Matriz 4º teste filosofia 10º ano teorias éticas C12

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHEIRO E ROSA

FILOSOFIA, 10ºANO / MATRIZ DO 4º TESTE / 2011-2012 / O Professor: Carlos Pires

Duração: 90 minutos. Temas: Os valores. Ética: o problema da justificação dos juízos morais. Teoria dos Mandamentos Divinos. Subjetivismo Moral. Relativismo Moral Cultural. Objetivismo Moral. Natureza das questões: escolha múltipla; identificação de itens verdadeiros e falsos; identificação e avaliação de exemplos; justificação; questões de resposta curta e de resposta extensa. Objetivos: 1. 2. 3. 4. 5. Distinguir juízos de facto e juízos de valor. Identificar em exemplos juízos de facto e juízos de valor. Conhecer exemplos de problemas estudados pela Ética ou Filosofia Moral. Explicar o problema da justificação dos juízos morais. Explicar como é que a Teoria dos Mandamentos Divinos tenta solucionar o problema da justificação dos juízos morais. 6. Explicar e discutir as objeções à Teoria dos Mandamentos Divinos que estudou. 7. Explicar como é que o Subjetivismo Moral tenta solucionar o problema da justificação dos juízos morais. 8. Explicar e discutir as objeções ao Subjetivismo Moral que estudou. 9. Explicar o que é a diversidade cultural. 10. Explicar o que é o etnocentrismo. 11. Explicar como é que o Relativismo Moral Cultural tenta solucionar o problema da justificação dos juízos morais. 12. Explicar e discutir as objeções ao Relativismo Moral Cultural que estudou. 13. Explicar como é que o Objetivismo Moral tenta solucionar o problema da justificação dos juízos morais. 14. Explicar e discutir as objeções ao Objetivismo Moral que estudou. 15. Comparar e discutir as respostas dadas por essas teorias ao problema da justificação dos juízos morais.

O aluno deve também: A. B. Conhecer exemplos ilustrativos dos conceitos referidos. Identificar os conceitos referidos em exemplos dados.

Leituras:    No Manual: páginas 79-83; 137-171. Apontamentos tirados nas aulas. No blogue Dúvida Metódica: os posts indicados no post “Links para o 4º teste do 10º ano”.

BOM TRABALHO!

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful