You are on page 1of 18

O CORPO DO GUERREIRO HOMRICO

O heri Patroclo no campo de batalha


Prof. Ms. Alessandra Serra Viegas
Introduo
A beleza do corpo do guerreiro homrico, tanto na Ilada quanto na Odissia, constitui-se como elemento fundamental para a construo narrativa de atributos dos personagens hericos. O belo corpo desses heris mostra-se como elemento identitrio do segmento social dos bem nascidos os kaloi - dos perodos arcaico e clssico, e imprescindvel para a representao do corpo social aristocrtico. Chama-nos a ateno como este belo corpo do heri, na Ilada, tendo como exemplo paradigmtico Ptroclo est ligado semanticamente ao conceito de Bela morte140, isto , ao belo corpo morto. Ptroclo possuidor de um funeral completo no discurso narrativo da Ilada, pois seu combate acaba por tornar-se uma entrega de sua vida no campo de batalha (VERNANT, 2002, p.410).

Homero e suas obras


Deste modo, a pesquisa se insere na problemtica da Questo Homrica141, formulada a partir da seguinte inquietao: quem o autor da Ilada e da Odissia e como

140

Conceito criado e proposto por Jean-Pierre Vernant.

141

O conceito de Questo Homrica comea a ser discutido no perodo alexandrino, e retomado pelos modernos, presente na obra Prolegomena ad Homerum de F. A. Wolf, em 1795. Um trabalho analtico anterior foi escrito em 1664, e publicado em 1715, com o titulo de Conjectures acadmiques ou dissertation sur lIliade, por F.R. DAUBIGNAC (LESKY, 1995, p.50-51). No sculo XX, K. Lachman afirma que Homero apenas um nome coletivo, j que nos poemas no se verifica unidade nem de plano, nem de autor. Ao contrrio, G. Hermann defende uma unidade intencional ou ampliao progressiva dos

90

essas obras chegaram ao texto final? Digenes de Larcio (I, 57) j fala de interpolaes realizadas por Pisstrato142 no texto homrico. Quanto ao autor das obras, as respostas so variadas, reduzindo-se todas elas a trs teses principais: a unitarista (um s o autor principal dos poemas homricos), a dualista (dois poetas diferentes trabalhando na mesma tradio143) e a pluralista (so vrios os autores de cada um dos poemas144). Quanto redao dos textos, as correntes de crtica textual dos modernos (sculo XIX) dividem-se em Teoria da Ampliao (considera-se uma Ilada primitiva, de pequena extenso, a qual crescera com o decorrer do tempo at alcanar as propores tradicionais da obra), defendida por G. HERMANN, Teoria dos Cantos (a Ilada continha cerca de dezesseis cantos individuais, divididos por K. LACHMANN), e a Teoria da Compilao (tanto a Ilada quanto a Odissia no eram cantos, e sim pequenas epopias de diversas propores e valor tambm diverso), desenvolvida a partir da anlise de A. poemas: um ncleo primordial foi concebido e composto por um poeta e desenvolvido posteriormente por outros. Atualmente, predomina a tese da unidade temtica e estrutural da Ilada e da Odissia, apesar de certas inconsistncias de vrias ordens. Esta unidade teria sido guardada pela tradio oral de aedos ou cantores, que celebram em versos a gesta herica. Tudo leva a crer, pois, que sua composio definitiva, entre 700 e 550 a.C., segundo Eric Havelock, tenha compilado ou composto a maior parte dos poemas um, ou mais provavelmente, dois grandes poetas (HAVELOCK, 1996). Dadas as diferenas do meio e da estrutura social, a diferena de tema e as diferenas vocabulares e estilsticas da Ilada e da Odissia, parece legtimo concluir que os dois poemas foram compostos por diferentes poetas em tempos e lugares distintos. O tema discutido entre historiadores, literatos e lingistas, tais como G.S. KIRK (1965), R. AUBRETON (1956), D. SCHLER (1972), M. FINLEY (1981), W. BURKERT (1993), A. LESKY (1995) e todos os que vem o valor da obra homrica para a prpria construo e fixao de valores tais como tica, preceitos morais e princpios guerreiros, como a defesa da honra e, ainda, o conceito de belo corpo, junto sociedade ocidental.
142

Um texto de Ccero (De oratore, III, 34) afirma que no tempo de Pisstrato (VI sc. a.C.) a Ilada foi posta em ordem (apud. VIDAL-NAQUET, 1993, p.35).
143

Essa a posio defendida por FINLEY, M. Veja, por exemplo, Grcia Primitiva: Idade do Bronze e Idade Arcaica. So Paulo: Martins Fontes, 1990. p. 89.
144

Os maiores expoentes desta posio so P. MAZON, K. REINHARDT e M. PARRY.

91

KIRCHHOFF (LESKY, 1995, p.51-52), problema que tem preocupado especialistas, desde os gregos eruditos do perodo helenstico os primeiros a cogitar a questo at os nossos dias, ainda que para alguns autores a principal questo no pensar quem foi Homero e quando as obras foram convertidas da tradio oral e compiladas na tradio escrita, e, sim, o que foi Homero145.

O corpo como carter identitrio do heri


Cremos ser relevante para a pesquisa apontar o que se tem debatido e escrito sobre o tema da morte em oposio vida, e como essa questo parte integrante do pensamento humano146. O mesmo vlido para o modo como o corpo tem sido abordado, e como os estudos sobre o corpo tm tomado corpo (o pleonasmo estritamente necessrio!) nas ltimas dcadas desde os estudos de Marcel Mauss, os
145

Quando dizemos o que foi Homero, referimo-nos ao modo de narrar do autor que ressalta as questes humansticas subjacentes ao texto, ao, por exemplo, mostrar, em lugar de um acontecimento como o da Guerra de Tria, a clera de Aquiles, um detalhe na guerra, ou no ps-guerra, os sofrimentos de Odisseu, em sua busca desenfreada para salvar a vida e voltar a casa. Esta posio de H.D.F. KITTO (1980), R. AUBRETON (1956), B. SNELL (2005), W. BURKERT (1993) e M.I. FINLEY (1981, 1986).
146

Um trabalho importante que queremos aqui citar e que contribui em muito para nossa pesquisa a dissertao de Adriana Magdaleno Thnatos e Psych: entre a morte do heri e do hoplita (sc.VIII a.C. VI a.C.), na qual a autora faz uma anlise bastante significativa a respeito da morte atravs de documentao textual e de vasos ao longo do perodo arcaico e clssico. No Captulo I, ao mostrar as leituras da morte grega, A. Magdaleno se utiliza principalmente da Ilada de Homero e das abordagens de Vernant quanto anlise da ligao vida-morte na epopia. Tal ligao interpretada por ela como uma continuidade das almas como uma imagem refletida no espelho, uma sombra-pessoa que geme e em alguns momentos pode relembrar o que fora em sua existncia. Assim, ela mostra a importncia da estirpe qual pertence o ser quando est vivo e quando estiver morto, mas vivo na memria coletiva de sua comunidade. A autora tambm nos auxilia quanto ao nosso crucial questionamento, recortando a morte em Homero como uma faca de dois gumes, um momento de dor e de perda, um manto de trevas que cobria os olhos e o nariz dos guerreiros dos campos de batalha na Ilada, um implacvel destino reservado a todos a mora. A mesma morte, j conceituada como a bela morte (kals thnatos) garante a glria ao guerreiro cado, o pice da sua virtude, da sua aret.

92

quais, unindo Antropologia e Sociologia, demonstram que o corpo, inserido na sociedade, e participante ativo dela, o primeiro e mais natural instrumento e/ ou meio tcnico do homem (MAUSS, 2003, p.407) para lidar com o outro nessa sociedade. O antroplogo Jos Carlos Rodrigues traz o corpo para o centro da cena em seus estudos, mostrando-o como sendo muito mais do que um dado biolgico, mas o objeto de uma reflexo da ndole sociolgica e simblica sobre o mesmo. Assim, afirma que o corpo sempre uma representao da sociedade e como parte do comportamento social humano, o corpo um fato social (RODRIGUES, 2006, p.117). Deste modo, para desenvolver o tema ao qual nos propusemos, partimos do belo corpo como elemento identitrio do heri-guerreiro em Homero, seja atravs do corpo do heri Ptroclo, que entrega sua vida em combate (VERNANT, 2002, p.409-410; CAMPOS, 2003, p.12), para matar e ser morto147 na Ilada148, seja por meio do corpo do guerreiro Odisseu, que, na Odissia, luta, a todo custo, por manter-se vivo (VERNANT, 1989, p.88)149. Associado ao estudo, tomamos por base terica o conceito de lugar antropolgico de Marc Aug (2004), que nos possibilita efetuar a comparao a partir da singularidade dos lugares onde transitam o corpo morto e o corpo vivo dos heris nos textos, respectivamente.

147

Essa a posio defendida por Vernant, em A Bela Morte de Aquiles, texto em que trata especificamente do conceito que ele mesmo criara, conhecido como Bela Morte, no qual trabalha com a interligao desta aos valores da tim (honra) e da klos aphthitn (glria imperecvel) na imagem que Homero constri para o heri-guerreiro da Ilada. Com esta concorda Haroldo de Campos, no estudo introdutrio que realiza em sua traduo da obra para a lngua portuguesa.
148 149

Canto IX, 321-322.

Posio tambm de Vernant, em Mort grecque mort deux faces, ao designar Odisseu, no contexto literrio da Odissia, como o heri da fidelidade vida, diametralmente oposto a Aquiles, considerando-se sua posio no discurso narrativo da Ilada.

93

O lugar antropolgico aponta para a construo ao mesmo tempo concreta e simblica de algo que ocupa o espao, servindo de referncia para todos aqueles que so destinados por esse lugar a uma posio no sistema dos valores, da hierarquia, do poder (AUG, 2004, p.53). Assim, podemos conceber o corpo do heri e do guerreiro como smbolo de poder ligado aos melhores atravs da beleza das formas, que se mostra na prpria representao da sua posio social. Aqui, podemos inferir o pensamento de Mauss e Durkheim, os quais defendiam a representao do corpo do indivduo como corpo social, pensamento do qual compartilha Jos Carlos Rodrigues ao afirmar que a maneira como vemos o corpo construda socialmente.

A ao do corpo como a identidade do heri homrico


A ira canta, Deusa, do filho de Peleu, Aquiles... (Ilada I, 1). Entretanto, a verdadeira ira de Aquiles e a sua desenvoltura como guerreiro darse-o atravs do heri Ptroclo, seu companheiro. Desta forma, iniciar com tal ttulo a maneira encontrada para tratarmos do heri-guerreiro sem desvencilharmos sua figura daquela do melhor entre os Aqueus, Aquiles, e ao mesmo tempo, apresentarmos a importncia de Ptroclo como personagem que provoca realmente a retomada das peripcias da ao narrativa da Ilada a partir de sua efetiva participao (CARLIER, 2008, p.86). ele que acrescenta uma dupla perfeio ao poema, pois, por sua morte, Ptroclo motiva a reconciliao de Aquiles com Agammnon, provocando os feitos hericos de Aquiles e, ainda, permite-nos descobrir a alma deste heri-guerreiro (AUBRETON, 1968, p.163). A profunda antropologia na qual Homero nos faz mergulhar consenso entre alguns helenistas150. O poeta faz um estudo das almas de suas personagens e a se revela apontando a complexidade do ser. Os heris homricos so profundamente humanos e s
150

Como Aubreton (1968), Romilly (1979), Vernant (2002), Carlier (2008), Detienne (2008).

94

a assistncia divina os torna capazes de aes extraordinrias (AUBRETON, 1968, p.156157). o que ocorre tambm com Ptroclo. Ptroclo , na Ilada, uma espcie de duplo de Aquiles. Ele , segundo a fala deste, o seu igual, j que, no incio de suas lamentaes pelo amigo, transmite-nos tal equiparao: ... se perdi o meu companheiro querido, Ptroclo, o melhor de todos os meus parceiros, o meu cabea igual... (Ilada, XVIII, 80-82) Tal sntese de Ptroclo pela boca de Aquiles conduz o ouvinte-leitor da epopia a ver Ptroclo como a personagem totalmente atrelada ao melhor dos guerreiros aqueus, fato que se comprova no incio do Canto XVI, quando o heri pede a Aquiles a armadura deste a fim de que os troianos, tomando-o por Aquiles, fujam e haja um descanso na guerra. Outro fato que merece destaque Ptroclo ser uma personagem que cresce a partir da iminncia de sua morte, j que a questo apontada acima pedir a armadura de Aquiles para ir batalha, que seria fatidicamente a ltima batalha de Ptroclo confirmada pelo narrador como sendo a sua cegueira, j nos preparando para a morte do guerreiro, cujo desenvolvimento o que discutiremos neste captulo, discorrendo sobre a importncia dessa iminncia da morte para os subterrneos do discurso narrativo no qual se processa toda a ao desta primeira obra de Homero. o corpo morto de Ptroclo que est por trs da ao narrativa ao longo da Ilada desde o fim do Canto XVI at o final da obra, no Canto XXIV. Assim, o ambiente das batalhas com o corpo vivo e morto do heri, bem como seu funeral acabam por tornar-se o lugar antropolgico deste heri, segundo os pressupostos de Marc Aug (AUG, 2004).

95

Nesse nterim, isto , a morte de Ptroclo, discutiremos o que Jean-Pierre Vernant cunhou como a Bela Morte do guerreiro (VERNANT, 2002, p.408-412) em relaes de contraposio e complementaridade com Nicole Loraux, que desvincula a abstrao de uma bela morte do corpo e prope que um belo morto em sua concretude, mostra-se mais adequado e coerente com a sociedade apontada por Homero (LORAUX, 1994, p.12). Fato que as implicaes de uma bela morte como o fechamento e o pice de uma bela vida do guerreiro, herica (ASSUNO, 1995, p.54), aponta-nos e at mesmo abre-nos para uma sociedade que prima pela fora das armas, pela superioridade fsica nas batalhas. Segundo os estudos em Anlise do Discurso de Eni Orlandi, dos quais nos utilizamos como metodologia para a pesquisa, no discurso que constatamos o modo social de produo da linguagem (ORLANDI, 1988, p.17); neste caso, da pica homrica, para determinarmos o contexto social de produo da Ilada, isto , de uma sociedade em que os valores guerreiros de fora e virilidade sobrepujam quaisquer outros. O locus da Ilada o campo de batalha, propcio para que a morte seja iminente. A descrio detalhada da morte de cada guerreiro acende-nos uma luz para refletirmos: por que to importante que a sociedade homrica na Ilada seja apresentada como aquela que composta de tantas batalhas e de tantas mortes? E por que os relatos de morte, principalmente o de Sarpdon, morto por Ptroclo (Ilada, XVI, 419-520) possuem uma descrio to bela e demonstram que, por um momento, faz-se mister que a cena seja mais lenta e at mesmo d-nos a impresso de estar havendo um close para que ns, leitores, sejamos chamados ateno para tal momento? A prpria morte de Ptroclo emblemtica como uma Bela Morte, j que o heri recebe todas as honras possveis atravs de um funeral completo, que vai desde o cuidado para que seu corpo permanea belo antes mesmo de ser preparado para os ritos at a abertura dos jogos em sua homenagem, os quais sempre remetem bela vida que o heri possua e ao seu exemplo de um guerreiro completo.

96

As virtudes de Patrclo como guerreiro-heri


Ptroclo quem cuida, doma e guia os cavalos imortais Xanto e Blio, presenteados por Posdon a Peleu, pai de Aquiles, e repassados ao heri. Voltando tese de Romilly, a doura do heri que permite tal feito (ROMILLY, 1979, p.18) a ponto de os cavalos chorarem copiosamente a morte de seu domador ao receberem a notcia (XXIII, 279-284). A partir do canto XVI, o espao do heri comea a alargar-se a partir de sua descrio e sua fala que o encerram como um chefe corajoso e de palavras firmes e a narrativa passa a ser focada nele, tendo-o como personagem principal. Antes disso, o heri possui algumas referncias anteriores como cuidador dos guerreiros feridos e portador de boas palavras (XI, 806-848), embora permanea mudo dos Cantos I ao IX e tenha sua primeira fala em XI, 606, perguntando a Aquiles porque este o chama (MALTA, 2006, p.214). O heri que vislumbramos a partir do Canto XVI j apresentado de outra forma. Ptroclo ganha corpo e forma a partir do momento em que mostra quem realmente ele : um guerreiro cuja personalidade e motivao para a batalha so totalmente discrepantes das de Aquiles. Ptroclo um guerreiro que luta pela coletividade, por patriotismo, porque seus irmos esto feridos e outros mortos, e necessria ajuda urgente no campo de batalha (XVI, 1-46). Ao mesmo tempo em que vigoroso, tambm comedido, sbio em conselhos, amigo, e, portanto, devido a tais caractersticas, um homem mais velho. No transfundo histrico da Ilada possvel entrever algo sobre a essncia das grandes linhas que pautavam a organizao dos Estados Palacianos micnicos. A decifrao das tabuinhas em linear B permite a reconstruo do quadro social encontrado na corte e no palcio micnicos. Quanto aos basileis (pa-si-reu), para Claude Moss, so vistos como membros de uma aristocracia militar, a qual viveria no palcio, na rbita da figura do rei (MOSS, 2006, p.26). Na obra homrica, cada um dos chefes um basileus que se incumbe de cuidar do

97

bem-estar dos guerreiros sobre os quais exerce poder e incitar-lhes coragem para o enfrentamento das batalhas. Veja-se como exemplo Ptroclo, em lugar de Aquiles, assumindo esta posio e animando os mirmides com grande voz, encorajando seus nimos para aquele que seria seu ltimo combate (XVI, 269-275). J para Jean-Pierre Vernant, o basileus um tipo de senhor feudal, dono de uma propriedade rural e vassalo do anax, cujo lao de vassalagem assume a forma de uma responsabilidade administrativa: o basileus vigia a distribuio dos fornecimentos em bronze destinados aos ferreiros que, no seu territrio, trabalham para o palcio. Junto ao basileus, um conselho de ancios, a gerousia (ke-ro-si-ja) confirma essa relativa autonomia da comunidade rural (VERNANT, 1987, p.34). Outro metal o ferro leva-nos a apontar o valor de um outro epteto de Ptroclo ligado ao guerreiro que luta utilizando cavalos. Podemos pressupor tal fato como dado importante a partir do momento em que tanto os carros de cavalos quanto as armaduras dos guerreiros, suas lanas e escudos tm como matria-prima o elemento metalrgico. Nos jogos fnebres em homenagem a Ptroclo, Aquiles oferece como prmio do arremesso uma quantidade de ferro bruto, a qual durar aproximadamente cinco anos para ser utilizada nos campos frteis do ganhador (XXIII, 832-835). O modo de Hefestos trabalhar o escudo de Aquiles, forjando-o, como se fosse de ferro, fazendo-lhe incrustaes de ouro e de prata, maneira micnica, fato que deve pr-nos de sobreaviso de que o ouvinte-leitor da Ilada conhece tais prticas. Por outro lado, a insistncia do texto ao referir-se s armas dos guerreiros sendo de bronze explica-se como um processo de criar distanciamento entre a poca em que o poema escrito e a do tempo dos heris cujos feitos evocam (PEREIRA, 2006, p.65-66). Para estabelecer uma cronologia aproximada, no sculo IX se pode verificar a passagem efetiva da Idade do Bronze Idade do Ferro, que traz em seu bojo importantes processos de transformao, como

98

uma acelerao de prticas guerreiras, uma militarizao da sociedade, um reforo do domnio dos chefes de guerra (os nobres), em ligao com as novas tcnicas de guerra devidas substituio do anterior armamento em bronze por armas de ferro mais percucientes (LVQUE, 1996, p. 166).

O corpo e a bela morte que torna o heri imortal


Ptroclo possui papel essencial no desenvolvimento psicolgico do poema. Sem a Patroclia, no teramos as peripcias dessa pica, nem um retrato profundo do prprio comportamento de Aquiles para a concluso da trama narrativa (AUBRETON, 1968, p.162). Alm disso, pudemos perceber atravs de seus eptetos a determinao de um contexto social de produo prximo ou laudatrio do passado do(s) heri(s). O pblico que ouvia a Ilada sabia que certos costumes da idade herica diferia dos hbitos da sua poca. Tambm os aedos acautelavam-se para no cometer um anacronismo flagrante, pois no podiam abstrair-se totalmente da civilizao material que lhes era familiar e precisavam referi-la para serem perfeitamente compreendidos (CARLIER, 2008, p.239). Como uma sociedade completa e independente vislumbrada pelo ouvinte-leitor de Homero, a histria dos acontecimentos que ocorrem com os olmpicos repousa em um mesmo sistema de comportamentos e representaes, pois eles obedecem a regras e seguem os mesmos costumes dos mortais (SISSA; DETIENNE, 1990, p.31-32). como se Homero criasse um humanismo divino como marca de sua poesia, em uma obra atravs da qual o homem entalha e concebe os deuses sua imagem e semelhana. Alm do mais, os deuses que perpassam os poemas homricos no so a totalidade dos deuses e sua religio tambm no abarca toda a religio. O que se tem so deuses e religio cuja projeo a de uma sociedade herica e aristocrtica e cuja poesia destinada a homens voltados para as armas e para o mar, isto , uma aristocracia poltica e uma militar (BRANDO, 2007, p.121-123). O antropomorfismo dos deuses e suas intervenes no

99

plano humano, principalmente para proteger seus queridos ou para entrar nos combates do campo de batalha a todo tempo ocorrem na Ilada. No tocante ao corpo dos deuses, um acontecimento interessante: o corte em Afrodite pelas mos de Diomedes151, que fere o belo corpo da deusa, no sem antes censur-la por estar na batalha protegendo Enas, apresenta-nos dois fatos importantes: o estabelecimento de limites entre deuses e homens, e a abertura das portas do Olimpo, desvendando as relaes entre os deuses e informando-nos sobre seu corpo vulnervel, seu sangue e suas lgrimas (SISSA; DETIENNE, 1990, p.40): No alto feriu a mo fraca [da deusa] lanando-se contra ela com a aguda lana. (Ilada, V, 336-337) Tanto este exemplo, em que uma deusa, mesmo fora de seu ambiente de atuao (a guerra no lugar de Afrodite!) apresenta-se para combater, quanto a Teomaquia152 principalmente entre Atena e Ares so mais dois marcos que nos apontam que valores esto em voga na sociedade em tela, isto , os valores hericos e guerreiros, vividos no campo de batalha, que no estaro presentes na Odissia. Mais um momento de teomaquia restrito ao prprio Ptroclo, aquele que prefigura sua morte, atravs da luta com Heitor, na qual vencido no somente por este, mas com a clara interveno de Apolo, que o poeta faz questo de demonstrar: ...ento o fim tu vislumbraste, Ptroclo Em meio ao torvelinho, Apolo vem-lhe ao encontro, temvel; Ptroclo no o v, rompendo em meio turba,

151

Como analisamos em outro momento, Diomedes tambm fere Ares, que tratado por Peon, o mdico do Olimpo. 152 Literalmente, a guerra dos deuses.

100

se eclipsara o deus em nvoa espessa... (XVI, 787-790) Mais uma vez, Ptroclo torna-se emblemtico, porque seu corpo jaz morto enquanto os guerreiros lutam e disputam o corpo do heri em um dia que perpassa os Cantos XVI (o heri morre no fim deste canto), XVII e XVIII. Quanto ao cuidado com o corpo do heri morto que jaz em meio aos combates importante notar a preocupao dos aqueus (e tambm a dos troianos, em outros momentos) em cuidar do corpo de seu(s) companheiro(s) morto(s) para que no seja(m) mutilado(s) nem tomado(s) pelo inimigo. Entre os guerreiros, tal atitude questo de honra. Nas aes dos combates o corpo morto de Ptroclo est presente como elemento principal do cenrio. A extenso do episdio sublinha a importncia do heri e tambm possvel que o poeta da Ilada tenha procurado rivalizar com outros poemas evocando combates em torno de mortos ilustres (CARLIER, 2008, p.122). O belo corpo morto do heri so o corolrio e a culminncia de sua bela vida: assim como, nessa sociedade de confronto na qual, para ser reconhecido, preciso derrotar os rivais em uma competio incessante pela glria (VERNANT, 2002, p.407), a morte guerreira unifica no mesmo conjunto os mltiplos aspectos da proeminncia social e do valor pessoal (MAGDALENO, 1995, p.14), pois ela que propiciar a honra devida ao heri e, mais tarde, o seu culto. O corpo de Ptroclo, personagem que temos analisado, no pode de modo algum ser capturado ou mutilado pelos troianos, a fim de que sua memria e sua imagem permaneam belas diante de todos que com ele conviveram, enquanto vivo. A Ilada tem seu prlogo e seu eplogo marcados pela morte, pois a temtica dos funerais perpassa toda a obra. Em seu incio, encontra-se a presena da morte antes mesmo da ao. Apolo est irado e uma terrvel cena se d: os mulos e os ces so feridos, respectivamente, e suas [de Apolo] setas pontiagudas miram os homens, e ardem incessantemente as piras fnebres (I, 49-52). Em seu trmino, temos a trgua e os

101

detalhes do que o ltimo verso nos fala: as exquias de honra que so dadas a Heitor, o domador de cavalos (XXIV, 804). No s Heitor recebe tais exquias de honra, mas o relato aponta para um costume propcio aos heris por sua vida exemplar como guerreiro, pois ele sofreu uma morte em combate, prematura e, como ganho, recebe a glria imperecvel.

102

Bibliografia
Documentao textual: CAMPOS, Haroldo de. Ilada de Homero. v. I e II.. 4.ed. So Paulo: Arx, 2003. (edio bilnge grego/portugus) HOMER. Homeri opera. Oxford: Oxford University Press, 1992, v. I, II, III e IV. HOMER. The Odyssey. Transl. A.T. Murray. Cambridge: Harvard University Press & London: William Heinemann LTD, 1976, v. I e II. HOMRE. Iliade. Trad. Paul Mazon. Paris: Les Belles Lettres, Tome I (1987), Tome II (1992), Tome III (1994), Tome IV (1982). HOMRE. LOdyse: Posie Homrique. Trad. Victor Brard. Paris: Les Belles Lettres, Tomos I, II, III, IV (1953). HOMERO. Odissia. v. I, II, III. Trad. Donaldo Schler. So Paulo: L&PM, 2007. (Edio bilnge grego-portugus) _________. Odissia. Trad. Carlos Alberto Nunes. So Paulo: Editora Trs, 1974. _________. Odyssey. Trad. Samuel Butler. New York: Barnes & Noble Books, 1996. PLATON. Oeuvres completes: La Republique. Tome VI. livres I-III. Paris: Les Belles Lettres, 1932. PLATON. Oeuvres completes: Le Banquet. Tome IV 2e part. Paris: Les Belles Lettres, 1958. Bibliografia Geral e Especfica: AUBRETON, Robert. Introduo a Homero. Traduo de Jaime Bruna. So Paulo: Difuso Europia do livro, USP, 1968.

103

AUG, Marc. O sentido dos outros. Traduo de Francisco Manoel da Rocha Filho Petrpolis: Vozes, 1996. ___________. No-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Traduo de Maria Lucia Pereira. 4.ed. Campinas: Papirus, 2004. BRANDO, Junito de Souza. Mitologia Grega. 16.ed. v.II. Petrpolis: Vozes, 2007. CARLIER, Pierre. Homero. Traduo de Fernanda Oliveira. Lisboa: Publicaes EuropaAmrica, 2008. DETIENNE, Marcel. Comparar o incomparvel. Traduo de I. Stormiolo. So Paulo: Idias e Letras, 2004. ________________. Os mestres da verdade na Grcia Arcaica. Traduo de Andrea Daher. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. ________________. A escrita de Orfeu. Traduo de Mario da Gama Kury. Rio de Janeiro: Zahar, 1991. ________________. Os gregos e ns uma antropologia comparada da Grcia Antiga. Traduo de Mariana P. Srvulo da Cunha. So Paulo: Loyola, 2008. DETIENNE, Marcel; VERNANT, Jean-Pierre. Mtis as astcias da inteligncia. Traduo de Filomena Hirata. So Paulo: Odysseus, 2008. FINLEY, Moses I. Le monde d Ulysse. Paris: Editions La Dcouverte, 1986. ______________. O legado da Grcia: uma nova avaliao. Traduo de Ivete V.P. de Almeida. Braslia: UnB, 1998. ____________________. Grcia Primitiva: Idade do Bronze e Idade Arcaica. Traduo de Wilson R. Vaccari. So Paulo: Martins Fontes, 1990.

104

FRONTISI-DUCROUX, Franoise. Ddale: Mythologie de lartisan en Grce Ancienne. Paris: Franois Maspero, 1975. HAVELOCK, Eric. A revoluo da escrita na Grcia e suas conseqncias culturais. Traduo de Ordep Jos Serra. So Paulo: UNESP, 1996. KITTO, H. D. F. Os gregos. Traduo de Jos Manuel Coutinho e Castro. Coimbra: Armnio Amado Editor, 1980. LESKY, Albin. Historia da Literatura Grega. Traduo de Manoel Losa. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1995. LVQUE, Pierre. Animais, deuses e homens o imaginrio das primeiras religies. Traduo de Joo Gama. Lisboa: Edies 70, 1996. LORAUX, Nicole. Inveno de Atenas. Traduo de Llian Valle. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. MALTA, Andr. A selvagem perdio: erro e runa na Ilada. So Paulo: Odysseus Editora, 2006. MAGDALENO, Adriana Soares. Thnatos e Psych: entre a morte do heri e do hoplita (sc.VIII a.C. VI a.C.). UFRJ IFCS: Rio de Janeiro, 1999. Dissertao de Mestrado. CANDIDO, Maria Regina. A morte como espetculo nas tragdias gregas. In: Phonix / UFRJ. Laboratrio de Histria Antiga. Ano XI 2005. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. MAGDALENO, Adriana Soares. As representaes sociais da morte na Grcia Arcaica. In: Phonix / UFRJ. Laboratrio de Histria Antiga. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1995. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Traduo de Lamberto Puccinelli e Mauro W. B. de Almeida. So Paulo: Cosacnaif, 2003. MOSS, Claude. A Grcia Arcaica de Homero a squilo. Traduo de Emanuel Loureno Godinho. Lisboa: Edies 70, 2006.

105

ORLANDI, Eni Pucinelli. Discurso e leitura. So Paulo: Cortez/Campinas/Edunicamp, 1988. _____________________. Terra vista; discurso do confronto: Velho e Novo Mundo. So Paulo: Cortez/Campinas/Edunicamp, 1990. ____________________. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. So Paulo: Pontes, 1996. PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Estudos de Histria da cultura clssica: Cultura grega. Lisboa: Calouste Gulbekian, 2006. v.1. RODRIGUES, Jos Carlos. O Corpo na Histria. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. ______________________. Tabu do Corpo. 7.ed. rev. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. ______________________. Tabu da Morte. 2.ed. rev. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. ROMILLY, Jacqueline de. La douceur dans la pense grecque. Paris: Les Belles Lettres, 1979. SISSA, Giulia & DETIENNE, Marcel. Os deuses gregos (a vida cotidiana). Traduo de Rosa Maria Boaventura. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. SNELL, Bruno. A cultura grega e as origens do pensamento europeu. Traduo de Prola de Carvalho. So Paulo: Perspectiva, 2005. VERNANT, Jean-Pierre. Origens do pensamento grego. Traduo de Manuela Torres. Lisboa: Teorema, 1987. VERNANT, Jean-Pierre. Lindividu, la mort, lamour: Soi-mme et lautre en Grce ancienne. Paris: ditions Gallimard, 1989. ___________________. Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histrica. Traduo de Haiganuch Sarian. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

106

___________________. Entre mito e poltica. Traduo de Cristina Murachco. So Paulo: EdUSP, 2002. VIDAL-NAQUET, Pierre. A democracia grega: ensaios de historiografia antiga e moderna. Traduo de Lus de Barros. Lisboa: Dom Quixote, 1993. ____________________. O mundo de Homero. Traduo de Jonatas Batista Neto. So Paulo: Cia. da Letras, 2002.

107

You might also like