You are on page 1of 4

Rben Cardoso n18 9B

- Querida implantei a repblica! A mulher preocupada vira-se para o homem e diz: -J viste as horas? So horas de chegar? Que tas pra a dizer? Que isso? - Aii mulher, s mesmo loira burra. No ouviste na rdio que houve uma revoluo? Repblica uma doutrina poltica em que o chefe um presidente e eleito pelos cidados e no por um sistema vitalcio. - Eu no marido, tive todo o dia a lavar a roupa na pia, e a cuidar do nosso campo.. Que nome esquisito. Mas j estou a perceber, mas como que isso veio parar c a Portugal? Portugal to atrasado! - Ohh Querida, s mesmo dahh... No percebes nada. Isso uma coisa que tecnicamente no preciso nada para trazer c para Portugal. preciso aplic-la, e para isso houve revoluo hoje, 5 de Outubro, em que tivemos que viajar desde Braga at Lisboa e pelo caminho fomos convidando pessoas principalmente militares para atacarmos o palcio real. - Ahh j estou a ver, por isso que mataram l o rei e a famlia dele - Exactamente querida! - E agora que acontece com esta coisa da pblica ou l como se diz. - Agora seremos ns a escolher nosso governante, e alm de vrios outros factores estamos espera que com este regime, nossa vida mude positivamente. - Heyy, j estou a ver mesma a cena... Eu presidente de Portugal! Cheia de Pastel e empregadas a fazerem-me que eu quero! No preciso mais de cuidar dos porcos... Tirar o leite s vacas Que vida espectacular. Quando comea isso? - Ahaha Continua sonhando mulher Para que isso fosse possvel.. terias que perceber de poltica e todos de Portugal tinham que conhecer-te para votar em ti. - Acabas-te de partir meu corao carinho Bem, pode ser que como inventaram a rplica, tambm venham a inventar algo para tirar a mulher da casa e do campo. - J agora, j ouviste a nova cano do hino de Portugal? - Eu? Isso existe? Eu ouo o que passa na rdio Pai nosso que ests no cu - Heyy.. Heyy.. para j percebi que a missa. Interrompeu o homem a mulher cantar. Mas olha tens que ouvir... Est muito bom desde a letra ao ritmo da cano. - Pois tenho, vou ver se passa na rdio amanh. - Sim querida, faz isso.

- Bem, vou pra cama, vens? - Sim vou homem No dia seguinte, o homem acorda e vai para a cozinha para tomar o pequenoalmoo e a mulher diz-lhe. - J viste a nova moda que anda por a? - Qual? - Andam os vizinhos todos a meter uma cortina vermelha e verde igual. V-se logo que ningum anda bom do juzo. - Ohh minha parva, isso a nova bandeira de Portugal. Como houve uma revoluo mudou-se a bandeira. - Ahh, no sabia homem. Parece que Portugal finalmente est a dar sinais de vida, com estas ideias revolucionrias em to poucos dias! Entretanto a mulher foi mercearia. Depois de fazer as compras, vem para casa toda aflita. - Homem! Homem! Fomos assaltados! Anda tudo marado nesta pas. - Que temos de ir j polcia. Mas como isso aconteceu. - Olha, fui eu comprar umas coisas que faltavam c na cozinha, e a mulher no aceitou o meu dinheiro, achas isto normal, disse que meu dinheiro no era mais vlido. Teria que adquirir a nova moeda. Eu ainda tentei trocar por algum os meus trocados porque assim j tinha novas moedas, Mas ningum aceitou. O homem rindo-se, responde: - Tu ests mesmo noutro mundo, s pode. No ests a ver que, novo regime, nova moeda, agora a moeda escudo que circula em Portugal. Vais ao banco e trocas as antigas moedas pelo escudo, e pronto. E a mulher toda pasmada responde: - Portugal quer mesmo mudar-se totalmente. J no chega a bandeira, a politica, e agora a moeda? C para mim esto para a a preparar alguma para roubar mais dinheiro a ns. - No mulher, agora h justia em Portugal. Quem no cumprir ser preso. Quer seja presidente, ministro, ou l que seja. - Ahhh, assim j gosto mais das coisas. - Sim, acho que agora estamos a caminhar num bom caminho! - J devamos ter encontrado o caminho mais tempo, mas pronto. Entretanto passa na rdio a dizer:

- Tefilo Braga eleito presidente provisrio de Portugal. Este governo tem como objectivo preparar as eleies para a Assembleia Constituinte para 1911. H mulher ao ouvir isto, comenta com o homem. - Que linda terra donde ele , no me importaria nada de visitar, temos que ir um dia homem! - Aii mulher dizes cada asneira. O homem no de Braga, o nome dele Tefilo Braga e de Ponta Delgada. - Eu no digo? Inventam cada nome. diz a mulher pasmada. O homem entretanto por curiosidade, pergunta mulher: - J sabe das novas leis que anda a circular em Portugal? E a mulher, ambiciosa por responder, responde: - Claro que sei. Agora se me apetecer separar de ti, basta pedir divorcio. E tenho tanto direito como tu tens. E agora j vou ter as manhs mais animadas, por no ter que ouvir sempre a missa na rdio. E ir ouvir musica animada, tipo o hino nacional! - Estou a ver que j tas a aprender algumas coisinhas. Fico contente, porque j estava farto de tarte sempre a explicar as coisas! E os 2 riram-se contentes um pro outro.

FIM

You might also like