You are on page 1of 4

Choque anafilático.

O choque anafilático é uma reação alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia, chamada de alergeno. Alguns exemplos são a penicilina e picada por abelha.

A anafilaxia ou reação anafilática é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal. Toda alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma substância estranha ao nosso organismo. Os sintomas comuns das alergias não são causados primariamente por comidas, picadas de insetos, pólen, drogas ou qualquer outra substância alérgica; os sintomas são causados pela ação das células de defesa chamadas de mastócitos e basófilos, pelo anticorpo do tipo IgE e pela grande liberação de uma substância chamada histamina.
Como ele ocorre? Após o contato com o alergeno, seus vasos sanguíneos deixam vazar líquido para a área circunvizinha. Como resultado, sua pressão arterial pode cair abruptamente. Como diminui o fluxo sanguíneo, menos oxigênio atinge o cérebro e outros órgãos vitais. Como esses órgãos não podem mais funcionar bem, seu corpo entra em estado de choque. Além disso, seu corpo responde ao alergeno liberando substâncias, como a histamina, que causam o edema (inchação) e "rush" (vermelhidão) da pele, e um prurido (coceira) intenso. Algumas complicações do choque anafilático incluem dano cerebral, insuficiência renal e morte. Dentre as substâncias que podem causar choque anafilático temos:
  

   

Alimentos e aditivos alimentares Picadas e mordidas de insetos Alguns agentes usados na imunoterapia, que é a exposição gradual e controlada a uma substância à qual seu corpo é alérgico com a finalidade de dessensibilizá-lo a ela. Drogas como a penicilina Drogas usadas como anestésicos locais, como a benzocaína e a lidocaína. Vacinas como o soro antitetânico Em casos raros: poeira, outras substâncias presentes no ar, caspa de animais domésticos.

Quais são os sintomas? Os sintomas do choque anafilático incluem:
 

Sensação de desmaio Pulso rápido

carregue com você um "kit" para tratar um choque anafilático e esteja preparado para aplicar em si mesmo uma injeção presente no "kit". Veja se a pessoa parou de respirar ou se seu coração parou de bater. ajuda médica. Tratando alguém com choque grave: O choque anafilático requer uma atenção médica de emergência. Seu médico poderá recomendar testes para determinar a causa de sua condição e sua gravidade. Como é tratado? Tratando você mesmo: Se você já teve antes uma reação alérgica grave. ou até que chegue a ambulância. Então seu médico fará um exame. incluindo chiados no peito.        Dificuldade de respiração. chame uma ambulância. Como é feito o diagnóstico? Se você está consciente. Tonteira. esteja certo de que a pessoa esteja deitada em posição confortável. . Placas altas e pruriginosas na pele: urticária Pele pálida.a parte de trás do céu da boca -. Depois. Se a pessoa mantém as vias respiratórias desobstruídas (sem nada na boca ou garganta). checando:      Pressão arterial Frequência cardíaca Respiração Condição da pele Estado mental. procurando por sintomas de choque. Se isso aconteceu. língua ou garganta (incluindo o palato mole . ou peça a alguém para conseguir.provocando o edema de glote). deite-se e levante as pernas acima do nível do tórax para aumentar o fluxo sanguíneo para o coração e o cérebro. confusão mental e perda da consciência. a úvula . Até que o socorro chegue. seu médico o questionará acerca de exposição a substâncias às quais você pode ser alérgico. levantes suas pernas acima do nível do tórax. e a glote . faça manobras de ressuscitação cardiopulmonar até que o paciente volte a respirar ou a apresentar batimentos cardíacos. Náusea e vômito Dor no estômago Inchação nos lábios. Então procure imediatamente. fria e úmida. Se você suspeita que alguém esteja chocando. Pode haver parada cardíaca.campainha-.

você poderá:      Solicitar a seu médico para prescrever "kits" de tratamento do choque e ler consegue as instruções de seu uso.Procure por algum bracelete ou colar que contenha informações sobre alergias. independente da quantidade. "nécessaire". Quantos tempos duram os efeitos? A duração dos efeitos do choque anafilático dependerá de quão rápido a pessoa recebe o tratamento. Levar sempre consigo um "kit": na pasta. para torná-la menos nociva a você. possivelmente por via intravenosa. na qual seu organismo é gradualmente exposto à substância que lhe faz mal. Rever as instruções até que você esteja familiarizado com elas. e mantenha um em casa. A imunoterapia é muito eficaz nas alergias a insetos. se o camarão provoca em você alergia. Checar o prazo de validade dos "kits". Por exemplo. o médico poderá:    Administrar drogas como anti-histamínicos ou corticoides. Informe seus amigos e colegas de trabalho sobre esses procedimentos. Sem um tratamento médico imediato. Como eu posso me cuidar? Procure ajuda o quanto antes. o resultado pode ser a morte. Além disso. em local fixo e de fácil acesso. mochila. Use um bracelete ou colar que informe sobre sua alergia e diga o que fazer em caso de emergência. Considere a possibilidade de fazer uma imunoterapia. substâncias químicas. não coma camarão (sob qualquer forma). mas não para alimentos ou drogas. mas o tratamento precoce pode ajudar e prevenir complicações sérias. bolsa de uso na ginástica/esporte. Se você já teve uma reação alérgica grave previamente. Dar líquido (soro) na veia para aumentar o volume de líquidos dentro dos vasos sanguíneos Hospitalizar a pessoa para se certificar de que sua pressão arterial e batimentos cardíacos restabeleceram o padrão normal e de que os sintomas não retornarão. bolsa. Esteja preparado para aplicar em si mesmo uma injeção em caso de emergência. Quando o médico chegar. Os sintomas poderão durar de poucos minutos a várias horas. Pense nessa injeção como algo que pode mantê-lo vivo até que possa ter um atendimento médico. . Evite alimentos. drogas e outras substâncias que já causaram reações alérgicas em você. ele poderá aplicar uma injeção de epinefrina (=adrenalina) assim que verificar a anafilaxia ou mesmo uma reação alérgica menos grave.

Pergunte ao seu médico sobre tratamentos por dessensibilizarão. Cheque os rótulos dos remédios populares e de alimentos. que podem ajudar em certos casos. Peça-os para prescrever outra droga e solicite uma lista de drogas relacionadas. se você tem alergia a drogas ou alimentos. . Informe também na farmácia (ao farmacêutico) sobre alergias a drogas. Como posso ajudar a prevenir o choque anafilático? Saiba que substância causa sua reação e evite essa substância.  Sempre informe seu médico e dentista sobre qualquer alergia a drogas que você tenha. antes que eles prescrevam alguma medicação que ache necessária. Há remédios comumente vendidos nas farmácias que podem causar choque anafilático.