You are on page 1of 2

1.

O que e grupo O grupo se forma a partir de quando trs ou mais pessoas que se juntam, e juntas se empenham em prol dos mesmos objetivos e necessidades. 2. Porque o grupo e importante para o individuo O grupo e importante para vida de cada individuo, pois ao longo de nossas vidas participamos de vrios grupos, tais como: poca de escola, com uma equipe de trabalho, em casa com a nossa famlia etc. E sendo assim atravs destes grupos que formamos nosso ciclo de amizades, e precisamos nos relacionar bem em grupos para podermos obter uma melhor qualidade de vida. 3. Quais os tipos bsicos de grupo Em todas as etapas de nossas vidas, fazemos parte de algum grupo, grupos bsicos como: quando crianas formamos grupos na escola; na fase adulta formamos grupos no trabalho; e durante a nossa trajetria de vida formamos grupos em nossa famlia, com vizinhos, amigos etc. 4. O que e coeso grupal Coeso grupal so pessoas que penso e comungam das mesmas idias de um grupo de pessoas. E um termo que representa as forcas que mantm os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social. 5. O que e grupo operatrio So grupos que esto centrados em uma tarefa, aquisio de conhecimentos, se for um grupo de aprendizagem e que preencham algumas condies: Motivao para a tarefa; mobilidades nos papeis a serem desempenhados e disponibilidade para as mudanas que se fazem necessrias. 6. Quais os elementos fundamentais para a sobrevivncia do grupo? Um grupo sobrevive quando ele tem trs elementos fundamentais: existencia, interdependncia e contemporaneidade.

7 . O que a Teoria da Emocionalidade? Quem seu terico mais proeminente? Bion, centralizou o estudo do comportamento do grupo no chamado fator emocional, no qual defende o ponto de vista de que existem quatro emoes bsicas experimentadas pelo grupo: combatividade, fuga, parceria e dependncia. Em qualquer ponto da existncia de um grupo, d-se a predominncia de uma dessas emoes. Se o grupo estiver em humor de briga, qualquer comentrio, venha de quem vier, poder ensejar a oportunidade de uma reao hostil. Se o grupo estiver em humor de fuga, tornar-se- incapaz de lidar com qualquer assunto, alienando-se de tudo. O humor pode ser de parceria quando um ou mais pares no grupo estiverem conversando com aprovao ou no dos outros elementos. Se o humor for de independncia, o grupo, em vez de enfrentar o problema, tentar fazer com que algum o solucione. Sendo assim, entendemos que o estado emocional do grupo interfere diretamente em seu desempenho. 8. Do que trata o Espao de Vida?

Lewin props que o comportamento humano fosse visto como parte de um continuum com variaes individuais e diferentes da norma, como resultado de tenses entre as percees do self e do ambiente. Segundo Lewin, para bem compreender e predizer o comportamento humano, necessrio ter em conta todo o campo psicolgico ou espao de vida onde cada ato do indivduo ocorre. A totalidade dos acontecimentos no espao de vida determina o comportamento a cada momento. 9. Quais contribuies de Kurt Lewin para a Dinmica de Grupo? O trabalho com dinmicas de grupo, ganhou espao em treinamentos e processos de formao, a partir da contribuio de Kurt Lewin nos anos 40, iniciado com pesquisas realizados no campo do comportamento organizacional. Sua grande inovao foram os chamados T-groups (grupos de treinamento), atravs dos quais, entre outras caractersticas importantes do desenvolvimento de grupos, percebeu-se a importncia de se refletir sobre a ao como meio de desenvolver conhecimento necessrio para melhorar a atuao do indivduo. Kurt Lewin defendeu o carcter dinmico da aco humana e a interligao entre a pessoa e o meio como um campo indecomponvel. a designada Teoria de Campo que considera que no se pode compreender o comportamento sem se considerarem os factores externos e internos pessoa uma vez que estes interagem na determinao desse comportamento. Lewin demonstrou que, quando os seres humanos participavam de atividades em grupos democrticos, no somente sua produtividade era intensificada, como tambm o seu nvel de satisfao era elevado e as suas relaes com os outros membros baseavam-se na cooperao e na reduo das tenses nessas circunstncias, o grupo tornava-se suficientemente autnomo para prosseguir sua tarefa mesmo quando o lder se ausentava.

10. O que so Processos Grupais, na teoria de Dinamica de Grupo? os processos grupais so campos estruturados, constitudos de elementos inter-relacionados. Quando observa que o todo e as partes so igualmente reais, e o todo tem propriedades prprias definidas, nos mostra que o comportamento grupal, embora funcionalmente relacionado, separado e distinto do comportamento de seus membros.

You might also like