You are on page 1of 2

MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO 16 CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROCURADOR DO TRABALHO 2 PROVA ESCRITA QUESTES DISSERTATIVAS

QUESTO N 1. (25 pontos) correto afirmar, vista da Smula Vinculante n 22 do E. Supremo Tribunal Federal, que a Justia do Trabalho incompetente para processar e julgar aes de indenizao por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho propostas contra empregador, pelos sucessores do empregado falecido? Justifique. QUESTO N 2. (25 pontos) Descreva as funes dos direitos fundamentais, explicitando tambm a sua articulao com o princpio da dignidade da pessoa humana, indicando, quanto a este, abrangncia conceitual, contedo, aplicabilidade, dimenses e alcance. QUESTO N 3. (25 pontos) Empregado com deficincia foi dispensado sem justa causa por empresa obrigada ao cumprimento da reserva. A empresa no contratou outro empregado com deficincia. O trabalhador com deficincia ajuizou ao com pedido de reintegrao. A partir da hiptese, disserte sobre a obrigatoriedade da reserva e da contratao de trabalhador com deficincia em condio semelhante. Apresente critrios de soluo para o pedido de reintegrao.

QUESTO N 4. (25 pontos) Leia com ateno o enunciado abaixo: A Empresa ABD, sediada em Belo Horizonte - MG e com filiais em vrios Estados da Federao, alterou, por meio de norma interna, a jornada de trabalho dos empregados e instituiu o turno fixo de oito horas dirias, em substituio ao turno ininterrupto de revezamento de seis horas, ento aplicado, e, a ttulo de compensao pelo acrscimo de jornada, concedeu a cada um dos empregados um adicional de 20% nos salrios, abono e folgas compensatrias, alm de servio mdico e psicolgico. Em razo dessa alterao contratual, os empregados da empresa entraram em greve. O sindicato da categoria, inconformado com a alterao do regime de trabalho, sem prvia negociao coletiva, ajuizou, no Tribunal Regional do Trabalho da 3 Regio, ao de dissdio coletivo de natureza jurdica, com pedido de antecipao de tutela, visando suspenso da norma empresarial e, no mrito, declarao de nulidade da alterao unilateral da jornada de trabalho, com a condenao da empresa ao pagamento de indenizao por perdas e danos. Na contestao, a empresa arguiu a incompetncia funcional do TRT, pediu a extino do processo por ausncia de comum acordo, a impossibilidade jurdica do pedido, em face da inadequao da ao proposta, bem como a declarao de abusividade da greve, por ser lcita a alterao da jornada de trabalho mediante norma interna. Considerando o poder normativo da Justia do Trabalho e a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho acerca da matria, responda, justificadamente, os seguintes questionamentos: 1. Qual o rgo jurisdicional competente para julgar a ao coletiva? 2. O requisito do comum acordo pressuposto processual ou condio do dissdio coletivo; e, na hiptese, exigvel? 3. A Emenda Constitucional n 45/04 extinguiu o poder normativo da Justia do Trabalho ao eleger a arbitragem pblica? 4. Na espcie, cabvel dissdio coletivo de natureza jurdica com pedido de tutela antecipada, de condenao por perdas e danos ou a declarao de abusividade de greve formulada na defesa? 5. Na hiptese, foi lcita a alterao unilateral da jornada de trabalho? 6. Em se tratando de atividade essencial, a legitimidade para ajuizar o dissdio coletivo de greve exclusiva do Ministrio Pblico do Trabalho, ou concorrente?

You might also like