You are on page 1of 24

Universidade Paulista UNIP – Campus Brasilia

Laboratório de Engenharia de Software.

Tutorial TortoiseSVN

Alunos: Luiz Alberto Viana Lopes – 649771-1 Sarah Reis de Melo – 652181-1

Tutorial TortoiseSVN
Como usar O TortoiseSVN Para criação de repositorios e manutenção do mesmo no windows. (Enquanto essse tutorial está sendo feito ele está sendo replicado em um repositorio local). 1 – Baixar o Tortoise SVN no link http://tortoisesvn.sourceforge.net/, nesse link também tem o pack para portugês do Brasil. 2 – Depois de baixado e instalado terá de reiniciar o windows para podermos começar o trabalho. 3 – Após reiniciado, vamos criar a nossa pasta local que servirá de repositório.

3.1-Abra o windows explorer, botão direito do mouse, nova pasta:

3.2-De a pasta o nome de RepositorioSVN por exmplo:

4 – Vamos agora configurar a nossa pasta como repositorio, mais antes, já que instalamos o pack para linguá portuguesa vamos alter a configuração para português: 4.1-Clique com o botão direito do mause em cima da pasta, escolha a opção TortoiseSVN depois a opção setings:

4.2-Aparecerá a tela abaixo:

4.3-Na guia Language: (em destaque vermelho) selecione Português:

Clique em Apply e depois em OK. Agora o seo TortoiseSVN está em portugês, vamos continuar.

5 – Configurando nossa pasta como repositorio local:

5.1-Clique com o botão direito do mouse na pasta que criamos anteriormente, depois em TortoiseSVN, depois em “Criar repositório aqui...”

5.2-Aparecerá uma tela perguntando o tipo de repositório, vamos deixar a que já está marcada “Sistema de Arquivos Nativo (FSFS)”

Após confirmar o tipo de repositório, aparecerá a tela abaixo confirmando a criação do repositório:

Pronto, nosso repositório está criado, so que não iremos trabalhar nessa pasta pois os repositórios SVN guardam os seus arquivos em um formato proprietário que não podemos usar, para trabalharmos nós precisamos fazer uma outra pasta para “obter” os arquivos do repositório, para isso fazemos o seguinte:

5.3-Criamos outra pasta (procedimento 3.1), de a ela um nome como “PastaDeTrabalho”

5.4-Vamos “linkar” essa pasta com o nosso repositório para obter os arquivos: - Clique com o botão direito na pasta de trabalho e escolha SVN Obter:

- Aparecerá a tela abaixo:

- Nessa tela é que vamos linkar o nosso repositório, no campo URL do repositório colocamos o endereço do repositório criado anteriormente. (esse endereço pode ser copiado do windows explorer, no caso acima a pasta está em : C:\TrabalhoTutorial\RepositorioSVN). Para adicionar no campo URL é necessário colocar antes do endereço o formato file:///. No caso acima ficará assim: file:///C:/TrabalhoTutorial/RepositorioSVN

-Pronto, está criado o link para o repositório.

A partir de agora, os arquivos dessa pasta poderão ser submetidos clicando com o botão direito sobre ela e selecionando TortoiseSVN e depois Submeter, uma janela se abrirá e você poderá selecionar os arquivos que deseja submeter. (Será mostrado abaixo esse processo), lembre-se, nunca apague ou renomeie um arquivo obtido de um repositório subversion pelo Windows, sempre use o TortoiseSVN, caso isso ocorra, o banco de dados internos do subversion fica perdido e você poderá ter alguns problemas.

Repare que a pasta ficou com um circulo verde, quer dizer que ela existe no servidor, quando ele tem um ‘+’ em azul ela será adicionada ao servidor no próximo ‘submeter’, quando ela tem um ‘!’ vermelho, ela foi modificado e a versão será atualizada no próximo ‘Submeter’, as mesmas caracteristicas servem para os arquivos também. 6- Agora que já temos a nossa pasta de trabalho e o repositório criado, vamos criar um documento na pasta de trabalho para ver o funcionamento do repositório com a utilização do TortoiseSVN. 6.1-Primeiro, vamos criar um documento qualquer, como exemplo vou criar um documento html pelo word mesmo e colocar na pasta de trabalho que criamos, depois de criarmos o documento inicial, vamos adiciona-lo ao nosso repositório, para isso, clique com o botão direito no documento criado, escolha TortoiseSVN depois adicionar:

6.2-Aparecerá a tela abaixo para você confirmar a operação:

6.3-Após confirmar a operação ele mostrará a tela abaixo confirmando que o arquivo foi adicionado com sucesso.

6.4-Após confirmação e uma atualizada na pasta (tecla F5) o arquivo ficará com um ponto de interregoção como na figura abaixo, como dito anteriormente no item 05 isso quer dizer que o arquivo sofreu alteração e sua versão será atualizada no próximo submeter do Tortoise.

6.5-Submetendo o arquivo ao repositório: Clique com o botão direito do mouse no arquivo que desejamos submeter, depois em SVN Submeter:

6.6-Na próxima tela escolhemos os arquivos que queremos submeter para o repósitorio, no nossa caso apenas o arquivo tutorial.html:

6.7-Após confirmar, ele será enviado para o repositório, será mostrado a tela abaixo dizendo que o arquivo foi submetido com suceso e informando o numero da revisão:

6.8-O Arquivo ficará com a bolinha verde, isso quer dizer que ele existe no servidor e está na versão atual.

6.9-Toda a vez que alterarmos o arquivo em questão ele ficará com o ponto de exclamação (como na fig. Item 6.4), avisando que o arquivo foi alterado e sua versão atual ainda não está no repositório, para atualizar o arquivo no repositório devemos repetir os procedimentos de 6.5 a 6.8, ai teremos uma nova versão do arquivo no repositório. 7 – Para deletarmos um arquivo da pasta de trabalho e também do repósitorio, basta apenas selecionarmos a opção TortoiseSVN, depois excluir. Esse é o funcionamento básico do TortoiseSVN, como criar um repositório (local ou uma pasta na internet), como criar a pasta de trabalho, fazer a ligação entre as duas pastas e como criar e enviar os arquivos para o repositório e atualizar o mesmo. Existem várias opções no TortoiseSVN para a manipulação de pastas/arquivos, podemos voltar uma versão anterior do documento, comparar duas versões, alterar o nome

do arquivo/pasta (lembre-se, altere o nome apenas pelo Tortoise, caso seja feito diretamente pelo Windows pode prejudicar o envio do docmento). O TortoiseSVN apresenta várias outras opções como ilustrado abaixo:

.Exibir Histórico .Repo-Browser => .Verificar Alteraç .Gráfico de Revis .Atualizar para Re .Renomear => Pe .Excluir => Exclu .Obter Trava => T .Ramo/Rótulo=>C de revisões vários .Altera um Ramo .Combinar => Co .Responsabilidade .Criar correção => .Propriedades =>A .Ajuda => Inicia a .Preferências => A .Sobre => Mostra

Bom, esse foi um tutorial sobre o funcionamento básico do TortoiseSVN, a ajuda do mesmo é muito bem feita e organizada devendo sempre ser consultada quando do surgimento de qualquer dúvida.