You are on page 1of 2

Faculdade Araguaia, 27 de fevereiro de 2012 Comunicao Social / Jornalismo Teorias da Comunicao, professora Ms.

Paola Carloni Acadmicos: Joo Damasio e Vincius Mesquita Questo proposta: O processo de implementao do capitalismo e mudana na constituio da subjetividade. Relao com a produo de cincia. Exemplificar com o filme Kinsey. As concepes de cincia dependem irrevogavelmente do contexto social e econmico registrado em cada momento histrico. A epistemologia se deu at hoje como um processo de racionalizao da vida social, passando por perodos que remontam desde a filosofia da Grcia Antiga, passando pela dominao religiosa e metafsica da Idade Mdia, at a Idade Moderna, com o capitalismo, a emergncia da subjetividade privatizada e o pensamento racional, sancionado a partir das revolues Industrial e Francesa. O comrcio incipiente entre os feudos (Carloni) do sculo XV rendeu trs sculos de transio at o modernismo. Esse perodo possibilitou as mudanas sociais e econmicas calcadas no desenvolvimento do capitalismo. A liberdade sem limites prometida pelo sistema que sobreps o feudalismo gerou uma liquidez caracterstica da modernidade, trazendo insegurana individual e coletiva, visto que o referencial coletivo fornecido at ento pela igreja fora perdido pelo advento da razo. Trocou-se o coletivo pelo individual. O puro conceito de polis, vindo da Grcia, fora distorcido no que tange isonomia pretendida anteriormente, pois no interessaria ao capitalismo. Isso gera a crise do indivduo que se resume no desejo constante de se adaptar ao que imposto pelo sistema. A constituio da subjetividade no natural, pois resulta de um processo histrico marcado pelo capitalismo. A emergncia da subjetividade deu vazo ao desenvolvimento da razo, pois era necessrio descobrir algo que explique o mundo e o papel do homem nele, sem que isso venha da divindade. Para descobrir isso, Descartes o marco do surgimento da Filosofia Moderna que desenvolve o mtodo cartesiano colocando a dvida como premissa fundamental. Kant sintetiza os mtodos entre racionalismo e empirismo. Tudo isso ficou marcado a partir do sculo XIX e orientou os rumos da cincia at hoje. Comte cria o positivismo, aplicado s cincias naturais e exatas, por ser um mtodo objetivo, concreto e prtico. Husserl cria a Fenomenologia (reduo eidtica) para contrapor essas ideias quando aplicadas s cincias sociais e humanas, que se desenvolveram no positivismo, pois, no fosse assim, no seriam aceitas como cincia. Donde analisamos que o contexto de transformao passa pelo processo a que se contrape, assim como a razo teve que passar e contrapor-se explicao teolgica.

A dialtica consolida-se por fim, mesmo sendo a mais antiga, remontando dialgica socrtica. Karl Marx, com seu Materialismo Histrico Dialtico, derivado de Hegel, coloca que homem e sociedade autoconstituem-se num movimento complexo, tornando-se aparentemente mais adequado s cincias sociais e humanas. S a partir destas consideraes possvel tratar do mtodo cientfico trabalhado no filme Kinsey: vamos falar de sexo, no qual o protagonista um pesquisador que percorre os caminhos da cincia e nos permite apontar acertos e falhas no caminho de quem se coloca como cientista. A cincia sempre est atrs do que raro para simplificar e, com isso, solucionar algum problema, fornecendo as respostas sociedade. O tempo e o contexto social e econmico, como vimos acima, limitam a atividade cientfica. No filme, observamos que Kinsey (o cientista) acaba por extrapolar alguns desses limites e, com isso, ao invs de causar bem-estar, revelou tabus e chocou, trazendo problemas sociais e individuais ao pesquisador que se envolveu inteiramente em seu projeto. Mesmo que pretenda se isolar e ser objetivo, como o mtodo positivista prope, o estudo sobre sexo de Kinsey, no se isenta da interferncia pessoal, histrica e social que causa em seu contexto. A relao entre objeto e sujeito, conclumos, recproca e pode interferir na pretendida imparcialidade, pois que o cientista escolhe com o qu trabalhar e isso j parcialidade, pois sempre dir muito sobre o prprio pesquisador. A motivao das pesquisas, podemos dizer, uma opinio prpria, que constitui prconceito. preciso ter cuidado e estabelecer possibilidades, estando sempre aberto crtica. Ao ser criticado, Kinsey, discorda fortemente e impe-se, erroneamente, talvez, pois ningum est acima de tudo. A cincia autocrtica. A comunicao constri, hoje, seu objeto de forma interdisciplinar, como nos diz FRANA. Assim como se deu at os dias atuais, cada cincia evolui por meio de teorias e leis e a epistemologia evolui por meio da compreenso e atualizao de mtodos que lhe garantem a credibilidade de dizer sobre o mundo e o homem no mundo.

Referncias CARLONI, Paola. As concepes de cincia na histria da humanidade: um breve estudo sobre a evoluo da Teoria do Conhecimento. CARLONI, Paola. O contexto de implementao do capitalismo e a emergncia da subjetividade privatizada. FRANA, Vera Veiga. O objeto da comunicao. Filme: Kinsey: Vamos falar de sexo.

You might also like