You are on page 1of 4

A economia dos Estados Unidos da América

A economia dos Estados Unidos da América é uma das maiores e mais influentes do mundo, em tempos atuais em 2007 detinha mais de 23 % da riqueza mundial. O país possui um produto interno bruto PPC de 14,335 trilhões de dólares, um número apenas inferior ao PIB da União Européia. A economia dos Estados Unidos é baseada no capitalismo. O país possui uma das economias mais abertas do mundo - isto é, com poucas restrições contra investimentos estrangeiros e importações, e pouca intervenção do governo federal nos setores da economia do país.

Setor primário
Atividade Agricultura e pecuária Pesca Silvicultura Total % PIB 0,90% 0,02% 0,08% 1% Trabalhadore s 4,2 milhões 320 mil 133 mil 4 953 000 mi % Empregos 2,50% 0,30% 0,20% 3%

●Agricultura - A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional. O excesso é exportado. Os Estados Unidos são um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. ●Pecuária - Os Estados Unidos possuem o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo, atrás somente do Brasil. Sua pecuária gira em torno da criação de animais bovinos, suínos, ovinos e aves. ●Pesca - Os Estados Unidos produzem anualmente mais de cinco milhões de toneladas de peixes e outros animais e vegetais marinhos e fluviais. O valor estimado destes produtos é de 3,4 bilhões de dólares. A maior parte da pesca é realizada no Oceano Pacífico, embora a indústria da pesca também seja considerável no Golfo do México e no Oceano Atlântico. Outros locais onde a indústria possui importância razoável são em pequenas cidades ao longo do Rio Mississippi-Missouri, e nos Grandes Lagos.

ao mesmo tempo em que o desmatamento crescia gradualmente.15% 0. ao longo da história americana. A colonização da Nova Inglaterra possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor. emergia uma estrutura espacial centralizada por um grande e visível pólo industrial: o Manufacturing belt (ou Cinturão Industrial). fez com que estas reservas lentamente diminuíssem.Aproximadamente 30% do país é coberto por florestas. a indústria de silvicultura dos Estados Unidos é uma das maiores do mundo. nos últimos anos. o que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste. porém. caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun-belt. ainda no final do século 18. Apesar das grandes reservas florestais. Devido a .Podemos considerar. os Estados Unidos também foram protagonistas da chamada industrialização clássica. no espaço norte-americano. Graças à demanda nacional por produtos de madeira e derivados. que proporcionam menores custos de produção: mão-deobra mais barata. o intenso processo da globalização e o conseqüente aumento da concorrência têm levado diversas indústrias a deixar essa região em busca de outras áreas. impostos urbanos mais baixos e leis ambientais mais frágeis. ou apenas Sul.●Silvicultura . Setor secundário Atividade Manufatura Construção Mineração Total % PIB 17% 4% 1% 22% Trabalhadores 19 812 000 8 255 000 1 651 000 29 milhões % de empregos 12% 5. Manufacturing belt . duas principais regiões industrializadas.Apesar de terem sido uma colônia inglesa. onde hoje se encontra como o maior importador de madeira do mundo.50% 18% ●Manufatura . A partir disto os Estados Unidos passou a importar grande parte de sua demanda de madeira. o grande consumo de madeira no país. Nas últimas décadas do século 19. por causa do gradual aumento da demanda. no Nordeste e Grandes Lagos.

casas. ●Construção . Trata-se de uma extensa faixa no sul. no entanto. vias públicas e torres. pois as antigas cidades . Eram fábricas do setor têxtil. na Califórnia. a área industrial mais moderna surgiu na década de 1970. que se estende da Flórida à Califórnia. Illinois (Chicago) e Nova Iorque (Cidade de Nova Iorque). que procuravam ficar próximos da matéria-prima (lã e algodão) e da mão-de-obra barata. prédios. microeletrônica.que desempenhavam função industrial . É importante ressaltar. No caso. Contudo. Sun-belt ou Sul . em 1960. um forte setor de serviços. instaladas por empresários da Nova Inglaterra. agora. um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática. nas proximidades de São Francisco. As primeiras fábricas do sul dos Estados Unidos surgiram em 1880.esse fator. química fina e a biotecnologia. termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste. Mas esta indústria é mais forte na Califórnia (especialmente Los Angeles e San Francisco). ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. típicas da Terceira Revolução Industrial. que esse processo de desconcentração industrial não significa um declínio da economia na região. está espalhada em todo o país. ela está atravessando um período de transformação estrutural. robótica. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley).estão desenvolvendo. ●Mineração - . com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida. o Cinturão do Sol.A indústria de construção consiste na construção e manutenção de estruturas tais como arranha-céus.Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. por causa da imensa quantidade de galpões abandonados em várias cidades. Por ser uma indústria indispensável. o Manufacturing belt chegou a ser apelidado de Rust belt (Cinturão da ferrugem). Texas (Dallas e Houston). O grande impulso de desenvolvimento do Sun-belt.