You are on page 1of 2

Introduo

... desenhar adquirir conhecimento, mas tambm investigar.Aquilo que se desenhou despiu-se, sob os olhos,da nvoa que funde tudo no todo e adquiriu a presena de uma identidade definida. Ana Leonor Rodrigues (2003: 31)

A lente da cmara fotogrfica focada no ambiente, vivido/experienciado, nas aulas de Desenho A, do 10 ano, turma L, da Escola Secundria Monserrate, em Viana do Castelo. O registo de vrios planos so fixados, em apontamentos visuais que tentam, na particularidade da sua dimenso, captar as caractersticas das diferentes extenses compreendidas, no exerccio da profisso de professor de Desenho. So neste exerccio de observao/captao assinalados momentos de aprendizagem que envolvem, professor e alunos, e ainda, a minha presena como professora estagiria.Uma condio de professora/estagiria que vive em simultneo a condio de artista. Uma artista com um percurso acadmico marcado pela tradio das Artes Plsticas, em particular, pelo Desenho Artstico que cruzou, em tempos no muito longnquos, o territrio da Tecnologia e da Arte Digital. Aps um primeiro momento de apresentaes, no territrio de estgio, teve incio o natural experimentar da condio de professora/estagiria, sem esquecer a pessoa, a artista, um momento de aprendizagem vivido no real territrio escolar. Personagens e papis reais, num cenrio igualmente real, mas, no menos construdo/mecanizado. A, so tecidas relaes, estabelecidas conexes, e, ainda observadas/compreendidas as dimenses da disciplina de Desenho, que, neste contexto, inclui desafios muito particulares. Constatamos que estando ns no primeiro quartel do sculo XXI observamos modos de ensinar Desenho, muito prximos do exigido nos incios do sculo anterior. Identifica-se ento, uma disciplina de Desenho, desenhada luz de um currculo nacional, fortemente marcado pelo modo de fazer Desenho, conhecido e continuado, desde os incios do sculo XX. Segue-se neste espao de reflexo vivido no contexto de estgio, a apresentao da proposta a contemplar/agregar no exerccio desta condio de artista/professora/estagiria. Chamamoslhe Dirio Grfico como um dispositivo de aprendizagem do Desenho, no Ensino Secundrio. Questionamos aqui, em primeiro lugar, como pode este dispositivo constituir-se como um elemento que pode potenciar/conduzir a aprendizagem do Desenho? Em segundo lugar, questionamos como que este dispositivo pode constituir-se/afirmar-se como um meio de potenciar uma forma subjetiva de comunicar. Ou seja, como se pode constituir no veculo que permite, aos sujeitos que aprendem, extrapolar os objetivos concretos enunciados/exigidos no Programa da Disciplina de Desenho A. Vivem-se momentos de constrangimento, de ruptura, de ao/reao, num agir que procurou

estimular o ensino e a aprendizagem do Desenho com recurso a sentidos de procura individuais/subjetivos. Foi nesse foco do indivduo que procuramos estreitar as conexes e estabelecer ligaes entre, modos de ser, modos de sentir, modos de pensar, modos de anlise e modos de fazer. Sim! Os modos de fazer assumem neste quadro simblico da aprendizagem do Desenho, o seu sentido e a sua significao, distantes, porm, das rplicas de um fazer mecnico e arquitetado.

Bibliografia Almeida, Bernardo Pinto (2002). As imagens e as coisas. Porto: Campo das Letras. Rodrigues, Ana Leonor (2003). O que Desenho. Lisboa: Quimera.

Almeida (2002:15) No sendo o mundo lugar de perfeio, de composio, de arrumo, sendo ele vrio e incerto aos nossos olhos, no pode deixar porm de ser motor de sempre de toda a arte. A propsito de dois auto-retratos de Almada Negreiros, Almeida (2002:125) nota que Sendo os dois linha, os dois so tambm fronteira, demarcao ntida de um territrio que teve de traar, para nele inscrever e geografar a sua identidade...

You might also like