Agrupamento de Escolas da Mealhada

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais - Área Disciplinar de Ciências Naturais

DISCIPLINA Ciências Naturais
2º Teste de Avaliação Sumativa
9º Ano
Novembro de 2011

Nome:

__________________________________________________
_________

A Professora:

Enc. de Educ:

Duração: 60 min

N.º

Turma:

Classificação:

“A fecundação de um óvulo por um espermatozóide é uma das maiores maravilhas
da natureza. Como espectáculo, apenas se pode comparar com um eclipse do Sol ou
com a erupção de um vulcão”.
Georges Corner
1. A figura seguinte representa dois sistemas do organismo (A e B).

Fig. 1

1.1.Identifica cada um dos sistemas.
___________________________________________________________________________________
1.2.Faz a legenda dos esquemas A e B.
1- ___________________________________ 7- _________________________________
2- ___________________________________ 8- _________________________________
3- ___________________________________ 9- _________________________________
4- ___________________________________ 10- ________________________________
5- ___________________________________ 11- ________________________________
6- ___________________________________ 12- ________________________________
13- ________________________________
1.3.Relativamente à figura 1B, indica o número que assinala:
1

___ C. ______ 1.Relativamente à figura 1A. d) ocorrem somente alterações físicas.3.1. Nos rapazes. A puberdade é um período que se caracteriza pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários. ______ 1. as gónadas femininas.2.1.4. ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ __________________ 3.1. O alargamento das ancas. ___ D. local onde a fecundação poderá ocorrer. Classifica as frases seguintes de verdadeiro (V) ou falso (F). local responsável por manter uma temperatura inferior à do resto do corpo.2. ___ 2. Os caracteres sexuais secundários surgem por volta dos 14-15 anos. indica o(s) número(s) que assinala: 1. _____ 1. O aumento dos órgãos sexuais. as glândulas anexas. A. (Assinala as opções correctas) 4. consideraste como falsa(s).4. durante a puberdade surgem porque: a) se liberta muita adrenalina b) se inicia a produção acentuada de hormonas sexuais c) a hipófise começa a trabalhar d) os espermatozóides iniciam a sua produção (Assinala a opção correcta) 2 .Corrige a(s) frase(s) que. o engrossar da voz e as primeiras ejaculações são algumas das mudanças da puberdade nos rapazes. A puberdade é uma fase em que: a) surgem os caracteres sexuais primários. ________ 1. c) os órgãos sexuais sofrem maturação o que torna possível a reprodução.1.4. o início da menstruação e o crescimento dos seios são algumas das mudanças da puberdade nas raparigas. _____ 2. Todas as transformações. a puberdade verifica-se mais cedo.3. o local onde são depositados os espermatozóides. ___ E. ___ B.3. b) surgem os caracteres sexuais secundários.3. anteriormente.

COLUNA I COLUNA II Cauda ____ _____ A. Indica. Completa o quadro seguinte relativo aos sistemas reprodutores. Flagelo que permite a mobilidade. 6. Contém o núcleo da célula. Sistema Reprodu tor Femini no Produzir óvulos Cavidade musculosa coberta por uma mucosa. Relaciona a função dos testículos com o aparecimento da barba na puberdade. por ordem. o endométrio.2. Contém a maior parte das Peça intermédia ____ mitocôndrias. Cabeça ____ _____ C. 2 6. Qual é a sua constituição? ___________________________________________________________________________________ ______ 7.5. o caminho que os espermatozóides seguem desde o local da sua formação até serem libertados para o exterior. A formação dos espermatozóides leva algumas semanas e realiza-se a uma temperatura inferior à temperatura do corpo.Observa a figura e estabelece a correspondência entre os números da figura com coluna I e as letras da coluna II. ____ B. ______________________________________________________________________________________ _______ ______________________________________________________________________________________ _______ 6.1. caso ocorra fecundação Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do 3 .3. ___________________________________________________________________________________ ______ ___________________________________________________________________________________ ______ 6. O esperma é um líquido esbranquiçado libertado durante uma ejaculação. Trompas de Falópio Receber o embrião. Fig.

As setas indicam o trajecto das hormonas.3. respectivamente: a) testosterona e progesterona. d) testosterona e estrogénio. ovário e útero. c) progesterona hormonas hipofisárias. (Assinala a opção correcta) 8. As hormonas que estimulam o aparecimento de caracteres sexuais secundários no rapaz e na rapariga são.2. 8. Na figura seguinte pode observar-se a relação hormonal entre três órgãos da mulher: hipófise. Que setas representam as hormonas hipofisárias? _____________________________________________________________________________________ 4 .1.corpo Testículos Armazenar espermatozóides Masculi no Canais deferentes Gâmeta masculino Lançar o esperma no exterior Epidídimos 8. Identifica as hormonas representadas pelas setas 5 e 6. _____________________________________________________________________________________ 8. b) hormonas hipofisárias e estrogénios.

____ 5 .Ambos D. TERMOS AFIRMAÇÕES 1. Assinala com um V as verdadeiras e com F as afirmações falsas. ____ K. ____ M. _____ 4. estão representados os folículos em diferentes estádios de desenvolvimento.Os espermatozóides podem permanecer vivos nos canais reprodutores. A.O ciclo menstrual ocorre desde a puberdade até à menopausa. ____ F.Fig. regulam o ciclo sexual.Produz estrogénios e progesterona. ____ G.As hormonas FSH e LH são produzidas nos ovários e vão actuar sobre a hipófise. ____ I. o útero e a hipófise. ____ H. ____ C. produzidas na hipófise. em conjunto com as hormonas hipofisárias. ____ 9. 3 8.Corpo amarelo B. ____ L. 3).O útero está revestido por um tecido esponjoso – o endométrio. ____ D. ____ N.Existe uma correlação hormonal entre os ovários.São as hormonas ováricas que. ____ E. não há desenvolvimento dos folículos ováricos. No ovário (fig.4.O útero é a gónada feminina. _____ 3.Durante a gravidez.O aumento das hormonas ováricas estimula a hipófise da produção das hormonas LH e FSH.A fecundação ocorre na vagina.Os estrogénios e a progesterona são hormonas ováricas.Produz hormonas.A testosterona e os estrogénios são as hormonas femininas.Mantém-se durante toda a vida da mulher.Forma-se a seguir à ovulação. ______ A. As afirmações que se seguem dizem respeito à reprodução humana.Produz estrogénios.Folículo C.Origina um óvulo. ____ B. ____ J.Depois da fecundação. Faz corresponder a cada uma das afirmações o termo mais adequado da chave. ____ 6. o corpo amarelo mantém-se e continua a produzir progesterona.Nenhum 2.A fecundação ocorre no útero. _____ 5.

3.2. 10.Ao longo da fase folicular ocorre uma diminuição de estrogénio no sangue. b) o ovário. Selecciona a opção correcta em cada uma das questões que se segue. ____ S. c) epidídimos e próstata. 10. Observa a figura 4 que representa a sequência de fenómenos que ocorrem no útero e no ovário durante o ciclo ovárico e uterino.A produção de progesterona ocorre essencialmente na fase folicular. c) vesículas seminais e próstata.O. . As hormonas produzidas pela hipófise actuam sobre: a) o útero.O aumento das hormonas ováricas inibe a hipófise da produção das hormonas LH e FSH. ____ Q.O aumento da produção de hormonas hipofisárias inibe os ovários. 10.1. As hormonas produzidas nos ovários actuam: a) no sangue. ____ R.4. c) o ovário e o útero. d) o sangue. b) no útero. Supõe a situação de uma mulher que iniciou a sua menstrução no dia 7 de Agosto: Faz a correspondência entre as datas e os fenómenos apresentados: 18 de Setembro Ovulação desse ciclo _________________________________________________ 4 de Setembro Fim da fase luteínica __________________________________________________ 21 de Agosto Fim da menstruação __________________________________________________ 9 de Setembro Início da fase proliferativa do ciclo seguinte ________________________________ 12 de Agosto Fim da fase folicular do ciclo seguinte ____________________________________ 12. São glândulas anexas do sistema reprodutor masculino: a) epidídimos e próstata.A fase menstrual deve-se à diminuição das hormonas ováricas no sangue.O Útero exerce sobre o ovário uma acção hormonal que o estimula a desenvolver um folículo. d) vesículas seminais e uretra. d) canais espermáticos e epídidimos. c) em todos os órgãos. ____ P. d) nas trompas de Falópio. 11. São vias genitais do sistema reprodutor masculino: a) canais deferentes e vesículas seminais. b) epidídimos e vesículas seminais. 10. ____ T. ____ 10. 6 . b) canais deferentes e uretra.

. o esquema I e o esquema II.______________________________________ Esquema II. Esquema I.______________________________________ 12.3.2. 7 Refere a importância do ciclo sexual. 4 12.Esquema I Esquema II Fig. ___________________________________________________________________________________ ______ ___________________________________________________________________________________ ______ ___________________________________________________________________________________ ______ 12. Inica a qual dos ciclos se refere. Indica as fases do ciclo ovárico e do ciclo uterino. respetivamente.1.

G e F e) F. FIM BOM TRABALHO! 8 . 3. a taxa de progesterona é superior à de estrogénio. respectivamente. a ovulação e a fase do corpo amarelo estão representadas. 4. 4. 1.Se ocorrer fecundação o corpo amarelo degenera. 4 e 6 são correctas. 4. B e E c) D.No ciclo uterino ocorrem transformações a nível do endométrio. Classifica as seguintes afirmações. 2.A hormona sexual feminina é a testosterona.O corpo amarelo é o responsável pela produção de progesterona. 6. 3. 6 e 7 são correctas. Na figura 4. 1. 5 e 6 são correctas.______________________________________________________________________________________ ___ ______________________________________________________________________________________ ___ 12. 3. 6 são correctas.A progesterona e o estrogénio são responsáveis pelas transformações que ocorrem no endométrio. sublinhando a frase correcta da chave: AFIRMAÇÕES: 1. a menstruação. A e E b) D.4. por: (assinala a opção correcta) a) C. C e A 13. G e F d) C. 5.Na primeira fase do ciclo menstrual.Quando ocorre a menstruação os níveis de progesterona e estrogénio no sangue são elevados CHAVE: IIIIIIIV- Apenas as afirmações Apenas as afirmações Apenas as afirmações Apenas as afirmações 1. 2. 7.

5 12. 3. 3. 8. 6. 2. 9 1 0 3 3 4 4 2 2 4 6 4 3 5. 5 9 1. 5 3 3 4 6 6 4 1 1 3. 12. 8. 4 6 3 4 1 3 4. 7 8. 1. 4. 8. 3.COTAÇÕES 1. 1. 4. 1. 3 4 5 6. 4. 12. 2 1. 6. 2. 12. 5 . 1. 2 2. 2. 1. 3. 6. 2. 1.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful