You are on page 1of 5

INTRODUO Fascinantes so as aventuras de Ulisses. Atravs dos tempos, muitos foram os escritores que elas inspiraram.

Contadas pela primeira vez por Homero, no seu livro Odisseia, estas aventuras ainda no deixaram de percorrer, pelos caminhos da imaginao, um mundo muito maior do que o percorrido pelo prprio Ulisses." M. Alberta Menres TAREFA(S) 1 Tarefa O Rei de taca a) Procura informaes sobre Ulisses. b) A histria de Ulisses chegou at ns atravs da Odisseia, de Homero. Informa-te sobre esta obra e este autor. Agora escreve os resultados dessa pesquisa num pequeno texto. 2 Tarefa a) Imagina que s um dos Gregos que acompanham o Ulisses na Guerra de Troia. Escreve uma carta tua famlia falando da situao em que te encontras, dos teus companheiros e da destruio de Troia. 3 Tarefa Os gregos acreditavam que os deuses haviam escolhido o Monte Olimpo, eram imortais e controlavam todos os aspetos da natureza. Investiga acerca dos Deuses Gregos e Romanos fazendo as respetivas correspondncias. 4 Tarefa Ciclpia (da pg, 18 pg. 35). Depois de releres este episdio, elabora uma Banda Desenhada.

5 Tarefa Muitos foram os monstros que, tal como Polifemo, aterrorizaram os humanos ao longo dos sculos. Investiga acerca dos monstros/ figuras fantsticas que povoaram, e povoam, a mente humana. 6 Tarefa a) Desenha um mapa, indicando as viagens do heri Ulisses. b) Organiza um glossrio. 7 Tarefa Fazer a cano das Sereias a Ulisses. 8 Tarefa A histria de Ulisses, desde os acontecimentos de Troia, contada ao Rei da Crcira. 9 Tarefa Dramatizao de um dos episdios do final da histria. 10 Tarefa Contar, em verso, a histria de Ulisses. 11 Tarefa Preparar um painel de desenhos sobre pormenores da histria. 12 Tarefa Dramatizao da conversa que Polifemo ter tido com o seu carneiro preferido, enquanto os gregos escapavam. 13 Tarefa Imagina que Ulisses se encontra agora numa moderna e movimentada cidade: luzes, rudos, autocarros, hipermercados, arranha-cus e muitas coisas mais. Escreve um texto divertido onde foques o comportamento, as atitudes, o aspeto fsico e psicolgico deste heri que, de repente, avana no tempo.

14. Tarefa13 Qualquer outra tarefa que a vossa imaginao sugira.

PROCESSO Na primeira tarefa Consulta uma enciclopdia ou pesquisa na Internet e escreve um pequeno texto sobre Homero e Ulisses. No te esqueas de dares o mximo de informaes sobre Ulisses: Quem era? Onde vivia? Qual era o seu aspeto fsico e o seu modo de ser? Na segunda tarefa No te esqueas que a carta um texto que obedece a determinadas regras. *Consulta o arquivo do teu manual. Na terceira tarefa Elabora um PowerPoint onde apresentars os Deuses Gregos e Romanos. *Sugiro-te o site: http://www.prof2000.pt/users/dfpinto/a_grecia/mitologia.htm Na quarta tarefa Faz uma banda desenhada (BD), recontando o episdio entre Ulisses e Polifemo. Poders fazer a BD em suporte papel ou digital. Com a colaborao do vosso professor de EVT, a criao de uma BD ou de um painel, poder ser mais conseguida. Na quinta tarefa a) Elabora um lbum de monstros/figuras fantsticas. b) Para alm da imagem, escreve um pequeno texto descritivo de cada uma das figuras. Na sexta tarefa a) Para desenhares o mapa poders consultar o teu manual ou um Atlas. b) Faz uma grelha com duas colunas. Na primeira escreves as palavras que organizaste para o teu glossrio, na segunda a respetiva explicao.

Na stima tarefa Faz a letra e a msica para a cano das sereias, ou adaptar uma msica que j conheam (Podes pedir a colaborao do vosso professor de Educao Musical.) Na oitava tarefa Escolhe o tipo de narrador (participante ou no participante) - um dos soldados gregos, por exemplo. Na nona tarefa Podes dramatizar a chegada de Ulisses a taca, transformado em mendigo; o episdio da sua chegada ao palcio; o seu reencontro com Penlope e seu filho, etc. A dramatizao pode ser filmada para posterior edio. Na dcima tarefa Podes aproveitar alguns exemplos de poemas e versos que surgem ao longo da narrativa. Podes tambm servir-te de uma msica tua conhecida e alterar a letra de acordo com o que te solicitado. Na dcima segunda tarefa Escreve o texto para a dramatizao da conversa de Polifemo e apresenta-o turma (no esqueam que Polifemo est zangado e cego).

Observao - Podem enriquecer o vosso trabalho fazendo uma biografia da escritora Maria Alberta Menres, uma recolha de elementos escritos ou de imagens sobre a Grcia Antiga, etc.

AVALIAO Aspetos a avaliar: Empenho na realizao do trabalho; Organizao do trabalho; Qualidade da informao; Formatao grfica de diferentes tipos de texto; Elaborao de textos claros e criativos; Utilizao das TIC.

Sites que te podero ser teis: http://www.vidaslusofonas.pt/homero.htm http://www.prof2000.pt/users/dfpinto/ulisses/ulisses.htm

You might also like