A essência dos afrodescendentes, hoje e sempre

Exposições Intervenções Palestras e debates Vivências

O que é o NEGRO UNIVERSO
A proposta do evento NEGRO UNIVERSO – a essência dos afrodescendentes, hoje e sempre, é ilustrar a influência da cultura herdada do continente africano e os resultados gerados pelas misturas em terras brasileiras, valorizando esta contribuição. Além disso, tem o desejo de detectar possibilidades e propor experiências para os indivíduos desta etnia – ou simpatizantes – no sentido de energizar sua autoestima.

A atividade foi inspirada na vida e na postura da Ialorixá Antonieta Eustachio da Silva, responsável pelo Abaçá da Oxum, entre 1981 (ano de fundação) e 1999 (data de seu falecimento).

Conceitos
O objetivo geral é difundir informações verídicas sobre o negro, inspirando-se na lúdica africana.

Está também embasado – e ao mesmo tempo deseja influenciar – leis federais específicas como a 10.639/03, a 11.645/08 e o Estatuto da Igualdade Racial.

Como e quando ocorre
Preferencialmente – mas não somente – ocorre em datas significativas para o povo negro (13 de maio – Dia Nacional de Luta Contra o Racismo – e 20 de novembro – Dia da Consciência Negra).

Pode ocorrer em um evento de diversas facetas, num mesmo dia e local, e/ou ser descentralizado em várias datas.

Atividades sugeridas
Vivências Afrograffiti, Coral, Culinária, Estética, Jogos e brincadeiras, Literatura, Liturgia Iorubá, Moda e Ritmos e danças brasileiros Aula-espetáculo
Cantos de um Negro Brasil

Palestras e debates Os atos oficiais que decretaram a discriminação do povo negro, A redescoberta da África, Afro empreendedorismo, Negras personalidades e Educação a Griô Exposições Moda tradicional e contemporânea Desfile Moda tradicional e contemporânea

Atividades
Vivências
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Afrograffiti – A arte das ruas (dos muros) aqui numa visão bem particular, em motivos que remetem à História do negro. Coral – Conjunto de vozes que se confraternizam em canções africanas e afrobrasileiras. Culinária – Pratos tradicionais do cardápio brasileiro que tem influência direta da África e seus significados. Estética – Cuidados com cabelos, técnicas de trançados e bijuterias com apelos afro. Jogos e brincadeiras – Um passeio pela recreação africana com atividades corporais e desafios de tabuleiros. Literatura – Leitura de trechos de obras de escritores negros e construções de textos sobre a temática, explorando vocábulos. Liturgia Iorubá – Explanação sobre a estrutura religiosa dos nagôs, através de suas figuras mitológicas – os orixás. Moda – Experimentações com a técnica do amarrio no corpo e na cabeça. Ritmos e dança brasileiros – Cocos, sambas, batuques e outras manifestações afrobrasileiras.

Aula-espetáculo
Cantos de um Negro Brasil – Apresentação interativa com elementos de pesquisa de ritmos, danças e cantigas brasileiras (Coco, Samba de roda, Batuque de umbigada, Cacuriá, etc)

Atividades
Palestras/debates
1. Os atos oficiais que decretaram a discriminação do povo negro – Material produzido pela Educafro para o desenvolvimento das aulas de Cidadania, sobre fatos históricos preconceituosos. A redescoberta da África – Mentiras criadas e verdades omitidas sobre o continente e os povos africanos. Afro empreendedorismo – Exemplos e sugestões de como gerar renda a partir de idéias influenciadas pela africanidade. Negras personalidades – Nomes brasileiros que, ao longo de nossa História, vem contribuindo para a evolução desta nação. Educação a Griô – A Educação tradicional africana e os paralelos que podem ser feitos para a melhora de nosso sistema de ensino. 2. 3. 4. 5.

Exposições
Moda tradicional e contemporânea – Coleção inspirada na africanidade, fundindo o antigo e o novo.

Desfile
Moda tradicional e contemporânea – Exibição de parte da coleção com a presença de modelos, música e narração.

Fotos de edições anteriores

Fotos de edições anteriores

Contatos

Contatos
Caixa Postal 73 Ribeirão Pires, SP CEP 09400 970
projetooficinativa@hotmail.com
organização
FUNDAÇÃO

www.arca-cidadaosartistas. blogspot.com

KAH-HUM-KAH
www.k-ram-k.com.br
www.oficinativa.blogspot.com