You are on page 1of 16

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Segurana Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

INSPETOR DE POLCIA
CONCURSO PBLICO 2008

PROVA OBJETIVA AMARELA


INFORMAES GERAIS
1. Voc receber do fiscal o material descrito a seguir: a) uma folha destinada s respostas das questes formuladas na prova na cor amarela; b) este caderno de prova cuja capa amarela, na mesma cor de sua folha de respostas (amarela), com o enunciado das 100 (cem) questes. 2. 3. Verifique se o material est em ordem, se seu nome, nmero de inscrio e cargo so os que aparecem na folha de respostas. Ao receber a folha de respostas, obrigao do candidato: a) ler atentamente as instrues na folha de respostas; b) assinar a folha de respostas. 4. 5. 6. As questes da prova so identificadas pelo nmero que se situa acima do seu enunciado. O candidato dever transcrever as respostas da prova para a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo da prova. O preenchimento da folha de respostas dar-se- mediante a utilizao de caneta esferogrfica de cor preta ou azul, sendo de inteira responsabilidade do candidato. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro do candidato. Esta prova ter a durao improrrogvel de 5 (cinco) horas. Reserve os 20 (vinte) minutos finais para marcar a folha de respostas. O rascunho do caderno no ser levado em considerao. O candidato somente poder levar consigo o caderno de questes nos ltimos 30 (trinta) minutos da prova. Ao terminar a prova, chame o fiscal de sala mais prximo, entregue a folha de respostas e deixe o local de prova.

7. 8. 9. 10.

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

LNGUA PORTUGUESA
Texto I
Triste Europa

60

Com efeito, alm da ilegalidade, aqui h ingratido. Os fluxos migratrios oriundos da Europa se espalharam por todos os continentes. Mais do que ningum, os europeus sabem que no h emigrao em massa sem fortes motivaes, essencialmente de natureza socioeconmica. Ora, as mazelas da imigrao s podem ser resolvidas com a integrao dos estrangeiros s sociedades, associada a uma enftica cooperao internacional, a fim de extrair da misria e da desesperana a larga franja demogrfica em que nascer o futuro ser humano a expulsar. Estima-se que possam ser expulsos da Europa 8 milhes de estrangeiros considerados em situao irregular, embora, em sua ampla maioria, no tenham praticado nenhum crime, trabalhem e recolham impostos.

Um Estado pode prender e expulsar um menor desacompanhado s porque ele estrangeiro e no possui os documentos que o prprio Estado no quis lhe conceder? E, na mesma situao, os idosos, as grvidas e os portadores de 5 deficincia? E os que, no pas de origem, foram vtimas de tortura, estupro ou outras formas graves de violncia? Pois a nova norma sobre o regresso de nacionais de terceiros pases em situao irregular, recentemente aprovada pelo Parlamento Europeu, no apenas permite que 10 um pas o faa como estende uma tenebrosa concepo jurdica da imigrao aos Estados-membros da Unio Europia. Tanto essa diretiva como as leis de certos pases que a inspiraram so incompatveis com as Constituies nacionais 15 dos Estados-membros. So ilegais em relao ao direito internacional dos direitos humanos, arduamente tecidos aps a Segunda Guerra Mundial. E colidem com o prprio direito regional especialmente a Carta dos Direitos Fundamentais da UE (Nice, 2000) e a Conveno Europia dos Direitos 20 Humanos (Roma, 1950). De ardilosa redao, a norma, a um s tempo, refere os direitos humanos e institucionaliza sua violao sistemtica. Uma alnea assegura um direito, enquanto outra mais adiante o condiciona ou lhe rouba o sentido. Sob o pretexto de organizar a expulso, batizada de afastamento, o estrangeiro pode ser detido por at 18 meses. As condies de deteno e expulso so inaceitveis: em princpio, h espaos isolados denominados centros de reteno (os que j existem lembram campos de Porm, havendo um nmero 30 concentrao). excepcionalmente elevado de estrangeiros, estes podem ser mesclados aos presos comuns, e as famlias podem ser separadas.
25 35

65

70

Somando-se essa possibilidade fresca barbrie do governo republicano dos EUA, o mundo desenvolvido 75 desgasta aguda e paulatinamente sua autoridade moral para cobrar valores humanistas de outros governos. Paradoxos da globalizao: jamais a humanidade disps de tantas facilidades para se mover, mas nunca antes ela foi to fortemente cerceada em sua liberdade. A Europa crava tristes trpicos em si mesma. Estamos, ainda, distantes do fim do territrio nacional e do Estado como inospitaleiras construes do homem contra si mesmo. Razo a mais para acreditar que cabe ao Sul, e particularmente ao plural Brasil, a inveno de novos modelos, talvez menos 85 opulentos, mas seguramente mais solidrios, de convvio respeitoso entre os homens.
80
(Ricardo Seitenfus e Deisy Ventura. Folha de So Paulo, 24 de julho de 2008)

1
Para compor suas idias no texto I, os autores s no se valeram de: (A) (B) (C) (D) (E) apresentao de elementos de base estatstica. comparaes. questionamentos. citaes. argumentos referendados por rgos de credibilidade.

Acompanha a expulso uma interdio de entrada em todo o territrio coberto pela diretiva, que pode durar cinco anos ou at se prolongar indefinidamente. Num processo apto a resultar em to graves conseqncias, o Estado pode considerar desnecessria a traduo dos documentos, desde que se possa razoavelmente supor que o estrangeiro os 40 compreenda. Ademais, as informaes sobre as razes de fato da expulso podem ser limitadas, para salvaguardar, entre outros, a segurana nacional.

2
A respeito do texto I, analise as afirmativas a seguir: I. O texto aponta uma contradio entre a idia de unio da Europa e sua real poltica de excluso. II. O texto representa um desabafo em tom emotivo por parte dos autores. III. O texto aponta para uma inferncia dos Estados europeus como no-solidrios. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta.

45

Infelizmente, a comunidade internacional no exagerou ao apelid-la de Diretiva da Vergonha. Ela constitui uma derrota mais grave do que o fracasso da Constituio Europia ou do Tratado de Lisboa, recentemente recusados por referendos populares. Concluda a fuso dos mercados, em vez de rumar para a integrao poltica e consolidar seu protagonismo na cena mundial, a Europa faz da integrao um utenslio da excluso. Claro est que Bruxelas no pode evitar a deriva direita de certos Estados, mas tampouco necessita servir regionalizao da xenofobia. Por outro lado, a diretiva complica ainda mais as j difceis negociaes inter-regionais com o Mercado Comum do Sul, Mercosul, cujos chefes de Estado se uniram para emitir um veemente protesto na recente Cpula de Tucumn (Argentina).

50

55

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

3
As condies de deteno e expulso so inaceitveis: em princpio, h espaos isolados denominados centros de reteno (os que j existem lembram campos de concentrao). (L.27-30) No trecho acima, a funo dos parnteses : (A) (B) (C) (D) explicar a idia anterior. exemplificar o dito anteriormente. especificar um elemento particular dentre os gerais. apresentar uma idia que se deseja manter como observao parte. (E) ressalvar um dado dito anteriormente.

8
Ora, as mazelas da imigrao s podem ser resolvidas com a integrao dos estrangeiros s sociedades, associada a uma enftica cooperao internacional, a fim de extrair da misria e da desesperana a larga franja demogrfica em que nascer o futuro ser humano a expulsar. (L.64-68) No trecho acima, h: (A) (B) (C) (D) (E) 7 artigos definidos e 3 ocorrncias da preposio a. 8 artigos definidos e 4 ocorrncias da preposio a. 9 artigos definidos e 4 ocorrncias da preposio a. 9 artigos definidos e 3 ocorrncias da preposio a. 8 artigos definidos e 2 ocorrncias da preposio a.

4
Em inter-regionais (L.56), utilizou-se corretamente a regra do hfen diante de palavras que se iniciam com a letra r. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) (B) (C) (D) (E) micro-regio sub-regio super-regional intra-regional pseudo-regio

9
Em xenofobia (L.54), h a seguinte combinao de sentidos: estrangeiro + averso. Assinale a alternativa em que a explicao do sentido do elemento que antecede -fobia no tenha sido feita corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) pantofobia (pantera) estasiofobia (permanecer de p) fotofobia (luz) ictiofobia (peixe) gamofobia (casamento)

5
Em inospitaleiras (L.82), ao se juntar o prefixo palavra hospitaleiras, houve perda da letra h. Assinale a alternativa em que a juno dos dois elementos se deu de forma incorreta, provocando erroneamente a perda da letra h. (A) (B) (C) (D) (E) subumano megaomenagem socioistrico multiabilidoso panispnico

10
Assinale a alternativa em que o termo exera funo sinttica idntica de uma interdio de entrada (L.34). (A) (B) (C) (D) (E) sua violao sistemtica (L.22) a inveno de novos modelos (L.84) um menor desacompanhado (L.1-2) seu protagonismo (L.50) espaos isolados (L.28)

6
Porm, havendo um nmero excepcionalmente elevado de estrangeiros, estes podem ser mesclados aos presos comuns, e as famlias podem ser separadas. (L.30-33) No trecho acima, seguindo as regras da boa discursividade, utilizou-se apropriadamente a vrgula antes da conjuno e. Assinale a alternativa em que isso no tenha ocorrido. (A) Eles se esforaram muito, e acabaram sendo reprovados. (B) Eles chegaram janela muito timidamente, espiaram com cuidado, e depois abriram um sorriso. (C) A turba gritava, e vociferava, e brandia ameaadoramente. (D) Fiz, e faria tudo novamente. (E) Ele esperava, naquela tarde, a chegada do malote, e, depois, ela esperaria aps anoitecer.

11
Somando-se essa possibilidade fresca barbrie do governo republicano dos EUA, o mundo desenvolvido desgasta aguda e paulatinamente sua autoridade moral para cobrar valores humanistas de outros governos. (L.73-76) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: I. O pronome essa tem valor anafrico. II. A palavra aguda classifica-se como advrbio. III. H, no trecho, oito substantivos. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos.

7
Por ardilosa (L.21), s no se pode entender: (A) (B) (C) (D) (E) diligente. ludibriosa. enganadora. capciosa. falaz.

12
A forma verbal disps (L.77) foi grafada corretamente. Assinale a alternativa em que se tenha indicado incorretamente uma forma do verbo dispor. (A) dispordes (C) disponde (E) dispreis (B) disporo (D) dispuserdes

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

13
...o Estado pode considerar desnecessria a traduo dos documentos... (L.37-38) No trecho acima, o termo destacado exerce funo sinttica de: (A) (B) (C) (D) (E) adjunto adnominal. adjunto adverbial. complemento nominal. predicativo do objeto. predicativo do sujeito.

17
Observando-se as siglas do texto (UE, EUA, Mercosul), corretamente grafadas, possvel afirmar que, dentre as alternativas a seguir, h uma que no segue a regra moderna de grafia de siglas. Assinale-a. (A) (B) (C) (D) (E) UFRJ COFINS PM Uerj PIS

14
Concluda a fuso dos mercados, em vez de rumar para a integrao poltica e consolidar seu protagonismo na cena mundial, a Europa faz da integrao um utenslio da excluso. Claro est que Bruxelas no pode evitar a deriva direita de certos Estados, mas tampouco necessita servir regionalizao da xenofobia. (L.49-54) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir: A expresso em vez de no poderia ser substituda, no trecho, por ao invs de. II. Ocorre alterao gramatical ou semntica ao se substituir Claro est por Est claro. III. No ocorre alterao gramatical ou semntica ao se substituir certos Estados por Estados certos. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente o item III estiver correto. se somente o item I estiver correto. se nenhum item estiver correto. se todos os itens estiverem corretos. se somente o item II estiver correto. I.

18
Assinale a alternativa em que a palavra indicada no seja formada pelo mesmo processo que as demais. (A) (B) (C) (D) (E) ilegais (L.15) desacompanhado (L.2) incompatveis (L.14) demogrfica (L.67) inter-regionais (L.56)

19
...as mazelas da imigrao s podem ser resolvidas com a integrao dos estrangeiros s sociedades... (L.64-65) Assinale a alternativa em que a transformao da estrutura acima tenha preservado o mesmo sentido e tenha se mantido de acordo com a norma culta. (A) s se podem resolver as mazelas da imigrao com a integrao dos estrangeiros s sociedades (B) as mazelas da imigrao s pode se resolver pela integrao dos estrangeiros s sociedades (C) as mazelas da imigrao pode ser resolvida s com a integrao dos estrangeiros s sociedades (D) podem-se resolver s as mazelas da imigrao com a integrao dos estrangeiros s sociedades (E) pode-se resolver s as mazelas da imigrao com a integrao dos estrangeiros s sociedades

15
Assinale a alternativa em que o termo tenha sido acentuado seguindo regra distinta dos demais. (A) (B) (C) (D) (E) difceis (L.55) prprio (L.3) Concluda (L.49) conseqncias (L.37) solidrios (L.85)

20
...h espaos isolados denominados centros de reteno... (L.28-29) Assinale a alternativa em que a transformao da estrutura no se manteve de acordo com a norma culta. (A) existem espaos isolados denominados centros reteno (B) deve haver espaos isolados denominados centros reteno (C) podem existir espaos isolados denominados centros reteno (D) houve espaos isolados denominados centros reteno (E) h de existir espaos isolados denominados centros reteno de de de de de

16
Estima-se que possam ser expulsos da Europa 8 milhes de estrangeiros... (L.69-70) Assinale a alternativa em que se tenha mantido a concordncia adequada norma culta ao se reescrever o trecho acima. (A) Estima-se que possa ser expulso da Europa dez por cento dos estrangeiros... (B) Estima-se que possam ser expulsos da Europa 1 milho do grupo... (C) Estima-se que possam ser expulsos da Europa milhares de pessoas... (D) Estima-se que possa ser expulso da Europa trs quartos dos estrangeiros... (E) Estima-se que possam ser expulsos da Europa 1,98% do grupo...

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

Texto II
Sonhos sonhos so

23
Assinale a alternativa em que o termo, na cano de Chico Buarque, no exera papel adjetivo. (A) teus (verso 4) (C) nervosa (verso 3) (E) calma (verso 3) (B) Qual (verso 15) (D) alguma (verso 13)

Negras nuvens Mordes meu ombro em plena turbulncia Aeromoa nervosa pede calma Aliso teus seios e toco 5 Exaltado corao Ento despes a luva para eu ler-te a mo E no tem linhas tua palma Sei que sonho Incomodado estou, num corpo estranho 10 Com governantes da Amrica Latina Notando meu olhar ardente Em longnqua direo Julgam todos que avisto alguma salvao Mas no, a ti que vejo na colina
15

24
Mas no, a ti que vejo na colina (verso 14) Assinale a alternativa em que esteja corretamente classificada a palavra destacada nos versos acima. (A) (B) (C) (D) (E) conjuno integrante parte de expresso expletiva pronome relativo conjuno subordinativa pronome indefinido

Qual esquina dobrei s cegas E ca no Cairo, ou Lima, ou Calcut Que lngua essa em que despejo pragas E a muralha ecoa

25
No verso 15, s cegas recebe acento indicativo de crase por se tratar de expresso adverbial feminina. Assinale a alternativa em que ocorra inadequao norma culta no tocante presena ou falta do acento grave. (A) A prova ser aplicada das 9h s 11h. (B) Sempre me refiro Ipanema da minha infncia. (C) Quando os tripulantes do navio chegaram a terra, todos ficaram aliviados. (D) A secretaria funcionar de segunda sexta. (E) Ele vive custa da esposa.

Em Lisboa 20 Faz algazarra a malta em meu castelo Plidos economistas pedem calma Conduzo tua lisa mo Por uma escada espiral E no alto da torre exibo-te o varal 25 Onde balana ao lu minhalma Em Macau, Maputo, Meca, Bogot Que sonho esse de que no se sai E em que se vai trocando as pernas E se cai e se levanta noutro sonho Sei que sonho No porque da varanda atiro prolas E a legio de famintos se engalfinha No porque voa nosso jato Roando catedrais 35 Mas porque na verdade no me queres mais Alis, nunca na vida foste minha
30
(Chico Buarque)

26
Conduzo tua lisa mo / Por uma escada espiral / E no alto da torre exibo-te o varal / Onde balana ao lu minhalma (versos 22 a 25) Tomando o trecho acima como um perodo composto, h: (A) (B) (C) (D) (E) trs oraes, sendo duas subordinadas. trs oraes, sendo uma subordinada. quatro oraes, sendo duas coordenadas. quatro oraes, sendo uma coordenada. duas oraes, sendo uma coordenada.

21
E em que se vai trocando as pernas (verso 28) A palavra se no verso acima destacado se classifica como: (A) (B) (C) (D) (E) partcula apassivadora. parte integrante do verbo. ndice de indeterminao do sujeito. pronome reflexivo. conjuno.

27
Assinale a alternativa em que a troca de posio entre as palavras provoque forte mudana de sentido. (A) (B) (C) (D) (E) Negras nuvens (verso 1) nuvens negras Exaltado corao (verso 5) corao exaltado longnqua direo (verso 12) direo longnqua olhar ardente (verso 11) ardente olhar alguma salvao (verso 13) salvao alguma

22
Ento despes a luva para eu ler-te a mo (verso 6) Assinale a alternativa em que, passando-se o primeiro verbo do verso acima para o imperativo e alterando-se a pessoa do discurso, manteve-se adequao norma culta. (A) (B) (C) (D) (E) Ento dispais a luva para eu ler-vos a mo Ento despe a luva para eu ler-vos a mo Ento despi a luva para eu ler-vos a mo Ento despis a luva para eu ler-vos a mo Ento dispai a luva para eu ler-vos a mo

28
Mas porque na verdade no me queres mais (verso 35) No verso acima, utilizou-se a forma correta porque. Assinale a alternativa em que no se tenha utilizado corretamente uma das quatro formas do porqu. (A) (B) (C) (D) (E) necessrio avaliar por qu, ontem, fomos derrotados. Depois de entender por qu, prosseguiu. No sei por qu nem como. No entendemos as privaes por que passamos. Deve haver um porqu para nossa derrota.

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

29
E no alto da torre exibo-te o varal. Onde balana ao lu minhalma (versos 24 e 25) A respeito dos versos acima, analise os itens a seguir: O acento em lu se justifica como acento diferencial, para no se confundir com o verbo leu. II. Em minhalma, para indicar a supresso de uma letra, utilizou-se apstrofo. III. O pronome te exerce funo de objeto indireto. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se nenhum item estiver correto. se somente os itens I e III estiverem corretos. se somente os itens I e II estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. I.

34
Em relao redao oficial, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. A redao oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. II. A transparncia do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, so requisitos do prprio Estado de Direito: inaceitvel que um texto legal no seja entendido pelos cidados. A publicidade implica necessariamente, clareza e conciso. III. As comunicaes oficiais so necessariamente uniformes, pois h sempre um nico comunicador (o Servio Pblico) e o receptor dessas comunicaes ou o prprio Servio Pblico (no caso de expedientes dirigidos por um rgo a outro) ou o conjunto dos cidados ou instituies tratados de forma homognea (o pblico). Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

30
Em Mas porque na verdade no me queres mais (verso 35), ocorreu caso de prclise em funo da presena de palavra de valor negativo. Assinale a alternativa que apresente caso de colocao pronominal em desacordo com a norma culta. (A) (B) (C) (D) (E) Isso o deixa abatido. Sem dvida, desejar-se-iam dias melhores. Ns nos colocramos disposio do grupo. O importante que o evento se deu de forma regular. Haviam confirmado-me o horrio da consulta.

35
Com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. H somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicao oficial: atenciosamente e respeitosamente. II. Nas comunicaes oficiais fica proibido o uso de negrito, itlico, sublinhado, letras maisculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatao que afete a elegncia e a sobriedade do documento. III. Para facilitar a localizao, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + nmero do documento + palavras-chaves do contedo. Assinale: (A) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. (E) se nenhuma afirmativa estiver correta.

31
Que sonho esse de que no se sai (verso 27) Assinale a alternativa em que se passou o verso acima corretamente para o discurso indireto: (A) (B) (C) (D) (E) Ele perguntou que sonho era aquele de que no se saa. Ele perguntou que sonho era este de que no se sai. Ele perguntou que sonho aquele de que no se sai. Ele perguntou que sonho era esse de que no se sara. Ele perguntou que sonho foi aquele de que no se saiu.

Ateno! As questes de 32 a 40 no esto agrupadas em torno de textos.

32
Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. (A) (B) (C) (D) (E) privilgio obcecado malsucedido infra-estrutura contra-fil empecilho avaro rbrica autocontrole hesitar analisar paralizar possui ageitar cibra

36

(Fernando Gonsales. http://www2.uol.com.br/niquel/)

33
Assinale a alternativa em que no se tenha caso de regncia verbal de acordo com a norma culta. (A) (B) (C) (D) (E) Ele preferia divertir-se a estudar. Assistimos nosso irmo no acidente. Eles esqueceram do livro. Visarei s metas traadas pela equipe. No fim do ms, o patro pagou ao empregado.

A respeito da tirinha acima, analise os itens a seguir: I. Um pressuposto para o alcance do humor da tirinha conhecer a natureza da hiena. II. No segundo quadrinho, o demonstrativo catafrico. III. O plural da palavra degrau, no segundo quadrinho, se faz da mesma forma que o de sarau. Assinale: (A) se somente os itens I e II estiverem corretos. (B) se todos os itens estiverem corretos. (C) se nenhum item estiver correto. (D) se somente os itens I e III estiverem corretos. (E) se somente os itens II e III estiverem corretos.

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

37
A respeito do memorando, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, analise as afirmativas a seguir: I. Tem carter exclusivamente administrativo, devendo ser adotado como principal comunicao cotidiana pelo servio pblico nessa esfera. II. O memorando a modalidade de comunicao entre unidades administrativas de um mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. Trata-se de uma forma de comunicao eminentemente interna. III. Sua caracterstica principal a agilidade. A tramitao do memorando em qualquer rgo deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocrticos. Para evitar desnecessrio aumento do nmero de comunicaes, os despachos ao memorando devem ser dados no prprio documento e, no caso de falta de espao, em folha de continuao. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se todas as afirmativas estiverem corretas. se nenhuma afirmativa estiver correta.

40
Assinale a alternativa em que o prefixo tenha valor semntico distinto dos demais. (A) (B) (C) (D) (E) anormal apatia apnia afasia abotoar

CONHECIMENTOS DE DIREITO Direito Constitucional 41


O Poder Constituinte Originrio tem por caractersticas ser: (A) (B) (C) (D) (E) incondicionado e irrestrito. permanente e limitado. primrio e condicionado. autnomo e restrito. ilimitado e transitrio.

42
Esto em desacordo com o sistema de repartio de competncias adotado pela Constituio Federal/88: (A) (B) (C) (D) poderes delegados para a Unio. poderes remanescentes para os Estados. poderes definidos indicativamente para os Municpios. reas comuns de atuaes paralelas da Unio, Estado, Distrito Federal e Municpios. (E) setores concorrentes entre Unio e Estados.

38
Assinale a alternativa correta quanto grafia e adequao vocabular. (A) Estudamos muito afim de sermos aprovados. (B) As idias dela sempre vm de encontro s minhas, ou seja, sempre concordamos um com o outro. (C) Naquela sesso da empresa, h funcionrios pouco esforados. (D) Somamos vultuosas quantias com o nosso esforo de poupar. (E) Ele sempre tachado de ignorante.

43
A respeito dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, assinale a afirmativa correta. (A) A Constituio Federal/88 assegura o direito vida, admitindo, no entanto, a pena de morte em caso de guerra declarada pelo Presidente da Repblica, devidamente autorizado pelo Senado Federal. (B) Somente o cidado tem legitimidade para a propositura da ao popular, podendo o autor ficar sujeito ao pagamento das custas judiciais. (C) Nos casos de desapropriao em que o bem de produo urbano no cumpre a sua funo social, a indenizao poder ser em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica. (D) A pena de banimento, vedada pela Constituio Federal/88, impede a expulso do estrangeiro, mesmo que seu procedimento o torne nocivo convivncia e ao interesse nacional. (E) As associaes s podero ter suas atividades suspensas por deciso judicial transitada em julgado.

39

(http://www.malvados.com.br/)

A respeito dos elementos textuais da tirinha acima, analise os itens a seguir: A forma vem no quarto quadrinho no encontra respaldo na norma culta. II. No terceiro quadrinho, o personagem, ao empregar duas perguntas com negativas, tem a inteno de torn-las de carter afirmativo. III. No ltimo quadrinho, o emprego do verbo no passado permite inferir que o teste j fora realizado. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente os itens I e II estiverem corretos. se somente os itens II e III estiverem corretos. se somente os itens I e III estiverem corretos. se todos os itens estiverem corretos. se nenhum item estiver correto. I.

44
Incumbe Polcia Civil, de acordo com as disposies constitucionais vigentes, a funo de: (A) (B) (C) (D) (E) polcia administrativa. polcia ostensiva. polcia executiva. polcia judiciria. polcia repressiva.

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

45
Considere as seguintes Administrao Pblica: I. afirmativas sobre o tema O direito de greve do servidor pblico civil ser exercido nos termos e nos limites definidos em Lei Complementar. II. Quando houver compatibilidade de horrios, no vedada a acumulao remunerada de dois cargos pblicos tcnicos ou cientficos, em consonncia com a Constituio Federal/88. III. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social. Assinale: (A) (B) (C) (D) (E) se somente a afirmativa I estiver correta. se somente a afirmativa II estiver correta. se somente a afirmativa III estiver correta. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

49
A Constituio Federal/88 prev que nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica, observados os seguintes preceitos constitucionais, exceo de um. Assinale-o. (A) (B) (C) (D) (E) a liberdade de pensamento o direito de resposta a inviolabilidade intimidade a liberdade de ao profissional a liberdade religiosa

Direito Administrativo 50
A inspeo de segurana veicular precipuamente, o exerccio de poder: (A) (B) (C) (D) (E) vinculado. discricionrio. hierrquico. subalterno. regulamentar. consubstancia,

46
No se constitui pressuposto formal do estado de defesa:

(A) a especificao das reas abrangidas pelo decreto do Presidente da Repblica. (B) a prvia manifestao do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional. (C) a determinao, no decreto do Presidente da Repblica, do tempo de sua durao, que no poder ser superior a 30 (trinta) dias. (D) a existncia de grave e iminente instabilidade institucional que ameace a ordem pblica. (E) a indicao de medidas coercitivas, dentre as discriminadas na Constituio Federal.

51
Na hiptese de automvel que venha a cair em buraco, na via pblica, gerando dano ao seu proprietrio, o Poder Pblico dever ser acionado no prazo de: (A) (B) (C) (D) (E) 1 ano. 2 anos. 3 anos. 4 anos. 5 anos.

47
A Lei Maior determina competir ao Poder Pblico a organizao, nos termos da lei, da seguridade social, com observncia obrigatria de determinados objetivos, entre os quais, no se inclui: (A) (B) (C) (D) (E) universalidade da cobertura e do atendimento. eqidade na forma de participao no custeio. diversidade da base de financiamento. seletividade na prestao dos benefcios e servios. carter centralizado da gesto administrativa.

52
O jurado, no Tribunal do Jri, exerce: (A) (B) (C) (D) (E) cargo efetivo. funo paradministrativa. cargo comissionado. cargo gratificado. funo pblica.

53
Quando o servidor pblico atua fora dos limites de sua competncia, mas visando ao interesse pblico, pratica: (A) excesso de poder, que caracteriza abuso de poder. (B) excesso de poder, mas que, no caso, no caracteriza abuso de poder. (C) desvio de poder, que caracteriza abuso de poder; (D) desvio de poder, mas que, no caso, no caracteriza abuso de poder. (E) ato vlido.

48
No que concerne ao dever do Estado de efetivar a educao, a Constituio Federal/88 prev expressamente a garantia de: (A) ensino fundamental facultativo e gratuito, inclusive para todos que no tiveram acesso na idade prpria. (B) progressiva universalizao do ensino mdio gratuito. (C) atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, obrigatoriamente na rede regular de ensino. (D) oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educador. (E) atendimento ao educando, na educao infantil, por meio de programas suplementares de transporte e alimentao.

54
O alvar para licena de construo de imvel consubstancia um ato: (A) (B) (C) (D) (E) normativo. ordinatrio. enunciativo. negocial. punitivo.

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

55
Os servios municipais de calamento se traduzem como: (A) (B) (C) (D) (E) individuais. gerais. administrativos. industriais. prprios.

59
Um fato criminoso praticado no interior de uma embarcao privada brasileira que esteja em alto-mar, fora das guas territoriais de qualquer pas, est sujeito aplicao da seguinte lei penal: (A) (B) (C) (D) (E) brasileira. do pas de onde a embarcao tiver partido. do pas para onde a embarcao estiver se dirigindo. do pas mais prximo de onde estiver a embarcao. do pas em que primeiro aportar a embarcao.

Direito Penal 56
Relativamente aos princpios de direito penal, assinale a afirmativa incorreta. (A) No h crime sem lei anterior que o defina. (B) No h pena sem prvia cominao legal. (C) Crimes hediondos no esto sujeitos ao princpio da anterioridade da lei penal. (D) Ningum pode ser punido por fato que a lei posterior deixa de considerar crime. (E) A lei posterior que de qualquer modo favorece o agente aplica-se aos casos anteriores.

60
Considera-se em legtima defesa quem: (A) pratica o fato sob coao irresistvel. (B) pratica o fato para salvar-se de perigo que ele prprio provocou. (C) pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio cujo sacrifcio no era razovel exigir-se. (D) pratica o fato por erro plenamente justificado pelas circunstncias e que tenha sido causado por terceiro. (E) pratica o fato utilizando moderadamente dos meios necessrios para repelir uma agresso injusta a direito prprio ou de outrem, desde que a agresso seja atual ou iminente.

57
Em matria de princpios constitucionais de Direito Penal, correto afirmar que: (A) a lei penal no retroagir mesmo que seja para beneficiar o ru. (B) a prtica de racismo no considerada crime, salvo se a vtima for detentor de funo pblica. (C) os presos tm assegurado o respeito sua integridade fsica, mas no integridade moral. (D) a Constituio no autoriza a criao de penas de trabalhos forados. (E) as penas privativas de liberdade podero ser impostas aos sucessores do condenado.

61
So considerados crimes contra o patrimnio: (A) homicdio (art. 121 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (B) roubo (art. 157 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (C) roubo (art. 157 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e extorso mediante seqestro (art. 159 do Cdigo Penal). (D) estelionato (art. 171 do Cdigo Penal), furto (art. 155 do Cdigo Penal) e seqestro e crcere privado (art. 148 do Cdigo Penal). (E) dano (art. 163 do Cdigo Penal), violao de domiclio (art. 151 do Cdigo Penal) e furto (art. 155 do Cdigo Penal).

58
Assinale a alternativa correta. (A) Expirado o prazo de validade da lei temporria, no se poder impor priso em flagrante queles que pratiquem o crime aps a expirao, mas ainda ser possvel a instaurao de processo criminal. (B) Todos aqueles que praticaram o crime durante a vigncia da lei temporria podero ser processados, mesmo depois de expirado seu prazo de vigncia. (C) Cessada a vigncia da lei temporria, consideram-se prescritos os crimes praticados durante sua vigncia. (D) O princpio da ultra-atividade da lei penal permite que todos aqueles que pratiquem o crime no intervalo de trs anos a partir do fim do prazo de vigncia da lei temporria sejam processados criminalmente. (E) Terminado o prazo de vigncia da lei temporria, ocorrer a abolitio criminis, libertando-se os que estiverem presos em razo da prtica do crime previsto nessa lei.

62
Relativamente ao tipo objetivo, pode-se afirmar que o crime de incndio (art. 250: Causar incndio, expondo a perigo a vida, a integridade fsica ou o patrimnio de outrem) considerado: (A) (B) (C) (D) (E) de perigo abstrato. de perigo concreto. de perigo presumido. de alto risco. de baixo risco.

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

Direito Processual Penal 63


Relativamente ao inqurito policial, assinale a alternativa correta. (A) O inqurito pode ser instaurado pelo inspetor de polcia. (B) Nos crimes de ao penal privada, o inqurito ser instaurado mesmo sem a manifestao expressa de concordncia por parte da vtima ou de quem puder represent-la. (C) Nos crimes de ao penal pblica incondicionada, o inqurito somente ser instaurado se houver manifestao expressa de concordncia por parte da vtima ou de quem puder represent-la. (D) O inqurito pode ser instaurado mediante requisio do Ministrio Pblico. (E) No cabe recurso do despacho que indefere o requerimento de abertura de inqurito.

67
A priso preventiva poder ser decretada: (A) como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. (B) nas hipteses e na forma que a lei estabelecer e especificamente nos crimes punidos com pena de deteno quando o autor do crime for identificado e possuir residncia onde possa ser encontrado. (C) quando o agente pratica o crime em situao de legtima defesa. (D) sempre que houver necessidade para investigao, tanto nos crimes dolosos como culposos. (E) nos crimes hediondos, ainda que no estejam presentes os requisitos cautelares.

68
Relativamente prova, assinale a afirmativa incorreta. (A) O juiz que conhecer do contedo da prova declarada inadmissvel no poder proferir a sentena. (B) A prova da alegao incumbir a quem a fizer, sendo, porm, facultado ao juiz de ofcio determinar, no curso da instruo, ou antes de proferir sentena, a realizao de diligncias para dirimir dvida sobre ponto relevante. (C) So inadmissveis, devendo ser desentranhadas do processo as provas ilcitas, assim entendidas as obtidas em violao a normas constitucionais ou legais. (D) So tambm inadmissveis as provas derivadas das ilcitas, salvo quando no evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. (E) O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

64
Assinale a alternativa que indique o crime em que no caber priso temporria. (A) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2) (B) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico) (C) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3) (D) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3) (E) estelionato (art. 171, caput, e seus 1, 2 e 3)

65
Um delegado poder deixar de realizar, a seu juzo, a seguinte diligncia: (A) colheita de todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias. (B) determinao, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias. (C) oitiva do indiciado. (D) oitiva do ofendido. (E) diligncia que for requerida pelo ofendido.

Legislao 69
Em relao aos atos que podem constituir crimes de tortura, assinale a afirmativa incorreta. (A) constranger algum com emprego de violncia ou ameaa, causando-lhe sofrimento fsico com o fim de obter informao (B) constranger algum com emprego de violncia ou ameaa, causando-lhe sofrimento fsico para provocar ao ou omisso de natureza criminosa (C) constranger algum com emprego de violncia ou ameaa, causando-lhe sofrimento fsico em razo de discriminao racial ou religiosa (D) submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou ameaa, a intenso sofrimento mental, como forma de aplicar castigo pessoal (E) constranger algum sem emprego de violncia nem ameaa, para que faa algo que a lei no obriga

66
As alternativas a seguir completam corretamente o fragmento a seguir, exceo de uma. Assinale-a. Considera-se em flagrante delito quem... (A) est cometendo a infrao penal. (B) acaba de cometer a infrao penal. (C) perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao. (D) encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. (E) apontado por qualquer pessoa do povo como autor de crime infamante.

10

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

70
Relativamente ao crime de tortura (Lei 9.455/97), correto afirmar que a pena do crime aumentada quando: (A) (B) (C) (D) (E) o crime cometido contra agente pblico. o crime cometido por pessoa maior de sessenta anos. o crime cometido por agente pblico. o crime cometido durante o repouso noturno. a pessoa que tinha o dever de evit-las ou apur-las se omite em face dessas condutas.

74
Relativamente aos Juizados Especiais Criminais, assinale a afirmativa incorreta. (A) Nas hipteses de infrao de menor potencial ofensivo, ao autor do fato que, aps a lavratura do termo circunstanciado, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana. (B) Nos casos de infraes penais de menor potencial ofensivo em que a ao penal de iniciativa privada ou de ao penal pblica condicionada representao, o autor do fato e a vtima podero realizar a composio dos danos, pondo fim ao litgio e acarretando a renncia ao direito de queixa ou representao. (C) A composio dos danos civis ser reduzida a escrito e homologada pelo Juiz mediante sentena irrecorrvel, por fim ao processo, devendo, no entanto, a vtima ajuizar ao de conhecimento perante o juzo civil competente. (D) O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. (E) Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa.

71
Assinale a alternativa que indique o crime em que no cabvel a interceptao das comunicaes telefnicas regulada pela Lei 9.296/96. (A) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2) (B) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico) (C) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3) (D) ameaa (art. 147) (E) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3)

72
Relativamente lei de interceptaes telefnicas, assinale a afirmativa incorreta. (A) A interceptao das comunicaes telefnicas poder ser determinada pelo juiz, de ofcio ou a requerimento da autoridade policial, na investigao criminal. (B) Deferido o pedido de interceptao, o ofendido conduzir os procedimentos de interceptao. (C) O pedido de interceptao de comunicao telefnica conter a demonstrao de que a sua realizao necessria apurao de infrao penal, com indicao dos meios a serem empregados. (D) S ser admitida a interceptao de comunicaes telefnicas quando a prova no puder ser feita por outros meios disponveis. (E) Constitui crime realizar interceptao de comunicaes telefnicas, de informtica ou telemtica, ou quebrar segredo da Justia, sem autorizao judicial ou com objetivos no autorizados em lei.

75
O Supremo Tribunal Federal decidiu que os crimes previstos no art. 1 da Lei 8.137/90 so crimes materiais. Isso significa que: (A) preciso aguardar o trmino do procedimento administrativo-fiscal em que seja constatada a efetiva reduo ou supresso do tributo para ajuizar a ao penal por crime de sonegao fiscal. (B) preciso que a denncia venha acompanhada de laudo pericial subscrito por dois peritos oficiais atestando a falsificao da Certido Negativa de Dbitos Fiscais. (C) o autor do crime ter a pena aumentada em 1/3 a 2/3. (D) no ser instaurado inqurito para apurao da conduta do funcionrio que patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administrao fazendria, valendo-se da qualidade de funcionrio pblico. (E) a lei foi revogada.

73
Segundo o Cdigo de Trnsito Brasileiro (Lei 9.503/97), no constitui crime o seguinte procedimento: (A) conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurana com viseira ou culos de proteo e vesturio de acordo com as normas e especificaes aprovadas pelo Contran. (B) afastar-se o condutor do veculo do local do acidente, para fugir responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuda. (C) deixar o condutor do veculo, na ocasio do acidente, de prestar imediato socorro vtima, ou, no podendo faz-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxlio da autoridade pblica. (D) praticar leso corporal culposa na direo de veculo automotor. (E) dirigir veculo automotor, em via pblica, sem a devida Permisso para Dirigir ou Habilitao, gerando perigo de dano.

76
Com relao aos crimes hediondos, assinale a afirmativa incorreta. (A) Os crimes hediondos so insuscetveis de anistia, graa e indulto. (B) A progresso de regime, no caso dos condenados por crimes hediondos, dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente. (C) So crimes hediondos, dentre outros, o latrocnio (art. 157, 3o, in fine), a extorso qualificada pela morte (art. 158, 2o) e crime de genocdio previsto nos arts. 1o, 2o e 3o da Lei no 2.889/56. (D) A pena por crime hediondo ser cumprida inicialmente em regime fechado. (E) Os crimes hediondos so insuscetveis de fiana e liberdade provisria.

11

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

77
Na Lei dos Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492/86), no est previsto o seguinte crime: (A) gerir fraudulentamente instituio financeira. (B) induzir ou manter em erro, scio, investidor ou repartio pblica competente, relativamente a operao ou situao financeira, sonegando-lhe informao ou prestando-a falsamente. (C) fazer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislao, em demonstrativos contbeis de instituio financeira, seguradora ou instituio integrante do sistema de distribuio de ttulos de valores mobilirios. (D) ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime contra o sistema financeiro nacional. (E) efetuar operao de cmbio no autorizada, com o fim de promover evaso de divisas do pas.

CONHECIMENTOS BSICOS DE INFORMTICA 81


Um usurio est com um arquivo aberto no Word 2003 BR. A execuo dos atalhos de teclado <Ctrl> + P e F8 tm, respectivamente, os seguintes significados: (A) (B) (C) (D) (E) configurar idioma / estender seleo. configurar idioma / aplicar negrito. imprimir arquivo / configurar idioma. imprimir arquivo / estender seleo. imprimir arquivo / aplicar negrito.

82
No Word 2003 BR, um inspetor da Polcia Civil executou as seguintes tarefas: I. abriu um arquivo previamente gravado no disco rgido; II. realizou algumas alteraes no texto; III. gravou no HD o arquivo digitado. Na execuo das tarefas (I) e (III), ele empregou, respectivamente, os atalhos de teclado: (A) (B) (C) (D) (E) <Ctrl> + A / <Ctrl> + B. <Ctrl> + N / <Ctrl> + B. <Ctrl> + G / <Ctrl> + S. <Ctrl> + N / <Ctrl> + S. <Ctrl> + A / <Ctrl> + S.

78
A Lei do Crime Organizado (Lei 9.034/95) prev a seguinte medida investigativa: (A) (B) (C) (D) (E) priso temporria. infiltrao de agentes. interceptao de comunicaes telefnicas. arresto de bens. priso preventiva.

79
Segundo a Lei 7.716/89, as condutas relacionadas a seguir constituem crime de racismo, exceo de uma. Assinale-a. (A) impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico (B) impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, penso, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar (C) constranger algum com emprego de violncia ou ameaa, causando-lhe sofrimento fsico em razo de discriminao racial ou religiosa (D) impedir o acesso s entradas sociais em edifcios pblicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso a eles (E) negar ou obstar emprego em empresa privada

83
Um inspetor deseja, no Word 2003 BR, gerar uma pgina inteira com a mesma etiqueta. Para isso, ele deve adotar o seguinte procedimento: (A) digitar um Novo Documento em formato postscript com as informaes das etiquetas repetidas e alinhadas correspondendo posio das etiquetas na folha. (B) processar a folha de etiquetas na impressora vrias vezes e alterar a posio do layout da etiqueta a cada vez na caixa de dilogo Envelopes e Etiquetas. (C) inserir as informaes das etiquetas na caixa Endereo e clicar na opo Pgina inteira mesma etiqueta da caixa de dilogo Envelopes e Etiquetas. (D) criar um novo documento de etiquetas com o uso do boto Novo Documento e empregar os comandos Copiar e Colar para gravar as informaes de cada etiqueta. (E) gerar um arquivo texto com informaes predefinidas e cruz-lo com o modelo de etiquetas desejado escolhido na aba de ferramentas da caixa de dilogo Envelopes e Etiquetas.

80
Nas situaes apresentadas a seguir imposta priso em flagrante, exceo de uma. Assinale-a. (A) nas infraes de menor potencial ofensivo, ao agente que se recusar a comparecer ao juizado especial criminal quando intimado (B) nos crimes de trnsito ao condutor de veculo, nos casos de acidentes de trnsito de que resulte vtima, se o agente prestar pronto e integral socorro quela (C) ao agente do crime de extorso mediante seqestro que se comprometer a delatar os comparsas da prtica criminosa (D) ao agente que alterar o aspecto ou estrutura de edificao ou local especialmente protegido por lei, em razo de seu valor ecolgico sem autorizao da autoridade competente (E) ao agente do crime de estelionato que se propuser a reparar o dano causado posteriormente

84
Observe a figura.

Ela representa uma referncia existente no Word 2003 BR, conhecida como Barra de: (A) (B) (C) (D) (E) ttulos. menus. status. opes. objetos.

12

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

85
No Word 2003 BR, estando na segunda linha do terceiro pargrafo de um texto, pressionar as teclas HOME e END ir gerar, respectivamente, o posicionamento do cursor do mouse no seguinte ponto: (A) incio do texto / final do texto. (B) incio do terceiro pargrafo / final do terceiro pargrafo. (C) incio da segunda linha do terceiro pargrafo / final do terceiro pargrafo. (D) incio do terceiro pargrafo / final da segunda linha do terceiro pargrafo. (E) incio da segunda linha do terceiro pargrafo / final da segunda linha do terceiro pargrafo.

87
No Word 2003 BR, para utilizar o recurso de mala direta necessria uma referncia de um campo de arquivo de dados em um documento principal. Para fazer referncia a um campo identificao_policial, o campo de arquivo de dado deve empregar delimitadores. Nesse caso, a sintaxe a ser empregada : (A) (B) (C) (D) (E) /* identificao_policial */ << identificao_policial >> && identificao_policial && %% identificao_policial %% $$ identificao_policial $$

86
Observe o texto a seguir, digitado e fomatado com o texto Verdana, negrito e itlico, no Word 2003 BR.
Como evitar fraudes em compras on-line? Manter um antivrus sempre atualizado. Usar um firewall e um anti-spam. Recebeu mensagem pedindo recadastramento de conta em banco ou carto de credito, nunca digite sua senha. Ela e pessoal e intransfervel. No abra e-mails de remetentes desconhecidos. Efetue o pagamento de produtos na internet somente se tiver plena confiana no site no qual est comprando. No distribua seu nmero de identidade ou CPF. Dados pessoais s devem ser fornecidos para sites de absoluta confiana. Todo sorteio deve estar devidamente regularizado pela Caixa Econmica Federal, SEAE ou SUSEP. No abra anexos com arquivos executveis ou imagens de origem desconhecida. Podem conter vrus ou trojan.

88
Um usurio est digitando um texto no Word 2003 BR. Para inserir uma tabela com 5 linhas e 7 colunas, ele deve atuar no menu Tabela, acionando o seguinte cone: (A)

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

(B)

(C)

(D)

(E)

Ao editar a citao Caixa Econmica Federal, para aplicar o fonte Tahoma diferente do texto e estilos negrito, itlico e sublinhado, deve-se selecionar a citao e: clicar na caixa (A) e nos cones clicar na caixa (B) e nos cones clicar na seta da caixa (C) para escolher fonte e nos cones clicar na caixa (D) e nos cones clicar na seta da caixa (E) para escolher fonte e nos cones , e . , e . , e . , e . , e .

89
Considere o Word 2003 BR e que um usurio precise gerar uma etiqueta. Para isso utilizar o recurso

, indicado na janela abaixo.

A janela aberta ao ser pressionada a seguinte opo do menu: (A) (B) (C) (D) (E) Ferramentas. Formatar. Inserir. Exibir. Editar.

13

Concurso Pblico 2008 | Inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro

90
O texto abaixo, referente Secretaria de Estado de Polcia Civil, foi digitado no Word 2003 BR.

93
Quando se utilizam os recursos oferecidos pelo Word 2003 BR, possvel e conveniente, a partir da opo Ferramentas existente na barra de menu, definir um nvel de segurana para macros, embora isso j seja feito por default, no momento em que o software instalado. Nesse contexto, analise os nveis caracterizados a seguir: I. O usurio pode escolher se ir ou no executar macros que podem no ser seguras. II. Somente macros de fontes seguras sero executadas; macros no assinadas sero desativadas automaticamente. Os nveis de segurana I e II so denominados, respectivamente:

Analisando-se a formatao do texto acima, correto afirmar que foram utilizados os seguintes recursos: (A) (B) (C) (D) (E) itlico / sombra / alinhamento centralizado / capitular gtico / negrito / alinhamento justificado / mesclar itlico / negrito / alinhamento centralizado / capitular gtico / sombra / alinhamento justificado / mesclar itlico / negrito / alinhamento justificado / capitular

(A) (B) (C) (D) (E)

Mdio e Alto. Baixo e Mdio. Alto e Muito Alto. Baixo e Muito Alto. Mdio e Muito Alto.

94
No contexto dos processadores de texto existentes no mercado, existe uma extenso no nome de arquivo como alternativa ao formato .doc, para utilizao em casos da necessidade de se transferirem documentos de texto formatados entre aplicativos, mesmo que sejam executados em plataformas diferentes. Tanto o Word 2003 BR do MSOffice como o Writer do pacote BrOffice.org 2.3 permitem o emprego dessa outra extenso, indicada como um formato de arquivo que vrios processadores de texto entendem, sendo utilizado com freqncia quando o documento criado em um processador de texto mas editado em outro. Essa extenso conhecida por: (A) (B) (C) (D) (E) FLA. PDF. RTF. STD. TXT.

91
Um inspetor est digitando um texto no Word 2003 BR em um documento com muitas pginas e incluiu o logotipo da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro, em cores, no cabealho de cada pgina. Ele observou que esse fato resultou em aumento significativo no tamanho do documento. Para o problema da replicao do logotipo em cada pgina do documento, o inspetor dever proceder do seguinte modo: (A) (B) (C) (D) gerar o arquivo DOC em formato compactado JPG. criar um vnculo no Word para o arquivo do logotipo. converter o arquivo do logotipo para o formato WMF. redimensionar a imagem para a resoluo de 800 x 600 pixels. (E) salvar a imagem colorida para um arquivo BMP em tons de cinza.

92
Um policial civil est registrando uma ocorrncia e, para isso, utiliza o Word 2003 BR. Nessa atividade, ele executou os seguintes procedimentos: I. abriu um modelo j criado anteriormente; II. num determinado ponto do texto, criou uma tabela, aplicou alguns recursos de estilo e inseriu a logomarca da instituio; III. ao final do trabalho, teclou F7 para executar o recurso de verificao de ortografia e gramtica; IV. selecionou a tabela para pequenos ajustes e pressionou uma tecla indevidamente, o que provocou a deleo da tabela. Para desfazer o erro e restaurar a tabela na posio anteriormente ocupada no texto, ele deve executar o seguinte atalho de teclado: (A) (B) (C) (D) (E) <Crl> + K. <Crl> + Y. <Crl> + R. <Crl> + W. <Crl> + Z.

95
Um usurio do processador de textos BROffice.org 2.3.1 Writer digitou um trabalho no software e ao final realizou os ajustes de rotina. Ao final salvou-o na pasta Meus Documentos, existente no disco rgido C: do microcomputador. Para isso, ele dispe de duas alternativas, Salvar e Salvar Como..., atividades executadas por meio do uso de dois atalhos de teclado. Esse atalhos so, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) Ctrl + B e Ctrl + Shift + B. Ctrl + S e Ctrl + Alt + S. Ctrl + S e Ctrl + Shift + B. Ctrl + B e Ctrl + Alt + B. Ctrl + S e Ctrl + Shift + S.

14

Prova Objetiva | Caderno de Prova Amarelo

96
Um inspetor da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro est digitando um texto no BROffice.org 2.3 Writer e, na seqncia dessa atividade, executou dois atalhos de teclado: o primeiro, pressionando simultaneamente as teclas <Ctrl> e A, para alterar o estilo da letra utilizada; o segundo, pressionando simultaneamente as teclas <Ctrl> e F, para uso de um outro recurso. Esses atalhos de teclado, possuem, respectivamente, os seguintes significados: (A) (B) (C) (D) (E) selecionar tudo / formatar pginas. selecionar tudo / localizar e substituir. selecionar tudo / aplicar formatao padro. abrir arquivo existente / localizar e substituir. abrir arquivo existente / aplicar formatao padro.

99
Ao utilizar o BROffice.org 2.3 Writer como processador de textos, o usurio dispe de diversos recursos, como cones existentes no software, para uso no caso da necessidade de visualizar pgina como tambm para realizar verificao ortogrfica. Esses cones so, respectivamente: (A) e (B) e (C) e (D) e (E) e . . . . .

97
A figura ilustra o emprego de um recurso em um texto, existente no software BROffice.org 2.3 Writer.

100
O cone utilizado no software para esse recurso e a denominao pela qual conhecido so: (A) e FontWork. Um usurio do BROffice.org 2.3 Writer digitou um trabalho e, durante as atividades desenvolvidas, selecionou um trecho do texto e pressionou simultaneamente as teclas <Ctrl> e X. A execuo desse atalho de teclado corresponde a: (A) (B) (C) (D) (E) aplicar ao texto o fonte default Times New Roman. apagar definitivamente o texto selecionado. copiar o texto para a rea de buffer. transferir texto para a Lixeira. mover o texto para a rea de transferncia.

(B)

e FontWork.

(C)

e FontArt.

(D)

e WordArt.

(E)

e WordArt.

98
O BROffice.org 2.3 Writer como processador de textos disponibiliza uma variedade de recursos que o torna bastante flexvel e operacional. Um importante recurso disponvel nesse software : (A) (B) (C) (D) (E) gerar planilhas e salv-las em formato .XLS. criar logomarcas e salv-las em formato .CDR. publicar imagens para a Web em formato .SWF. exportar arquivos diretamente em formato .PDF. salvar arquivos de texto em seu formato padro .WRI.

15

Realizao

http://concurso.fgv.br

You might also like