You are on page 1of 5

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 4

Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020


A TABELA PERIDICA A tabela peridica ou classificao peridica dos elementos um arranjo que permite no s verificar as caractersticas dos elementos e suas repeties, mas tambm fazer previses. Em 1869, um professor de Qumica da Universidade de So Petersburgo (Rssia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), estava escrevendo um livro sobre os elementos conhecidos na poca cerca de 63 ,cujas propriedades ele havia anotado em fichas separadas. Ao trabalhar com suas fichas, ele percebeu que, organizando os elementos em funo da massa de seus tomos (massa atmica), determinadas propriedades se repetiam diversas vezes, isto , eram propriedades peridicas. Mendeleev organizou os elementos com propriedades semelhantes em colunas verticais, chamadas grupos ou famlias, e em linhas horizontais, chamadas perodos, em ordem crescente de MA (massa atmica), em que as propriedades variam. Naquela poca, os qumicos ainda no sabiam da existncia de prtons e eltrons, portanto tambm no conheciam a distribuio dos eltrons na eletrosfera. Em 1913, o ingls Moseley (1887-1915) verificou que as propriedades de cada elemento eram determinadas pelo nmero de prtons, ou seja, pelo nmero atmico (Z). Sabendo-se que em um tomo o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, ao fazermos suas distribuies eletrnicas, verificamos que a semelhana de suas propriedades qumicas est relacionada com o nmero de eltrons de sua camada de valncia, ou seja, pertencem mesma famlia. ou grupo) e linha (perodo) em que se localizam. Perodos As sete linhas horizontais, que aparecem na tabela, so denominadas perodos. Devemos notar que: No 6 perodo, a terceira casa contm 15 elementos (do lantnio ao lutcio), que por comodidade esto indicados numa linha fora e abaixo da tabela; comeando com o lantnio, esses elementos formam a chamada srie dos lantandios. Analogamente, no 7 perodo, a terceira casa tambm contm 15 elementos qumicos (do actnio at o laurncio), que esto indicados na segunda linha fora e abaixo da tabela; comeando com o actnio, eles formam a srie dos actindios. Famlias ou grupos A tabela peridica atual constituda por 18 famlias. A forma de representar as famlias proposta pela IUPAC no final da dcada de 80 as indicando por algarismos arbicos de 1 a 18. Antes dessa resoluo as famlias eram indicadas por um algarismo romano, seguido das letras A e B, por exemplo, IA, IIA, VB. Essas letras A e B indicavam a posio do eltron mais energtico nos subnveis. Atualmente as letras A e B foram eliminadas. Devemos assinalar que algumas famlias tm nomes especiais, a saber: Nmero Elementos Nome da da coluna famlia 1 Li, Na, K, Metais Rb, Cs, Fr alcalinos (do rabe alcali, cinza de plantas) 2 Be, Mg, Ca, Metais Sr, Ba, Ra alcalinoterrosos (o termo terroso refere-se a existir na terra) 16 O, S, Se, Te, Calcognios Po (formadore s de cobre, pois minrios de cobre contm oxignio ou enxofre) 17 F, Cl, Br, I, Halognios At (formadore s de sais) 18 He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn Gases nobres (ou raros, ou inertes)

Com base nessa constatao, foi proposta a tabela peridica atual, na qual os elementos qumicos: esto dispostos em ordem crescente de nmero atmico (Z); originam os perodos na horizontal (em linhas); originam as famlias ou os grupos na vertical (em colunas). ORGANIZAO DA TABELA PERIDICA Atualmente, a apresentao mais comum da Classificao Peridica a aquela onde cada elemento ocupa um quadradinho ou casa da tabela. Os elementos so agrupados de acordo com a coluna (famlia

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 4


Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
dcteis (podem ser transformados em fios finos) e que formam ons positivos (ctions). Os no-metais tm propriedades completamente opostas. Os semimetais tm propriedades intermedirias entre os metais e os nometais. Os gases nobres, ou gases raros, tm comportamento qumico especfico. Como podemos notar, dos 111 elementos considerados na tabela da pgina 114, o nmero de metais (86) supera bastante o nmero de no-metais (11), semimetais (7) e gases nobres (6). Como j dissemos, o hidrognio, devido s suas propriedades muito especiais, deve ser deixado fora dessa classificao. CONFIGURAES ELETRNICAS DOS ELEMENTOS AO LONGO DA CLASSIFICAO PERIDICA J vimos a distribuio dos eltrons nos elementos qumicos segundo o diagrama de Pauling. Vamos agora relacionar essa distribuio com os perodos e colunas da Tabela Peridica. Caminhando horizontalmente ao longo dos sete perodos da Tabela, ao passarmos de uma casa para a seguinte, o nmero atmico aumenta de uma unidade. Esse acrscimo indica que a eletrosfera est recebendo um novo eltron o chamado eltron de diferenciao. Prosseguindo pela Tabela Peridica, mostramos a seguir a entrada dos sucessivos eltrons de diferenciao no ltimo subnvel eletrnico de cada elemento:

ainda importante considerar os seguintes aspectos: O hidrognio (H-1), embora aparea na coluna 1A, no um metal alcalino. Alis, o hidrognio to diferente de todos os demais elementos qumicos que, em algumas classificaes, prefere-se coloclo fora da Tabela Peridica. O alumnio (Al-13) chamado frequentemente de metal terroso, pois um constituinte encontrado na terra e no barro comum. Essa designao se estende, s vezes, aos demais elementos da coluna 3A (Ga, In, Tl). Quando a famlia no tem nome especial, costume cham-la pelo nome do primeiro elemento que nela aparece; por exemplo, os da coluna 5A so chamados de elementos da famlia ou do grupo do nitrognio. As colunas A so as mais importantes da tabela. Seus elementos so denominados elementos tpicos, ou caractersticos, ou representativos da Classificao Peridica. Em cada coluna A, a semelhana de propriedades qumicas entre os elementos mxima. Os elementos das colunas 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 1B e 2B constituem os chamados elementos de transio. Note que, em particular, a coluna 8B uma coluna tripla.

Outra separao importante, existente na Classificao Peridica, a que divide os elementos em metais, no-metais (ou ametais), semimetais e gases nobres, como podemos ver a seguir.

Os metais so elementos slidos (exceto o mercrio), em geral duros, com brilho caracterstico denominado brilho metlico , densos, de pontos de fuso e de ebulio altos, bons condutores de calor e de eletricidade, maleveis (podem ser transformados em lminas finas),

Note que nesta Tabela h quatro regies distintas de preenchimento dos subnveis eletrnicos: na regio azul, os eltrons entram em subnveis s; na regio verde, os eltrons entram em subnveis p; na regio amarela, os eltrons entram em subnveis d; na regio rosa, os eltrons entram em subnveis f.

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 4


Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
muito importante notar que: Os 7 perodos da Tabela Peridica correspondem s 7 camadas ou nveis eletrnicos dos tomos. Desse modo, exemplificando, o ferro (Fe26) est no 4o perodo, e por isso j sabemos que seu tomo possui 4 camadas eletrnicas (K, L, M, N). Nas colunas A, o nmero de eltrons na ltima camada eletrnica igual ao prprio nmero da coluna. Por exemplo, o nitrognio est na coluna 5A e, portanto, sua ltima camada eletrnica tem 5 eltrons (s2 p3). por esse motivo que os elementos de uma mesma coluna A tm propriedades qumicas muito semelhantes, o que justifica o fato de tais elementos (em azul ou em verde, na tabela anterior) serem chamados de elementos tpicos, caractersticos ou representativos da Classificao Peridica. Nas colunas B, o nmero de eltrons na ltima camada permanece, em geral, igual a 2. Agora a penltima camada que vai recebendo os sucessivos eltrons, como acontece com os elementos de transio (parte amarela da tabela anterior); ou ento a antepenltima camada, como acontece com os lantandios e actindios (parte rosa da tabela anterior), que por essa razo so chamados de elementos de transio interna. Devemos porm avisar que, nas colunas B, aparecem algumas irregularidades na distribuio eletrnica dos elementos, cuja explicao foge ao objetivo do nosso curso. H um modo abreviado de representar a distribuio eletrnica de um elemento qumico: seguindo a Tabela Peridica, escrevemos o smbolo do ltimo gs nobre que aparece antes do elemento (isto , do gs nobre do perodo de cima); em seguida, representamos apenas os eltrons que o elemento tiver a mais em relao a esse gs nobre. Nos exemplos seguintes, damos as distribuies eletrnicas dos trs primeiros elementos da coluna 4A (C, Si, Ge), primeiramente na forma completa e depois na forma abreviada. situado 1, 2, 3... casas para trs na Tabela Peridica. tomos e ons com o mesmo nmero de eltrons na eletrosfera so chamados isoeletrnicos e so, pois, vizinhos na Classificao Peridica. PROPRIEDADES PERIDICAS E APERIDICAS DOS ELEMENTOS QUMICOS Objetos com perfis peridicos (isto , repetitivos) so muito comuns: Fatos que se repetem periodicamente so tambm comuns em nosso dia-a-dia. Alguns so fceis de traduzir em um grfico, como a variao da temperatura ambiente durante uma semana.

O mesmo acontece na Qumica. Por exemplo, fazendo-se o grfico do nmero de eltrons na ltima camada eletrnica em funo do nmero atmico do elemento, teremos, para os vinte primeiros elementos, o resultado abaixo:

Quando um elemento ganha 1, 2, 3... eltrons e se transforma num on negativo (nion), sua configurao eletrnica semelhante de outro elemento situado 1, 2, 3... casas frente na Tabela Peridica. Ao contrrio, quando um elemento perde 1, 2, 3... eltrons e se transforma num on positivo (ction), sua configurao eletrnica torna-se semelhante de outro elemento

A partir do que foi exposto, as seguintes observaes so importantes: nas colunas A da Tabela Peridica teremos um grfico conforme o anterior; nas colunas B da Tabela Peridica o grfico ser praticamente horizontal, pois esses elementos tm quase sempre 2 eltrons na ltima camada. Generalizando, podemos dizer que muitas propriedades dos elementos qumicos variam periodicamente ao longo da Tabela Peridica, sendo por isso chamadas propriedades peridicas. Como exemplos, podemos citar o raio atmico, o volume atmico, a densidade absoluta, a temperatura de fuso e a de ebulio etc. Esse fato expresso pela lei da periodicidade de Moseley. H, contudo, algumas propriedades cujos valores s aumentam com o nmero atmico, e outras cujos valores s diminuem. So as chamadas propriedades aperidicas, das quais destacamos:

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 4


Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
o nmero de massa sempre aumenta com o aumento do nmero atmico, conforme o grfico seguinte:

o calor especfico do elemento no estado slido sempre diminui com o aumento do nmero atmico (calor especfico a quantidade de calor necessria para elevar de 1 C a temperatura de 1 g do elemento). No entanto, as propriedades peridicas so mais comuns e importantes, de maneira que, daqui para diante, somente elas sero estudadas com mais detalhes. Raio atmico difcil medir o raio de um tomo, pois a nuvem de eltrons que o circunda no tem limites bem definidos. Costuma-se ento medir, com o auxlio de raios X, a distncia (d) entre dois ncleos vizinhos e dizer que o raio atmico (r) a metade dessa distncia. De um modo mais completo, dizemos que o raio atmico (r) de um elemento a metade da distncia internuclear mnima (d) que dois tomos desse elemento podem apresentar, sem estarem ligados quimicamente.

O mesmo fato grfico abaixo.

est

representado

no

O raio atmico dos elementos uma propriedade peridica, pois seus valores variam periodicamente (isto , aumentam e diminuem seguidamente) com o aumento do nmero atmico. Observe o esquema abaixo, em que esto representados apenas os elementos das colunas A da Tabela Peridica.

De maneira geral, para comparar o tamanho dos tomos, devemos levar em conta dois fatores: Nmero de nveis (camadas): quanto maior o nmero de nveis, maior ser o tamanho do tomo. Caso os tomos comparados apresentem o mesmo nmero de nveis (camadas), devemos usar outro critrio. Nmero de prtons: o tomo que apresenta maior nmero de prtons exerce uma maior atrao sobre seus eltrons, o que ocasiona uma reduo no seu tamanho. Potencial de ionizao Chama-se potencial ou energia de ionizao a energia necessria para arrancar um eltron de um tomo isolado no estado gasoso. Essa energia , em geral, expressa em eltron-volt (eV),

CURSO APROV (Qumica Inorgnica) Aula 4


Prof: Maria Adum maria.adum@globo.com Tel: 21 8566-2020
que a energia ou trabalho necessrio para deslocar um eltron contra uma diferena de potencial de 1 volt. Na prtica, o mais importante a ser considerado o 1 potencial de ionizao, isto , a energia necessria para arrancar o 1 eltron da camada mais externa do tomo. Quanto maior o raio atmico, menor ser a atrao exercida pelo ncleo sobre o eltron mais afastado; portanto, menor ser a energia necessria para remover esse eltron. Generalizando: Quanto maior o tamanho do tomo, menor ser a primeira energia de ionizao. Ao retirarmos o primeiro eltron de um tomo, ocorre uma diminuio do raio. Por esse motivo, a energia necessria para retirar o segundo eltron maior. Assim, para um mesmo tomo, temos:

Eletroafinidade ou afinidade eletrnica Chama-se eletroafinidade ou afinidade eletrnica a energia liberada quando um eltron adicionado a um tomo neutro no estado gasoso. Essa energia tambm expressa, em geral, em eltron-volt (eV) e mede a intensidade com que o tomo segura esse eltron adicional. Generalizando, numa famlia ou num perodo, quanto menor o raio, maior a afinidade eletrnica. Eletronegatividade A eletronegatividade dos elementos no uma grandeza absoluta, mas, sim, relativa. Ao estud-la, na verdade estamos comparando a fora de atrao exercida pelos tomos sobre os eltrons de uma ligao. Essa fora de atrao tem relao com o raio atmico: quanto menor o tamanho do tomo, maior ser a fora de atrao, pois a distncia ncleo-eltron da ligao menor. A eletronegatividade no definida para os gases nobres.

You might also like