ATLANTIS

Associação Atlantis para o Desenvolvimento da Ciência Rua Barão do Cotegipe, Nº 653, ap. 202. Bairro: Centro, Cep: 96200-290 Rio Grande – RS – Brasil Telefone: 0xx53 3233 5858

http://www.atlantis.org.br

Edital de Bolsas de Iniciação Científica da Associação Atlantis

A Associação Atlantis para o Desenvolvimento da Ciência anuncia que está aberto o seu edital de bolsas de estudo para os alunos dos cursos de graduação em Oceanografia e Ciências afins. Leia atentamente as instruções e veja se você se enquadra nas características de um bolsista da Associação Atlantis.

INTRODUÇÃO A Associação Atlantis foi fundada em 2005, com o objetivo de apoiar iniciativas que vão ao encontro do desenvolvimento científico das Ciências do Mar. Nesse intuito, financia projetos de iniciação científica para oportunizar a alunos de graduação o contato com o processo da investigação; desde a elaboração de uma hipótese, passando pela formulação de um projeto, chegando na apresentação dos resultados obtidos. O edital de bolsas de iniciação científica contemplará os projetos selecionados, sendo o valor de cada R$ 450,00 por mês, pelo período de um ano.

OBJETIVOS • • • • • despertar vocação científica em alunos de graduação; incentivar a expansão da pesquisa direcionada à Oceanografia ou áreas afins; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; estimular uma maior articulação entre a graduação e a pós-graduação; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas; 1

f) Será permitido somente um projeto por aluno. respeitando os critérios do formulário de inscrição (Anexo I). a pesquisa. d) Deve ser coeso e coerente. Em casos de impedimento eventual do orientador. c) Nas publicações e trabalhos apresentados. com justificativa. podendo indicar novo aluno para a vaga. e) É vedado ao orientador repassar a outro a orientação de seu(s) bolsista(s). solicitar a exclusão do bolsista. d) O orientador poderá. a(s) bolsa(s) retorna(m) à coordenação do programa de bolsas da Associação Atlantis. REQUISITOS E COMPROMISSOS DO BOLSISTA a) Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação de Oceanografia ou áreas afins. não sendo estendida essa medida para o orientador. c) Apresentar Currículo Lattes atualizado dos últimos cinco (5) anos. g) A avaliação do projeto será realizada por um comitê organizado pela Associação Atlantis. 2 . estimular a reflexão sobre a ciência. b) Ter uma (1) apresentação ao ano com os resultados do projeto proposto. fazer referência a sua condição de bolsista da Associação Atlantis. COMPROMISSOS E DIREITOS DO ORIENTADOR a) Ser um professor vinculado à instituição de ensino superior.• • proporcionar ao bolsista o contato com teorias e práticas atuais por meio do ensino direcionado que o orientador-pesquisador fará. b) Estar disposto a participar como pesquisador convidado da Associação Atlantis. b) Deve focalizar assuntos de relevânica social e científica. PROJETO DE PESQUISA a) O tema de estudo deve estar relacionado a uma das linhas de pesquisa da Associação Atlantis. REQUISITOS. f) É vedada a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais alunos. c) Deve possuir originalidade na abordagem de temas antigos. dentro da acadêmia e fora dela.

INSCRIÇÃO Há duas formas de ser feita a inscrição: 1) Via correio eletrônico para o endereço bolsas@atlantis. CEP: 96200-290. b) Currículo Lattes do orientador (resumido dos últimos 5 anos). CRONOGRAMA Publicação do Edital Inscrição Análise das propostas Divulgação dos projetos selecionados Período de execução Entrega do relatório parcial Entrega do relatório final 05/12/2011 Até 31/01/2012 Até 20/02/2012 20/02/2012 12 meses.org. e) Seguir o plano de trabalho definido no projeto proposto. a cada seis meses. ** Até o último dia do vencimento da bolsa. postado até o último dia de inscrição. 202. OU 2) Via correio tradicional para o endereço (Rua Barão do Cotegipe N° 653.br. Rio Grande – RS).d) Apresentar relatório parcial. c) Cópia do atestado de matrícula e histórico escolar do bolsista. no último dia do vencimento da bolsa. devidamente preenchido. e relatório final.de março de 2012 a março de 2013 No sexto (6º) mês* 30/09/2012 31/03/2013** * A contar a ingressão do bolsista no programa de bolsa. 3 . Ap. Documentação necessária a) Formulário de inscrição de Projeto de Pesquisa (Anexo I). Centro.

esta será concedida por 12 meses. 4 . ficando o aluno livre de qualquer ressarcimento ou restituição de valores.AOS PROJETOS SELECIONADOS a) A concessão da bolsa será feita mediante a assinatura de um contrato de bolsa. c) Uma vez aprovada a solicitação de bolsa. b) A bolsa é concedida a fundo perdido.

5 ./MSc.): CARGO: DEPTO/UNIDADE: UNIVERSIDADE/FACULDADE/INSTITUIÇÃO: ENDEREÇO: TELEFONE: E-MAIL: Observações: 1. Anexar histórico escolar do aluno e comprovante de matrícula. CPF e dados bancários são necessários apenas após a aprovação do pedido de bolsa.(ANEXO I) FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÚMERO DE INSCRIÇÃO (controle interno): DATA DE INSCRIÇÃO: ALUNO NOME: CPF: NÚMERO DE MATRÍCULA: CURSO: UNIVERSIDADE/FACULDADE: ENDEREÇO: TELEFONE: BANCO: E-MAIL: AGÊNCIA: CONTA: ORIENTADOR NOME: TITULAÇÃO (Dr./Ba. 2.

______________________ Aluno ______________________ Orientador 6 . e estar ciente dos direitos e deveres do bolsista. que estão no edital.PROJETO PARA BOLSA DE ESTUDO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (usar no máximo cinco folhas) NÚMERO DE INSCRIÇÃO (controle interno): Título: Objetivos e Área de Estudo: Importância do Estudo: Etapas de Desenvolvimento: Metodologia: Resultados Esperados: Referências: Declaro ter lido as regras para concessão de Bolsa de Iniciação Científica da Associação ATLANTIS.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful