You are on page 1of 2

BALCO DE REDAO

tEmA 03 2012
SEGURANA PBLICA
V

| PERODO DE 5 A 11 DE MARO

Orientaes para o aluno Considere os textos a seguir. Texto 1


Tu sabes, conheces melhor do que eu a velha histria. Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim. E no dizemos nada. Na segunda noite, j no se escondem: pisam as flores, matam nosso co e no dizemos nada. At que um dia, o mais frgil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E j no podemos dizer nada.
Jorge Lordello. Um poema que traduz nossa catica realidade. Tudo Sobre Segurana, 28 fev. 2012. Disponvel em: <http://tudosobreseguranca.com.br/portal/index.php?option=com_content&task =view&id=693&Itemid=102>. Acesso em: 28 fev. 2012.

Texto 4
[...] Para entendermos o papel do Estado na segurana pblica, torna-se necessrio um breve resgate acerca de sua formao. Hobbes, j no sculo XVII, esclarece que os homens, desde suas mais primitivas formas de agrupamento, possuem um sentimento natural de busca pela sua prpria conservao e por uma vida melhor. De acordo com esse autor, existem leis naturais (justia, equidade, modstia, piedade, entre outras) que se resumem em fazer aos outros o que queremos que nos faam. No entanto, na ausncia do temor de algum poder capaz de lev-las a serem respeitadas, essas leis no so cumpridas. Nesse contexto, prevalecem as paixes naturais, as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho, a vingana e coisas semelhantes. Isso mostra que h a necessidade de legitimar um poder que promova a paz e a segurana s pessoas por meio da imposio de regras (Hobbes, 1984). Segundo Hobbes (1984), por sua prpria caracterizao natural, o homem descobriu a necessidade da constituio de um poder comum ao qual todos devam submisso, temor e obedincia, ou seja, o Estado. O Estado seria comparado a uma multido unida em torno de uma s pessoa, representada, simbolicamente pelo Leviat, um monstro todo-poderoso equivalente a um Deus mortal, especialmente criado para acabar com a anarquia e o caos social da sociedade primitiva. Pode-se extrair dessa obra a primeira concepo do papel do Estado na segurana pblica: garantir a paz social, impedindo a guerra de todos contra todos. Hobbes mostra que havia a necessidade de o Estado intervir instituindo as regras da boa convivncia social em troca da subservincia dos indivduos. Assim, o papel do Estado na segurana pblica sob a tica de Hobbes est em confiar todo o poder a uma nica instncia. Hobbes mostra que uma das consequncias da falta de um Estado absoluto institudo seria uma instabilidade social generalizada. Um estado natural onde os homens instituem um direito de autodefesa acreditando que tm direitos a todas as coisas. Isso refora a ideia de um Estado catico, sem instituies legais. A igualdade dos homens no estado natural, segundo Hobbes, a igualdade no medo, pois a vida est, a todo o momento, ameaada. Segundo o autor, nem o mais forte est seguro, pois o mais fraco livre para usar de todos os artifcios para garantir seus desejos e sua vida. Nesse estado, os homens encontravam-se numa total insegurana, pois teriam que estar sempre preparados para a guerra, sob pena de comprometer seu bem mais precioso, a vida. [...]
Vnia Aparecida Rezende de Oliveira, Dany Flvio Tonelli, Jos Roberto Pereira. O Problema da (In)Segurana Pblica: Refletindo Acerca do Papel do Estado e de Possibilidades de Solues Localizadas e Participativas. Universidade Federal de Viosa. Disponvel em: <http://www.emapegs.ufv. br/docs/Artigo46.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2012.

Texto 2 Minha alma


A minha alma t armada E apontada para a cara do sossego Pois paz sem voz, paz sem voz No paz medo s vezes eu falo com a vida s vezes ela quem diz Qual a paz que eu no quero conservar Pra tentar ser feliz As grades do condomnio So pra trazer proteo Mas tambm trazem a dvida Se voc que t nessa priso [...]
O Rappa, Marcelo Yuka. Minha Alma.

Texto 3 Declarao Universal dos Direitos Humanos


Adotada e proclamada pela Resoluo 217 A (III) da Assembleia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948 Artigo III Toda pessoa tem direito vida, liberdade e segurana pessoal.
Ministrio da Justia. Declarao Universal dos Direitos Humanos, 10 dez. 1948. Disponvel em: <http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em: 28 fev. 2012.

pgina 1

BALCO DE REDAO tEmA 03 2012


Proposta de redao Considerando os textos, alm de outros que voc ache pertinentes, redija uma dissertao em prosa, argumentando de modo a apresentar seu ponto de vista sobre o tema: Segurana pblica: responsabilidade do estado e da sociedade. Profa. Cassia Cristina Pereira.

www.sistemapoliedro.com.br
pgina 2

You might also like