elses. 2007. 1 On Dezembro 18th. sendo q cada chamada iria ser direcionada para o pc de cada pessoa. 2007. aqui temos duas linhas a 0154 e a 0155 e gostaria de implantar uma central telefonica. trabalho em uma empresa. 3 On Dezembro 20th.ESTE OK 3351 . parabens pelo otimo tuto. let us know what you think.

4 On Dezembro 20th. pois cada sipura 3102 possui 1 porta FXO e 1 porta FXS. Para você discar o número 55+ddd+número. por exemplo. vc vai precisar de um PC com o Trixbox instalado (poderia ser outra distribuição do Asterisk também) e uma placa com 2 portas FXO. . basta você colocar o 7 na frente do número. com o dígito 6 na frente. O Asterisk é bem flexível e é possível fazer quase tudo com ele. por exemplo. Isso facilita muito o usuário. Então digitando 7 + número desejado sairia pela LigVoIP e 6 + número sairia pelo provedor que vc comentou. Você poderia criar uma outra rota. Neste caso vc vai precisar de 2 equipamentos. eu poderia fazer com que o Asterisk sempre adicionasse o 55 nas ligações para o Brasil. Alberto Sato said: Watiley Vamos ver se eu entendi o que vc quer fazer. porque ele tem uma porta de cada). Espero que tenha tirado suas dúvidas. 1 para cada linha (esta placa pode ser da Digium ou Digivoice). abraços Alberto Sato 4. você pode conectar um sipura 3102 como FXO (e também FXS. 2007. sem precisar utilizar a placa da Digium. qualquer coisa é só entrar em contato. por exemplo. nos moldes que eu expliquei. Por exemplo. Acredito que você quer interligar essas 2 linhas com o Asterisk e fazer com que cada linha toque num determinado local.Sim. Você também pode utilizar equipamentos externos com portas FXO. pois ele vai precisar digitar apenas o DDD+número e o Asterisk adiciona o 55 automaticamente. usando o seu provedor que tem que discar 55+ddd+número. Então ficaria 7+55+ddd+número. Para fazer isso. o sipura 3102.

8. On Fevereiro 25th. 2007. On Fevereiro 22nd. 8 9 On Fevereiro 25th. 7. 2008. Isso não é nada tão complicado assim de fazer..ela faz ligações normal. 6 7 On Dezembro 29th. celso said: Estou com uma central siemens interligada a um Trixbox. 2008. após a instalação do TixBox não me dá acesso no modo gráfico. Ja fiz toda a configuração o que pode ser? 9. desde já agradeço. O que é QUEUS? Não querendo abusar sendo que meu provedor disca 55+ddd+ numero como vc faria o dialplan no spa33102? obrigado walter 6. Marcos said: Boa Noite. quem sabe posso te dar uma mão. Mesmo quando vou em netconfig e configuro e reenicio aparece a seguinte mensagemm . 5 On Dezembro 20th. como faço para asseçar o modulo a2billing. Marcos said: Deculpe deixe eu dizer completamente. 2008. Se precisar de alguma ajuda.ESTE É O QUE EU REALMENTE N ENTEDI. 2007. Ricardo said: Boa tarde. obrigado.mas não esta recebendo ligações. se puder me ajudar.Depois é só configurar o Trixbox para distribuir corretamente cada ligação. walter said: e este tal: 3351 . Abraços Alberto Sato 5.

Sato 11. Obrigado. por isso que está aparecendo a mensagem ³eth0: Not installed´. 11 On Marco 11th. 12. 14 On Marco 18th. Gustavo said: Parabens cara pelo tutorial. 10 Marcos On Marco 3rd. 2008. 2008.Se puder . não faço a menor idéia de como faze-lo no linux. 2008. sem querer cai aqui e me interessei pelo assunto. Marcello said: Ops! Vi sua resposta agora sobre o ³eth0: Not installed´ e isso acontece comigo. Vlw pela iniciativa de criar o tutorial ajudando as pessoas. On Marco 11th. gostaria de saber mesmo sobre as operadoras 13. parece que o Linux não reconheceu a sua placa de rede. Tente achar o driver correto ou instale uma outra placa de rede. 2008. Gustavo said: Ah você saberia me dizer quais são as principais Operadoras Voip que vendem pacotes ilimitados? pois pesquisei e só achei revendedores.. mas acesso normalmente o servidor. Vc disse que tenho que buscar o drive.For access to trixbox web GUI use this Url eth0:NOt Installed. Alberto Sato said: Pela mensagem que apareceu no netconfig. 13 Parabens On Marco 18th. Marcello said: Show de bola seu tutorial! 14. COmo posso resolver se ja fui no netconfig 10. vou fazer um teste seguindo seu tutorial e logo posto meus comentários sobre o programa. 12 oficiais. ai o bicho pega«. 2008.

senão a ligação nem acontece. Alguma chance de conseguir dar acesso externo so servidor via dns dinamico? Abraços 15. 15 Marcello On Marco 18th. Lucas said: Boa Tarde. principalmente se o link tem perdas de dados. parabéns Alberto pelo tutorial muito bem explicado. 16 On Abril 1st. Se você consegue acessar o servidor normalmente. é porque deu algum problema de configuração desta placa de rede. talvez você tenha uma outra placa de rede no servidor. Gostaria de integrar um ATA Linksys WRTP54G com 2 portas FXS com a central PABX. como o ATA deve . 2008.. Alberto Sato said: Se você recebe a mensagem ³eth0: Not installed´. Minha dúvida é a seguinte: Tenho o FreePBX com softphones utilizando o vono para ligações saintes. Isto é possível? Se for possível. pois você vai precisar fazer reencaminhamento de portas. pois o VoIP nunca retransmite o pacote e acaba gerando o picotamento da ligação. Infelizmente provedor de rádio não é um link muito bom pra VoIP. Digite ifconfig e você verá todas as configurações das placas de redes de seu servidor. 2008. para permitir aos ramais analógicos também poder utilizar o vono para realizar chamadas e também poder ligar dos ramais analógicos para os softphones. ou seja. te agradeço. 16. o provedor de rádio também terá que liberar estas portas. Como uma ligação SIP abre 3 portas para cada ligação. eles colocaram um roteador no prédio que tem ip fixo que distribui os acessos por ip estático mascarado. Outra dúvida: meu provedor é rádio. Muitos provedores de rádio utilizam apenas IPs privados na sua rede e isso dificulta muito para quem quer registrar-se no seu Trixbox.ajudar.

pois FXO só recebe sinalização e o ramal de um PABX envia sinalização. muito bom mesmo. Se você quiser ligar algum equipamento VoIP num ramal de um PABX. 17 Lucas On Abril 1st. Funcionou legal aqui« Coloquei a FXS na posição de tronco. 19 On Abril 3rd. mas estou com uma dúvida. pois Tronco apenas recebe sinalização.estar conectado a central PABX? na posição de tronco ou de ramal? 17. alimentação) e deve ser ligado sempre ao Tronco de um PABX. Alberto Sato said: Toda porta FXS fornece sinalização (tensão. 2008. On Abril 2nd. tenho um Taitell TT422 de duas portas FXO. Agora estou colocando uma FXO na posição de ramal permitir aos softphones conversar com os ramais analógicos. 2008. Resumindo: FXS ²> Tronco de um PABX FXO ²> Ramal de um PABX Sato 18. Lucas said: Obrigado Sato. Abraçox . Obrigado 19. quero configurar esse pbx-ip pra usar na empresa. 18 Alberto. 2008. você deve utilizar um equipamento com porta FXO. como faço para ligar esse equipamento com o Asterisk. Everton Lacerda said: Parabéns pelo seu tutorial.

tronco add rota de entrada e saída mas nao está funcionado. Parabéns! Quais são as portas utilizadas. segui seu exemplo e nada de funcionar. nao faço ideia de como fazer funcinar«é possivel vc me dar um help? 23. Abraços Sato 21. parabéns Sato pelo tutorial. 2008.20.instalei o Trixbox e está funcionado perfeito add um ATA está legal. On Abril 11th. On Abril 3rd. 21 Alberto. a porta FXO vai atender e se estiver conectada uma linha da operadora telefônica na porta FXO. 2008. Seu post está sendo muito útil. 23 24 On Abril 10th. Isac said: Boa tarde. Everton Lacerda said: Mas para receber ligação é o mesmo procedimento? 22. 20 Everton On Abril 3rd. Quando algum ramal do Asterisk ligar para uma conta configurada no equipamento VoIP. Alberto Sato said: . comprei uma placa X100P(C) FXO e tenho um pabx intelbras. Alberto Sato said: Basta você criar 2 ramais no Asterisk e configurar estas 2 contas no seu equipamento VoIP. além da 5060? 24. Andréia said: Boa Tarde. 2008. 22 On Abril 10th. 2008. 2008. a pessoa que ligou para este ramal vai ouvir o TOM da linha e poderá realizar uma ligação telefônica.criei ramal.

Faça esses procedimentos e depois relate os resultados. somente pelo que está escrito. complicando o reconhecimento das sinalizações pelas portas FXO. pois porta FXO jamais pode atender.Everton Sim. Você ligou o ramal da Intelbras na porta FXO? Experimente ligar uma linha que vem da operadora telefônica na FXO. Alberto Sato said: É complicado analisar a situação. Sato 25. 2008. ou uma porta FXS de uma ATA. o equipamento vai atender e neste equipamento você tem que programar para a ligação ser encaminhada para algum outro ramal. 2008. A linha telefônica e a porta FXS de um ATA mandam sinalizações padrões e é bem mais fácil da porta FXO reconhecer. 26 Isac On Abril 11th. . Se você receber uma ligação que vem da linha telefônica que está conectado na porta FXO. 25 Andréia On Abril 11th. Muitas centrais PABX tem o tom modificado. a ligação é atendida numa porta FXS ou num outro ramal criado no Asterisk. Alberto Sato said: A porta 5060 é a porta padrão da sinalização SIP. o restante deveria ter funcionado. se for possível. é o mesmo. Abraços Sato 26. Você deu o comando ztcfg -vv para ver se o Asterisk reconheceu a porta FXO? Se sim. Com este encaminhamento.

2008. . Sato 27. Diego da Hora said: Instalei a última versão do Trixbox e já tenho quase tudo funcionando.com. 2008. As portas de entrada são definidas em cada equipamento ou softfone.conf do Asterisk e já vem configurado na faixa de 10000 a 20000. 29 Olá! On Abril 16th. Porém.terra. É necessário instalar separadamente? Será que a versão que você instalou é diferente da minha (utilizei a 2. 2008.07) Valeu.br 29. Essas são as portas de saída do Asterisk. se tenho que editar uma linha de comando ou atualizar driver? 28.As outras 2 portas de cada ligação (RTP e RTCP) são definidas no arquivo rtp. 27 On Abril 11th. 28 On Abril 12th. Andréia said: Boa tarde Sato! Dei o camando ztcfg -vv e ai vem o problema pois da command not found«nem sei por onde começar. não consigo encontrar aonde acesso o a2billing system.6. Laércio Augsuto said: Boa tarde« quando tento fazer uma ligação pelo voip no servidor fica listado a seguinte mensagem ³Outbound recording not enabled´ e o sistema não faz a chamada« o que fazer??? Ps o servidor está logando normal com o terravoip.

30.org F [«] Tutorial Trixbox em portugu s Para os iniciantes esse timo tutorial do Trixbox. > > ztcfg -vv > > Zaptel Version: > Echo Canceller: > Configuration > ====================== > > > Channel map: > > Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 01) > > 1 channels to configure. Espero ter ajudado. . Ricardo said: Boa tarde Sato!!! EStou com um problema na isntalação da placa X100P está aparecendo quando do comando lspci Motorola«e no trixbox em informacoes tbm aparece. Tutorial Trixbox em portugu s runs said: Under-Linux. 32 Olá On Abril 30th. 2008. Trixbox Dicas de Asterisk [«] 32. 30 On Abril 25th. 31 um On Abril 28th. 2008. Diogo said: Estou com um problema durante a instalação. só que estou com esse problema de 1 channels to configure já tentei de td mas¶não faço ideia de como configurar esse canal estou cm o trixbox v 2.6«. Cara serei muito grato se me ajudar Valeuuu!!! 31. 2008.

35. falta somente chamadas externas. redial. 2008. On Maio 6th. On Maio 5th. recebo a mensagem de que Outbound recording not enable. Para acessar a tela de configuração. 35 36 On Maio 5th. 34 Oi Sato. 33 Diogo On Maio 1st. Uso Vono como SIP. Silvio Rodrigues said: Parabéns pelo tutorial e dicas.q. ja fiz quase tudo funcionar. Abraços Alberto Sato 34.Eu instalo o Trixbox e ao fazer o login ele nao roda a parte gráfica e fica com uma tela para digitar comandos em linux. espera musical. captura de uma chamada a um ramal(extensão)ou de um grupo e transferência de uma chamada a uma extensão q. Desde ja agradeço. 2008. Instalei o Trixbox 2. basta abrir um browser num outro micro e digitar o IP configurado no Trixbox. 36. Obrigado. Quando tento fazer chamadas externas. não queria ter que deixar outra maquina dedicada«. abraços!! . Alberto Sato said: Na distribuição Trixbox não tem interface gráfica do Linux. 2008.. plase dail again later. É necessario algum comando para ativar a parte grafica? vlw 33. 2008. Aline Kelly said: é possivel instalar o TriBox dentro de uma maquina virtual? pois como já tenho um servidor windows 2000 parado.2 e gostaria de saber como executo as facilidades de conferência. Karluf said: Meus caros.

a minha PAT (projecto de aptidão tecnológica) consiste na instalação e configuração de um PABX com o trixbox. Sou estudante de um curso tecnológico dde informática e. Estou usando as seguintes configurações para o VoipBuster: Trunk Name: VoipBuster allow=alaw&ulaw&gsm context=from=pstn disallow=all dtmfmode=inband fromdomain=sip1. 2008. 2008. 37 On Maio 9th. Alberto.com fromuser=conta do Provedor VoIP host=sip1.voipbuster. Podes me ajudar indicando as configurações ?? 38.37. contudo não consigo fazer sair minhas chamadas. parabens. 38 On Maio 10th. a instalação e a configuração dos ramais internos consegui sem problemas. Francisco said: Olá.com insecure=very nat=yes qualify=yes secret=senha do Provedor VoIP srvlookup=yes type=friend username=conta do Provedor VoIP . Este toturial mais explicito não podia ser. mas não envia video. Carlos Abelaira said: Prezado sato !!! Não consigo configurar o uso de chamadas de video no x-lite com o TrixBox. Seguindo seu toturial. A chamada funciona.voipbuster.

2008. Francisco. 39. os 9 nºs que aqui são utilizados. trunk sequence: sip/voipbuster.198/conta do Provedor VoIP Outbound routes route name: VoipBuster dial patterns: quais devo usar? Estou em portugal e devo usar 00351xxxxxxxxx Onde 00 é o indicativo internacional e 351 é o indicativo do país e os xxxxxxxxx. mas é só para dizer que em register string exprimentei com o IP do provedor. 39 On Maio 10th.0. 2008. 40. Se me puder ajudar nesta questão agradecia imenso. 40 On Maio 14th.register string: conta do Provedor VoIP:senha do Provedor VoIP@194. Estou usando o X Lite como sip fone.voipbuster. Será que alguém me poderá ajudar na configuração do trixbox? . Francisco said: Amigo Sato Perdoe o novo post. Antecipadamente muito obrigado. Francisco said: Olá amigos.com/conta do Provedor VoIP Mais uma vez um Obrigadão. contudo uso assim: register string: conta do Provedor VoIP:senha do Provedor VoIP@sip1.120.

43 On Maio 19th. Cristiano 43. Eu segui sua configuração mas estou com um pequeno problema que está ocorrendo. 42 On Maio 18th. 2008. quando alguém liga para minha empresa. 2008. 44. vou ter uma linha brasil telecom. Jackson said: Amigo Sato.O pretendido é que todas as chamadas saiam através do voipbuster. To querendo me aprofundar em voip e asterisk. Se alguém puder ajudar nestas configurações ficar-lhe-ei muito grato. chama duas vezes e se ninguém atender por motivos de estar ocupado a ligação é perdida. 41 On Maio 18th. 41. e se caso for interurbana ou internacional utilizar o voip. Qual seria a melhor forma te fazer isso ? E também criar ramais locais dentro da empresa. 2008. Alberto Sato said: . Obrigado pela atenção. Cristiano said: Olá Sato. quando o pessoal for ligar localmente. Como os cursos são caros. e vou ter uma plano do falevono da gvt. 2008. tudo bem ? To pensando em fazer um servidor asterisk. 44 Aline Kelly On Maio 19th. vou estudar lendo mesmo. tem como aumentar esse número de vezes que chama ou isso é padrão e não tem como alterar. Cristiano said: Outra coisa. att. Gostaria de criar rotas. eu queria fazer toda empresa usar ramais softfones. parabéns pelo belo tutorial lançado na web. 42. Um abraço. utilizar brasil telecom.

Se você quiser criar uma rota para ligação local. 2008. por isso recomenda-se sempre ter um hardware exclusivo apenas para o Asterisk. você pode usar o Dial Patterns 0XXXXXXXXXX. qualquer número que a pessoa discar com 8 dígitos. mas o grande problema disso é o desempenho. para sair pela LigVoIP. um para cada tipo de ligação (dialplan).É possível sim colocar o Trixbox numa máquina virtual. Sato 45. No Trixbox esse parâmetro vem configurado como 15 segundos. Para ligação DDD. Se você quiser aumentar esse tempo. 46 Jackson On Maio 19th. Pelo fato do Asterisk consumir muito recurso em grandes quantidades de ligações. 45 Cristiano On Maio 19th. Lembre-se que você precisa primeiro criar um tronco e depois uma ou diversas rotas saindo pelo tronco criado. vai sair por esta rota. No exemplo foi criado a rota com Dial Patterns 7|. Alberto Sato said: Você tem que criar diversos troncos e rotas de saída. Alberto Sato said: No comando Dial existe um parâmetro que você configura o tempo que irá tocar no telefone destino (Ring). 2008. é só ir no menu . ou seja. vai sair por esta rota. ou seja. se a pessoa discar por exemplo 02133451023. você pode utilizar o Dial Patterns XXXXXXXX. Sato 46. pode acontecer a perda da qualidade das ligações em funcão do desempenho.

e outra placa de rede que é saida de link ligado no meu ap na torre. certo. gostaria de saber seguinte: preciso montar um servidor voip para eu poder fornecer. 47 On Maio 21st. com a operadora para fazer chamadas da betamax nome é voipraider e voipbusterpro. trixbox. utilizo o mikrotik com capacidade em até fazer loadbance até 6 links por ter 7 placas de rede instaladas 1 on board 6 off board.Configurações Gerais (General Settings) do FreePBX e mudar este valor. . Sato 47. utilizo uma palca de rede para a porta de entrada de link. onde eu moro proximo meu provedor. gostaria de saber como é que faço por exemplo: tenho uma rede provedor via radio wireless em meu bairro santo andré estado são paulo. que seria porta wan do meu servidor. e para receber chamadas eu utilizo did virtual direto da empresa transit. caracteristicas que preciso para atender minhas necessidades. é fornecer um canal voip para cada cliente no ata para eu poder separa banda internet do voip. um condominio de predios onde forneço para meus vizinhos em casa to fazendo testes a um mês de uma linha voip pelo meu sistema que funciona perfeitamente. mesma fornece voip-in da uol e skype-in da skype.link da virtua de 4mega de download e 500kbps de upload. 2008. configurado no meu ata siemens 3610. meu sinal para outros radio espalhados esta funcionando muito bem com ping ben estavel 2ms sem ocilações muito estavel minha rede wireless. onde irei utiliza voip raider e voipbusterpro para realizar chamadas em geral e para meus clientes receber utilizarei did da transit . onde eles me fornecerão prefixos virtuais para min. e os versoes br disc-os e meucci. Helcio said: Boa tarde !! Muito boa dicas colocadas no blog e tambem novidades tambem para ficar atualizado no mercado de voip. qual versão ou distro que vc recomenda para min? tem varios citando alguns asterisk now.

190. 2008. e adicionei repositorios no sources. 193. pra baixar o freePBX.e ainda alem disto utilizarei um linha comun para por exemplo poder realizar chamadas para prefixos 0800. instalei o asterisk via apt-get no debian.zip baixado da trixbox. Diego said: Pow galera quando instalo o trixbox no segundo boot ele nao entra nao conseque se conectar com o localhost e ai da um monte de erro e o trixbox nao inicia o q sera isso alguem me ajuda urgente!!!!!!!!!!!!!!! 49. 48 On Maio 21st. 49 On Maio 23rd. 50 On Maio 24th. 2008. Você tem como me ajudar? 50. Têm algum problema em utilizar FreePBX no debian. 2008. enfim gostaria de saber se uma destas distribuições me permite fazer isso tudo. contratando mais um ou dois link da virtua devido nescessidade e consumo do voip que é 128kbps no voipraider que utiliza g711 sip. Josemar Maia said: Instalei a VMWare 6 e estou usando a maquina virtual que ja vem configurada no arquivo CE2. Cristiano said: Alberto Sato. qual melhor jeito para fazer isso? obrigado desde então desculpe pelo tamanho descritivo é que são mutias duvidas que tenho e que to começando agora na area de voip.6. Você sabe qual é o login e a password que ela pede apos dar o boot desta maquina virtual? Aparece ³trixbox1 login:´ e não sei o login e a password. 48. usando bastante link de internet para fazer e receber chamadas . e did transit g729 usando protocolo sip. ao invés de usar o TrixBox. do site da xorcom.7-VMWare. .0. onde eu iria aumentar meu link com load balance.list do debian . deste tipos redimencionando no voip para quem quiser ou precisar fazer chamadas deste tipo.

Qual é o melhor codec na sua opinião em relação de menos banda passante? abraço amigo. 2008. o ideal é aprender os recursos do Asterisk e personalizar a solução pra vc em vez de utilizar uma distribuição. eu precisaria apenas uma placa com 1 FXO e 5 FXS? To correto? Outra coisa. Caso eu quisesse na minha empresa utilizar. A minha empresa . 2008. pois toda distribuição tem suas limitações. o ideal é você ter um sistema de tarifação. 5 maquinas utilizando softphones e 5 ATAS. para cobrar de cada cliente a quantidade de ligações realizadas. Alberto Sato said: Como você quer algo mais específico. falouw. Cristiano B. Hellwig 52. att. ou também saindo pela brasil telecom ? Obrigado pela atenção. 51. Cristiano said: Eu só preciso selecionar o codec que vou usar no cliente sotfphone. On Maio 24th. ligando utilizando voip. 51 On Maio 24th. 52 Abraço. att. se eu quisesse ligar para alguém da cidade. 53 Helcio On Maio 26th. Cristiano said: Alberto Sato. depois de ter criado o tronco. no servidores asterisk preciso fazer alguma coisa? Cristiano B. saindo pela brasil telecom ? O softphones funcionariam ? Funcionaria nos 3 modos? Ligando na intranet só pelo numero do ramal . Hellwig 53. Como vc vai vender VoIP como um serviço. 2008.

mas como ele não é padrão de mercado. eu poderia usar o codec ILBC sem problemas nos ramais softphones? 56. Alberto Sato said: Não tem diferença nenhum. 2008. 54 Cristiano On Maio 26th. Abraços Sato 55.br). a grande vantagem do Trixbox é que a instalação é mais fácil. 2008. Sato 54.com.innovus. o servidor asterisk faz essa conversão ? E como eu faço no FreePBX? abraço. att. O melhor codec é o iLBC. além de instalar outros produtos além do FreePBX. 2008. vc pode instalar o FreePBX em qualquer distribuição do Linux. 57 On Maio 28th. se caso meus ramais esteja utilizando codec gsm e da outra ponta esteja usando ilbc. Basta entrar em contato que pessoal te passa maiores informações do produto. para economizar banda da Internet.br) comercializa uma solução de Billing (www. 55 56 On Maio 26th.com. Cristiano said: . que tem uma excelente qualidade na Internet.(www. além de ser gratuito. On Maio 26th. Cristiano said: Alberto Sato.729. então muitos acabam utilizando o codec G. 2008. Cristiano 57. Cristiano said: Então numa empresa de 40 funcionarios.netpbx.

Gostaria de usa os softphones instalados nos PC para efetuarem ligações entre os ramais analogicos e a rede PSTN . Rafael Carvalho said: fui de uma turma sua no curso de Asterisk aqui em Belo Horizonte em 2007 !!! Estou com uma dúvida. 2008. queria comprar? Obrigado pela atenção. Alguma sugestão ? 59. apesar dos ramais registrarem no Asterisk eu estou tendo dificuldade para efetuar ligações via PSTN pois o PABX da empresa exige q digite 0 para capturar o tom de discagem. A única maneira q consegui fazer ligação para um ramal analogico da empresa é usando o ramal DISA. Tenho uma micro empresa com 5 ramais analogicos ligados a um PABX simples com 2 Linhas para rede de telefonia convencional da Oi. 58 Olá Sato. 59 On Junho 10th. On Maio 28th. Alex Lima said: ola. Tô apanhando por algum motivo bobo. estou muito atraz dos leitores de seu site. atenciosamente. mas quando o linuz inicia e carrega tudo. mas chego lá!! instalei o trixbox pro ele fa tudo certo e termina a instalação. 58. Cristiano. Gostei muito dela por sinal. 2008. ele da inactive login e eu digito o usuario que recebi por email e na hora de digitar a senha o tclado simplesmente nao digita nada!! help !! o que estou fazendo de errado? detalhe a tela inicial de instalação é diferente da foto postada !! meu pc é um celeron 266ghz com1gb de memória . Hj instalei o Disc-OS em uma máquina com uma placa FXO X100P ligada a um dos ramais do PABX. Instalei a distruibuição nacional DiscOS.Existem algum livro de FreePBX. porem não pede que eu cadastre uma senha e recebo um user name e senha por email .

criei os redirecionamentos da portas 5660 tcp e udp. Montei uma maquina na minha REDE LOCAL. vc tem ideia do que esta acontecendo . 2008. desde ja muito obrigado e parabens 63. captura de uma chamada a um ramal(extensão)ou de um grupo e transferência de uma chamada a uma extensão q. Obrigado. porém quando atende não tem audio. também liberei a porta 5060. Sipabud said: Segui seu tutorial. 2008. fora da minha rede interna.2 e gostaria de saber como executo as facilidades de conferência. Silvio Rodrigues said: Estou postando(05/05) novamente essa solicitação pois ainda estou aguardando sua resposta. 62. redial. Paulo said: Prezado Sato Segui seu tutorial e meu trixbox esta funcionando OK so que tenho aparelho sisco 7905 . porem continuo com algumas duvidas que não consegui resolver só com minhas pesquisas. muito bom por sinal. o ramal até chama do outro lado. utilizando n. 63 Caro.q. 61 Oi Sato. o softfone é o X-Lite.. ja liberei as portas 10000 a 20000 e nada.Ip privado e a mesma encontrasse protegida por um firewall. 62 On Junho 18th. Vantuir said: Estou com problemas para fazer ligações com ramais externos. caso possa me ajudar eu agradeço. 60 olá On Junho 10th. espera musical. On Julho 15th. 2008. 5661 dentre . On Junho 11th. Instalei o Trixbox 2. e quando ligo tenho que fazer algum barulho para que eu começe a ouvir o som da chamada. 2008.60. se puder me ajudar fico agradecido 61.

como posso fazer isso? Outra coisa. victor said: to com problomenas no FOP (o panel de controle nao funciona o 66. Jose Carvalho said: Você falou na possibilidade de criar dialplan onde eu marco um número local e o Trixbox acrescenta o prefixo. Minha duvida é o seguinte. Vanderson said: Olá. poderiam me ajudar? 64. 2008. 64 On Julho 16th.mas to com dificuldade em configurar o trixbox para fazer ligações via IP atraves de um link ADSL que tenho na minha rede«(pelo menos para fazer alguns testes pois o link adsl nao oferece qualidade para voip).. Tudo me leva a crer que pode ser um problema de configuração no trixbox. 66 Olá Sato. na rede local meu celular conecta numa boa porem na internet sempre falha.outras « Configurei todos os ramais de forma correta. tambem crie uma outra conta sip no Gizmo e conecta rapidinho. boa noite. é possivel restringir um ramal a sair por determinado trunk. já consigo fazer ligações entre os ramais por softfone dentro da minha rede local e também pela internet. preciso usar meu servidor sip em conjunto com meu celular E61. 2008. ex o ramal 1 vai sempre pelo voipbuster. Sendo assim qwual a configuração que devo fazer para efetuar ligações pelo TRIXBOX VIA ADSL? 65. 2008. 65 que faço?) On Julho 22nd. instalei o trixbox e fiz a configuração para 2 ramais. e o ramal 2 vai pelo vono? Como poderei fazer isso? . sem utilização de prefixos. On Agosto 8th.

e eu gostaria de saber se eu tenho que mudar em algum lugar e como eu poderia estar fazendo isso. 2008. 68 On Agosto 19th. como é feito o envio de emails notificando que eu tenho uma mensagem de voz? É necessário apontar o meu servidor de email? Pois no caso o nosso servidor de emails aki da empresa ira mudar. Alguem poderia estar me ajudando? Obrigado! 68.92 * Tomada para microfone/fones de ouvido estéreo * Portas de modem e saída VGA * SO Windows XP SP . 67 On Agosto 13th. Rafael said: Olá a todos! tudo bem? Não participei da instalação do Trixbox aqui na empresa. Rafael Costa said: Boa tarde!!! Alberto« Primeiramente parabéns pela iniciativa ao qual ajudou muita gente. É possível fazer a instalação em um FIC (o projeto da amd de lançar um PC de baixo custo) e ter bom rendimento? Configuração Atual do meu FIC: * Processador AMD Geode(tm) GX com 400Mhz * Memória DDR integrada:512MB * Controlador de áudio * 4 portas USB 1.suporte para impressoras. como eu por exemplo. memória Flash. 67. mas estou precisando tirar uma duvidas com vocês! Seguinte.Mt obrigado e parabéns pelo tutorial.0 . unidades de disco e placas de rede * Disco rígido interno de 40 GB e 3 polegadas * Modem interno 56K v. 2008.

2008.Estou pensando em coloca-lo na rede com um adaptador USB ou USB wireless e adicionar Atas da linksys controlados pelo FIC. Desde já agradeço!!! 69. On Outubro 8th. Willian said: você pode definir quais troncos serão utilizados por determinado ramal através de seu contexto. 72. 2008. 70 71 72 On Agosto 27th. 2008. se eu nao estiver ela passa do mesmo jeito para fazer a bilhetagem? Pq com isso se a internet do ponto C nao estiver boa a minha ligacao podera ser prejudicada? Com fazer para o ponto A se ligar ao ponto B passando pelo ponto C(servidor-trixbox) so na hora do inicio da chamada? Desde ja agradeço a atencao.carlos said: para instalar no trixbox o A2Billing é necessario habilitar algum MOdulo conforme falou acima ou seja o trixbox ja vem com o A2Billing? 71. j. 69 Jose. Armando Alves de Andrade said: Gostaria de Adquirir livros sobre montagem de servidor voip. Tenho varios pontos espalhados vamos ao exemplo ponto A B C(servidor-trixbox) Se o ponto A liga para o ponto B se eu estiver gravando a conversa ela passa pelo ponto C(servidor-trixbox). mas tbm gostaria de tentar nesse FIC. 70. minha duvida é a seguinte. Já fiz a instalação em um PC parrudo e só falta as configurações. On Agosto 22nd. 2008. Gostaria também de fazer curso à distância em português. Evandro . On Setembro 20th. Evandro said: Tenho um trixbox em funcionamento perfeito.

4 mas não tem jeito de eu acertar o x-lite. 1) O servidor que pretendemos utilizar é um Core2Duo. é possivel? Como configurar? 75. se uma determinda linha de entrada eu quizer que toque em todos os ramais. 2008. desmistifica muita coisa e deixa bem simples entender os conceitos« Tenho um pequeno escritório de projetos e queremos montar um servidor TRIXBOX para montar nosso pbx ip. 74 On Outubro 20th. . Em breve devo postar maiores detalhes deste projeto. a aplicação é relativamente leve. disco sobrando« Porem temos um linux red hat rodando nele e servindo um um sistema web (sistema java com MySql). como eu faço para instalar o pacote do TRIXBOX no meu red hat. com 2 GB de ram. 2) Caso usemos o servidor já existente como o questinamento anterior.168. 2008.Parabéns. porem restam alguma pequenas duvidas. Alberto Sato said: Armando Alves Já estamos desenvolvendo diversos cursos on-line (EAD). 74. 75 On Outubro 20th. 2008. Não consigo registrar no asterisk e nem para fazer ligação de ramal pra ramal«o que poderia ser? A propósito muito show Este tutorial. Marcelo Nonnenmacher de Souza said: Estou com um sério problema.100. precisaremos criar apenas 8 ramais. 73 On Outubro 17th. Gabriel said: Caro Sato.73. 2GHZ. acha que esta maquina daria conta de rodar os 2 tranquilos ou recomenda uma maquina apenas para o PBX? Para ficar claro. Meu servidor Asterisk ficou desligado um certo tempo (1 mês) e depois fui religar e os x-lite não registram mais. O tutorial é simplesmente ³show de bola´. O numero de IP do asterisk continua o mesmo 192. sem ter que formatar a maquina? e por fim. tudo em português e com bastante interatividade.

passa somente a sinalização. O fluxo tende a passar pelo Asterisk porque ele oferece diversos recursos como transferência. só que você não poderá utilizar diversos recursos dele. que recentemente foi renomeado OpenSIPS. Neste caso irá consumir banda do servidor Asterisk. Existe até a possibilidade de fazer com que o fluxo nunca passe pelo Asterisk. no PBX IP são diversos ramais da empresa conversando entre si (intranet) ou algum ramal interno conversando com alguém de fora através de um Provedor VoIP. Normalmente o fluxo da ligação sempre passa pelo servidor Asterisk. Recomenda-se nesse caso o produto chamado OpenSER. Japão ou de qualquer outro local sem perder a qualidade do serviço. ou seja. que não consome nenhuma banda. Nesses casos o fato do fluxo passar pelo Asterisk não causa nenhum problema. você verá que uma ligação SIP utiliza sempre 3 portas. gravação da ligação e muitos outros serviços. ramal externo ou Inteface E1. 2008.Abraços Alberto Sato 76. 76 Evandro On Outubro 20th. O grande problema é quando 2 ramais externos (que estão na Internet) querendo conversar entre si e o fluxo passar pelo Asterisk. É por isso que num Provedor VoIP o fluxo do canal de voz nunca passa pelo servidor. além de prejudicar a qualidade da ligação. É por isso que o fluxo tem que passar pelo Asterisk. pois ele foi projetado como PBX IP. É por isso que é possível utilizar um Provedor VoIP dos EUA. para ele ter controle da ligação. Alberto Sato said: Vou tentar te explicar um pouco como o Asterisk funciona. . Uma de sinalização (5060 utilizada para o billing) e 2 portas para a conversação em si (RTP e RTCP). Se você estudar a sinalização SIP.

com/) por exemplo. pois o Asterisk grava o Endereço IP associado ao ramal e quando alguém quer ligar para você. como o Zoiper (http://www. pois toda vez que formos originar uma ligação. o Asterisk sabe para qual IP entregar a ligação. Abraços Alberto Sato 77. mas como é Web. Eu nunca fiz. Alberto Sato said: Como você vai ter apenas 8 ramais. sempre tem a opção de registrar-se ou não. O Trixbox nada mais é do que um script que instala tudo automaticamente. Alberto Sato said: Somente com estas informações está difícil de diagnosticar. a conta e senha é enviado e isto autentica o usuário. para ver se o problema não está no X-lite. 2008. Abraços Alberto Sato 78. Em todo software ou equipamento VoIP. mas acredito que você pode copiar este script e todos os arquivos necessários para o seu . a não ser que o outro serviço seja muito pesado. Tente fechar e abrir o X-lite novamente. 78 Gabriel On Outubro 20th. 77 Marcelo On Outubro 20th. após o Asterisk estar no ar ou utilize um outro softfone para teste. então deve ser bem leve. com certeza esse servidor vai suportar.zoiper. significa que você poderá receber uma ligação. Se você habilitar para registrar-se. Para originar uma ligação não é necessário registrar-se. 2008.Espero que consiga entender um pouco o que escrevi. este assunto é um pouco complexo mesmo.

Herminio said: Caro Alberto. não estava sentindo muita ³firmeza´ nas respostas técnicas que fiz. HugoTeleco said: Olá. para não danificar o seu servidor atual. apenas para uso interno. 2008. 82. são muito bons. Teste isso primeiro com uma Máquina Virtual. mas a simpatia e presteza. Grato. 82 On Novembro 8th. Parabéns. É possivel configurar o Asterisk nessa VM sem utilizar placas FXO e FXS? Ou seja. É possível sim. pois já possuo um PABX Avaya dentro da minha rede telefônica mas gostaria de tentar a interação entre os PBX(futuro). PS: Seu time de vendas precisa de um pouco mais de treinamento técnico. ao ler seu blog. possivelmente vou adquir seu produto. porém. Abraços Alberto Sato 79. 81. instalei trixbox em uma VM criada no VirtualBox. 81 On Outubro 31st. Alexandre said: Como fazer para interligar com um PABX já existente ?????? 80. É claro que é bom dar uma analisada no script para ver se ele não vai fazer nada de errado e é necessário ter todas as bibliotecas para o Asterisk funcionar. On Outubro 29th. 2008. Agora. tudo mudou. Gostei muito e se vc faz parte do time. você pode criar um grupo para todos esses ramais e pedir para a ligação de entrada tocar nesse grupo. 2008. marcondes said: . muito bom o tutorial.Redhat e executar por lá. estou analisando a intalação de um IPPBX em minha empresa e desde hoje de manhã estou em contato com a Innovus (para compra do soft). 79 80 On Outubro 24th. 2008.

Freitas said: Muito bom o tutorial. Como um trixbox configurado e com uma placa E1 instalada. 85 On Dezembro 25th. 84 On Novembro 16th. no server tem algo mais para config ou para liberar. andrei said: ola Sato« estou com um probleminha. oq pode ser«. . estou querendo fazer um investimento na área VoIP. abraço.mas quando tento entrar por outro pc da rede via web. instalo o trixbox e tudo mas na hora de logar via web por outro pc. 86 mais« On Dezembro 27th. Pedro said: Olá sato. erro de porta 80« oq pode ser ? tem alguma outra config para fazer no server ou cadastrar um novo user alem do padrão ROOT ? ESPERO SUA RESPOSTA«. 2008. Onde meus clientes possam comprar os planos e eu fornecer a minutagem? 85. Andrei OBS: Espero ancioso a resposta. 86. 2008. andrei said: ola pessoal. 83. instalei o trixbox configurei o server na rede e tudo mais«. Sendo que eu gostaria de saber se eu posso fazer o trixbox como Servidor Voip.queri saber qual a senha padrão do mysql. Como posso restringir chamadas externas para alguns ramais e permitir para outros? 84. da erro de permição tipo nao abre a pg. da a msg q não temho permição para aceder a pagina«. 2008. 83 Sato On Novembro 11th. 2008. ja q o firwell vem desabilitado por padao« Des-de ja agradeço.

87 On Janeiro 2nd. a chamada foi corretamente direcionada para o ramal SIP. conforme eu programei. retirei a central Modular i do circuito. PSTN ²> FXO ²> Servidor Asterisk ²-> Rede Local ²-> Ramal SIP Entretanto. 2009. Jose Luiz said: Excelente artigo que ja me tirou algumas duvidas. Porem ainda estou tendo um problema para receber chamadas vindas de uma central Intelbras Modular i. Programei uma rota de entrada direcionando uma chamada recebida pela placa FXO para um ramal SIP fixo (para teste inicial).ANDREI 87. . quando coloco a central de volta no circuito as chamadas entrantes (tanto de ramais internos quanto as externas) sao ignoradas pela interface FXO. Quando conectei a placa FXO diretamente na linha externa (PSTN). O meu servidor Asterisk possui uma placa com uma saida FXO que foi conectada um dos ramais da central Intebras. ou seja. quando a central Modular i esta no circuito. No momento tenho a seguinte configuracao: PSTN ²> Central Modular i ²> Ramal Interno ²> FXO ²> Servidor Asterisk ²> Rede local ²> Ramal SIP Consigo fazer as seguintes chamadas: a) ramal SIP para ramal SIP = ok b) ramal SIP para ramal Interno (da central Intelbras) = ok c) ramal SIP para linha externa (PSTN) = ok Nao consigo fazer uma chamada de um ramal Interno para um ramal SIP nem uma chamada externa para o ramal SIP.

2009. Diz que esta inconrreto. contrato de 3 meses. sato estou com um problema na hora de configurar meu ata grandstream ht503 ou linksys spa2101 vc poderia me indicar algum tutorial. Agradeço se alguem puder informar se ha algum parametro que deva ser alterado na configuracao da interface Zaptel ou outra dica de configuracao. 2009. 2009. Tan Jin Wen said: . 31-2626-1507 91. On Fevereiro 27th. Daqueda said: Alguem é fera da Trixbox pode me ligar e combinar um suporte mensal. A interface abre corretamente. mas quando clico no Switch para mudar os provilegios de usuario ele não aceita miha senha ou meu user. Aldo said: Ola Sato tutorial show de bola. Marcos said: Boa Tarde. para que possa reconhecer corretamente a sinalizacao da central Intelbras Modular i. On Janeiro 23rd. 88 On Janeiro 6th. consegui fazer o X-Lite funcionar tranquilo mas nao consigo fazer os ata conectarem e fazerem ligacoes 89. 90. Um abraço. 90 91 sato. EStou utilizando o user root que esta configurado no servidor. Tenho que fazer alguma coisa pra poder acessa-lo em modo Admin? Obrigado. 89 On Janeiro 16th. 2009. que nao deve estar sendo reconhecida. Jose Luiz 88. Valeu. Instalei o tribox numa mquina e estou tentando acessa-lo via Web.Me parece que deve ter algo a ver com a sinalizaçao gerada pela central Modular i para a placa FXO.

Intalei o trixbox na maquina virtual . 2009.6 no site da trixbox. se tiver algum programa para indicar por favor ajude se puder me mandar um e-mail com help agradeço tanjinwen@hotmail. eu to desesperado atras disso e to estudando loucamente o asterisk para entender-lo cada vez mas. 2009. 94. Já tenho o Trixbox Funcionando 100% com duas linhas vono e uma linha just voip. On Maio 31st.org não esta funcionando«. Atualmente utilizamos Atas da Linksys e estes já possuem uma configuração de Dial Plan interna no firmware. com isso nós temos que realizar configurações nos Atas. 2009. 93 94 On Abril 2nd. ai ele digita o numero do cartao no telefone covencional de casa. diego said: Alguem ae pode me dar uma ajuda.00 e ira discar 3733-0000.Gostaria de saber se com o tribox eu posso fazer uma central igual a dos cartão Alô Brasil?? exemplo: O cliente compra um cartao no valor de R$ 15. Luiz Roberto said: Ola Sr Alberto Sato. o sistema ira pedir o numero do cartao que ele tem. mais ainda nao descobrir se o asterisk faz o que eu necessito. Gostaria de Saber se tem como colocar o Dial Plain para as extenções(ramais) direto no trixbox e se poderia mostrar como faze-lo? Alguem pode me ajudar? 93.com 92. Junio said: Alguem onde consigo baixar a imagem do trixbox 2. o sistema irá dizer o total que contem no cartao e irá pedir que digite o numero do telefone que desejar ligar e depois que e digitado o numero do telefone o sistema dirá o total de minutos que tem. 92 On Marco 17th.

97. Alguem sabe me dizer. Estou com dificuldades para fazer funcionar chamadas de vídeo no Trixbox.free). On Julho 7th. Na segunda ISO. 95. 2009. Genival said: Alberto Sato.0 . On Junho 18th. Utilizo a emresa callip. Baixei a segunda e veio apenas (186 Mbps). baixei a primeira ISO e veio corrompida. Obrigado. Estou utilizando do X-Lite (3. Será que esta corrompido ? 99. 2009. Vou fazer uma apresentação de conclusão de curso e gostaria muito de demonstrar esta facilidade. 97 98 99 On Julho 2nd. configurei as trixbox. Muito Obrigado. com ligações pelo softfone consigo normalmente.MAs nao sei se fiz algo errado mas nao consigo nem pau fazer ligações. On Julho 2nd. mas configurei um ATA pap2 e quando . 2009. porém o mesmo informa que não é possível enviar a chamada. Erick said: Bom dia. apenas (4 Mbps). 2009. Dourado said: Pode me informar como configurar no trixbox o grupo de chamada ( Ring Groups ) 96. 95 96 On Junho 2nd. Alguém poderia dar uma olhada nisso ? Abraços 98. E acho que ela pode nao ser compativel com asterisk. Tem alguma configuração a ser feita no Trixbox (qual seria). Borracha said: Pessoal. Tormenta said: Eu também estou com problema para baixar. 2009. veio só com 186Mb.

desde já agradeço. tem alguma idéia do que seja? 100. 2009. Ricardo said: Pode me informar sobre o backup do trixbox passo a passo se possivel. 100 On Agosto 3rd.eu tento discar só da ocupado. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful