You are on page 1of 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA CONCEIO TRINDADE DOS SANTOS, IRANI MARIA DA CONCEIO, ROSEMERE SANTOS DE SOUSA

, RUBNIA CASSANDRA COELHO, VRONICA MOREIRA DA SILVA

O COMO A ESCOLA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE INSERO DA CRIANA NA SOCIEDADE

Novo Gama-GO 2011

CONCEIO TRINDADE DOS SANTOS, IRANI MARIA DA CONCEIO, ROSEMERE SANTOS DE SOUSA , RUBNIA CASSANDRA COELHO, VRONICA MOREIRA DA SILVA

O COMO A ESCOLA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE INSERO DA CRIANA NA SOCIEDADE

Trabalho apresentado disciplina Trabalho Interdisciplinar Individual da Universidade Norte do Paran UNOPAR. Professor: Bernadete Strang; Carlos Eduardo Gonalves; Mrcia Bastos e Okana Battini. Tutor de Sala: Ludmila Tutor Eletrnico: Elone Bianchini

Novo Gama-GO 2011

COMO A ESCOLA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE INSERO DA CRIANA NA SOCIEDADE

O objetivo deste texto fazer uma anlise da funo social da escola e verificar e ressaltar a importncia da relao professor/aluno como fator de interferncia no processo de ensino/aprendizagem.

E escola passou a ter importante papel na deteco das capacidades e preparao dos indivduos para a aceitao do lugar social de cada um.

O ideal liberal-democrtico da educao era possibilitar a insero social segundo os mritos individuais, diante da igualdade de oportunidades oferecidas pela sociedade.

O reconhecimento da especificidade infantil e a preocupao com a natureza de suas capacidades, que deveriam ser preservadas pela prtica educativa, deu suporte ao iderio da escola nova. Os programas e mtodos educacionais a ser desenvolvidos a partir da observao do individuo e de suas habilidades.

Segundo Miller e Skinnner as crianas so facilmente moldveis aos padres do meio, no qual, geralmente, os adultos administram recompensas ou punies, para que seguissem os modelos determinados.

A educao passou a ser concebida como uma tecnologia empregada para a obteno dos seus objetivos. A programao do ensino reduziu-se manipulao de estmulos para obter respostas desejadas por quem a determina, assim no chegava a constituir, portanto numa atividade cognitiva, que exige raciocnio na construo do conhecimento e na compreenso de aprendizagem pela criana, que perdem a espontaneidade e a criatividade pela automao.

Segundo Carraro(2006), a qualidade da Educao Infantil depende, cada vez, da parceria entre a escola e a famlia. Abrir canais de comunicao, respeitar e

acolher os saberes dos pais e ajudar-se mutuamente. Eis algumas aes em que as nicas beneficiadas so as nossas crianas pequenas. nem na escola, em seus currculos, metodologia, estrutura, funcionamento e em sua natureza e muito menos em seu papel numa formao social, o problema est para todos os efeitos, na criana e em sua famlia, incapazes de adquirir por si os requisitos necessrios para o sucesso escolar e social.

Roger ao reafirmar que as crianas eram dotadas de capacidade naturais, defendeu o desenvolvimento espontneo das potencialidades inatas e sugeriu uma prtica educativa que caracterizou como no-diretiva, embasada na crena de que o controle do meio nocivo ao desenvolvimento e realizao da criana. Apesar de a concepo rogeriana ter trazido contribuies positivas, na melhoria das relaes entre professor e aluno, suas posies extremadas trouxe consequncias negativas para o processo pedaggico. E a consequncia mais grave da indefinio do papel do professor e da funo da escola foi o prejuzo no desenvolvimento escolar das crianas que no possuam um referencia que lhes possibilitasse o crescimento das expectativas valorizadas pelo sistema.

Freud defendeu que os adultos deveriam conhecer as mentes infantis, a fim de propiciar experincias livres de conflitos e assim deixariam de superestimar os impulsos considerados perversos e socialmente negativos diante de uma nova concepo da criana. Conforme a teoria psicanaltica, a escola e os professores deveriam abandonar tanto a postura repressiva quando a falta de limitaes, que so prejudiciais ao desenvolvimento infantil e responsvel pelo surgimento de problemas emocionais.

Freud e Piaget avanaram no entendimento do pensamento humano e do processo do conhecimento quando viu que as crianas so capazes de aprender, participando como sujeitos ativos na sua aprendizagem, embora de maneira diferenciada dos adultos.

Piaget considerou fundamental que a educao moderna conhecesse a estrutura do pensamento infantil e suas relaes com a mentalidade adulta, assim

suas ideias se aproximaram da nova pedagogia, interessada na renovao da escola. Alguns pesquisadores e educadores interessaram-se em conhecer est teoria, com a finalidade de desenvolver trabalhos mais compatveis com a realidade dos alunos.

Na concepo de Vygotsky (1984),

as crianas aprendem sempre

internalizando prticas coletivas, em interaes com adultos e outras crianas mais experientes que favoream o desenvolvimento delas.

As contribuies de Vygotsky mostraram importncia da escola e dos professores conhecerem o que as crianas sabem, para planejar atividades que favoream o desenvolvimento delas.

Nessa linha de raciocnio pode se afirmar que o conhecimento das concepes de infncia no iderio dos professores e da escola poderia trazer respostas significativas, favorecendo formas de interveno para modific-las em beneficio da prtica educativa, na perspectiva em que j vem sendo realizados vrios trabalhos

Assim, concluo que essas referncias chamam a ateno para a importncia de se conhecer as representaes dos professores e das escolas acerca da infncia, bem como do desenvolvimento e das competncias infantis.

REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998. V. 1 CARRARO, Renata. Reportagem Revista Criana MEC/SEB, 2006. PIAGET, Jean. A Epistemologia Gentica e a Pesquisa Psicolgica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974. ROGERS, Carl. Liberdade de aprender em nossa dcada. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1985. SILVA, Rafael Bianchi. Desenvolvimento e Comportamento Humano: Pedagogia. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

You might also like