You are on page 1of 24

8

INTRODUO

A auditoria uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo, a ausncia de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expe a inmeros riscos, frequentes erros e desperdcios. A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnolgico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz com que necessitem de um grande volume de recursos. A problemtica vem com a expanso das organizaes no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade do auxlio da auditoria para obteno de informaes corretas da situao patrimonial e financeira da empresa.

OBJETIVOS

GERAL Destacar a historia da auditoria, demonstrando para as organizaes e seus gestores sua importncia e o tamanho benefcio que a mesma obtm com auxlio da auditoria. ESPECFICOS Apresentar a importncia da auditoria interna e externa para as empresas Destacar o Administrador na funo de auditor

10

JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido por se tratar de um assunto pouco abordado no mbito das empresas, sendo que a auditoria a melhor ferramenta para avaliar a eficcia, a eficincia e a economicidade dos sistemas de planejamento e gesto das entidades, assim como propor medidas que eliminem suas disfunes.

11

CAPTULO I

1. AUDITORIA
Auditoria um exame cuidadoso e sistemtico das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo averiguar se elas esto de acordo com as disposies planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficcia e se esto adequadas (em conformidade) consecuo dos objetivos. 1.1 Histrico e Fundamentao H muito se fala que a auditoria numa empresa dispensvel por ser uma atividade meio e no uma atividade fim e, por conta disso, deixa de agregar valor. Se partirmos do princpio de que todos os valores no gastos numa empresa podem ser vistos e entendidos como uma economia, ento fica fcil de admitir que aqueles que so evitados pelo trabalho de uma auditoria, na correo de procedimentos inadequados e incorretos, sejam igualmente considerados uma economia. Neste particular, a auditoria estar auxiliando a empresa a diminuir os custos decorrentes de desperdcios e aes operacionais imprprias. Conseqentemente, o lucro to almejado e muitas vezes visto distncia pelos administradores passa a ser uma realidade. At bem pouco tempo empresrios ainda sustentavam a fixa idia e a viso de que a auditoria s serve para pegar ladro e/ou fraudador, isto se atribui o fato de que, por anos a fio ganharam espao e se sustentaram no noticirio nacional, seja na imprensa falada, escrita ou televisivo, fatos relacionados a irregularidades envolvendo empresas do setor pblico e privado. a partir da que comea a existir, a meu ver, a grande discriminao a respeito da ao e atuao da auditoria nas empresas. A viso de uma estrutura policialesca, fiscalizadora ou de caadora de viles deixou de existir. A auditoria, nos moldes atuais deve ser vista como uma estrutura de assessoramento e de auxlio

12

administrao dos gestores modernos deve ser vista como colaboradora que leva alta administrao dados e informaes confiveis e imparciais sobre todas as atividades da empresa, sejam de natureza administrativa, operacional ou de gesto. A anlise criteriosa dos controles internos e dos procedimentos de trabalho, aliada a sugestes de melhoria, aumenta sobremaneira o desempenho operacional, bem como a qualidade tcnica dos servios ou mesmo da produo. medida que os empresrios e dirigentes passarem a utilizar os recursos que a auditoria coloca a sua disposio, mais perto estaro de impedir que falhas e/ou erros voluntrios, e alguns involuntrios, sejam cometidos na organizao, bem como contribuiro para que manchetes sensacionalistas deixem de ser divulgadas pela imprensa, que de certa forma, acarreta prejuzos ainda maiores empresa, pois compromete a sua imagem perante os clientes e fornecedores. CREPALDI (2000) nos indica que a filosofia da auditoria consiste em avaliar a poltica de sistema da empresa, em termos da adequao, comunicao, aceitao, aplicao e controle, se necessria na situao, se contribui para atingir os objetivos da empresa, se permite assegurar a correta utilizao dos recursos da empresa, tanto de natureza financeira, econmica e humana. A origem da auditoria foi, em muito, discutida de forma rigorosa por estudiosos da rea, mas, no entanto, ainda torna-se importante relacion-la com o incio das atividades econmicas desenvolvidas pelo homem. Segundo BOYNTON (2002), a auditoria comea em poca to remota quanto contabilidade. Sempre que o avano da civilizao tinha implicado que a propriedade de um homem fosse confiada, em maior ou menor extenso, a outra, a desejabilidade da necessidade de verificao da fidelidade do ltimo, tornou-se clara. Assim, constata-se que, desde os primrdios, no antigo Egito havia a necessidade de se ratificar as atividades praticadas, tais como a verificao dos registros de arrecadao de impostos; e inspees nas contas de funcionrios pblicos, estas na Grcia (BOYNTON et.al, 2002).

13

Ento percebe-se o porqu que o cargo de auditor foi criado na Inglaterra, em 1314, visto a potncia econmica desse pas desde a poca das colonizaes, que se tornaria, sculos depois, o bero do capitalismo com a Revoluo Industrial. A grandeza econmica e comercial da Inglaterra e da Holanda, em fins do sculo passado, bem como dos Estados Unidos, onde hoje a profisso mais desenvolvida, determinou a evoluo da auditoria, como conseqncia do crescimento das empresas, do aumento de sua complexidade e do envolvimento do interesse da economia popular nos grandes empreendimentos (CREPALDI, 2000: 105). Assim, j ao alcanar um maior grau de evoluo, a auditoria de empresas comeou com a legislao britnica, promulgada durante a Revoluo Industrial, em meados do sculo XIX (BOYNTON et.al 2002). A partir da, pode-se elaborar um retrato de todo processo de evoluo da auditoria.

14

QUADRO: Evoluo da Auditoria ANO 1756

ACONTECIMENTO A Revoluo Industrial na Inglaterra e a expanso do capitalismo propiciaram grande impulso para a profisso devido ao surgimento das primeiras fbricas com uso intensivo de capital [...]. Criao da Associao dos Contadores Pblicos Certificados na Inglaterra. Cria-se nos EUA, a Associao dos Contadores Pblicos Certificados. criado na Holanda o Instituto Holands de Contabilidade Pblica. Surgimento das grandes corporaes americanas e rpida expanso do mercado de capitais. Surgimento do IPA (Institute of Public Accountants), que sucede a Associao supra citada em 1887. Redenominao do IPA para AIA (American Institute of Accountants). Crash da Bolsa de Valores. O AIA prope ao Congresso Norte-Americano a regulamentao de normas e padres contbeis por profissionais altamente capacitados. Criao da SEC (Security and Exchange Comission), nos EUA, aumentando a importncia da profisso do auditor como guardio da transparncia das informaes contbeis das organizaes e sua divulgao para o mercado de capitais [...]. Declarao de Responsabilidade do auditor interno Redenominao do AIA para AICPA (American Institute of Certified Public Accountants), instituto que teve importncia decisiva para o desenvolvimento das prticas contbeis e de auditoria. Criao do IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores) [...]. Surgimento do FASB (Financial Accounting Standards Board), nos EUA, com o objetivo de determinar e aperfeioar os procedimentos, conceitos e normas contbeis. Com a Lei n. 6404 - Lei das Sociedades por Aes - foram normatizados as prticas e relatrios contbeis. Com a Lei n. 6385, criada a CVM (Comisso de Valores Mobilirios), que tem a responsabilidade de normatizar as normas contbeis e os trabalhos de auditoria das empresas de capital aberto, alm de fiscalizar. Surgimento do IFAC (International Federation of Accountants), que substituiu o International Coordination Committee for Accountancy Profession, com a misso de emitir padres profissionais e guias de recomendao, alm de buscar a convergncia internacional desse padres. Surgimento do IASB (International Accounting Standards Board), com sede na Gr-Bretanha, que assume a responsabilidade de estudo de padres contbeis, antes dirigidos pelo IASC (International Accounting Standards Comitte), com o objetivo de harmoniz-las internacionalmente.

1880 1887 1894 Incio do sc. XX 1916 1917 1929 Incio dos anos 30

1934

1947 1957 1971 1973

1976

1976

1977

2001

Fonte: Adaptado de Oliveira & Diniz Filho (2001).

15

Entende-se que a funo do Auditor desde o inicio uma atividade de fiscalizao, que examina determinadas atividades desenvolvidas em uma organizao seja ela pblica ou privada. O marco da necessidade de aprimoramento no sistema contbil e, por conseguinte, da auditoria, ocorreu em 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, visto que muitas empresas no tinham transparncia e consistncia nos seus dados financeiros, contribuindo, assim, com a j conhecida crise mundial. Houve, a partir da, a necessidade de se mitigar as falhas nas divulgaes contbeis das empresas, tendo como um dos primeiros passos, a criao do Comit May, que atribua regras para as instituies que tinham as suas aes negociadas em bolsa de valores, tornando-se obrigatria a auditoria independente das demonstraes contbeis. Desta maneira, com o surgimento dos rgos supracitados, a auditoria estaria mais do que nunca, se fundido, gradativamente, junto ao desenvolvimento econmico mundial para o alcance do status de colaboradora para a continuidade das empresas, contribuindo diretamente no aprimoramento do processo de governana corporativa, amenizando, assim, sua aparncia histrica de somente gerar custos para a entidade. Atualmente, a auditoria se distribui em diversas reas de gesto, havendo vrias ramificaes: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstraes financeiras, auditoria jurdica, auditoria contbil, etc. Os profissionais de auditoria de demonstraes financeiras so certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais nos Estados Unidos e em diversos outros pases, inclusive no Brasil. Entre as principais empresas de auditoria independente (e externa) esto: Deloitte, PwC, KPMG e Ernst & Young. Existem diversos tipos de auditoria dentre eles esto, Auditoria ambiental, Auditoria de circulao, Auditoria contbil, Auditoria de demonstraes financeiras, Auditoria fiscal, Auditoria em segurana da informao, Auditoria social, Auditoria de riscos, Auditoria de sistemas, Auditoria exclusivo.

16

No Brasil, o surgimento do mercado de auditoria est relacionado com influncias especficas, entre as quais: - A instalao de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras; - Necessidades de financiamentos de empresas brasileiras atravs de entidades internacionais; - Crescimento dos negcios (necessidade de capital de giro e investimentos fixos), descentralizao e diversificao de atividades econmicas. - Evoluo do mercado de capitais; - Criao das normas de auditoria para instituies financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil; - Criao da CVM - Comisso de Valores Mobilirios - Promulgao da Lei das Sociedades Annimas (Lei 6.404) em 1976. Um aspecto muito importante nesse ramo de Auditoria so os Achados de Auditoria, que a prova obtida pelo auditor, obtidos com a aplicao dos procedimentos de auditoria, para avaliar se os critrios estabelecidos esto sendo ou no atendidos. Ou seja, so fatos resultantes dos programas de auditoria que remetem a deficincias encontradas na entidade auditada. Seus requisitos bsicos so: Mostrar a relevncia do fato; Ser respaldado nos papis de trabalho; Ser objetivo; Amparar as concluses e recomendaes; Ser convincente a uma pessoa estranha ao processo.

17

Existe tambm a Evidncia de Auditoria, que o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definio, mais consistentes que os achados, em funo de determinadas caractersticas. Suficincia A evidncia deve ser convincente s pessoas leigas, permitindo-as chegar s mesmas concluses do auditor. Validade Deve dar credibilidade e suporte concluso do auditor. Relevncia Deve ter relao com os objetivos da auditoria. Objetividade Deve ser objetiva e respaldar as concluses do auditor de forma mais profunda do que a simples aparncia. A evidncia de auditoria classificada segundo os procedimentos que a originaram. Assim, temos: Evidncia fsica: Obtida em decorrncia de uma inspeo fsica ou

observao direta de pessoas, bens ou transaes. Normalmente apresentada sob a forma de fotografias, grficos, memorandos descritivos, mapas, amostras fsicas etc. Evidncia documental: aquela obtida dos exames de ofcios,

contratos, documentos comprobatrios (notas fiscais, recibos, duplicatas quitadas, etc.) e informaes prestadas por pessoas de dentro e de fora da entidade auditada, sendo que a evidncia obtida de fontes externas adequadas mais fidedigna que a obtida na prpria organizao sob auditoria. Evidncia testemunhal: aquela decorrente da aplicao de

entrevistas e questionrios.

18

Evidncia

analtica:

Decorre

da

conferncia

de

clculos,

comparaes, correlaes e anlises feitas pelo auditor, dentre outras.

19

CAPITULO II

2. AUDITORIA INTERNA E EXTERNA


2.1 Auditoria Interna Segundo PAULA (1999, p.32), pode-se definir auditoria interna como sendo uma atividade de avaliao independente, que, atuando em parceria com administradores e especialistas, dever avaliar a eficincia e a eficcia dos sistemas de controle de toda a entidade, agindo proativamente, zelando pela observncia s polticas traadas e provocando melhorias, fornecendo subsdios aos proprietrios e administradores para a tomada de deciso, visando ao cumprimento da misso da entidade. Para o BACEN (2008, p.5), a auditoria interna definida como uma atividade de assessoramento Administrao, voltada para a avaliao e a adequao dos sistemas de controle interno, em relao s atribuies e aos planos, metas, objetivos e polticas definidos para o Banco Central. Auditoria interna uma atividade independente e objetiva que presta servios de avaliao (assurance) e consultoria e tem como objetivo adicionar valor e melhorar as operaes de uma organizao. A auditoria auxilia a organizao a alcanar seus objetivos atravs de uma abordagem sistemtica e disciplinada para a avaliao e melhoria da eficcia dos processos de gesto de riscos, de controle e governana corporativa. (AUDIBRA, 2006, p.25).

COCURULLO (2004, p.148) diz que em um conceito mais atual, a auditoria seja interna (reviso feita par funcionrios da prpria empresa ou terceirizada) seja externa (reviso feita para assegurar que as demonstraes contbeis representam em todos os aspectos relevantes a posio patrimonial e financeira da empresa), deve agregar valor aos acionistas e a sociedade, garantindo a qualidade das informaes para a tomada de deciso.

20

Na mesma linha evolutiva, para MIGLIAVACCA (2004, p.47) a auditoria interna moderna tem evoludo para o conceito de management oriented, onde ela tem uma maior participao de assessorar a administrao na gesto da empresa. Finalidade da Auditoria Interna A Auditoria Interna tem por finalidade desenvolver um plano de ao que auxilie a organizao a alcanar seus objetivos adotando uma abordagem sistmica e disciplinada para a avaliao e melhora da eficcia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operaes e resultados de uma organizao. Objetivo e Alcance da Auditoria Interna O objetivo geral da Auditoria Interna avaliar e prestar ajuda a alta Administrao e desenvolver adequadamente suas atribuies, proporcionando-lhes anlises, recomendaes e comentrios objetivos, acerca das atividades

examinadas. O auditor interno deve, portanto, preocupar-se com qualquer fase das atividades da empresa na qual possa ser de utilidade Administrao. Para conseguir o cumprimento deste objetivo geral de servios administrao, h necessidades de desempenhar atividades tais como: Revisar e avaliar a eficcia, suficincia e aplicao dos controles contbeis, financeiros e operacionais. Determinar a extenso do cumprimento das normas, dos planos e procedimentos vigentes. Determinar a extenso dos controles sobre a existncia dos ativos da empresa e da sua proteo contra todo tipo de perda. Determinar o grau de confiana, das informaes e dados contbeis e de outra natureza, preparados dentro da empresa. Avaliar a qualidade alcanada na execuo de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades. Avaliar os riscos estratgicos e de negcio da organizao.

21

Autoridade e Responsabilidade A Auditoria Interna mais uma funo assessorial que de linha. Por isso, o Auditor Interno no exerce autoridade direta sobre os outros membros da organizao, cujo trabalho revisa. O Auditor Interno deve ter liberdade para revisar e avaliar as normas, os planos, procedimentos e registros; mas seu trabalho de modo algum isenta os demais membros da organizao das responsabilidades que lhes foram designadas. Independncia Independncia condio essencial para se obter resultados positivos nos trabalhos desenvolvidos pela Auditoria Interna. Esta independncia tem 02 (dois) aspectos principais: 1 - A categoria de Auditor Interno dentro da Organizao e o apoio que lhe

delega a administrao so fatores determinantes do valor e da amplitude dos servios que a mesma obter da funo de Auditoria Interna. Por conseguinte, o Gerente da rea de Auditoria Interna dever atuar sob as ordens de um administrador de grau suficiente dentro da empresa que lhe assegure um amplo campo de ao e ateno adequada aos resultados de suas investigaes e recomendaes, e a efetivao das medidas sugeridas pelo Auditor. 2 - J que a mais completa objetividade essencial funo de Auditoria, os

Auditores Internos no devem planejar nem implantar procedimentos, escriturar registros, ou ter participao em atividades que, normalmente, devem revisar e avaliar. Observa-se que as diversas definies citadas convergem para uma atuao objetiva e de adicionar valor as organizaes. Seja por meio de avaliao, assessoria ou consultoria interna.

22

2.2 Auditoria Externa

Conceito e Histrico Segundo ALMEIDA (1996) a Auditoria Externa uma ferramenta que auxilia na gesto empresarial, assegurando que os controles e rotinas de trabalho estejam sendo habilmente executadas e que os dados contbeis merecem confiana, alm do estabelecimento de uma relao de ajuda, com flexibilidade e adaptabilidade, ajudando o cliente a perceber, compreender e agir sobre os fatos inter-relacionados de seu meio ambiente, facilitando que ele assuma a auto-gesto das

transformaes. Surgiu como parte da evoluo do sistema capitalista. Consiste no exame das demonstraes financeiras feitas com o propsito de expressar uma opinio sobre a propriedade com que elas apresentam a situao patrimonial e financeira da empresa e o resultado das operaes no perodo do exame. De acordo com ATTIE (1999) no incio, as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expanso do mercado e o acirramento da concorrncia, houve necessidade de pesados investimentos por parte das empresas, o que obrigou as organizaes a recorrerem a recursos de terceiros. No entanto, os futuros investidores precisavam conhecer a posio patrimonial e financeira, a capacidade de gerar lucros e como estava sendo efetuada a administrao financeira, como conseqncia, as demonstraes contbeis passaram a ter grande importncia e como medida de segurana, os investidores passaram a exigir que essas demonstraes fossem examinadas por um profissional independente da empresa e com competncia para emitir sua opinio sobre essas demonstraes. Sendo exercida por Contadores Independentes ou equivalentes (Empresas de Auditoria), sua atividade regulamentada pela Comisso de Valores Mobilirios por meio da instruo nmero 216, de junho de 1994.

23

Os objetivos da Auditoria Externa so: Comprovar a exatido dos registros contbeis; Propor solues para o aperfeioamento do controle interno e do sistema contbil da entidade; Verificar a correta apresentao e divulgao das demonstraes contbeis; Emitir parecer (opinio) sobre as demonstraes contbeis auditadas. Segundo PERES JUNIOR (1995) a auditoria externa compreende o exame de documentos, de livros e registros contbeis, execuo de inspees e confirmaes, internas e externas, relacionados com o controle do patrimnio. Para GIL (2000) dentro das limitaes de seu objetivo, a auditoria externa (independente), deve estar atenta possibilidade de irregularidades, bem como deve procurar dar sugestes de melhoria dos controles internos e de planejamento fiscal adequado com possveis economias de impostos, Atualmente, a auditoria meio indispensvel de confirmao da eficincia dos controles e fator de maior tranqilidade para a administrao e para os investidores, bem como para rgos do governo (municipal, estadual e federal), que tm nela o colaborador eficiente para promover o atendimento de toda legislao a que estiverem sujeitos, principalmente a fiscal. Autonomia FRANCO (2001) diz que, para a auditoria ser eficaz e merecer confiana, precisa ser executada por algum que seja independente das pessoas cujo trabalho est sob seu exame, de forma que no seja impressionado pela posio dessas pessoas, que no simpatize com seus pontos de vista, ou seja, intimidado por seu poder, a ponto de influenciar sua prpria certeza de que seus procedimentos ou concluses possam ser de qualquer forma, afetados.

24

Uma empresa de auditores externos (independentes) uma organizao inteiramente independente da empresa que ela examina. Como organizao de profissionais liberais, ela se reserva o direito de dirigir e controlar seus prprios empregados, sem interferncia das empresas, suas clientes, uma vez contratado o servio, o auditor externo livre para usar os mtodos mais convenientes e aumentar ou reduzir, a seu critrio, o volume e a natureza do trabalho que executa; isso lhe d considervel independncia com relao queles cujos relatrios e atos esto sob seu exame, posio essa diferente da do auditor interno (empregado da empresa examinada). Existem dois outros fatores que contribuem para ampliar a independncia do auditor externo: O cdigo de tica de suas organizaes profissionais, as exigncias da Comisso de Valores Mobilirios CVM e de outros rgos governamentais especficos do ramo de atividade da empresa contratante, assim como as exigncias de outras empresas, como bancos credores, que igualmente fazem uso do relatrio/parecer da auditoria externa. Com respeito fidelidade de suas demonstraes contbeis, o parecer da auditoria um documento freqentemente reproduzido pelos clientes e transmitido a outras partes interessadas. Essas terceiras pessoas podem, assim, utilizar-se desse documento para tomarem decises em relao empresa examinada. Deve ser salientado que a diferena na independncia desfrutada pelos dois tipos de auditores, externo e interno, apenas de grau. Os auditores internos podem alcanar alto grau de independncia; no podem, porm, atingir independncia completa. Os auditores externos podem alcanar independncia total, embora possam sacrific-la por indevida subservincia a seus clientes.

25

CAPITULO III

3. O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA CONDIO DE AUDITOR MODERNO.


Segundo (GONALVES 2010) Inicialmente, o trabalho do auditor era feito s por contadores, entretanto, as recentes teorias da Gesto Corporativa so adeptas que o Administrador tambm possa exercer esta funo. No cotidiano das empresas a atividade de auditoria indispensvel, por isso o administrador como gestor maior da organizao deve adquirir tais conhecimentos, pois ele acaba tendo o conhecimento de dados e informaes confiveis e imparciais sobre todas as atividades da empresa, sejam de natureza administrativa, operacional ou de gesto, as empresas buscam atravs da atuao da auditoria a melhoria dos servios prestados, dentro de uma estrutura que visa auxiliar os gestores a encontrarem o equilbrio financeiro e administrativo das empresas sob sua administrao. Hoje, independentemente dos rigores e disposies da Lei de

Responsabilidade Fiscal, um planejamento bem elaborado contempla a atuao de auditorias justamente para auxiliarem aos administradores. Algumas empresas privadas, principalmente aquelas que recebem orientaes normativas do Banco Central, como o caso das Administradoras de Consrcio, viram-se compelidas a utilizarem os servios da auditoria interna, prpria ou terceirizada, para avaliarem seus procedimentos de trabalho e de gesto, de modo a eliminarem as no conformidades do resultado das anlises procedidas por tcnicos daquele rgo. Destaca-se, ainda, os servios prestados pela auditoria no auxlio tomada de decises, nos casos de avaliaes de empresas a serem incorporadas ao patrimnio ou mesmo nos processos de fuso, sem considerar as aes do dia-adia, constantes de relatrios de avaliao da operacionalidade da empresa.

26

Encontramos, ainda, a efetiva atuao das auditorias quando organizaes com os olhos num padro de qualidade que as coloque em condies de igualdade ou de competitividade decidem pela implantao de normas da famlia ISO 9000, 14000, etc. Mais do que nunca se fazem presentes e necessrios os servios da auditoria, como avaliadora das aes e procedimentos de trabalho. Fica, ento, uma pergunta: se a auditoria uma excelente ferramenta de gesto para o administrador moderno, por que no amplamente utilizada? provvel que ainda seja necessrio quebrar alguns paradigmas, preconceitos ou medos, talvez o medo do administrador esteja baseado ai, se ele foi designado para gerir a empresa como tal pode agir como agente identificador, um auditor interno moderno especificamente, dos seus possveis erros quanto gesto da organizao? Estudar as fraudes e seus reflexos no patrimnio das organizaes ainda constitui um tabu para alguns profissionais. Neste sentido, de significativa importncia o conhecimento das alteraes patrimoniais decorrentes da ao de qualquer pessoa que atue ou tenha relaes com a organizao, face possibilidade da ocorrncia de prticas inadequadas, que impliquem em perda real, potencial ou remota da massa patrimonial. Mas se partirmos na linha de pensamento que o administrador na funo de auditor atua com discrio dentro da empresa, evitando confrontos desnecessrios, observando todos os departamentos, sem restries, fazendo relatrios, e reportando diretamente alta cpula da empresa, quaisquer problemas que estejam gerando perdas o mesmo se mostrar eficiente e eficaz em identificar seus prprios erros e corrigi-los mostrando-se humilde em dizer eu errei mais tambm firme em dizer eu mesmo corrigi, obtendo assim a admirao a confiana e o respeito dos scios e proprietrios das organizaes. No h como ignorar que muitas empresas sofrem grandes prejuzos com os gargalos de perdas por erros operacionais por isso a atuao do administrador na funo de auditor moderno trar maior tranquilidade direo da empresa que, sabedora que todos os processos sofreram uma abordagem profissional de quem realmente conhece o seu funcionamento e assim poder focar esforos em outras reas da organizao.

27

O administrador na condio de auditor moderno deve ser um visionrio, que com garra, determinao e humildade deve ser capaz de identificar erros, corrigi-ls e soluciona-ls da maneira mais gil e coerente, pois sabemos que o risco profissional um dos aspectos mais importantes na atuao dos auditores, vez que seu trabalho consiste no exame das demonstraes contbeis para, no final, emitir uma opinio quanto veracidade das afirmaes nelas contidas. Assim, no mundo moderno a responsabilidade dos auditores cada vez maior e envolve diferentes aspectos tais como tica, independncia, juzo profissional que, entre outros, traduzem a boa prtica profissional, assim o administrador nessa funo tem a base de que o estudo sobre fraudes deve estar intimamente ligado sua descoberta no menor espao de tempo e, principalmente, sua preveno por meio da implantao de um adequado sistema de controle interno e auditoria, bem como, da implementao de um cdigo de tica a ser seguido por todos dentro da organizao. Estas medidas ganham importncia para que o defraudador em potencial tenha sempre a certeza, nos momentos de tentao, de que os sistemas preventivos implantados sinalizam que seu delito provavelmente ser descoberto, tais auditores precisam examinar os sistemas contbeis, a sua organizao e os instrumentos de controle interno adotados, de tal forma que, aps a realizao do trabalho, possam reconhecer e identificar os fatos econmicos e financeiros refletidos nas demonstraes contbeis e demais informes apresentados e, principalmente, avaliarem os riscos que estaro enfrentando no futuro ao opinarem sobre tais demonstraes. Um dos fatores importantes na apurao de fraudes, desfalques ou qualquer prtica contbil inadequada a habilidade e expertise de todos os que se propem realizar esse tipo de trabalho, pois, o xito depende da clareza na determinao do escopo do trabalho. Se o administrador estiver atuando como um auditor interno, deve avaliar a adeso dos componentes organizacionais s polticas e estratgias traadas pela administrao e, na condio de rgo de assessoramento, identificar as oportunidades de melhoria que permitam no s a identificao dos desvios como sua correo. No caso de auditores independentes, cujo propsito primordial

28

no a apurao de fraudes, estes devem avaliar a pertinncia dos controles internos e o suporte documental das operaes refletidas nas demonstraes contbeis, com a emisso de parecer sobre as mesmas. A descoberta de fraudes no deve ser em princpio, o objetivo do trabalho do administrador-auditor, mas o auditor moderno deve estar sempre preparado para a hiptese de sua ocorrncia e quando encontrar qualquer indcio deve avaliar a sua relevncia, principalmente, quando o escopo do trabalho se refira emisso de relatrio e parecer sobre as demonstraes contbeis. Para isso, uma vez constatada qualquer irregularidade, ou, prtica inadequada, deve buscar elementos de convico, aprofundando o exame at apurar o montante envolvido. (SILVA 2001) diz que durante a realizao do trabalho de auditoria, enquanto examina os procedimentos de controle interno adotados, o administradorauditor moderno deve estar atento aos indcios que possam indicar um possvel desvio das prticas normais, pois, as irregularidades podem estar evidentes ou ocultas. O xito na descoberta de fraudes depende do conhecimento que o auditor moderno tenha sobre a forma de atuao dos responsveis por tais prticas e tambm do sistema de controle interno e da contabilidade existente na entidade, alm do gerenciamento de riscos, orientado para a preveno e deteco da fraude em todas as suas manifestaes. No caso de trabalho de auditoria, mesmo que a descoberta de fraudes no seja o objetivo do trabalho, o auditor moderno deve estar preparado para a hiptese de sua ocorrncia. Quando encontrar qualquer prova deve avaliar a sua relevncia, principalmente se o escopo do trabalho for emisso de relatrio e parecer sobre as demonstraes contbeis. Para isso, uma vez constatada qualquer irregularidade, precisa buscar elementos de convico que permitam a emisso de parecer conclusivo sobre o assunto. A melhor preveno para evitar a ocorrncia de fraudes estabelecer mecanismos que coloquem essa possibilidade fora do alcance da pessoa, que direta ou indiretamente tenha interesse na sua prtica. Isto pode ser feito por meio de dois

29

sistemas bsicos de controle: (a) controle interno e (b) contabilidade. Por outro lado, o xito destes sistemas na preveno e eliminao de fraudes depende, fundamentalmente, da adeso dos administradores e dirigentes alm do monitoramento peridico. (SILVA 2001) A realidade prtica com a qual os auditores se defrontam,

permanentemente, que nenhuma organizao pode garantir que removeu todas as fraquezas do processo desenvolvido e, portanto, sempre ter, ainda que residualmente, algum risco com relao ocorrncia de fraudes e desvios. Neste sentido o auditor moderno no pode desconhecer essa incapacidade, concentrando suas preocupaes para o fato de que muitas das vtimas no conseguem identificar suas fragilidades com a rapidez, seja porque tem uma postura refratria advertncia quanto a indcios encontrados, ou, no acreditam na possibilidade de sua existncia. Por isso preciso que os auditores tenham um trabalho adicional de mostrar a necessidade de equilbrio no controle preventivo, detectivo e na ao reativa dos componentes da administrao.

30

4. CONSIDERAES FINAIS

Esse tema pretende mostrar a importncia da auditoria nas organizaes, frente a uma nova realidade de um ambiente globalizado, sua contribuio significativa para a gesto eficaz dos negcios. Nas organizaes a auditoria deve ser de um "agente visionrio", com atitudes e idias voltadas para alavancar resultados, e no somente exercer atividades de controles internos. O administrador como profissional desta rea deve estar permanentemente atualizado, atravs de estudos contnuos, adequando-se e adaptando-se s novas exigncias do mercado.

Por meio de pesquisas, esse projeto busca mostrar que a auditoria uma ferramenta que auxilia a administrao da empresa, assegurando que os controles internos e rotinas de trabalho estejam sendo habilmente executadas e que os dados contbeis merecem confiana da alta cpula das organizaes.

Assim destaca-se o Administrador na condio de Auditor moderno, exercendo assim uma funo que exige habilidade, competncia e acima de tudo um olhar amplo e fiscalizador da situao.

31

5. REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

AUDIBRA, Prticas para o Exerccio Profissional da Auditoria Interna Estrutura Geral, out, 2006. ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: Um curso moderno e completo. So Paulo: Atlas, 1996. ATTIE, William. Auditoria Externa. 3. ed., So Paulo: Atlas S.A.1999. BACEN Banco Central do Brasil. Auditoria e Controles. Disponvel em http://www.bcb.gov.br/htms/sobre/controles.pdf. Acesso em 9 set. 2011. COCURULLO, Antonio, Auditoria Interna: Uma excelente ferramenta de gesto. 3. ed. So Paulo: 2004. CREPALDI, Slvio Aparecido. Auditoria Contbil: teoria e prtica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2000. FRANCO, Hilrio. Auditoria contbil. So Paulo: Atlas, 2001. GIL, Antnio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Auditoria Externa. 5 Ed. So Paulo: Atlas, 2000. GONALVES, Lima. Auditoria sem mitos. 1 Ed. So Paulo: Atlas, 2010 HERNANDES PEREZ JUNIOR, Jos. Auditoria e demonstraes contbeis: normas e procedimentos. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1995. MIGLIAVACCA, Paulo N.Controles Internos nas organizaes. 2. ed. So Paulo: Edicta, 2004. SILVA, Lino Martins. Atuao dos Administradores e Auditores na descoberta e na apurao de fraudes. 1. Ed. Rio de Janeiro: 2001

You might also like