You are on page 1of 9

3. Relacionar sensao percepo Sensao: resulta do primeiro contacto com a realidade, captao pura e simples de um objecto sensorial .

um estado bruto e imediato, cujo papel principal proporcionar percepo os dados que se necessita. Realiza se atravs dos sentidos. Percepo: A percepo um processo psicofisiologico atravs do qual o sujeito organiza e interpreta os estmulos do meio que foram captados atravs dos rgos dos sentidos (sensao), permitindo nos identificar os objectos e acontecimentos significativos.

Compreender a noo de cognio. Cognio consiste no conhecimento humano e animal sob diferentes formas: percepo, aprendizagem, memria, conscincia, ateno e inteligncia. Segundo Marc Richelle, cognio o conjunto de mecanismos pelos quais um organismo adquire informao, a trata, a conserva, a explora; designa tambm o produto mental destes mecanismos, quer seja encarado de um modo generalizado quer a propsito de um caso particular.

3. Distinguir sensao de percepo. A percepo um processo cognitivo atravs do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza por exigir a presena da realidade a conhecer. Pela percepo, organizamos e interpretamos as informaes sensoriais. Por isso, a percepo comea nos rgos receptores (sensoriais) que so sensveis a estmulos especficos. Ao processo de deteco e recepo dos estmulos recebidos chama-se sensao. Enquanto que as sensaes so meras tradues, captaes de estmulos, a percepo exige um trabalho de anlise e sntese. Enquanto que a sensao a experincia simples dos estmulos, a percepo envolve a interpretao das informaes sensrias recebidas.

Caracterizar percepo. A percepo um processo cognitivo atravs do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza por exigir a presena da realidade a conhecer. Pela percepo, organizamos e interpretamos as informaes sensoriais. Por isso, a percepo comea nos rgos receptores (sensoriais) que so sensveis a estmulos especficos. A percepo uma actividade cognitiva que no se limita ao registo da informao sensorial, implica a atribuio de sentido, que remete para a nossa experincia. As

percepes resultam de um trabalho rduo de anlise e sntese por parte do crebro, destacando o seu carcter activo e influenciado pelos conhecimentos, experincias, expectativas e interesses do sujeito.

Reconhecer o carcter subjectivo da percepo. A nossa percepo do mundo subjectiva, na medida em que percebemos o meio que nos rodeia em funo dos nossos conhecimentos adquiridos, necessidades, interesses, valores, expectativas e experincias passadas. importante perceber que no percepcionamos de uma forma neutra e objectiva, mas antes individual, parcial e subjectiva. E devido a esta ltima caracterstica que a percepo nos permite antecipar acontecimentos e prever comportamentos, o que nos permite prepararmo-nos para eles. Por outro lado, a motivao e os estados emocionais de cada um tm grande influncia na percepo que o indivduo tem da realidade numa dada situao, por exemplo, o nervosismo e o medo implicam, regularmente, uma distoro e ampliao de factos que nos incontrolvel. Tambm o interesse que os acontecimentos e assuntos nos despertam importante para a percepo j que os estmulos perceptivos so seleccionados pela nossa ateno e, por isso, tendemos a adquirir mais conhecimentos nas reas que mais nos fascinam. Por fim, a subjectividade nota-se nas expectativas. Estas afectam as nossas percepes levando-nos, frequentemente, iluso e consequente desiluso.

Esclarecer o conceito de percepo social. Percepo social o processo que est na base das interaces sociais, ou seja, o modo como conhecemos os outros, analisamos os seus comportamentos e entendemos os seus perfis. o modo como percepcionamos as situaes sociais e o comportamento dos outros que orienta o nosso prprio comportamento. Por isso, podemos afirmar que a percepo social est inteiramente relacionada com os grupos sociais, a cultura e o contexto social do indivduo. A predisposio perceptiva mostra-nos que os indivduos e os grupos sociais atribuem significados particulares realidade fsica, reconstruindo-a e, muitas vezes, percebendo situaes de modo diferente. Um exemplo disso, o efeito dos esteretipos e dos preconceitos na percepo.

Definir memria. A memria pode ser entendida como o registo de todas as experincias existentes na conscincia, bem como a qualidade, extenso e preciso dessas lembranas. A memria a capacidade do crebro em armazenar, reter e recordar a informao. Representa, ento, duas funes fundamentais: a capacidade de fixar, o que permite o acrscimo de novas informaes, e a capacidade de reproduzir, atravs da qual os conhecimentos so revividos e colocados disposio da conscincia. A nossa capacidade de memorizar depende da rede de informao que possumos, por isso, habitual que quem tem mais habilitaes, tenha maior capacidade de memorizao. Para que uma memria seja eficaz, preciso compreender o teor da informao, dependendo esta da motivao e do interesse que a questo suscita em cada um. Quanto maior a compreenso do contedo e a intensidade da ligao entre ele e os nossos restantes conhecimentos, maior a durabilidade da memria.

Mostrar a importncia da memria no comportamento. A memria um fenmeno biolgico e psicolgico, dependente da interaco entre vrios sistemas cerebrais como o lobo temporal, a amgdala e o crtex pr-frontal. A memria est na base de todas as funes psquicas: da percepo, da aprendizagem, da imaginao, do raciocnio, etc. No podemos conceber a vida humana sem memria. a partir das informaes que o indivduo possui que se adapta ao meio e atribui significado s experincias vividas. Sem ela, seria impossvel a transmisso e desenvolvimento cultural. O homem seria um ser puramente biolgico. a memria que nos d o sentimento de identidade pessoal: as experincias vividas, acumuladas e que nos reconhecemos como nossas constituem o nosso patrimnio pessoal que nos distingue dos outros e nos torna nicos. Sem memria no existe identidade. A memria humana limitada na sua capacidade de armazenamento e afectada pelos sentimentos, emoes, experincias, imaginao e, ainda, pelo tempo.

Conhecer os processos de memria. Se a memria a capacidade do crebro em armazenar, reter e recordar a informao, ento so estes os trs processos base de memria. A codificao a primeira operao da memria. Prepara as informaes sensoriais para serem armazenadas no crebro. Traduz os dados recebidos em cdigos visuais, acsticos ou semnticos. Quando queremos memorizar algo, agimos em funo de uma aprendizagem deliberada que nos exige mais ateno e, como tal, uma codificao mais profunda. Depois de codificada, a informao deve ser armazenada, o que acontece por um perodo varivel. Cada elemento de uma memria guardado em vrias reas cerebrais. Engramas so traos mnsicos resultantes das modificaes no crebro que ocorrem para o armazenamento. Cada engrama produz modificaes nas redes neuronais que permitem a recordao do que se memorizou sempre que necessrio. O processo de fixao complexo e a informao que se armazena est sempre sujeito a modificaes, o que implica que, para que ela se mantenha estvel e permanente, seja necessrio tempo. A recuperao , como o nome indica, a fase em que recuperamos, recordamos, reproduzimos a informao anteriormente guardada.

Caracterizar a memria de curto prazo. A memria a curto prazo est presente no hipocampo. uma memria que retm a informao durante um tempo curto limitado, a partir do qual pode ser esquecida ou promovida para a memria a longo prazo. Distinguem-se a memria imediata e a memria de trabalho: A memria imediata aquela que retm a informao apenas por uma fraco de tempo (~30segundos). Normalmente, conseguimos reter at sete unidades de informao: sete dgitos, sete letras. A memria de trabalho acontece quando mantemos a informao enquanto ela nos til, por exemplo quando repetimos um nome ou um nmero vrias vezes porque no o pudemos escrever. Ambas se completam e formam a memria a curto prazo. Qualquer informao que tenha estado na memria a curto prazo e que se tenha perdido irrecupervel.

Conhecer os diferentes tipos de memria de longo prazo. H dois tipos de memria de longo prazo: a memria no declarativa e a declarativa. A memria no declarativa automtica, retm as informaes do gnero como fazer?. o exerccio, a repetio do conjunto de prticas que tornam a actividade automtica. S conseguimos atingir este tipo de memria atravs da aco. Explicar como andar de bicicleta muito complicado, a tendncia sempre exemplificar. Para isso, no preciso localizao temporal, reflexo ou reconhecimento a no ser que nos seja perguntada alguma referncia. Memria no declarativa tambm chamada memria implcita ou sem registo. A memria declarativa, explcita ou com registo, implica conscincia do passado, do tempo, de experincias vividas, de acontecimentos e pessoas. Esta memria lida com contedos que podem ser declarados, ou seja, transpostos para palavras. Dentro desta memria, podemos ainda separar a memria episdica da semntica. A memria episdica constantemente associada a memria autobiogrfica exactamente porque se reporta a lembranas da vida pessoal. Envolve rostos de pessoas, msicas, factos, experincias. pessoal e manifesta uma relao ntima entre quem recorda e o que se recorda. A memria semntica permite identificar objectos e conhecer o significado das palavras. Refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo: leis, factos, frmulas, regras. No h localizao no tempo, no h ligao com qualquer aco ou conhecimento especfico. Sabe se que 3 = 9 e esse conhecimento retido assim, simplesmente. Se se associar quem ensinou, por exemplo, o professor de matemtica, j nos estarmos a reportar memria episdica.

Compreender a memria como processo activo e dinmico. A memria um processo activo e dinmico na medida em que no reproduz fielmente aquilo que armazenou. A memria reconstri os dados, o que implica que d mais relevo a uns, distora outros ou mesmo os omita. Por outro lado, quando os acontecimentos so muito emotivos, a memria deixa escapar pormenores que depois so substitudos/reconstrudos pelo crebro. Quem conta um conto, acrescenta um ponto e, assim, quanto mais se reproduz o que aconteceu, mais elaborada e complexa vai ficando a histria, chegando a um ponto em que muitos factos no passam de imaginao.

No entanto, as representaes que temos so sempre to claras como se fossem plenas reprodues da realidade, o que faz com que este processo activo e dinmico nos passe completamente despercebido. Por este motivo, o mesmo acontecimento pode ser descrito de formas bastante diferentes por diferentes pessoas. No mentem, apenas tm diferentes interpretaes resultantes de diferentes sentimentos, emoes e ateno.

Relacionar memria e esquecimento. A memria selectiva e limitada na sua capacidade de armazenamento. Por isso, o esquecimento condio essencial ao normal funcionamento da memria. Podemos definir esquecimento como a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informaes, experincias que foram memorizadas no passado. O esquecimento pode ser provisrio ou definitivo. Apesar de estar carregado de uma imagem negativa, o esquecimento essencial. S continuamos, ao longo de toda a vida, a memorizar informao porque conseguimos esquecer outra. O esquecimento tem uma funo selectiva e adaptativa, j que despreza a informao intil e desnecessria e os contedos conflituosos, impedindo um excesso de informao acumulado no crebro que bloquearia a captao de novos assuntos. O esquecimento est, normalmente, mais relacionado com a memria a longo prazo uma vez que, na memria a curto prazo, o tempo de reteno da informao demasiado curto: esta ou passa para a memria a longo prazo ou apagada.

Explicar diferentes tipos de esquecimento: motivado, interferncia das aprendizagens e regressivo. O esquecimento regressivo acontece quando h dificuldades em apreender novas informaes e relembrar conhecimentos, factos, nomes e nmeros recentes. frequente ocorrer, maioritariamente, em pessoas mais idosas devido degenerescncia dos tecidos cerebrais. Apesar disso, o envelhecimento pode ser retardado com uma vida activa, empenhada e equilibrada. O esquecimento motivado aparece na sequncia da teoria do psiquismo humano de Freud. Assim, esquecemos o que, inconscientemente, nos convm esquecer. De forma a assegurar o equilbrio psicolgico, o crebro tende a esquecer todos os contedos que possam ser traumatizantes, dolorosos angustiantes, fenmeno a que chamamos recalcamento. Atravs deste mecanismo de defesa, os contedos do inconsciente so impedidos de atingir a

conscincia, diminuindo a incidncia de momentos tensos provocados por conflitos internos. O esquecimento por interferncia das aprendizagens explica-se pela interaco das novas memrias com as mais antigas. As memrias mais antigas no desaparecem, mas sofrem alteraes por efeito da transferncia de aprendizagens e experincias posteriores que as tornam irreconhecveis.

Caracterizar a aprendizagem. Aprendizagem uma modificao relativamente estvel do comportamento ou do conhecimento, que resulta do exerccio, experincia, treino ou estudo. um processo que, envolvendo processos cognitivos, motivacionais e emocionais, se manifesta em comportamentos. No entanto, preciso notar que nem todas as mudanas de comportamento resultam da aprendizagem. Alguns comportamentos actualizam-se naturalmente sem necessidade de aprendizagem porque fazem parte da matriz gentica. So eles, por exemplo: respirar ou digerir. Outras resultam de problemas fsicos. A aprendizagem um processo cognitivo que nos humaniza, sendo essencial na adaptao ao meio.

Conhecer os diferentes tipos de aprendizagem: por habituao, associativa, por observao e imitao e aprendizagem com recurso a smbolos e representaes. H dois processos principais de aprendizagens: simblicas e no simblicas. Dentro das aprendizagens no simblicas, podemos distinguir a aprendizagem no associativa e a aprendizagem associativa. A aprendizagem no associativa -o porque o indivduo aprende as caractersticas de um s estmulo. Ttem dois conceitos chave: a habituao e a sensitizao. A habituao o fenmeno que nos permite aprender a no reagir a estmulos especficos. Ou seja, seleccionamos do meio ambiente apenas o que nos interessa e ignoramos os restantes acontecimentos. Quando, pela primeira vez, tentamos mergulhar de uma prancha alta, podemos sentir receio, vertigens, insegurana. Mas, medida que vamos repetindo o acto e que ele se vai tornando familiar, as reaces vo sendo cada vez

menores at se tornarem inexistentes e o acto de mergulhar se converter em algo completamente normal. A sensitizao uma forma de aprendizagem atravs da qual percebemos as propriedades de um estmulo negativo, prejudicial. uma forma de apurar reflexos para sobreviver. Uma cria, desde que o predador a tenta atacar a primeira vez, ir aprender que essa situao de evitar e que deve fugir. Enquanto a habituao se refere s caractersticas de um estmulo positiivo, a sensitizao refere-se a um estmulo ameaador. A aprendizagem associativa exige a associao de estmulos e respostas. Divide-se em condicionamento operante e clssico. O condicionamento clssico refere-se a uma forma de aprendizagem chamada reflexo condicionado. Um estmulo que no provoque qualquer reaco, depois de associado a outro estmulo que provoque resposta, passa, por si s, a provocar a resposta do segundo. Ou seja, uma campainha no provoca qualquer reaco num homem. Mas se a campainha for associada passagem do comboio numa linha frrea, a pessoa s com o sinal da campainha passar a parar e a esperar pelo comboio. Estmulo neutro: estmulo que antes do condicionamento (associao) no produz qualquer resposta. Estmulo no condicionado: estmulo que desencadeia uma resposta apreendida. Resposta incondicionada: resposta ao estmulo incondicionado. Estmulo condicionado: estmulo neutro associado ao estmulo incondicionado. Resposta condicionada: resposta incondicionada que depois do condicionamento passa a seguir-se ao estmulo neutro. No condicionamento clssico, o sujeito passivo porque no depende da vontade dele. O condicionamento operante envolve uma consequncia positiva reforo que impulsiona a aprendizagem de um determinado elemento. Ou seja, o reforo o estmulo que, por trazer consequncias positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer. Se for positivo, um estmulo que se segue a um determinado comportamento e que tem consequncias positivas. Se for negativo, a resposta evita um determinado acontecimento negativo, doloroso. Se se responder ao estmulo, no acontece uma determinada situao negativa.

Quer o esforo positivo como o negativo permitem aumentar a ocorrncia de um acontecimento, de uma resposta. importante notar que esforo negativo no castigo. Castigo um procedimento que diminui a ocorrncia de uma resposta porque o estmulo impeditivo. O castigo aparece quando a resposta no dada ou mal dada, assim, evita-se que esse comportamento seja repetido. Dentro das aprendizagens simblicas, podemos distinguir a aprendizagem por observao e imitao e a aprendizagem com recurso a smbolos e representaes. A aprendizagem por observao e imitao, tambm chamada por modelao, acontece ao longo do processo de socializao. Apreendemos determinados conhecimentos observando e imitando os outros. No entanto, nem tudo o que vemos imitamos. A reproduo dos actos implica factores internos do prprio sujeito. A teoria cognitiva e social defende que cada indivduo possui um conjunto de competncias que permitem a aprendizagem e o desenvolvimento: capacidade de avaliar o ambiente e de se avaliar a si prprio. O reforo vicariante acontece quando o indivduo, ao observar o modelo a efectuar uma aco que lhe traz repreenses, a evita, ou o contrrio. A aprendizagem com recurso a smbolos e representaes permite adquirir conhecimentos ou adquirir procedimentos e competncias. Para a aquisio de conhecimentos, so necessrios esquemas cognitivos prvios que nos permitam integrar nova informao. Estes so estruturas dinmicas que proporcionam os conhecimentos que j possumos e integram os conhecimentos novos. S h aprendizagem se se conseguir integrar o conhecimento novo nos padres anteriores. Para a aquisio de procedimentos e competncias necessrio aplicar os esquemas gerais da competncia nova tarefa, com as devidas adaptaes e integraes que alcancem a eficcia. Com a repetio, interiorizamos o processo, corrigimos as aces inadequadas e acabamos por tornar o processo automtico. Os procedimentos e as competncias adquiridas deste modo (escrever, andar de bicicleta, conduzir) passaro para a memria a longo prazo e, mesmo que inactivos durante muito tempo, so possveis de recuperar.

You might also like