You are on page 1of 3

Pra quê serve um Consultor de Empresas?

Quando falo para as pessoas que trabalho como Consultor de Empresas muitas delas ainda têm dúvidas sobre papel deste profissional dentro de uma empresa. Quase todas as empresas, principalmente aquelas que estão crescendo, necessitam dos conhecimentos técnicos e estratégicos deste profissional. A atuação deste está intimamente ligada ao bom desempenho da empresa neste mercado cada dia mais competitivo. O Consultor de hoje faz o mesmo trabalho que era feito pelos rabinos ou pelos druidas nas sociedades antigas, ou seja, dá orientação técnica para o sucesso das pessoas. O papel de aconselhar sempre foi importante e essencial pois "nenhum homem é uma ilha" e, portanto, não detém conhecimento de todas as opções de decisão. Assim, este profissional é o responsável por fazer as análises dos diferentes aspectos e cenários de crescimento e apresentar para o empresário as opções para que as decisões sejam tomadas. A função do Consultor se torna a cada dia mais essencial pois as pessoas não têm condições nem tempo de se manter atualizados sobre todas as informações necessárias para conduzir as suas atividades. O empresário está mais preocupado com as decisões operacionais (produção, vendas, custos, etc.) deixando de lado o planejamento racional das ações da empresa. Por falta de um planejamento adequado, as atitudes tomadas pelo empresário aparecem apenas como medidas paliativas visto que combatem somente os sintomas e não as causas. Numa empresa, estes “deslizes” atrapalham de forma significativa a gestão e pode comprometer o futuro da mesma à medida que geram despesas financeiras (tais como os encargos da conta garantida, desconto de duplicatas junto ao banco ou uso do cheque especial). O mesmo acontece nas finanças pessoais pois, devidos às facilidades de crédito e à falta de planejamento orçamentário, o consumidor gasta mais do que ganha e passa a utilizar-se dos limites do cartão de crédito ou cheque especial. Para evitar estes incômodos, as pessoas têm procurado cada dia mais contratar os serviços profissionais de um Consultor devido, em grande parte, à facilidade de acesso a este profissional. Os serviços executados consistem em mostrar os diversos cenários de atuação da empresa e as

suas possibilidades de mudança para então, junto com o empresário, estabelecer as ações que serão tomadas. Num trabalho de consultoria, não se deve esperar que se “resolva”, da noite para o dia, a situação da empresa, afinal de contas, aqueles problemas não foram criados instantaneamente e, portanto, podem ser resolvidos como num passe de mágica. Apesar de não fazer milagres, devido às diversas experiências em diferentes empresas, este profissional consegue indicar o melhor caminho a ser trilhado pela empresa, com os menores custos. Quando se fala em empresas de micro, pequeno ou médio porte, esta presença se torna ainda mais necessária. Numa microempresa os departamentos geralmente não são bem divididos e/ou existe acúmulo de funções pelo empresário. Identificado este quadro, observa-se que o empresário não consegue pensar estrategicamente pois está sempre com “muitas coisas“ para fazer. Nestes casos, o Consultor é fundamental até mesmo para a sobrevivência da empresa porque este trará “novos ares” e novas estratégias para o sucesso do empreendimento. Existem muitas outras áreas de atuação de Consultor de Empresas, no entanto, creio que estas são as mais sensíveis devido ao número expressivo de pequenas empresas que tem “fechado as portas” ou, mesmo sobrevivendo, vem acumulando dívidas e tendo a sua lucratividade corroída pelos altos juros praticados no mercado. Para mudar esta realidade, o Consultor de Empresas possui todas as ferramentas técnicas necessárias além do conhecimento cientifico, o que torna a sua presença extremamente necessária nos empreendimentos de sucesso.

* Edilson Aguiais é Economista, Consultor de Empresas e presidente Associação dos Economistas do Estado de Goiás - ASECON/GO ((62) 9253 0386 | 8216 5656 | edilsongyn@gmail.com)

Tag´s:

Economista,

Goiânia,

Projetos

FCO,

BNDES,

PRODUZIR,

FOMENTAR, PROGER, PROGEREN, Capital de Giro, Contabilidade, Gestor, Finanças, Negócios, Empresas, Finanças Empresariais, Plano de Negócios,

Projetos de Viabilidade, Projetos, Economia, Economia e Finanças, Gestão e Negócios, Fiscais, Soluções Benefícios Empresariais, Fiscais, Consultoria Financeira, Consultoria de Estratégica, Consultoria Operacional, Avaliação de Empresas, Incentivos Planejamento Tributário, Redução Impostos/Tributos, Fundo Constitucional do Centro Oeste, FCO, Goiás, Fundo Constitucional do Nordeste, FNE, Fundo Constitucional do Norte, FNO, Consultoria, BRADESCO, Banco do Brasil, CEF, Caixa Econômica Federal, Bancos, Juros, Incentivos, Impostos, Profissional.