You are on page 1of 9

Assistncia de Enfermagem em situaes especiais de ressuscitao: hipotermia, afogamento, parada cardaca associada ao trauma, choque eltrico ou eletrocusso, emergncias

cardiotoxicolgicas.

1-Situaes especiais de ressuscitao: Hipotermia


1.1- DEFINIO: A Hipotermia aparece quando a temperatura do corpo baixa a valores inferiores a 35C. Esta situao sobrevm quando a temperatura ambiente muito baixa, principalmente se o frio seguido por chuva, umidade ou neve, ou por imerso em mares, lagos ou rios. A falta de preparao fsica, a fadiga, a fome e a desidratao somam o risco de hipotermia. A temperatura central do corpo humano deve manter-se entre 36,5C e 37,5C. Inferior a esse limite, comeam a aparecer esses sintomas, desde o frio intenso, levando ao bito.

1.2- SINAIS E SINTOMAS: A pele da vtima se encontra fria, plida e seca; A temperatura corporal est baixa 35C ou menos; as terminaes nervosas detectam a baixa temperatura, prontamente o organismo comea a realizar a vaso constrio (diminuio do calibre) dos vasos sanguneos, principalmente da pele, com o objetivo de diminuir a perda do calor e estabilizar a temperatura interna. Devido a este fator a pele fica fria. Diminuio da lucidez e alteraes do comportamento; O pulso e a ventilao esto abaixo do normal;

Os sintomas dos trs tipos de Hipotermia: Leve (35 a 33C); sensao de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo do tonalidade cinzenta ou discretamente arroxeada (ciantica). A pessoa tem confuso mental. Moderada (33 a 30C); Os tremores desaparecem, a pessoa fica muito sonolenta, prostrada, quase inconsciente, rigidez muscular, alteraes na memria e na fala, entre outros. Grave (menos de 30C); A pessoa fica imvel e inconsciente, as pupilas se dilatam e a freqncia cardaca reduz, quase imperceptvel. Se o paciente no for tratado, a morte fatal. A hipotermia pode ser considerada em trs tipos: a aguda, subaguda e crnica. Aguda : a mais perigosa, brusca queda da temperatura corporal (em segundos ou minutos), por exemplo, quando a pessoa cai em um lago gelado. Subaguda:acontece em escala de horas, usualmente por permanecer em ambientes frios por longos perodos de tempo. A crnica comumente causada por uma patologia. Primeiro Socorro: Retirar vesturio molhado ou mido; Colocar botijas de gua quente, protegidas, nas axilas e virilhas para manuteno da temperatura central. A sua colocao nas extremidades contra-indicada, pois o aumento da circulao perifrica ajuda a diminuir ainda mais a temperatura central; Agasalhar com cobertor; Colocar a vtima de acordo com o seu grau de conscincia; Vigiar as funes vitais; Promover o transporte para o hospital.

2-Situaes especiais de ressuscitao: Afogamento:


2.1- Definio: a asfixia por aspirao de lquido de qualquer natureza que chega a inundar o sistema respiratrio. Prejudicando a troca de oxignio e gs carbnico.

2.2-Sinais e Sintomas: Pode ocorrer hipotermia, nuseas, vmitos, distenso abdominal, tremores e cefalia, dores musculares cansao e mal estar podendo ocorrer parada cardiorrespiratria. (Brunner e Suddart,1980).

Enquanto aguarda a chegada do socorro: Coloque a vtima deitada com a cabea em declive, mais baixa que o corpo; Cuidado: no dobre e nem vire a cabea doa vtima; No tente retirar gua dos pulmes; Observe se a vtima respira, ouvindo o movimento respiratrio ou o movimento torcico; Se a pessoa no estiver respirando, proceda imediatamente respirao boca-a-boca; Observe se h pulso, colocando as pontas do indicador no pescoo ou na regio inguinal da vtima. Caso a pulsao esteja ausente ou a pupila dilatada, o corao deve ter parado imediatamente proceder massagem cardaca; Quando a pessoa recuperar a respirao e batimentos, deixe-a deitada de lado com um brao abaixo da cabea, no permita que a mesma saia do repouso antes da chegada do socorro; Aquea a vtima e se possvel, leve-a a um local quente; Tire as roupas milhadas e cubra-a com cobertores, toalhas, o que tiver na mo; Se a pessoa estiver consciente oferea uma bebida morna e no alcolica e doce; No tente aquec-la com banho de gua quente, a fim de evitar o choque trmico; Friccionar braos e pernas, para ajudar e estimular a circulao.

3-Situaes especiais de ressuscitao: Parada cardaca associada ao trauma


DEFINIO: A parada cardaca - PC - pode ser definida como uma circunstncia em que o dbito cardaco (DC) inadequado para manter a vida, ou ento, em que no se consegue palpar o pulso, verificar a presso arterial (PA) e, quando associada a parada respiratria, no se observa atividade motora respiratria voluntria. Para melhorar a sobrevida destes pacientes necessria uma rpida avaliao e incio simultneo de procedimentos preconizados pelo A.C.L.S. e A.T.L.S.. Lembrando que a RCP sempre aconselhada pois trabalhos provam que pacientes Politraumatizads que do entrada em P.S. ps RCP tm melhor sobrevida que outros que no receberam RCP. A PCR ps trauma qualificada em mortal, fatal e agnica. A utilizao dessa classificao til para dar o prognstico e auxilia na tomada da deciso para incio da ressuscitao.

Sinais vitais Mortal (grau 1) Fatal (grau 2) Agnica (grau 3) Ausentes Ausentes Pulso filiforme, sem PA

Sinais de vida Ausentes Presentes Presentes

Sobrevida 0,3% 14,6% 40,3%

Sintomatologia: Sintomas de uma vtima em PCR: Falta ou debilidade de pulsao; Dilatao das pupilas (midrase); Ausncia de batimentos cardacos (que podem ser checados encostando o ouvido do socorrista abaixo das papilas mamrias da vtima); Insuficincia respiratria; Palidez excessiva; Inconscincia A PCR ps traumtica associada s alteraes geradas por grande perda sangunea (principal causa), hipxia exacerbada ou tamponamento cardaco ou outra constrio mecnica que impea a entrada e sada de sangue do corao. A perda acelerada e profusa de sangue tem a ver com leses de grandes vasos ou de vsceras parenquimatosas, e seu efeito a PC causado pela hipxia tecidual, pois no h quem transporte o oxignio. Os principais sintomas que direcionam este diagnstico so: 1. 2. 3. 4. palidez cutnea, sudorese, perfuso deficitria e veias colabadas.

A hipxia acentuada ocorre tambm em casos de obstruo de vias areas (trauma bucomaxilo-facial, laringe ou traquia), pneumotrax hipertensivo, contuses pulmonares extensas, leso medular alta, trax flcido ou hemotrax macio. A sintomatologia nestes casos a cianose, respirao paradoxal e assimetria da expansibilidade torcica. A PC pode ser originria de causa primria, em pacientes que sofram o traumatismo subsequentemente, embora isto dificilmente acontea.

Tratamento O tratamento de pacientes em PCR ps trauma, consiste em avaliara o atendimento em duas situaes distintas: A 1 em ambiente pr-hospitalar, em que leigos treinados tem a capacidade realizar e que consiste em medidas de suporte bsico de vida; e outra fase, j em ambiente hospitalar, efetivado pelo mdico, que incide no suporte avanado em uso de drogas e procedimentos invasivos. Nas duas situaes o socorrista deve abordar seu paciente tendo em pensamento as prioridades do ABCDE do trauma, sendo que sempre que possvel deve pedir a ajuda de mais uma pessoa, ainda que seja para esta pessoa agir sob sua direo de comando. Estas manobras sero analisadas para melhor compreenso, porm, na prtica so realizadas concomitantemente. COORDENANDO AS MANOBRAS DE RESPIRAO ARTIFICIAL E MASSAGEM CARDACA. COM UM SOCORRISTA: Alternam-se duas insuflaes torcicas com 15 compresses, na criana maior que oito anos e no adulto. A contagem deve ser realizada contando-se alto: 1 e 2 e 3... Depois de quatro ciclos, avalia-se o pulso. Na criana menor de oito anos e no beb, alterna-se uma insuflao com cinco compresses e reavalia-se o pulso a cada dez ciclos. COM DOIS SOCORRISTAS: Os Socorristas alternam as manobras. O que estiver fazendo esforo fsico ser substitudo ao se cansar. Alterna-se 1 insuflao com 5 compresses. Ao desejar realizar a troca, o socorrista que estiver fazendo a massagem, conta em voz alta e diz, 1 e 2 e troca e 4 ...assim, o socorrista que estiver insuflando realiza mais uma vez e se desloca para junto do trax da vtima. Restaurao da oxigenao central: A primeira manobra a liberao das vias areas, que no paciente Politraumatizado merece ateno peculiar devido ao cuidado em controlar e estabilizar a coluna cervical do paciente j que todo paciente neste estado possui trauma desta regio at que se prove o contrrio. Vias areas prvias so conseguidas por manobras simples, como retirar de corpo estranho, afastar a base da lngua, hiperextender a cabea (no em suspeita de leso de coluna cervical) e elevao da mandbula, que podem ser realizadas no suporte bsico. O exame dever ser feito rigorosamente nessa sequncias: O ABCDE da vida Vias areas e coluna cervical; Respirao; Circulao, hemorragia e controle do choque; Nvel de conscincia; Exposio e proteo da vtima. Realize a massagem cardaca: Coloque a vtima em decbito dorsal (barriga para cima), sobre uma superfcie dura e plana. O ponto certo para a realizao da massagem encontrado da seguinte forma: Localize o final do osso entre as costelas (esterno) e, dois dedos acima deste, coloque a palma de sua mo e no dorso dela a sua mo de dominncia.

Os dedos devem ficar entrelaados. Deve-se realizar a massagem com os braos esticados e com o peso do corpo voltado contra a vtima. Os cotovelos do socorrista devem ficar estendidos durante a realizao da manobra de reanimao. Faa a compresso com certo vigor a fim de abaixar o esterno numa depresso de aproximadamente 5 cm. O profissional capacitado pode realizar outras manobras, caso estas no terem sucesso, como a utilizao da cnula de Guedel, a intubao orotraqueal (IOT) ou naso-traqueal (contra-indicada em suspeita de fratura de base de crnio) e at procedimento mais invasivos como a cricotireoidostomia por puno ou cirrgica. preconizada a sondagem gstrica a fim de prevenir a aspirao pulmonar de seu contedo. Depois de estabelecida a via area prvea imprescindvel averiguar se o paciente esta ventilado, o que pode ser verificado pela visualizao de movimentos respiratrios torcicos ou escutando-se a entrada e sada de ar pelo nariz, aproximando seu ouvido do nariz ou boca do paciente. Caso o paciente no esteja ventilando, dar incio a manobras de ventilao que na etapa pr-hospitalar consiste na respirao boca a boca ou, quando disponvel, a utilizao do A.M.B.U.. A respirao boca a boca deve ser iniciada com duas insuflaes amplas de 1,5 a 2 seg. cada (paciente adulto), sendo que aps isto se deve instaurar uma freqncia mdia de 12 insuflaes por minuto. O sucesso do procedimento determinado por meio da visualizao da expanso da caixa torcica. Se o paciente estiver sendo socorrido por mdicos e intubado podero ser usados respiradores artificiais, exemplificando o B.I.R.D.,

4-Situaes especiais de ressuscitao : Choque eltrico Choques eltricos- Eletrocusso A morte ocasionada por eletricidade tambm conhecida como eletrocusso e consiste na passagem de uma corrente eltrica pelo corpo. A eletrocusso pode provocar a morte instantnea, perda dos sentidos mais ou menos prolongada, convulses e queimaduras no ponto de contacto. necessrio tomar cuidado com quem est sujeito ao choque, toc-lo pode ser perigoso. Atendimento: O procedimento correto a fazer : pegar um objeto formado por plstico, pois conduzem pouca eletricidade; afast-lo do objeto que lhe d o choque, e verificar os sinais vitais da vitima. Caso esta se encontre em parada cardiorrespiratria devem-se retirar os objetos prximos a esta como, por exemplo; dentaduras, culos, e outros,

afrouxar a roupa e descobrir o trax, e proceder ento reanimao botando sobre o trax as duas mos sobrepostas e realizar 30 compresses seguidas de duas insuflaes. Se a vitima estiver inconsciente, porm com pulso e a ventilar devemos colocla em PSL- posio lateral de segurana.

5-Situaes especiais de ressuscitao: Emergncias cardiotoxicolgicas Toxicologia pode ser entendida pelo estudo dos efeitos nocivos de agentes qumicos e fsicos em seres vivos. Rotas de entrada Um produto qumico pode penetrar no corpo atravs da inalao, ingesto e absoro pela pele. Essas so as chamadas vias ou rotas de entrada do agente qumico. Movimentao do agente qumico: Na maioria das vezes, o agente qumico absorvido pelo sangue e, posteriormente, pode ter vrios destinos como a eliminao pela urina, fezes e transpirao, acumulao no organismo ou reao com alguns compostos do corpo humano. Destino do agente qumico: O destino derradeiro do agente qumico est sujeito de diversos fatores, entre eles, suas propriedades qumicas, caractersticas do indivduo e tempo de exposio. A enfermagem tem uma participao muito importante no tratamento das intoxicaes, por suas intervenes. Pacientes com over dose de drogas ou intoxicao necessitam de cuidados especficos a fim de evitar complicaes. Se a ingesto foi de drogas no corrosivas podemos fazer lavagem gstrica; Manobras de tratamento devem ser institudas para proteger as vias areas; Pode ocorrer arritmias, coma, hipotenso e hipertenso, hipotermia, e convulses, assim como parada cardiorrespiratria podem ocorrer; Antdotos podem ser usados quando conhecemos qual a droga usada; Se afeta os olhos deve ser utilizada a gua para aqueles casos de leso ocularlavar em gua abundante, caso for na pele tambm dever ser lavada com gua abundante; Nos olhos se possvel usar anestsico ocular;

Ainda na desintoxicao pode ser usado diurtico para a diurese forada; assim como alcalinizao da urina e acidificao da urina( contra-indicada na rabdomilise e mioglubiminria. A descontaminao do trato gastrointestinal poder ser feita por meio de: Emse- provocando o vmito; Lavagem gstrica- indicada quando a emse no for efetiva, mas contraindicada em agentes corrosivos; Catarse- manobra para diminuir os efeitos deletrios da intoxicao, e acelerar a sada da droga, eliminado-a do organismo; Hemodilise e hemoperfuso usada quando a droga conhecida ou suspeita de poder ser dialisada usada ainda em coma profundo, apneia, hipotenso ou choque , e outras alteraes graves do balano metablico, e em portadores de patologias graves de base. Opiides : intoxicao grave sinais e sintomas: Pupila puntiforme; Depresso respiratria; Coma; Boca sca; Analgesia; Hipotenso arterial; Hipotonia muscular; Respirao Cheyne-Stokes.

Intoxicao Crnica- dependncia fsica e patolgica, a falta da droga chamada ndrome da Abstinncia, e se caracteriza por: nervosismo, ansiedade e sonolncia,dores acentuadaas nas costas e pernas, vmitos, diarria;hipertenso, aumento da temperatura, sofrimento psicolgico.

Referncias: Brunner e Suddart- 9 edicao; Tratado de mdico cirrgica; Souza e Mozachi- Manual do ambiente hospitalar

You might also like