You are on page 1of 20

Notas de segurana: Geral: Por favor, observar as pontas que se seguem a fim de evitar ferimento e danos ao equipamento: 1.

Todos os componentes devem ser retirados e dos eixos ou acoplamento antes de partir a maquina! Caso contrrio, srios ferimentos podem resultar de estilhaos. 2. O MASTERLIGN deve ser operado com o compartimento ou retirado. 3. O MASTERLIGN deve ser operado e mantido apenas por pessoal treinado. 4. Aparos devem ser feitos apenas por pessoal autorizado da fbrica. 5. Somente partes sobressalentes originais e acessrios devem ser usados. 6. Quaisquer modificaes no autorizadas no MASTERLIGN, seus componentes e procedimentos de operao aqui descritos, invalidar a cobertura da garantia. 7. Garantia que o laser e as braadeiras de sensores se ajustam firmemente sobre sua superfcie de montagem. 8. A preciso do sistema especificado aplicvel quando os componentes quando os componentes so montados em braadeiras fornecidas pela PRFTECHNIK. No usar braadeiras feitas por conta prpria ou modificar a configurao original da braadeira.

Segurana do laser O MASTERLIGN usa um raio laser classe II. O laser classe II preenche os requisitos destacados nas especificaes da FDA Americana 21 CFR capitulo 1, partes 1040.10 e 1040.11, bem como a norma ANSI. MASTERLIGN tambm preenche as normas britnicas BS 4803 (parte 1 parte 3) e a norma industrial europia IEC 825. O MASTERLIGN classe II opera uma tpica onda de comprimento de 675mm com uma durao mxima de pulso de 128s, Mximo poder de brilho db 0.8mW e mxima energia de brilho (ponto de brilho) por pulso de 0,1. Nenhuma manuteno necessria para manter esse produto em concordncia com as especificaes acima. 1. No olhe para dentro do raio laser momento algum, inclusive durante o ajuste ou operao. 2. No inserir nenhum dispositivo tico na trajetria do raio. 3. Cuidado: uso de controles ou ajustes ou desempenho dos procedimentos que no estejam especificados aqui podem resultar em exposio de radiao perigosa. 4. O sinal vermelho LED na frente do transdutor ilumina-se sempre que o raio laser emitido. O diagrama abaixo mostra todas as locaes das etiquetas de segurana do laser nop compartimento do transdutor MASTERLIGN.

J que a especificao FDA permite a exposio mxima de 0,25 segundos, a reao de piscar o olho, natural do olho humano, normalmente suficiente para afastar qualquer perigo, caso nenhum instrumento tico, a no ser culos normais, ou lentes de contato sejam usados.

Consideraes de operao Faixa de temperatura O sistema MASTERLIGN pode ser usado apenas temperaturas entre 0 e 55C (32 para 131F). Fora dessa faixa a exatido especificada no pode ser mantida.

Guardar o seu MASTERLIGN temperaturas entre 25C e 80C (-13F para 176). Lembre-se que um dia quente, a temperatura dentro de um carro pode facilmente ultrapassar 80C (176F)

Mudanas bruscas na temperatura e umidade (por exemplo, quando o MASTERLIGN guardado em um escritrio mas usado em reas de trabalho quentes ou frias) podem causar embaamento nas ticas com condensaes: O computador mostra OFF e para imediatamente. Nesse caso, d ao equipamento uns 10 minutos para chegar a temperatura da rea de trabalho Consideraes ambientais de operao Se o visor estiver sujeito aquecimento forte durante a medida ( tal como colocado direto na luz solar), as medidas podem ser afetadas at por expanso instvel do compartimento do transdutor, o que pode fazer com que o raio tenha uma deflao irregular. Nesse caso, deixe alguns minutos para que o sistema NASTERLIGN chegue a temperatura ambiente antes de iniciar a medio; caso aja duvida, repetir as leituras e compar-las para estabilizar a repetio. NOTAS: - No permitir que as fontes de ponto de luz brilhem para dentro do transdutor; cobrir, caso necessrio, durante a medio. - Evitar exposio da unidade de controle MASTERLIGN diretamente para de radiao trmica tais com luz solar direta. O mostrador LCD pode agir com um coletor solar (ao ndice de 10 watts!) e escurecer (reversivelmente) caso superaquecido.

Resistncia contaminao e gua A unidade de controle MASTERIGN resistente a gua e contaminao, pela especificao IP65; o transdutor e o prisma so resistentes pela IP67. Essa especificao exige que cada componente seja capaz de suportar um jato de gua proveniente de qualquer direo (os componentes NO garantem suportar uma submerso completa). Nota: tal como a maioria dos produtos resistentes a gua, a resistncia deve ser periodicamente verificada e os componentes soltos caso necessrio. Isso pode ser efetuado durante o servio e a recalibragem do seu MASTERLIGN BASIC ou MASTERLIGN II, a qual deve ser efetuada a cada dois anos. Conexes de interface MASTERLIGN usa as seguintes conexes de interface: 1. O cabo de ligao ALI 3.581-2 liga o transdutor tomada do sensor dd unidade de controle. Esse cabo normalmente permanece atado ao transdutor; no caso de dano, pode ser trocado de acordo com as instrues dadas na pagina 6-29 desse manual. 2. Interface social (6 pin; RS 232) para impressora (pagina 2.6). Nota em relao ao armazenamento de dados: Com qualquer softwear de processamento de dados, os dados podem se perder ou se alterar sob certas circunstncias. PRFTECHNIK recomenda veementemente que se mantenha registros separados por escrito ou impresso de todos os dados importantes. A PRFTECHNIK no assume responsabilidade por dados perdidos ou alterados como resultado de uso incorreto, reparar, defeitos, substituio de bateria/ falhas ou qualquer outra causa. A PRFTECHNIK no assume responsabilidade, direta ou indireta, por perdas financeiras ou reivindicaes por partes de terceiros resultantes do uso desse produto e de quaisquer de suas funes, tais como perda e alteraes de dados armazenados, tec

Etiquetagem de componente As seguinte etiquetas de identificao aparecem na parte traseira dos componentes MASTERLIGN:

UNIDADE DE CONTROLE

TRANSDUTOR

REFLECTOR

Descrio: Este capitulo inclui uma descrio do MASTERLIGN BASIC e do MASTERLIGN II e seus componentes. Capitulo 1 Introduo................................................................................1-1 1-12 Capitulo 2: Descrio...........................................................................................2-1 Viso geral do MASTERLIGN..............................................................................2-2 Componentes do MASTERLIGN..........................................................................2-3 Unidade de controle MASTERLIGN BASIC ALI 5.703...........................2-3 Unidade de controle MASTERLIGN II ALI 5.704....................................2-4 Viso do teclado MASTERLIGN...................................................2-5 A tecla do MASTERLIGN..............................................................2-6 Unidade de controle MASTERLIGN (viso superior)....................2-7 Transdutor e interface da impressora RS232 Baterias........................................................................................................2-8 Troca de baterias..............................................................................2-8 Que baterias fazem o que?...............................................................2-9 Que baterias substituir?..................................................................2-10 Memria eletrnica....................................................................................2-11 Transdutor..................................................................................................2-12 Refletor......................................................................................................2-13 Inclinmetro externo ALI 5.020................................................................2-13 Mini braadeira tipo corrente ALI 2.118...................................................2-14 Acessrios..................................................................................................2-15

Viso geral do MASTERLIGN

Os pacotes completos MASTERLIGN BASIC e MASTERLIGN II aparecem nas paginas 1-2 a 1-5. Unidade de controle do MASTERLIGN BASIC e do MASTERLIGN II paginas 2-3 a 2-4, conecta-se ao transdutor; mostra o alinhamento da maquina proveniente de dados obtidos do transdutor durante a rotao do eixo. As maquinas podem ento ser alinhadas ca ajuda de um mostrador grfico. A troca de baterias esta descrita nas paginas 2-8 a 2-10. Transdutor, pagina 2-12 Ajusta-se ao eixo da maquina em lado do acoplamento da maquina, emite seu raio atravz do acoplamento e mede a posio precisa do raio refletido de volta ao seu compartimento. O raio no tem falha e extremamente reto. Refletor, pagina 2-13 Ajusta-se ao eixo no outro lado do acoplamento; reflete o raio laser de volta para dentro do transdutor para a medio da posio. Braadeiras, pagina 3-14 Monta o transdutor e o refletor firmemente ao eixo em ambos os lados do acoplamento da maquina.

Componentes do MASTERLIGN As descries dos principais componentes MASTERLIGN BASIC e MASTERLIGN II esto dados nas seguintes paginas. Unidade de controle MASTERLIGN BASIC ALI 5.703

O corao do sistema MASTERLIGN BASIC a unidade de controle MASTERLIGN BASIC, construda para normas rsticas industriais de choque e resistncia gua (IP65). Esta apresenta uma exibio LCD fcil de ler, que poupa energia e de seguimento fixo conjunto de tecla funcional numrica. Projetado com o praticante em mente, a unidade de controle MASTERLIGN BASIC oferece um uso fcil e operao com uma s mo. Os dados de medio passam diretamente pelo cabo do transdutor para a unidade de controle e mostrador onde aparecem os resultados. Inmeras funes de softwear permitem que voc lide com uma ampla faixa de situaes de alinhamento. ATENO A cobertura (tampa) mvel segura no lugar por forte im. Tome cuidado para manter o material de estocagem do im (tais como disquetes e cartes de crdito) longe da uniodade de controle.

Unidade de controle MASTERLIGN II ALI 5.704

O corao do sistema MASTERLIGN II a unidade de controle MASTERLIGN II, construda para normas rsticas industriais de choque e resistncia gua (IP65). Esta apresenta uma exibio LCD fcil de ler, que poupa energia e de seguimento fixo conjunto de tecla funcional numrica. Projetado com o praticante em mente, a unidade de controle MASTERLIGN II oferece um uso fcil e operao com uma s mo. Os dados de medio passam diretamente pelo cabo do transdutor para a unidade de controle e mostrador onde aparecem os resultados. Inmeras funes de softwear permitem que voc lide com uma ampla faixa de situaes de alinhamento. ATENO A cobertura (tampa) mvel segura no lugar por forte im. Tome cuidado para manter o material de estocagem do im (tais como disquetes e cartes de crdito) longe da uniodade de controle.

Uma viso do teclado MASTERLIGN

Dimenses Inicia a entrada das dimenses da maquina.

M = Medida inicia a medio do alinhamento girando o eixo da maquina Mover Orienta o usurio interativamente atravz do posicionamento da maquina para correo de alinhamento.

Resultados Mostra a condio do alinhamento no acoplamento e nos ps da maquina.

Passada leve Verifica se todos os ps da maquina descansam e ajuda a determinar correes. Nmeros Para entrar em valores numricos. Setas Para progresso atravz dos estgios do programa.

Entrar Confirma valor apresentado e segue para o valor seguinte. Funo Para funes especiais tais como seleo de unidade, data de ajuste e hora, etc. Salvar / Arquivo aberto Estocar, puxar ajustes da maquina e resultados em um arquivo. Impressora Direciona a sada para a impressora para produzir um relatrio de medio.

Nmeros de arquivos estocados MASTERLIGN BASIC pode estocar 1 de cada vez. MASTERLIGN II pode estocar 25 arquivos de uma vez.

10

A tecla MASTERLIGN: Esta tecla usa LCDs segmentos fixos de poupana de energia para indicar claramente toda a entrada do usurio, resultados de medio e mensagens importantes tais como o smiley de tolerncia. Segmentos de flashing (pisca-pisca) levam o usurio atravz de todo o procedimento de medio, preparando para entrada quando necessrio. NOTA: nem todos os seguimentos LCD mostrados so usados pelo MASTERLIGN BASIC e II.

11

Viso superior da unidade de controle MASTERLIGN Instrues curtas O carto de instrues fica dentro da sua prpria entrada e puxe para consultar, quando necessrio.

Chave / liga-desliga Tomada da impressora Permite conexo direta com um modulo conversor da impressora.

Tomada de sensor Para conectar o cabo de fora do transdutor.

Conexo do transdutor e interface da impressora RS 232 O transdutor conecta-se tomada da mo direita no alto da unidade de controle tal como mostrado acima. O MASTERLIGN tambm equipado com uma portinhola serial RS232Cpara conectar-se uma impressora (via conversor Centronics) para transferncia de dados e impresso de resultados de alinhamento. Os parmetros RS232 esto ajustados internamente. O transdutor deve ser conectado unidade de controle sempre que os dados devam ser transferidos para uma impressora, desde que o transdutor contenha a memria de dados e o programa de transferncia.

12

Baterias Substituio de baterias O smbolo Batt aparece no display quando as baterias estiverem prximas do fim:

Bateria piscando Smbolo indica hora de trocar as baterias . Salve os seus dados atuais caso requisitado e desligue a unidade de controle antes de trocar as baterias. Abra o painel traseiro para ver as baterias, assim:

13

Quais as baterias que voc quer? Voc encontrar baterias dentro da unidade de controle seis AA e na MASTERLIGN II uma bateria adicional 9V.

1- Baterias principais: - Um conjunto de seis baterias tamanho padro AA (IEC LR 6) serve com fora de alimentao principal a unidade de controle e ao transdutor. - Estas esto em uso quando a chave de ON/OFF, no alto a unidade de controle,esta ajustada para a esquerda. - Estas tipicamente permitem que o sistema opere por mais ou menos 25 horas. 2- Bateria de reserva: - Uma bateria de 9V serve de reserva (auxiliar) para alimentao pra 3 horas, permitindo bastante tempo para trocar o jogo de baterias principais. - Essa bateria usada quando a chave ON/OFF esta ajustada para a direita. - Manter em mente que as baterias lago precisam ser trocadas, caso contrario voc pode ficar no meio do caminho atravz de uma medio sem fora para a alimentao. * As duraes destas baterias so valores mdios estimados com base em uso tpico padro de 25% de medio, 25% de clculo (com o laser desligado) e 50% do modo sleep (desligado).

14

MASTERLIGN II Principal ou reserva? 1- A unidade de controle normalmente operada com as baterias principais ( 6x clulas AA), quando a chave ONN/OFF esta ajustada para a esquerda. 2- Quando estas baterias enfraquecem, o smbolo Batt pisca, indicando que elas devem ser logo trocadas. 3- Caso voc no possa ou no queira trocar as baterias bem no meio de um trabalho importante, voc pode ajustar a chave ON/OFF para a direita para a bateria reserva. Quando a bateria de reserva enfraquece, o smbolo Batt reaparece. NOTA: Resumo da funo O MASTERLIGN armazena todas as dimenses, medidas e ajustes em uma memria permanente que est continuamente atualizada. Caso as baterias se enfraqueam ou a unidade seja desligada por mais de dois segundos (ex.: quando muda-se de Main, principal, para Reserve, reserva, o sistema se auto reajustar e todas as dimenses etc. sero liberadas mesmo assim, voc pode resumir Resume no arquivo no qual voc deixou desligado acionando e carregando o arquivo 0. Quais as baterias que eu substituo? Nunca troque a bateria principal e a reserva simultaneamente. Voc pode perder o tempo de ajuste da unidade de controle. Quando o Batt piscar, voc sabe que as baterias que esto sendo usadas esto fracas. Antes de desligar, passe para a outra bateria para ver se elas esto descarregadas tambm, ento voc pode troc-las ao mesmo tempo. Qualquer tipo de baterias de boa qualidade pode ser usada, inclusive alcalina-magans ou clulas de hidreto. Retirar as baterias assim que elas enfraquecerem ou se o sistema no deva ser usado por um perodo extenso para evitar quaisquer conseqncias desagradveis de vazamento de bateria. Baterias usadas devem ser descartadas de maneira responsvel em relao ao meio ambiente de acordo com as normas aplicveis.

15

Memria eletrnica O sistema MASTERLIGN contem uma memria eletrnica estvel para armazenamento de longo prazo de medies e resultados, mesmo quando a unidade esta desligada. O conjunto de dados mais recente esta automaticamente armazenado em um arquivo especial chamado 0 e pode ser puxado imediatamente aps ligado. Em comum com todos os produtos de memria eletrnica desta natureza, os dados podem ser perdidos ou alterados sob curtas circunstancias. Por favor, manter um registro de dados importantes. A PRFTECHINIK no assume responsabilidade por dados perdidos sob certas circunstncias.

Gerenciamento de memria A memria eletrnica dividida em dois blocos, o principal e o de apoio. A medida que voc usa o MASTERLIGN, o bloco principal gradualmente se enche com suas medies e resultados, quando este esta quase cheio, o computador pausa e copia todos esses dados para o bloco de apoio. O bloco principal ento, liberado e pronto para ser usado novamente.

Essa transferncia indicada pela seqncia acima nas telas e pode durar 40 segundos. Isso no acontecer durante as medies. No desativar a unidade durante a transferncia! Isso pode levar a perda de dados.

16

Transdutor O transdutor contm um diodo semicondutor laser o qual emite um raio de luz vermelha (onda de comprimento 675mm) visvel onde este encosta em uma superfcie. O raio emitido em um dimetro de aproximadamente 5mmm (3/16). Tambm localizado no mesmo compartimento h um detector de raio que mede a posio exata do raio laser a medida que os eixos so girados. Esse componente um detector de posio semicondutor, fotoeltrico, analgico, biaxial, com uma resoluo de 1m. O transdutor tambm contem um medidor de inclinao eletrnico (note que este no ativo no MASTERLIGN BASIC) com a resoluo melhor que a 1 far uma medio do ngulo de rotao do eixo. O transdutor tem dois LEDs indicadores na parte dianteira, um verde para indicar o ajuste de raio, e o outro vermelho, quando o laser esta ligado. O transdutor alimentado pala unidade de controle via cabo atravz do qual os dados da medio tambm passam. O transdutor contem uma memria permanente prpria de tal forma que mesmo que o cabo esteja desconectado durante o ciclo de medio, nenhum dos dados de medio registrados at o presente momento se perdero. Essa caracterstica bem til, por exemplo, caso o cabo deva ser retirado do eixo a fim de continuar a medio.

No que concerne aos componentes do MASTERLIGN, o transdutor (IP67) protegido para resistir a jato dgua e poeira. As ticas internas e eletrnicas so seladas para evitar qualquer contaminao possvel. A lente do transdutor, entretanto, deve ser mantida limpa. Usar o conjunto de limpeza ALI 2.905 ou uma escova fina tal como a que usada para limpar outros dispositivos ticos. Manter a cobertura (tampa para proteo de poeira). Evitar de polir a lente muito fortemente para evitar dano irreparvel sua cobertura (proteo) anti-refletiva. No fixe o olhar para dentro do raio! Em nenhuma circunstncia devem ser retirados os seis parafusos menores do compartimento, j que isto resultaria no desajuste e anularia toda a cobertura da garantia.

17

Refletor O refletor sempre montado no eixo ou lateral de acoplamento da mquina a ser retirado. Este (refletor) reflete o raio laser de volta para o detector de posio medida que os eixos so girados. A alavanca de tranca passa pelas laterais para prender o refletor no lugar sobre os postes da braadeira (suporte). O refletor ajustado trocando-se a sua posio vertical e seu ngulo horizontal (usando os parafusos orelhas) de tal forma que o raio seja refletido diretamente de vota para dentro do transdutor.

Marca de medio = centro dos postos

Posio vertical (ajuste) parafuso orelha. Alavanca de liberao rpida

Cobertura do Prisma /90 Ajuste/ngulo horizontal Parafuso orelha O refletor deve ser mantido limpo. Usar o conjunto de limpeza ALI 2.905 ou uma escova de limpeza fina tal como normalmente usada para limpar outros dispositivos ticos. Evitar polir fortemente para preservar o revestimento anti-refletivo. Manter a cobertura (tampa) para poeira no refletor quando no estiver em uso.

Inclinmetro externo

ALI 5.020

O clinmetro externo necessrio para tirar as medidas quando o clinmetro interno no pode ser usado. Este se prende um poste de braadeira (suporte), geralmente por baixo do refletor ou do transdutor. Uma unidade adicional, a qual pode ser pedida como acessrio, necessria em situaes que envolvam eixos no acoplados que devem ser girados separadamente ou quando extremo movimento de toro esta presente no acoplamento.

18

Mini braadeira (suporte) tipo corrente

ALI 2.118

Compacta e peso-leve, essa braadeira projetada para fornecer suporte rgido para os componentes de medio com um mnimo de tempo de montagem e espao. A minibraadeira padro tipo corrente encaixa-se nos eixos e acoplamentos variando de 15 500mm (5/8 para 20) em dimetro; correntes mais largas esto disponveis para dimetros maiores.

19

Acessrios Dentre os acessrios mais teis esto as varias braadeiras especialmente projetadas para montar o MASTERLIGN em configuraes de maquinas especificas. Estas esto descritas detalhadamente no apndice deste manual. O catlogo de produtos para sistemas de alinhamento de laser ilustra e descreve acessrios adicionais disponveis para sistemas de alinhamento sob o n de ordem (pedido) ALI 9.300.

20

You might also like