You are on page 1of 12

Estudo de caso

DELUXE

SUMRIO Introduo ........................................................................... 2 Anlise SWOT........................................................................ Pontos Positivos............................................................... 3 Pontos Negativos ........................................................... 4 Anlise Estratgica ............................................................. 5 Prtica Estratgica.............................................................. Produto........................................................................................6 Ponto de Venda...........................................................................7 Preo / Promoo........................................................................8 Concluso............................................................................ 9 Referncia Bibliogrfica ................................................... 10

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


INTRODUO
O objetivo do profissional de Marketing buscar solues satisfatrias para o seu cliente, objetivando compreender, primeiramente, os desejos e necessidades do consumidor. Esse o primeiro passo para o desenvolvimento de um case de sucesso. Aprendemos que, extremamente necessrio compreender o que motiva o consumidor a consumir. Essa resposta se encontra no ambiente, na cultura, na busca para suprir as necessidades e nos produtos predispostos a esse mercado consumidor. Cabe ao profissional de Marketing (representados nesse estudo, por ns alunos), estudar o comportamento do mercado e buscar solues plausveis para que, tanto a empresa fornecedora quanto os consumidores saiam ganhando. O case: DELUXE FOODS LTD. Procura resolver o problema da queda nas vendas de seus produtos que, at nos dois anos antecessores, apresentava ascenso estvel. Como se trata de uma multinacional, o mercado consumidor claramente variado e carente de necessidades variadas. importante reconhece-las individualmente para dar ao cliente o que ele deseja. O Marketing, nesse caso, a menina dos olhos para a empresa que precisa conhecer onde est trabalhando.

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


ANLISE SWOT (Referente questo um) Pontos positivos O maior ponto de venda Quebec, a maior provncia do Canad e a segunda maior em nmero de habitantes. Representa a maior renda Per Capita. A Deluxe Foods Lta. trabalha com produtos variados do ramo alimentcio, produtos no durveis de constante procura, tais como misturas para bolo, pudins, coberturas para tortas, panquecas, alimentos preparados e congelados. O lanamento de novos produtos alcana a mdia de seis por ano com excelncia e aprovao do mercado consumidor. Consumo per Capita acima da mdia nacional O consumo de alguns produtos na provncia de Quebec maior que a mdia nacional. Analisando o lucro da empresa Deluxe, vemos que Quebec representa um consumo expressivo se comparada a outras. O sucesso da marca na em Quebec espelhado em sua renda Per Capita maior que a mdia nacional, demonstrando que a provncia representa um consumo expressivo se comparada a outras. A Deluxe possui um mercado amplo, de alcance internacional. Levando em conta que seus produtos so vendidos no mundo todo, expressa credibilidade diante dos variados consumidores.

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD

Pontos Negativos Nos ltimos dois anos foram constatados uma retrao no crescimento total das vendas, causada possivelmente, pelo desentendimento do mercado em relao ao Plano de Padronizao na Estratgia de Marketing. A diversidade de cultura em especial, lingustica, apresenta problema. Uma vez que, a matriz se encontra em Toronto e subsidiada por uma empresa de alimentos norte-americana, a Deluxe trabalha por natureza em seus produtos o idioma ingls, e o mesmo exporta os produtos para outros pases e no caso da provncia de Quebec 80% da populao fala o idioma Francs. O ramo alimentcio por si mesmo sofre constantemente com a concorrncia, pois se trata de um ramo que trabalha com a essencial necessidade fisiolgica do ser humano. Muitas empresas investem nesse mercado, o que o torna por consequncia muito disputado. A estratgia de Marketing, que inicialmente rendava bons resultados, atualmente no cumpre com o objetivo de levantar as vendas e agradar o mercado consumidor em geral.

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


ANLISE ESTRATGICA
(referente questo dois)

De acordo com Philip Kotler, no livro Princpios de Marketing (2003) e Kevin Keller, no livro Administrao de Marketing (2006), a cultura o principal determinante do comportamento e dos desejos de uma pessoa. Ela pode ser definida como um centro complexo de valores e crenas criados pela sociedade, passada de gerao a gerao no mbito familiar e avigorada por instituies existentes na sociedade como escolas e igrejas. H vrios hbitos de consumo que fazem parte da cultura de uma sociedade e dependendo da cultura de cada pessoa, existir maior ou menor predisposio ao consumo e, consequentemente, mercado maior ou menor para certos produtos ou servios. KOTLER (2003) e KELLER (2006) analisam os fatores sociais, grupos de referncia que exercem alguma influncia direta ou indireta sobre as atitudes: Famlia, considerada a mais importante organizao de compra de produtos de consumo na sociedade. Papis sociais e status, o papel consiste nas atividades esperadas de uma pessoa ou empresa com relao aos outros do grupo, cada papel est associado a um status, que cogita a opinio geral da sociedade sobre um determinado papel. Como influenciador de comportamento, sendo assim, o decrscimo na renda da Deluxe reflexo do comportamento no macro ambiente. Essas teorias nos esclarecem alguns pontos para iniciar a soluo do problema de Jssica Walters, colocando-nos, inicialmente, no lugar dela. Tratando-se de uma empresa multinacional do ramo alimentcio faz com que a Deluxe tenha um mercado de trabalho muito grande. Sendo Quebec uma regio de maior influncia francesas, devido ao fato da maioria da populao ser de descendncia francesa, a sugesto de Marie LMans em criar uma i magem da marca diferente no mercado e efetuar propagandas especficas para uma ou todas as marcas em francs deve ser levado em considerao. Para isso, formas de cativar os consumidores com a adaptao de ideias e produtos inovadores de

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


PRTICA ESTRATGICA
(referente questo trs) PRODUCT - Produto: O produto deve ter a mesma qualidade que j apresenta e a mesma inovao, variedade e distribuio. O que deve mudar a estrutura da embalagem. Deve ter uma linguagem verbal e no verbal atrativa, de acordo com os padres da empresa. Os tipos de linguagem (Ingls/Frances) devem estar bem definidos e apresentveis de forma que se adeque a ambos os pblicos. Devido ao problema que ocorre em Quebec, na provncia do Canad, sobre o idioma aconselhvel que Francs faa parte desse contedo, pois, com isso, os consumidores locais iro se sentir mais vontade em comprar produtos cujo idioma o que eles mais utilizam. A criao de novas embalagens, personalizadas com as cores de diversas nacionalidades, ampliaria a atrao.

DELUXE
FOOD

Alimentaires

Representao de embalagem

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


PLACE Ponto de venda: Os pontos de vendas ganharo comunicaes que destacaro o nome da marca DELUXE FOODS, utilizando-se das cores que lembram a bandeira francesa (azul, branco e vermelho), e usando a palavra alimento em ingls food e francs alimentaires, facilitando sua identificao. Desta forma, o consumidor memorizar rapidamente a marca levando-o a adquirir o produto.

Alimenta

ires

Alimentaires

Alimentaires

Alimenta

ires

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


PRICE - Preo: Todas as estratgias de preo devem manter o padro de acordo com o empresarial para que no haja um dficit nos lucros. Nesse caso, importante analisar os fatores econmicos de cada regio especfica e adaptar aos preos sugeridos dos produtos.

PROMOTION - Promoo: O mercado consumidor de Quebec ser a melhor beneficiada e o seu agrado ser evidente. Para que no haja um desfalque nas demais reas de venda, importante realizar propostas de Marketing direto e publicidade mostrando que a qualidade e valor do produto no mudaram e sempre continuaro a agradar todos os pblicos. Promoo de preos baixos nesse perodo de adaptao seria importante para atrair novos consumidores.

Estudo de caso - DELUXE FOODS LTD


CONCLUSO
Toda a mudana em estratgias de Marketing deve ser avaliada cautelosamente para as suas consequncias sejam benefcios para a empresa e para o seu mercado consumidor. O objetivo dessa anlise foi aplicar os conhecimentos de Marketing para solucionar o problema de uma empresa, com isso, podemos entender como cada item importante para a adequao com o mercado. O Marketing nada mais do que a fbrica de solues de uma empresa e a realizadora de sonhos do mercado.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA:
RUZZI, Christiano: Apostila de Marketing, Comunicao Social. Mogi das Cruzes, 2011. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de marketing. 9. ed. So Paulo: Pearson Pretence Hall, 2003. KELLER, Kevin. Administrao de Marketing. 12. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2006 SANTOS, Jussara Palmeira dos Santos; SANTOS, Hannah de Oliveira; BEZERRA, Victor Hugo Braz; MOREIRA, Vinicius Farias; AZEVEDO, Ivnna. Anlise das estratgias de Marketing de Relacionamento: Um estudo de caso em um mercadinho de bairro. Campo Grande, 2009.

10

GRUPO Anglica Braga Barbosa RGM 260.000 2sem. Jor. Emmanuele Alves da Silva RGM 259.936 2sem. P.P Juliana de Cassia Correia RGM 260.312 2sem. Jor. Luciane Mitie Gunji RGM 260.383 2sem. Jor.

11

You might also like