You are on page 1of 75

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO

ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Sebastio, da administrao direta, autrquica e fundacional pblica. ERNANE BILOTTE PRIMAZZI, Prefeito Municipal de So Sebastio, no uso de suas atribuies legais, faz saber que a Cmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei:

TTULO I DAS DI S POSIE S PRELI M INARE S CAPTULO I DISPOSI ES PR ELIMINA RES

Art. 1 Esta lei reformula e atualiza o Estatuto dos Servidores Pblicos do Municpio de So Sebastio, compreendidos os servidores Pblicos Municipais, das autarquias e das fundaes pblicas do Municpio.(N.R.) CAPTULO II CONCEITOS BSICOS Art. 2 Para efeitos desta Lei considera-se: I - servidor pblico: so todos aqueles que tenham ingressado no servio pblico atravs de concurso pblico para o exerccio de cargo de provimento efetivo, os nomeados para cargo de provimento em comisso ou funo de confiana, no includos os agentes polticos. II - cargo pblico: o lugar institudo na organizao do funcionalismo, criado por lei em nmero certo e com denominao prpria, necessrio ao desempenho das atribuies de servio pblico, ao qual corresponde um padro; III - cargo em comisso: o que s admite provimento em carter provisrio. So declarados em lei, de livre nomeao, destinando-se apenas as atribuies de direo, chefia e assessoramento;
1

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV - cargo isolado: aquele que no constitui carreira; V - funo pblica: o conjunto de atribuies e responsabilidades inerentes ao um cargo; VI funo de confiana: a encarregatura, exercida exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos; VII - atribuies: o conjunto de tarefas e responsabilidades cometidas ao servidor pblico; VIII- vencimento: a retribuio pecuniria bsica, fixada em lei, paga mensalmente ao servidor pblico pelo exerccio do cargo, correspondente ao seu padro; IX - remunerao: o vencimento acrescido das vantagens pecunirias a que o servidor pblico tenha direito; X - referncia: o nmero indicativo da posio do cargo na escala bsica de vencimentos; XI - grau: letra indicativa do valor progressivo da referncia; XII- padro: o smbolo indicativo do valor do vencimento fixado para o cargo pblico; XIII- classe: o conjunto de cargos pblicos da mesma denominao e atribuies; XIV- carreira: o conjunto de classes da mesma natureza de trabalho, escalonados hierarquicamente de acordo com a complexidade das atribuies, para progresso privativa dos titulares dos cargos que a integraram; XV - quadro: o conjunto dos cargos de um mesmo rgo ou Poder; XVI- lotao: o nmero de funcionrios fixado para cada unidade administrativa; XVII- relotao: a transferncia do cargo de carreira ou isolado de uma repartio para outra, sempre prevista em lei.

TTULO I I DO PROVIMENTO, DO EXERCCIO E DA VACNCIA DOS CARGOS PBLICOS


2

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

CAPTULO I DOS CARGOS PBLICOS Art. 3 Os cargos so isolados ou de carreira. Pargrafo nico. Os cargos pblicos so acessveis a todos os brasileiros, observadas as condies de capacidade e habilitao prescritas em lei. Art. 4 As atribuies a serem desenvolvidas pelos titulares dos cargos pblicos sero estabelecidas em regulamento, observadas as diretrizes fixadas na lei que os criar. Pargrafo nico. vedado atribuir ao funcionrio pblico encargos ou servios diversos dos inerentes ao seu cargo, conforme prescritos na lei ou no regulamento, exceto as funes de chefia, direo, assessoramento e as comisses legais. Art. 5 No poder haver equivalncia entre as diferentes carreiras, no tocante s respectivas naturezas de trabalho. Art. 6 Os cargos de carreira sero sempre de provimento efetivo, e os cargos isolados sero de provimento efetivo ou em comisso, consoante dispuser a lei que os criar. CAPTULO II DO QUADRO DE PESSOAL Art. 7 O Quadro de Pessoal compem-se das seguintes partes: I - parte permanente, composta de cargos de carreira a serem preenchidos por servidores regidos pelo Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, mediante Concurso Pblico de provas e de Provas e Ttulos. II - parte suplementar, composta de cargos em comisso, de livre nomeao e exonerao, pelo Chefe de cada um dos Poderes, tambm regido por este Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais. Seo I Da Parte Permanente Art. 8 Os cargos de carreira sero preenchidos mediante Concurso Pblico de Provas ou de Provas e Ttulos, obedecidas as condies estabelecidas em Lei.
3

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Art. 9 Todo servidor do quadro permanente que vier a ocupar cargo em Comisso, ter assegurado seu direito de retornar ao seu cargo de origem, na carreira. Seo II Da Parte Suplementar Art. 10 Os cargos em comisso so os constantes das Leis vigentes que tratam da Estrutura Administrativa de cada um dos Poderes. Art. 11 A parte suplementar do Quadro de Pessoal composta de cargos em comisso de livre nomeao e exonerao, respeitadas as condies estabelecidas em Lei.

CAPTULO III DO PROVIMENTO Seo I Disposies Gerais Art. 12 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I - a nacionalidade brasileira, salvo exceo estabelecida em legislao federal autorizada pela Constituio Federal; II - o gozo dos direitos polticos; III - a regularidade com as obrigaes militares e eleitorais; IV - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo e, no caso de profisses regulamentadas por legislao federal especfica, apresentao da carteira profissional expedida pelo rgo de classe respectivo; V - a idade mnima de 18 (dezoito) anos; VI - aptido fsica e mental; VII idoneidade para exerccio do cargo. 1 O edital de cada concurso poder exigir outros requisitos de acordo com as caractersticas dos cargos. 2 s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras. Para tais pessoas sero reservadas, no mnimo, 5% (cinco por
4

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 cento) das vagas oferecidas, no percentual e nas condies a serem definidas em cada edital de concurso pblico. 3 O resultado da aplicao do percentual de que trata o pargrafo anterior, tem que, no mnimo, ser maior ou igual a 1 (um) inteiro, devendo ser elevado at o primeiro nmero inteiro subseqente, somente se o resultado da frao for superior a 1,8 e assim sucessivamente. Art.13 O provimento dos cargos pblicos far-se- mediante ato da autoridade competente de cada Poder. Art. 14 A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Art. 15 Os cargos pblicos sero providos por : I- nomeao; II- promoo; III- reintegrao; IV- reverso; V- aproveitamento; VI- readaptao; VII- readmisso; VIII - reconduo Seo II Da Nomeao Art. 16 A nomeao far-se-: I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo isolado ou constitudo em carreira; II - em comisso, para cargos definidos na lei como de direo, chefia e assessoramento, de livre nomeao e exonerao pela autoridade competente; Art. 17 A nomeao para cargo de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecidos ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico. A nomeao para cargo de carreira dar-se- sempre no cargo inicial.
5

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 18 Os cargos em comisso devero ser ocupados por servidores de carreira, no percentual mnimo de 10 % (dez por cento) das vagas que forem preenchidas do quadro de comissionados, e por servidores no integrantes do quadro permanente municipal. Art. 19 Os efetivos, quando nomeados para cargo de provimento em comisso, tero acrescidos ao seu vencimento enquanto perdurar o comissionamento, a diferena salarial do cargo, podendo optar por uma das seguintes situaes, caso no tenha optado at a entrada em vigor da presente lei: a) Pelos vencimentos do cargo permanente, sem perda das vantagens definitivamente incorporadas na sua remunerao; b) Por perceber o vencimento do cargo de carreira, acrescido de 30 % (trinta por cento) do valor do cargo comissionado, enquanto durar o comissionamento; c) Por receber o valor do cargo comissionado. Art. 20 Ao servidor ocupante de cargo efetivo que esteja exercendo funo de confiana de encarregatura, devido o adicional pelo seu exerccio, estabelecido por lei. Pargrafo nico. A designao para o exerccio de encarregatura ser feita por ato do Prefeito ou Presidente da Cmara Municipal. Art. 21 O servidor, com mais de cinco anos de efetivo exerccio pblico municipal, que tenha exercido ou venha a exercer cargo ou funo que lhe proporcione remunerao superior do cargo de que seja titular, ou funo para a qual foi admitido, incorporar um dcimo dessa diferena, por ano, at o limite de dez dcimos. Art. 22 incompatvel o exerccio de cargo em comisso, ou funo pblica municipal, com a participao em gerncia ou administrao de empresas bancrias, industriais e comerciais, ou de prestao de servios, que mantenham relaes negociais com o municpio, sejam por estes subvencionadas ou diretamente relacionadas com a finalidade da repartio ou servio em que o servidor vir a ser lotado. Subseo I Do Concurso Pblico Art. 23 Nos concursos pblicos poder estar condicionada a inscrio do candidato ao pagamento do valor fixado no edital.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 24 O concurso pblico, que poder abranger cargos diferentes, ter a validade de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 1 As condies do concurso pblico sero fixadas em cada respectivo edital, que ser publicado em jornal dirio de grande circulao no Municpio, onde devero constar, entre outros, os seguintes requisitos: I - o prazo de validade do concurso; II - os requisitos a serem satisfeitos pelos candidatos, tal como o grau de instruo exigvel, a ser comprovado no momento da convocao, mediante apresentao de documentao competente; III - nmero de vagas a serem preenchidas nos respectivos cargos pblicos, distribudas por especializao ou disciplina, quando for o caso, com o respectivo vencimento do cargo. 2 Salvo em situaes justificadas no se abrir novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior para o mesmo cargo, com prazo de validade no expirado. Subseo II Dos Procedimentos, da Posse e do Exerccio Art. 25 O procedimento administrativo, a partir da convocao de candidato habilitado obedecer cronologicamente as seguintes etapas: I O candidato habilitado ser convocado por edital afixado no Pao Municipal, em lugar de costume, publicao em Jornal local e site oficial, para se apresentar em 05 (cinco) dias teis. II Quando da apresentao do candidato convocado, no prazo improrrogvel do inciso I, este assinar o Termo de Apresentao, quando receber a relao de providncias a cumprir, no prazo mximo de 15 (quinze) dias teis, prorrogveis por at igual perodo a critrio da administrao. III Cumprindo o candidato todas as exigncias, no prazo mencionado, ser publicada a portaria de nomeao configurando-se o ato do provimento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV Aps o ato de provimento o nomeado ter 10 (dez) dias teis, improrrogveis, para tomar posse, que coincidir com o exerccio das funes inerentes ao cargo investido, quando tomar conhecimento de suas atribuies. V O responsvel pelo rgo onde ficar lotado o servidor dever, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da posse, comunicar formalmente o DRH o incio do exerccio nas funes investidas. Pargrafo nico. O no atendimento de qualquer dos prazos estabelecidos nos incisos deste artigo significar desistncia tcita, e o candidato ou nomeado ser eliminado da relao de chamada ou ter revogada a portaria de nomeao. Art. 26 A posse do servidor dar-se- pela assinatura do respectivo termo, no qual podero constar as atribuies, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que resultaro aceitos, com o compromisso de bem servir. 1. O provimento de cargo efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico. 2. Os cargos de provimento em comisso so os que a lei declara de livre nomeao e exonerao. Art. 27 A posse ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias teis contados da publicao do ato de provimento, improrrogvel, salvo no caso em que o servidor seja gestante, a partir do 8 (oitavo) ms da gestao, servio militar ou esteja em gozo de licena sade, se j for servidor do quadro permanente, quando ento a posse se dar ao final das respectivas licenas. 1. O servidor municipal, aprovado e classificado em concurso pblico para outro cargo na Administrao Municipal, ao tomar posse, ser automaticamente exonerado do cargo anteriormente ocupado. 2. S haver posse nos casos de provimento de cargo por nomeao. 3. No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio, declarao de que no exerce outro cargo, emprego ou funo pblica inacumulvel, bem como declarao de antecedentes criminais, sob as penas da lei. 4. Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer no prazo previsto no caput deste artigo. 5. A apresentao de que trata o inciso II do artigo 25 poder ser por procurao especfica para este fim.
8

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 6. Declarao de todos os seus vnculos profissionais anteriores para fins de clculo atuarial previdencirio. Art. 28 O exerccio do cargo o incio do desempenho das funes respectivas, com a gerao dos direitos e obrigaes. Pargrafo nico. O exerccio do cargo coincide com o Termo de Posse. Art. 29 O exerccio de funes s poder ser interrompido nos casos expressos previstos em lei municipal. Art. 30 A posse em cargo pblico depender de prvia inspeo mdica oficial e apresentao de documentao e comprovao dos requisitos exigidos no edital do concurso. Pargrafo nico. S poder ser empossado aquele que for julgado apto fsica e mentalmente para o exerccio do cargo, conforme laudo da junta mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional. Art. 31 Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo pblico, que coincidir com a data da assinatura do termo de posse. 1. de 10 (dez) dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, improrrogveis, contados da publicao oficial do ato nos casos de reintegrao e reverso. 2. O servidor ser exonerado do cargo, ou ser tornado sem efeito o ato de sua designao, se no entrar em exerccio nos prazos previstos no pargrafo anterior. Art. 32 O incio, a suspenso, a interrupo e o reincio do exerccio sero registrados no assentamento individual do servidor. Pargrafo nico. Ao entrar em exerccio, o servidor apresentar ao rgo competente os elementos necessrios ao seu assentamento individual. Art. 33 O servidor apenas poder ter exerccio dentro do Municpio, salvo em caso de cesso a rgo pblico ou entidade de classe, na forma desta lei. Art. 34 Os servidores, efetivos ou em comisso, cumpriro jornada de trabalho fixado nas leis de organizao do quadro de pessoal de cada Poder ou entidade, observado os limites constitucionais. Art. 35 A promoo, a readaptao e a reconduo no interrompem o tempo de exerccio.
9

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Subseo III Da Acumulao Art. 36 vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios para: I a de dois cargos de professor; II a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; III a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas. Pargrafo nico. A proibio de acumular, estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedade de economia mista suas subsidirias, sociedades controladas, direta ou indiretamente pelo poder pblico e fundaes mantidas pela Administrao Pblica. Subseo IV Da estabilidade e do estgio probatrio Art. 37 Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo antes de estabilizar-se no servio pblico ficar sujeito ao estgio probatrio pelo perodo de 03 (trs) anos de efetivo exerccio durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao especial de desempenho. So condies para aquisio de estabilidade: I- avaliao peridica de desempenho, nos termos desta lei e de regulamento prprio; II- as demais regras constantes da legislao municipal aplicveis, se existente. 1. O servidor que, observadas as regras constantes deste artigo, no for aprovado durante estgio probatrio e/ou vier a sofrer sano disciplinar, ser exonerado mediante instaurao de processo administrativo. 2 Suspende-se a contagem do perodo de estgio probatrio quando o servidor exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento e encarregatura no Poder ou na entidade respectiva, salvo se a funo comissionada for compatvel com as funes estabelecidas para o exerccio do cargo de carreira.

10

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 3. Ao servidor em estgio probatrio vedado o gozo de licena para tratar de assuntos particulares. 4. Suspende-se a contagem do perodo de estgio probatrio quando o servidor estiver em gozo das licenas previstas no artigo 159, inciso II, V, X e XI, assim como o afastamento previsto no Ttulo III, Captulo VI, por perodo superior a 15 (quinze) dias consecutivos. Art. 38 O servidor em estgio probatrio ser submetido a trs avaliaes de desempenho, uma a cada 10 (dez) meses, a contar do incio do exerccio, cada uma das quais, integrada de exames peridicos que atestem sua aptido para exercer seu cargo, sob pena de se configurar insubordinao. Pargrafo nico. Os exames a que se refere o caput sero compostos, conforme o caso, de provas escritas, tcnicas e operacionais, podendo ser includas provas psicotcnicas, e com ocasional participao de equipes mdicas, sendo sempre avaliados por comisses especialmente designadas. Art. 39 Ser considerado inapto para o servio e demitido o servidor que durante o estgio probatrio for reprovado em qualquer uma das trs avaliaes a que se refere o artigo anterior, se aps exercitada sua ampla defesa for esta considerada insatisfatria. 1. A avaliao completa do desempenho do servidor em estgio probatrio, e sua exonerao, quando for o caso, dever estar concluda dentro do perodo de estgio probatrio, sob pena de responsabilidade da autoridade responsvel pela avaliao. 2. A falta de avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade dentro do prazo de 03 (trs) anos no acarreta aquisio automtica da estabilidade pelo servidor, que dever representar contra a omisso da autoridade responsvel pela avaliao. Art. 40 O servidor estvel s perder o cargo em virtude de alguma das causas previstas em lei. Seo III Da Promoo Art. 41 Promoo a elevao do servidor classe imediatamente superior quela a que pertence, na mesma carreira, e em exerccio exclusivamente nos Poderes desta municipalidade, mediante avaliao prvia da sua capacidade para exerccio das atribuies da classe correspondente. 1. A promoo far-se- a cada 3 anos a partir da data de admisso, observados os critrios definidos em regulamento prprio acerca da avaliao de desempenho.
11

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

2. A promoo far-se-, tambm, mediante plano de cargos, carreira e vencimentos. Art. 42 Para efeitos de promoo, no sero considerados como de efetivo exerccio: I as faltas injustificadas; II as licenas e afastamentos sem remunerao dos cofres municipais; III suspenso disciplinar. 1. Salvo em caso de cesso nos termos do artigo 56. Art. 43 A promoo no interrompe o tempo de exerccio, que contado do novo posicionamento na carreira a partir da data de publicao do ato que promover o servidor. Seo IV Da Reintegrao Art. 44 Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens e reconhecimento dos direitos inerentes ao cargo. 1. Na hiptese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. 2. Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio. 3. Se o servidor no entrar em exerccio no prazo previsto no Artigo 31, 1, sua ausncia ser considerada como falta injustificada, salvo em caso de doena comprovada em inspeo mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional. Seo V Da Reverso Art. 45 Reverso o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez, quando, por junta mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional, forem declarados insubsistentes os motivos determinantes da aposentadoria.
12

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Art. 46 A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Pargrafo nico - Encontrando-se provido ou extinto o cargo, o servidor ser colocado em disponibilidade, at a ocorrncia de vaga. Art. 47 No poder reverter o aposentado que j tiver completado 70 (setenta) anos de idade. Seo VI Do Aproveitamento Art. 48. Aproveitamento o retorno obrigatrio atividade do servidor em disponibilidade em cargo de atribuies e remuneraes compatveis com o anteriormente ocupado. Seo VII Da Readaptao Art. 49 Readaptao a transformao da investidura do servidor para uma funo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada por junta mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional. 1 Se julgado incapaz para o servio pblico, o servidor readaptado ou readaptando ser aposentado por invalidez. 2 A readaptao ser efetivada em funo de atribuies afins, respeitada a habilitao e o nvel de escolaridade exigido, garantida a irredutibilidade de vencimento. Seo VIII Da Readmisso Art. 50 Readmisso o reingresso no servio pblico, do funcionrio demitido ou exonerado, sem qualquer direito a ressarcimento, por deciso administrativa. Pargrafo nico. O readmitido ter assegurada a contagem do tempo de servio, e ser considerado como efetivo exerccio o perodo de afastamento para fins de aposentadoria,
13

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 disponibilidade e demais direitos inerentes ao tempo de servio, tais como sexta-parte, licenaprmio e qinqnio. Art. 51 A readmisso ser, obrigatoriamente, precedida de reviso do processo administrativo respectivo, e ser determinado se ficar demonstrado que no acarretar inconvenincia para o servio pblico. 1 suprimido 2 Depender, ainda, de prova de capacidade fsica e intelectual, mediante inspeo mdica. Art. 52 A readmisso ser feita no cargo anteriormente ocupado ou, se transformado, no cargo resultante da transformao, desde que haja vaga. Art. 53 vedada a readmisso para o cargo de provimento em comisso e se a demisso tiver ocorrido a bem do servio pblico. Seo IX Subseo I Da Reconduo Art. 54 Reconduo o retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado e decorrer de reintegrao do anterior ocupante. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor ser aproveitado em outro, observadas as regras de compatibilidade previstas nesta lei Subseo II Da Relotao Art. 55 Relotao o deslocamento de servidor efetivo, com o respectivo cargo, para o quadro de pessoal de outro rgo da Administrao municipal, no mbito do mesmo Poder, observados os seguintes preceitos: I - interesse da administrao; II - manuteno das atribuies e das responsabilidades do cargo.
14

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 1. A relotao ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao do Poder ou da entidade. 2. A relotao dar-se- mediante portaria ou ato equivalente. Subseo III Da Cesso Art. 56 Os titulares de cargos pblicos podero ser cedidos, com. Anuncia do servidor, para entidade de classe, ou outro rgo ou entidade dos poderes da Unio, dos Estados, Municpios ou do Distrito federal, mediante requerimento e concordncia de ambos os titulares destes poderes, com ou sem nus da Administrao cedente a saber (N.R.) 1 Sem nus para com a autoridade cedente ocorrer quando o servidor vier a desempenhar cargo de provimento em Comisso junto ao cessionrio, arcando aquele rgo com o pagamento das verbas incorporadas; 2 Com nus ao rgo cedente, o cessionrio arcar com eventuais direitos estatutrios do servidor, mantido o vnculo de origem, arcando o cedente pelo vencimento mensal e vantagens pessoais incorporadas; 3 Durante o estgio probatrio autorizada a cesso e em caso de exerccio de funo diversa do cargo de origem, suspendendo o perodo para avaliao do estgio probatrio; 4 Ao servidor cedido ou comissionado so asseguradas todas as vantagens pelo exerccio do cargo pblico junto ao rgo cedente ou cessionrio; 5 Caso a cesso se d por prazo determinado, o rgo cedente fica obrigado a respeitar o prazo de cesso, salvo interesse pblico relevante devidamente comprovado, e desde que aceito pelo servidor cedido. 6. O rgo cessionrio dever proceder a avaliao funcional do servidor, para fins de progresso e adicionais por tempo de servio alm de outras vantagens. 7. Os servidores, em nmero mnimo de 3 (trs), sero cedidos para exercer a representao em rgo de classe, sem prejuzo dos vencimentos.(N.R.)

15

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 CAPTULO IV DA DISPONIBILIDADE E DO APROVEITAMENTO Art. 57 Dar-se- a disponibilidade do servidor estvel em virtude da extino de seu cargo ou da declarao de sua desnecessidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. Art. 58 O retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- mediante aproveitamento obrigatrio sempre que vagar cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. Pargrafo nico. O Departamento de Recursos Humanos de cada Poder ou entidade determinar o imediato aproveitamento de servidor em disponibilidade, sempre que ocorrer vaga, na forma do caput. Art. 59 Ser tornado sem efeito o ato que determinar o aproveitamento se o servidor no entrar em exerccio no prazo estipulado no ato de convocao, salvo se por doena comprovada por junta mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional. Pargrafo nico. A falta de comparecimento do servidor convocado dentro do prazo determinado acarretar sua demisso, salvo em caso de doena comprovada em inspeo mdica oficial da Unidade de Sade Ocupacional.

CAPTULO V DA DECLARAO DE DESNECESSIDADE DE CARGOS Art. 60 Caso o cargo declarado desnecessrio esteja ocupado por servidor em estgio probatrio ser esse desligado do servio pblico, e caso esteja ocupado por servidor estvel este permanecer em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio. CAPTULO VI DA VACNCIA Art. 61 A vacncia do cargo pblico decorrer de: I exonerao; II demisso;
16

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 III aposentadoria; IV falecimento. Art. 62 A exonerao de cargo em comisso dar-se- a pedido do servidor, ou de ofcio. 1. A exonerao de ofcio dar-se- ad nutum quando a autoridade destituir o servidor do cargo em comisso. 2. A exonerao ser deferida ao ocupante de cargo em comisso que a requeira, indicando ou no seus motivos. Art. 63 A exonerao de cargo efetivo dar-se- a pedido do servidor, ou de ofcio. 1. A exonerao de ofcio dar-se-: I quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; II quando, tendo tomado posse, o servidor no entrar em exerccio no prazo estabelecido; III Quando houver a necessidade de reduo de Pessoal em cumprimento ao limite de despesa estabelecido na Lei Complementar federal, bem como a Constituio Federal. 2. A exonerao de ofcio no Cargo em Comisso ocupado por servidor de carreira dar-se- por ato da autoridade competente. 3 - A exonerao ser deferida ao ocupante de cargo em comisso que a requeira, indicando ou no seus motivos. CAPTULO VII DA SUBSTITUIO Art. 64 Haver substituio no impedimento legal e temporrio do ocupante de cargo de Secretrio, Secretrio-adjunto, Chefe, Diretor e Coordenador por perodo igual ou superior a 20 (vinte) dias consecutivos. 1. O substituto perceber durante o perodo da substituio alm da diferena de vencimento bsico entre as duas situaes, no grau que se encontrar classificado as verbas j incorporadas acrescidas ao seu vencimento de carreira.

17

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 2. Nas demais substituies, no cabero diferenas do vencimento fixado para o cargo que ocupa no servio pblico. Art. 65 Qualquer que seja o perodo de substituio, o substituto retornar, aps, ao seu cargo de origem. CAPTULO VIII DO TEMPO DE SERVIO Seo I Tempo de Servio Art. 66 Observadas as disposies constitucionais pertinentes, ser contado para todos os efeitos o tempo de servio pblico municipal, prestado administrao direta, autrquica e fundacional pblica. Art. 67 A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Art. 68 Alm das ausncias ao servio previstas nesta lei, so considerados como de efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I - frias; II - participao em programa de treinamento oficialmente institudo; III - jri e outros servios obrigatrios por lei; IV - as licenas elencadas no artigo 159 incisos, III, V, VI,VII, VIII e XII.(N.R.) V - participao em competio desportiva nacional ou convocao para integrar representao desportiva nacional, no Pas ou no exterior, se autorizada pela Administrao; VI - servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere; VII exerccio em outro cargo municipal, de provimento em comisso; VIII faltas abonadas na forma desta lei; IX afastamento previsto no pargrafo nico do artigo 183; X exerccio de mandato classista. Seo II Da Aposentadoria e disponibilidade

18

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 69 Observadas as disposies constitucionais pertinentes, ser contado para efeitos de aposentadoria e disponibilidade o tempo de servio pblico federal, estadual e municipal, prestado administrao direta ou Indireta, autrquica e fundacional pblica daqueles entes e empresas privadas. Art. 70 A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Art. 71 Alm das ausncias ao servio previstas nesta lei, so considerados como de efetivo exerccio para efeitos de aposentadoria e disponibilidade os afastamentos em virtude de: I - frias; II - participao em programa de treinamento oficialmente institudo; III - jri e outros servios obrigatrios por lei; IV - licena: a) gestante, adotante e paternidade; b) por motivo de acidente em servio ou doena profissional. c) licena sem remunerao desde que comprovados os recolhimentos previdencirios; V - participao em competio desportiva nacional ou convocao para integrar representao desportiva nacional, no Pas ou no exterior, se autorizada pela Administrao; VI - servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere. VII exerccio em outro cargo municipal, de provimento em comisso. Art. 72 A aposentadoria devida aos servidores pblicos municipais ser concedida pelo FAPS - Fundo de Aposentadoria e Penses dos Servidores, do Poder Executivo Legislativo, na forma da Lei. 1. A tramitao do requerimento feito pelo servidor ao Chefe do Poder a que pertence ter tramitao clere devendo estar devidamente instrudo com os documentos necessrios e analisado juridicamente vindo a Autoridade deferir ou no o pedido. 2. Recebido o expediente pelo FAPS o prazo da sua tramitao de 30 a 90 dias e havendo questionamentos objetivos quanto concesso e, resolvidos, dever a deciso positiva ou negativa ser instruda e fundamentada, comunicando-se ao servidor por meio do Chefe do respectivo Poder. 3. Fica assegurado ao servidor contribuinte da instituio o direito ao abono de permanncia enquanto na atividade, depois de cumprido todos os requisitos para sua aposentadoria, se constatado pelo rgo de lotao, da aposentadoria por tempo de contribuio, desde o recebimento do pedido, na forma das Leis Municipais.

19

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 4. O ato administrativo prprio da concesso das Aposentadorias, Voluntria, Invalidez ou Compulsria, ser expedido pela Autoridade do rgo de lotao do servidor.

CAPTULO IX Da Sade, Higiene e Segurana no Trabalho Art. 73 Visando ao estabelecimento de medidas tcnicas, administrativas e educacionais relativas proteo da sade, implantao e preservao de condies seguras de trabalho do servidor municipal abrangido por este estatuto, cabe Diviso de Segurana do Trabalho e a Unidade de Sade Ocupacional legitimada: I - Os exames de sade mdicos e psicolgicos para provimento de cargo pblico; II - Os exames peridicos de sade, mdicos e psicolgicos; III - Os exames de sade mdicos e psicolgicos destinados ao retorno ao trabalho; IV - Os exames demissionais de sade, mdicos e psicolgicos; V - A emisso de laudo atestando afeco como acidente de trabalho ou doena profissional; VI - A inspeo de sade mdica e psicolgica visando readaptao funcional e ao estabelecimento das limitaes em cada caso; VII - A inspeo de sade mdica e psicolgica visando a definio de compatibilidade entre as especificidades apresentadas por portador de necessidades especiais e seu cargo ou funo; VIII - A emisso de laudos concernentes aposentadoria por invalidez; IX - A homologao de licena dependente de inspeo mdica obrigatria; X - A definio de funo perigosa ou insalubre e a especificao dos equipamentos de proteo necessrios para atenuar as condies de risco; XI - A definio de rea de risco em ambientes de trabalho. Seo I Dos exames Ocupacionais de Sade Art. 74 Para a Administrao Municipal, e para os fins a que se destinam, internamente, os exames ocupacionais arrolados nos incisos do artigo anterior e, necessrios ao controle das condies de sade de candidatos ao cargo pblico ou de servidores, s sero vlidos se emitidos por profissional mdico, ou quando for o caso por psiclogo pertencente ao quadro de servidores do rgo especializado em sade, higiene e segurana do trabalho da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal em exerccio do cargo.
20

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Pargrafo nico. suprimido Subseo I Do Exame de Sade Pr-admissional Art. 75 O exame de sade pr-admissional de carter eliminatrio obrigatrio ao candidato habilitado em concurso pblico que a ele deve se submeter, aps a convocao, para efeito de ingresso no servio pblico municipal. 1. O exame de sade pr-admissional: mdico e psicolgico ato exclusivo do setor de sade ocupacional definidos em regulamento, no se aceitando que o mesmo seja objeto de contraposio ou substituio por qualquer outro exame cujo laudo tenha sido emitido por profissional externo ao rgo competente. 2. O no comparecimento do candidato ao exame agendado e devidamente comunicado ao mesmo, implicar em sua automtica eliminao do processo seletivo. 3. O disposto neste artigo aplica-se igualmente para os contratados por prazo determinado por excepcional interesse pblico. 4. O exame pr-admissional avaliar o candidato de acordo com o risco ocupacional a que estar exposto em razo do cargo para o qual foi convocado. Art. 76 Visando o diagnstico de patologias preexistentes relacionadas ao risco ocupacional e, outras, o exame clnico ser a critrio do profissional atendente complementado com: I - Avaliao psicolgica especfica; II laboratoriais. Pargrafo nico. responsabilidade da secretaria responsvel pela gesto de pessoal e das autarquias e fundaes pblicas, prover a estrutura necessria realizao destes exames. Art. 77 candidato: I - Apto, no caso em que o candidato apresenta condies, sob o ponto de vista da sade, para cumprir todas as funes inerentes ao cargo pretendido.
21

Exames

complementares

especializados:

clnicos,

radiolgicos

ou

O exame pr-admissional concluir pelas seguintes condies do

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 II - Inapto, no caso em que o candidato apresenta ausncia de condies de sade para exercer pelo menos uma das atividades inerentes ao cargo pretendido. 1 A declarao de aptido a resultante de duas declaraes de condies de sade para cumprimento das atividades do cargo e da especialidade, emitida por profissionais em exerccio no rgo especializado em sade, higiene e segurana do trabalho da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal, sendo uma por mdico e outra por psiclogo. 2 No caso de haver apenas uma das declaraes previstas no pargrafo anterior, o candidato ser considerado inapto. 3 No caso de portador de necessidades especiais, a definio a respeito da aptido do candidato dar-se- levando em considerao apenas as atividades essenciais inerentes ao cargo pretendido. 4 A descrio das funes e atividades inerentes a cada cargo pblico e suas especialidades, assim como quais as atividades essenciais que lhe corresponde, de responsabilidade da secretaria municipal responsvel pela gesto de pessoal. Subseo II Do exame Peridico de Sade Art. 78 O exame peridico obrigatrio para todos os servidores pblicos municipais e ser realizado em intervalos de tempo determinados pela administrao municipal, atravs do rgo especializado em sade, higiene e segurana do trabalho da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal. 1 O exame peridico ser realizado mediante prvia convocao do servidor em cronograma de atendimento estabelecido de comum acordo entre o setor responsvel pela sade ocupacional e a chefia imediata do servidor. 2 Os intervalos de tempo sero definidos segundo: I - A exposio aos riscos inerentes funo desempenhada; II - A idade do servidor. 3 O servidor poder ser convocado extraordinariamente para exame peridico a critrio da Administrao Municipal, frente a fatos de sade especficos ou a necessidade institucional que o justifiquem.
22

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 4 A convocao de periodicidade bienal ter, como princpio bsico, a data de nascimento do servidor. 5 O no comparecimento do candidato ao exame agendado e devidamente comunicado, implicar em sano disciplinar. 6 O exame peridico avaliar o servidor de acordo com o risco ocupacional a que esteve exposto em razo do cargo que ocupa. Art. 79 Visando o diagnstico de patologias relacionadas ao risco ocupacional, e outras, o exame clnico ser, critrio do profissional atendente complementado com: I - Avaliao psicolgica especfica; II laboratoriais. Pargrafo nico. responsabilidade da secretaria responsvel pela gesto de pessoal e das autarquias e fundaes pblicas, prover a estrutura necessria realizao destes exames. Art. 80 O exame peridico concluir pelas seguintes condies do servidor: I - Apto, no caso em que o servidor apresenta condies, sob o ponto de vista de sade, para continuar cumprindo todas as funes inerentes ao cargo e especialidade que ocupa. II - Apto com restries, no caso em que o servidor apresenta alteraes suficientes para torn-lo incapaz de exercer integralmente as atividades inerentes ao seu cargo e especialidade. III - Inapto, no caso em que o servidor apresenta ausncia de condies para continuar cumprindo as atividades que definem seu cargo e a sua especialidade. 1 A declarao de aptido a resultante de duas declaraes de condies de sade para cumprimento das atividades do cargo e da especialidade, emitida por profissionais em exerccio no rgo especializado em sade, higiene e segurana do trabalho da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal, sendo uma por um mdico e outra por psiclogo. 2 No caso de apenas uma das declaraes previstas no pargrafo anterior concluir pela inaptido o servidor ser considerado inapto ou apto com restries. 3 Nos casos especficos dos incisos II e III o servidor ser encaminhado para reabilitao ou readaptao funcional para incio de processo prprio que definir se o caso se
23

Exames

complementares

especializados:

clnicos,

radiolgicos

ou

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 trata de limitao temporria ou definitiva de algumas de suas funes, de readaptao, nos termos da lei, ou de encaminhamento para aposentadoria por invalidez. 4 A definio de apto com restries, em carter definitivo, ou inapto, para servidor em estgio probatrio, implica em imediata comunicao ao setor responsvel pela avaliao e desempenho para as medidas administrativas que se fizerem pertinentes. Subseo IV Do Exame de Sade para Retorno ao Trabalho Art. 81 O exame de retorno ao trabalho ser realizado, no primeiro dia de retorno do servidor ausente por mais de 60 (sessenta) dias de suas atividades por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no e por reintegrao. Pargrafo nico. Na data agendada, o servidor dever apresentar a declarao de retorno ao trabalho, emitida pelo Departamento de Recursos Humanos. Art. 82 O exame de retorno ao trabalho concluir pelas seguintes condies do servidor: I - Apto, no caso em que o servidor apresenta condies, sob o ponto de vista de sade, para retornar ao cumprimento de todas as funes inerentes ao cargo que ocupa. II - Apto com restries, no caso em que o servidor apresenta alteraes suficientes para torn-lo incapaz de retornar integralmente s funes inerentes ao seu cargo. III - Inapto, no caso em que o servidor apresenta ausncia de condies para retornar ao cumprimento das funes que definem seu cargo. 1 Nos casos especficos dos incisos II e III o servidor ser encaminhado para reabilitao ou readaptao funcional para incio de processo prprio que definir se o caso se trata de limitao temporria ou definitiva de algumas de suas funes, de readaptao, nos termos da lei, ou de encaminhamento para aposentadoria por invalidez. 2 A definio de apto com restries, em carter definitivo, ou inapto, para servidor em estgio probatrio, implica em imediata comunicao ao setor responsvel pela avaliao e desempenho para as medidas administrativas que se fizerem pertinentes. Subseo V Do Exame de Sade Demissional
24

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Art. 83 O exame demissional a avaliao de sade realizada quando do desligamento de servidor, exceto por motivo de aposentadoria, desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de 90 (noventa) dias. Art. 84 O exame demissional concluir pelas seguintes condies do servidor: I - Apto, quando o servidor apresentar condies, sob o ponto de vista mdico de exercer as funes inerentes ao seu cargo. II - Apto com restries, quando o servidor apresentar, sob o ponto de vista mdico, alteraes impeditivas ao total exerccio de seu cargo. III - Inapto, quando o servidor no apresentar condies de exercer, sob o ponto de vista mdico, as atividades, definidoras de seu cargo. Pargrafo nico. As condies contidas nos casos especficos dos incisos II e III, no implicam em qualquer modificao da conduta administrativa exoneratria anteriormente proposta. Seo II Do Acidente de Trabalho e da Doena Ocupacional Art. 85 Acidente de Trabalho o evento danoso que tiver como causa mediata ou imediata o exerccio das atribuies inerentes ao cargo. 1 Equipara-se a acidente, a agresso sofrida e no provocada pelo funcionrio no exerccio de suas atribuies. 2 Para conceituao da doena profissional, considerado o disposto neste Estatuto, sero adotados os critrios da legislao federal e demais que regem a matria. 3 A caracterizao de evento gerador de afeco, como acidente de trabalho ou doena profissional, funo do mdico do trabalho. 4 Para todos os efeitos, um evento, s ser considerado acidente de trabalho ou doena profissional, aps a investigao conjunta do fato pelos profissionais dos setores responsveis pela sade ocupacional e pela segurana do trabalho.

25

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Seo III Da Segurana do Trabalho Art. 86 Compete ao rgo responsvel pela segurana do trabalho, entre outras atividades, a implantao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, visando preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Pargrafo nico. Sero considerados como princpios para a execuo do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA os previstos na Norma Regulamentadora da legislao federal. Art. 87 O rgo responsvel pela Segurana do Trabalho estabelecer as medidas tcnicas concernentes segurana e higiene do trabalho, especialmente s relativas a: I. Acidente de trabalho e doena profissional, tais como: a). Normas preventivas; b). Comunicao, registro, investigao e caracterizao, em conjunto com o rgo responsvel pela sade ocupacional; II. Controle de reas de risco e a implementao da Segurana e Sade da Medicina do Trabalho (SESMT) contemplando: a).Insalubridade e periculosidade; b). Especificaes tcnicas quanto aquisio e utilizao de equipamentos de proteo individual e coletiva, bem como de uniformes; c). Condies ambientais de trabalho; d). Vistoria e inspees; III. Capacitaes especficas; IV. Segurana e higiene do trabalho V. Formao de Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPAS)
26

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Seo IV Da Reabilitao e da Readaptao Funcional Art. 88 Ao rgo responsvel pela Reabilitao e Readaptao funcional da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal compete, entre outras atividades a instaurao, o acompanhamento e o controle dos processos de sade em limitao, readaptao e reabilitao funcional, no que concerne ao aspecto mdico da questo. 1 O processo de sade visando a limitao ou readaptao funcional ser desencadeado pelo profissional mdico do rgo responsvel pela sade ocupacional, aps verificao de que a capacidade laborativa do servidor no mais compatvel com os processos de trabalhos referentes s tarefas que o mesmo deveria desempenhar. 2 A continuidade do processo dar-se- em equipe multidisciplinar, interna a Unidade de Sade Ocupacional legitimada, que manter relao com os profissionais de outros setores e secretarias, especificamente aqueles responsveis pela elaborao da descrio de cargos, especialidades, definio de local de trabalho e cadastro funcional. 3 Uma vez constatada, pelos profissionais competentes, a necessidade de readaptao, esta dever necessariamente ser desencadeada e no poder ser alvo de recusa por parte do servidor. 4 Uma vez estabelecida a conduta de reabilitao, quando for possvel, o servidor que estiver em licena para tratamento de sade, ter cessado seu afastamento e assumir as funes estabelecidas no processo. 5 O servidor em processo de readaptao, em qualquer de suas formas, que apresentar nova solicitao de afastamento para tratamento de sade, ser sempre submetido percia mdica investigativa e se necessrio reencaminhado ao rgo responsvel pela Reabilitao e Readaptao Funcional para reviso do processo. Art. 89 Ao ser constatada a impossibilidade de readaptao, pela equipe responsvel, o servidor ser encaminhado para aposentadoria por invalidez na forma deste Estatuto e da Lei que trata do Regime Prprio de Previdncia do Municpio de So Sebastio (FAPS). Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo implica em que todo encaminhamento para aposentadoria por invalidez seja precedido de processo investigatrio quanto possibilidade de readaptao funcional. Art. 90 Ao rgo responsvel pela Reabilitao e Readaptao Funcional da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal, compete, ainda, a elaborao, o
27

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 acompanhamento e a manuteno de programas especficos de reabilitao do servidor acometido por doenas, especificamente aquelas cuja evoluo interfere no cotidiano do servidor e na sua capacidade laborativa e sejam passveis de controle por mudanas de atitudes ou rotina diria, tais como: I - As dependncias qumicas; II - As afeces desenvolvidas por estresse; III - As afeces desenvolvidas por esforos indevidos; IV - As afeces genricas controlveis por atitudes ou mudanas de rotina (diabetes, hipertenso arterial, obesidade, entre outras). Seo V Da Percia Mdica Art. 91 Sero submetidas a avaliao da percia mdica, realizada pelo rgo especializado em sade, higiene e segurana do trabalho da Secretaria Municipal responsvel pela gesto de pessoal, as solicitaes de afastamento de servidor por motivo de: I - Doena nos casos de Licena para Tratamento de Sade (LTS) II - Licena para Acompanhamento Familia (LAF) III - Afastamento por acidente de trabalho e outros casos similares. 1 O tratamento do documento mdico atestando o afastamento, assim como as avaliaes periciais do portador da solicitao sero feitas consoante as normas estabelecidas no Cdigo de tica Mdica. 2 Para o cumprimento do disposto neste artigo cabe ao mdico perito: I - Avaliar a capacidade do servidor por meio de exames clnicos, anlise de documentos, provas e laudos referentes ao caso; II - Subsidiar tecnicamente a deciso para a concesso de benefcios; III - Comunicar, formalmente, o resultado do exame mdico pericial ao servidor periciado;

28

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV - Comunicar, formalmente, chefia imediata e ao departamento responsvel pela gesto de pessoal, quando o servidor periciado, embora autorizado a retornar ao trabalho, for obrigado a observar as restries definidas pelo perito; V - Encaminhar o servidor para tratamento quando este no o estiver fazendo e reabilitao ou readaptao quando for o caso. 3 A percia ser efetuada na Unidade de Sade Ocupacional ou em caso de impossibilidade de locomoo, adequadamente caracterizada, no domiclio ou em ambiente de internao, concluindo pela concesso dos dias de afastamento solicitados ou pelo indeferimento, parcial ou total, do pedido, observando os seguintes procedimentos cumulativamente ou no: I - Exame clnico do servidor; II - Solicitao de relatrio para mdico assistente; III - Solicitao de exames complementares; IV - Encaminhamento a outros especialistas. 4 O servidor afastado por motivo de doena dever ficar disposio do rgo responsvel pela percia mdica at o final do afastamento, estando obrigado, se solicitado, independente de sua idade e sob pena de cessao da licena a submeter-se a exame mdico para efeito da percia de que trata este artigo. Art. 92 Caber obrigatoriamente percia mdica nos seguintes casos: I - Afastamentos superiores a 05 (cinco) dias consecutivos ou interpolados dentro do ms; II - Afastamentos superiores a 05 (cinco) dias at 15 (quinze) dias, em servidores contratados e comissionados regidos pelo INSS; III - No caso de solicitao pela chefia, em face da evidncia de que haja perda da capacidade laboral e, ou, aumento das condies de risco motivado por possvel alterao da sade do servidor. 1 Atestados odontolgicos somente sero aceitos no caso de cirurgias ou extraes ou com laudo mdico. 2 No caso do inciso III deste artigo o servidor sempre ter cincia do motivo de seu encaminhamento percia por parte da chefia.
29

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 3 As licenas superiores a 60 (sessenta) dias sero divididas em perodos de 15 (quinze) dias aps os quais ser necessria a presena do servidor em avaliaes intermedirias para a continuidade da concesso quando, o mdico perito avaliar, a cada retorno, se a continuidade da licena ou no pertinente. 4 Excetua-se do disposto neste artigo os documentos relativos a: I - Doao de sangue II - Comprovante de comparecimento em: a). Consultas; b). Psicoterapia; c). Realizao de exames e diagnstico; d). Procedimentos, tais como: fisioterapia, fonoaudiologia, entre outros. 5 Nos casos previstos no pargrafo anterior, o perodo de ausncia dever ter sido acordado anteriormente com a chefia imediata e o documento comprobatrio da presena do servidor dever ser entregue diretamente chefia imediata, cabendo s partes conciliar o perodo de ausncia do servidor e a necessidade do servio. Art. 93 Os atestados de afastamento por motivo de doena devero ser apresentados ao Departamento de Recursos Humanos pelo servidor ou por pessoa da famlia, em caso de absoluta impossibilidade daquele, em at 72 (setenta e duas) horas teis contadas da data de incio do afastamento. 1 Considera-se atestado mdico qualquer tipo de declarao e/ou comparecimento mdico, com ou sem afastamento do dia inteiro de trabalho. 2 Na impossibilidade do servidor cumprir com o prazo previsto no caput do artigo, este dever requerer atravs de processo administrativo a percia mdica, motivando seu pedido, que dever ser analisado pela procuradoria trabalhista relativamente ao mrito do pedido. 3 O no atendimento do servidor convocao para percia mdica implicar no indeferimento do pedido de afastamento. 4 Nos casos de internao hospitalar o prazo do caput deste artigo comear a correr a partir da data do atestado.

30

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 5 Nos casos em que o servidor cumpra sua jornada em turno de revezamento, o atestado abranger o perodo integral do turno. 6 Os dias de atestado mdico coincidente com os dias de folgas, no geram direito compensao de jornada aps o retorno do servidor. 7 Se nos 15 (quinze) dias finais at a data da cessao do benefcio ainda se considerar incapacitado para o trabalho, poder requerer prorrogao do exame mdico pericial, mediante formalizao do pedido atravs de processos com os devidos laudos mdicos e notas fiscais dos medicamentos em uso ou procedimentos que comprovem o tratamento. 8 No ato da percia mdica para afastamentos at 15 (quinze) dias o servidor dever estar munido do atestado mdico, e aps esse prazo, o servidor dever apresentar ao mdico da percia, no ato da inspeo, alm do atestado original, documentos comprobatrios tais como: receitas, notas fiscais de aquisio dos medicamentos em uso, exames complementares e relatrios mdicos inerentes doena que acomete ao servidor. 9 Os atestados apresentados percia oficial, para terem eficcia plena, devero: I Serem apresentados em seu original; II Especificar o tempo de afastamento sugerido pelo profissional que assiste ao servidor, ou pessoa da famlia, por extenso e numericamente; III Conter o cdigo de classificao internacional de doenas CID; IV A identificao do profissional, mediante assinatura e carimbo ou nmero de registro no conselho de classe; V No apresentar qualquer rasura nos itens que compem o atestado, assim como demonstrar de forma legvel e compreensvel as informaes consignadas. 10 Havendo necessidade, ser expedido decreto regulamentar sobre a matria. Seo VI Da Junta Mdica Oficial da Administrao Municipal Subseo I Da Composio e da Vinculao Art. 94 A Junta Mdica Oficial da Prefeitura Municipal de So Sebastio ser constituda como instncia tcnica auxiliar da Secretaria Municipal de Administrao, funcionalmente autnoma e soberana em suas decises tcnicas.
31

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Art. 95 Ser constituda a Junta Mdica por comisso, denominada Junta Mdica Oficial da Prefeitura Municipal de So Sebastio composta por 03 (trs) profissionais do quadro permanente da municipalidade.(N.R.) Subseo II Do Funcionamento Art. 96. A Junta Mdica ter ao seu dispor expediente prprio para recepo e controle dos processos que lhes sero encaminhados atravs dos rgos responsveis pela gesto de pessoal das administraes envolvidas. Art. 97 Os processos encaminhados para apreciao em Junta Mdica devero, preferencialmente, apresentar prazo limite para esta apreciao. Pargrafo nico. Os processos que no tiverem prazo estipulado recebero um prazo previamente estabelecido de 30 (trinta) dias para a sua resoluo, que podero ser estendidos por mais 30 (trinta) dias sob fundamentao.

TTULO I II DOS DIR EITOS E VANT AGENS CAPTULO I DA JORNADA DE TRABALHO Art. 98 A jornada normal de trabalho dos servidores municipais no ser superior a 8 (oito) horas dirias e o perodo normal da semana de trabalho no exceder a 44 (quarenta e quatro) horas, observando-se a lei de organizao e criao dos cargos. 1 A jornada mnima dos servidores atender convenincia da Administrao e poder ser diferenciada de acordo com a necessidade do servio. 2 A jornada de trabalho poder ser fixada de forma distinta do caput deste artigo, atravs de Ato prprio, sempre que for exigido o regime de escalonamento de trabalho para assegurar o funcionamento dos servios pblicos ininterruptos, respeitado o limite semanal. (N.R.)

32

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 99 O perodo extraordinrio dever ser remunerado com a gratificao prevista no artigo 134, tendo como base de clculo o vencimento bsico somado as verbas incorporadas tendo como divisor a jornada mensal fixa. 1 O perodo extraordinrio somente ser assim considerado quando requisitado justificadamente pela chefia imediata, no podendo exceder o limite mximo de 2 (duas) horas dirias. 2 Ocorrendo necessidade imperiosa, poder o perodo extraordinrio exceder o limite mximo previsto no pargrafo anterior, para atender realizao de servios inadiveis, ou cuja inexecuo possa acarretar prejuzo manifesto Administrao. 3 - suprimido Art. 100 O horrio do expediente nas reparties e o controle da freqncia do servidor sero estabelecidos em regulamento. Art. 101 Em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de 6 (seis) horas, conceder-se- obrigatoriamente um intervalo para repouso ou alimentao, o qual ser, no mnimo, de 1 (uma) hora, no podendo exceder 2 (duas) horas. Pargrafo nico. No se aplica a disposio deste caput aos servidores em jornada de turno de trabalho. Art. 102 O servidor ter direito a pelo menos um repouso remunerado, a cada 6 dias trabalhados, preferencialmente aos domingos, bem como nos dias de feriado civil e religioso respeitando a jornada mensal. 1. No se aplica a disposio deste caput aos servidores em jornada de turno de trabalho. 2. A remunerao do dia de repouso corresponder a um dia normal de trabalho para cada semana trabalhada.

CAPTULO II DO VENCIMENTO DA REMUNERAO Art. 103 Vencimento a retribuio pecuniria bsica, devida pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei.
33

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Art. 104 Remunerao o vencimento do cargo, acrescido das vantagens pecunirias estabelecidas em lei, incorporveis ou no. Art. 105 Subsdio uma modalidade de remunerao, fixada em parcela nica, paga aos detentores de mandato eletivo e aos demais agentes polticos. Pargrafo nico. O Servidor Pblico quando investido no cargo de Secretrio Municipal far jus a percepo do dcimo terceiro subsdio anual e frias. Art. 106 federal. Art. 107 Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior ao limite constitucionalmente estabelecido. Art. 108 A reviso geral anual da remunerao dos servidores pblicos municipais far-se- no dia 1 de maio de cada ano, com reajuste no inferior ao ndice de inflao do ano anterior, observando-se, sempre, os limites estabelecidos na Constituio Federal, e desde que haja disponibilidade oramentria e financeira. Art. 109 Salvo por imposio legal ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. 1 Mediante autorizao escrita do servidor, poder ser consignado em folha de pagamento descontos em favor de terceiros, a critrio da Administrao e com reposio de gastos, na forma definida em regulamento. 2 O servidor no poder receber mensalmente, valor inferior a 30% (trinta por cento) da sua remunerao. Art. 110 As reposies por pagamentos indevidos e as indenizaes por prejuzos ao errio, sero previamente comunicadas ao servidor e descontadas da sua remunerao, independentemente de sua anuncia. 1 A indenizao ser procedida em parcelas mensais cujo valor no exceda um quarto (1/4) da remunerao. 2 suprimido 3 Aps o prazo do pargrafo anterior a reposio ser procedida em parcelas cujo valor no seja inferior a 30% (trinta por cento) da remunerao.
34

Nenhum servidor receber vencimento inferior ao salrio mnimo

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 111 O servidor em dbito com o errio, que for demitido ou exonerado ter o valor da dvida descontado na resciso. Art. 112 Eventuais diferenas entre o valor da resciso e do dbito, o servidor ter o prazo de sessenta dias para quitar esse dbito. 1 A no quitao do dbito no prazo previsto implicar sua inscrio em dvida ativa, salvo nos casos em que o servidor solicite, mediante requerimento, parcelamento maior, cujo deferimento ser submetido autoridade competente. 2 Os valores percebidos pelo servidor, em razo de deciso judicial que posteriormente venha a ser cassada ou revista, devero ser repostos no prazo de 30 (trinta) dias, contados da notificao respectiva, sob pena de inscrio em dvida ativa. Art. 113 O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto por deciso judicial. CAPTULO III DAS FALTAS Art. 114 Nenhum funcionrio poder faltar ao servio sem causa justificada. Pargrafo nico. Considera-se causa justificada o fato que por natureza ou circunstncia, principalmente pela conseqncia no mbito da famlia, possa razoavelmente constituir escusa do no comparecimento, no excedendo 01 (uma) ao ms. Art. 115 O funcionrio que faltar ao servio ficar obrigado a requerer a justificao da falta, por escrito, a seu chefe imediato, no primeiro dia em que comparecer a repartio, sob pena de sujeitar-se s conseqncias da ausncia. Pargrafo nico. Para justificao da falta ser exigida prova do motivo alegado pelo funcionrio, mediante documento idneo previsto nesta lei. Art. 116 Sero abonadas as faltas, at o mximo de 05 (cinco) por ano, desde que no excedam de 01 (uma) por ms, sem prejuzo da remunerao do dia. 1 Para cada falta injustificada, o servidor perder no ano subseqente, um dia de Falta abonada. 2 O pedido de abono dever ser feito em requerimento escrito ao chefe imediato do servidor com pelo menos 02 (dois) dias teis de antecedncia ao dia do abono.
35

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

3 O servidor ter abonada a falta no dia de seu aniversrio natalcio, sem prejuzo daquelas mencionadas no caput deste artigo. 4 O servidor que trabalhar em turno de revezamento que tiver previso de folga no dia seguinte falta abonada, ter essa folga substituda por dia normal de trabalho devendo se apresentar nesse dia e sua escala poder ser refeita. 5 O servidor que trabalhar em turno de revezamento no poder acumular as abonadas para goz-las de uma s vez. Art. 117 O servidor perder: I - a remunerao do dia em que faltar ao servio ou deixar de marcar seu ponto injustificadamente; II - O servidor perde a remunerao do dia de repouso quando no tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas; III no caso de faltas sucessivas injustificadas, os dias intercalados: domingos, feriados e aqueles em que no haja expediente sero computados exclusivamente para efeito de desconto do vencimento ou remunerao; IV - a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos ou s sadas antecipadas, salvo na hiptese de compensao de horrio, previamente estabelecida pelo Chefe do Poder ou autoridade competente; V A remunerao diria quando seu atraso for injustificado e superior a 1 (uma) hora, salvo na hiptese de compensao previamente autorizada pela autoridade competente. Art. 118 O funcionrio preso em flagrante ou preventivamente, pronunciado ou indiciado por crime inafianvel, ter o exerccio suspenso at deciso final transitada em julgado. Pargrafo nico. Durante a suspenso, o funcionrio perceber apenas 1/3 (um tero) da remunerao, quando possuir filhos menores. Art. 119 Sem qualquer prejuzo, o servidor poder se ausentar do servio no caso de: I - 01 (um) dia, para doao de sangue; II - 01 (um) dia, para se alistar como eleitor; III Luto at 05 (cinco) dias corridos em razo de falecimento de filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela, cnjuge, companheiro, pais, padrasto, madrasta contados a partir do dia do falecimento. IV Luto at 05 (cinco) dias corridos em razo de falecimento de avs, sogros, irmos, sobrinhos, contados a partir do dia do falecimento.
36

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 V - 08 (oito) dias consecutivos em razo de casamento, podendo ser concedido uma nica vez ao servidor devendo ser gozado a partir do primeiro dia til seguinte a data da certido. VI Convocao do Judicirio. Art. 120 Poder ser concedido horrio especial ao servidor estudante universitrio, quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, desde que no haja prejuzo do exerccio do cargo, no sendo admitida alterao superior a 1:30 (uma hora e meia) por jornada. CAPTULO IV DAS VANTAGENS Seo I Disposies Gerais Art. 121 Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I indenizaes; II - gratificaes; III adicionais; IV abono famlia. 1 As indenizaes e as gratificaes no se incorporam ao vencimento ou provento para nenhum efeito, salvo disposio legal em contrrio. 2 Os adicionais podero ser incorporados ao vencimento ou provento nos termos definidos nesta Lei. 3 As vantagens pecunirias no sero computadas, nem acumuladas para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento. Seo II Das Indenizaes Art. 122 Essa vantagem destina-se a indenizar o servidor por gastos em razo da funo e valores sero fixados em regulamento prprio.
37

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Pargrafo nico. As indenizaes no repercutem no clculo dos benefcios previdencirios e no se sujeitam a incidncia do Imposto de Renda. Art. 123 Constituem indenizaes ao servidor: I dirias; II transporte. III direitos estatutrios convertidos em pecnia. Subseo I Das Dirias Art. 124 O servidor que, a servio se afastar da sede em carter eventual ou transitrio para outro ponto do territrio nacional ou internacional, observandose o limite mnimo de 100 Km contados a partir da divisa do municpio, far jus a passagens e dirias destinadas a indenizar as parcelas de despesas extraordinrias com pousada, alimentao e locomoo urbana, conforme disciplinar o regulamento prprio. Pargrafo nico. A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede, ou quando o municpio custear, por outros meios, as despesas extraordinrias previstas no caput. Subseo II Dos Transportes Art. 125 Conceder-se- indenizao de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilizao de veculo prprio de locomoo, atendidas as exigncias previstas em lei prpria, para a execuo de servios externos, por fora das atribuies prprias do cargo.(N.R.) Pargrafo nico. Os critrios e os valores para indenizao de que trata o caput deste artigo sero estabelecidos e fixados por ato do Chefe dos Poderes. Seo III Das gratificaes e dos adicionais

38

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 126 Alm do vencimento e das vantagens previstas nesta lei, e daquelas obrigatrias por fora da Constituio Federal, sero deferidos aos servidores as seguintes gratificaes e adicionais: I do dcimo terceiro vencimento; II - adicional noturno; III - adicional pela prestao de servio extraordinrio; IV adicional por tempo de servio; V - da sexta parte; VI - adicionais de insalubridade, periculosidade, risco atividade e penosidade; VII gratificao pela participao em rgo de deliberao coletiva; VIII gratificao de representao em gabinete; IX gratificao de nvel universitrio; X gratificao de pronto socorro; XI gratificao de planto distncia em pronto socorro; XII gratificao de produtividade. Subseo I Do dcimo terceiro vencimento Art. 127 O dcimo terceiro vencimento, constitucionalmente assegurado ao servidor, corresponde a remunerao do servidor recebida no ms de dezembro e dos reflexos das horas extras registradas no perodo correspondente gratificao. Art. 128 O dcimo terceiro vencimento ser pago aos servidores efetivos e comissionados, independentemente de requerimento e dividido em 02 (duas) parcelas: I a primeira parcela ser paga impreterivelmente no ms anterior ao aniversrio natalcio do servidor, correspondendo a 50% (cinqenta por cento) do vencimento bsico mais as vantagens j incorporadas pagas ao servidor neste perodo, salvo os aniversariantes do ms de janeiro que recebero junto com o pagamento deste ms; II a segunda parcela do dcimo terceiro vencimento ser paga at o dia 20 (vinte) de dezembro e ser calculada sobre a remunerao recebida no ms de dezembro, abatendose a 1 (primeira) parcela descrita no inciso anterior, com os reflexos das horas extras realizadas durante o erxerccio. Art. 129 O servidor efetivo que for exonerado perceber seu dcimo terceiro vencimento proporcionalmente aos meses de exerccio, calculado sobre o valor de pagamento do
39

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 ms da exonerao, considerando-se ms integral, para esse efeito, toda frao superior a 15 (quinze) dias. Art. 130 O dcimo terceiro vencimento no ser considerado para clculo de qualquer vantagem pecuniria. Subseo II Do adicional noturno constitucional Art. 131 O servio noturno, assim considerado aquele prestado em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, ter um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor da hora normal trabalhada, computando-se cada hora como 52:30s (cinqenta e dois minutos e trinta segundos). Pargrafo nico. Em se tratando de servio extraordinrio, ter um adicional de 25% (vinte e cinco por cento) sobre o valor da hora extra trabalhada. Art. 132 vedado o pagamento de que trata o caput para servidores ocupantes de encarregatura e cargo comissionado de qualquer natureza. Art. 133 O adicional noturno percebido pelo servidor no ser incorporado. Subseo III Do adicional constitucional por servio extraordinrio Art. 134 O servio extraordinrio realizado em dias normais de trabalho, ser remunerado com acrscimo de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor da hora normal de trabalho, e a hora extraordinria ser calculada com base na jornada prevista na lei de criao do cargo, no excedendo a 2 (duas) horas dirias. (N.R.) Pargrafo nico. Os servios extraordinrios executados nos feriados sero remunerados com acrscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal de trabalho. Art. 135 Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias e sempre por autorizao escrita da autoridade mxima de cada Poder ou entidade.

40

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 136 O adicional por servio extraordinrio no ser incorporado a remunerao, sem prejuzo dos seus reflexos no pagamento da 2 (segunda) parcela do dcimo terceiro. Pargrafo nico. vedado o pagamento de que trata o caput, para servidores ocupantes de encarregatura e cargo comissionado de qualquer natureza. Subseo IV Do adicional por tempo de servio Art. 137 O adicional por tempo de servio devido aos servidores de carreira, ainda que exercendo cargo comissionado ou encarregatura, razo de 5% (cinco por cento) a cada 05 (cinco) anos de efetivo exerccio de servio pblico municipal, incidente sobre o valor do respectivo vencimento bsico acrescido das vantagens pessoais j incorporadas, ainda que investido o mesmo servidor em encarregatura, gabinete ou cargo em comisso. 1 O servidor far jus ao adicional, independentemente de requerimento, a partir do ms em que completar o qinqnio de efetivo exerccio do cargo. 2 No far jus ao adicional previsto no caput o servidor que tiver mais de 6 (seis) faltas injustificadas no perodo aquisitivo. Subseo V Da sexta-parte Art. 138 A sexta-parte do vencimento devida a todos os servidores pblicos municipais a partir da data em que o servidor completar 20 (vinte) anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal. 1 A sexta-parte ser calculada sobre o vencimento bsico acrescido das incorporaes pessoais do servidor. 2 A sexta parte incorpora-se remunerao para todos os efeitos legais. 3. No ter direito sexta-parte o servidor que:

41

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 I - Nos ltimos 05 (cinco) anos do perodo aquisitivo, houver sofrido qualquer pena disciplinar, exceto a de advertncia; II Durante o perodo aquisitivo tiver mais de 50 (cinqenta) faltas injustificadas, contadas a partir de 01 de janeiro de 2012. (N.R.) Subseo VI Dos Adicionais de Insalubridade e Periculosidade. Art. 139 Ser concedido adicional de insalubridade ou periculosidade ao servidor municipal que exerce atividade considerada insalubre ou perigosa. Pargrafo nico. A atividade insalubre ou perigosa aquela exercida em local insalubre ou perigoso, assim considerados aqueles que tenham sido previamente avaliados e classificados pela Administrao Pblica. Art. 140 A insalubridade de grau mnimo corresponder um adicional de 8% (oito por cento), a de grau mdio, um adicional de 12% (doze por cento) e a de grau mximo, um adicional de 16% (dezesseis por cento), quaisquer deles calculados sobre o valor inicial da Referncia I da Tabela de Vencimentos dos servidores municipais. Art. 141 O adicional de periculosidade ser de 20% (vinte por cento) calculado sobre o salrio base do servidor solicitante. Art. 142 O adicional de Risco Atividade e Penosidade, sero correspondentes aos estabelecidos em regulamento prprio (Decreto), calculado sobre o vencimento bsico do servidor solicitante. Pargrafo nico. Compete ao rgo responsvel pela Segurana do Trabalho Municipal elaborar laudo de avaliao e classificao dos locais e atividades insalubres ou perigosas expedindo laudo avaliatrio, e dele discordando, o servidor interessado, fica-lhe assegurado o direito de solicitar a elaborao de novo laudo. Art. 143 Os adicionais sero devidos enquanto persistirem as aes dos agentes a que se refere esta subseo da atividade. Pargrafo nico. Compete chefia imediata do servidor, sob pena de responsabilidade funcional, a imediata comunicao, por escrito, ao Departamento de Recursos Humanos, de seu afastamento do local ou atividade a que se refere esta subseo.

42

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 144 O servidor afastado das suas atividades perceber o adicional a que se refere esta subseo, proporcional aos dias trabalhados no ms, ressalvados os casos de acidente de trabalho. Art. 145 vedada a acumulao de 02 (dois) ou mais adicionais, devendo o servidor optar formalmente por um ou por outro, quando cabveis. Art. 146 Os adicionais a que se refere esta subseo, sero considerados para fins de clculo de frias e 13 (dcimo terceiro) vencimento constitucional. Pargrafo nico. incorporam remunerao. Os adicionais de que tratam o caput deste artigo no se

Subseo VII Da gratificao pela participao em rgo de deliberao coletiva Art. 147 Pela participao em Comisses ou Grupos de Trabalhos especiais, de deliberao coletiva, o servidor perceber o valor correspondente a 50% (cinqenta por cento) da referncia I, grau A, da Tabela de Vencimentos dos Servidores Pblicos Municipais vigente, observado o teto constitucional, sem prejuzo das atribuies normais. 1 A gratificao de que trata este artigo ser paga mensalmente, proporcionalmente a partir da data da Portaria de Nomeao e enquanto a Comisso ou o Grupo de Trabalho de que trata o caput estiver em atividade, observado o prazo estabelecido no ato de instituio. 2 Fica limitada somente a 02 (duas) comisses a concesso cumulativa de pagamento de gratificaes pela participao simultnea do servidor em mais de um ato de designao a qualquer ttulo. Subseo VIII Da gratificao de representao em gabinete Art. 148 Ao servidor lotado no Gabinete do Prefeito ou Presidente da Cmara Municipal ser paga gratificao no valor correspondente ao valor vigente da Referncia I, grau A da Tabela de Vencimentos dos Servidores Municipais do Executivo. Pargrafo nico. A gratificao de Gabinete somente ser paga a partir da publicao da portaria assinada pelo chefe do poder a que estiver subordinado o servidor.
43

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Subseo IX Da gratificao de nvel universitrio Art. 149 O servidor de carreira far jus gratificao universitria a partir do incio do ano letivo, desde que haja requerimento, quando dever comprovar, mediante documentao, sua matrcula em curso de ensino superior reconhecido pelo Ministrio da Educao. Ficando vinculado o incio do pagamento data do requerimento formalmente em ordem. 1 A gratificao de que trata o caput no se incorporar ao vencimento do servidor e ser calculada tendo por base o grau A da respectiva referncia do requerente, observadas as seguintes porcentagens: I da referncia I a VI (40%) quarenta por cento; II da referncia VII a X (20%) vinte por cento; III da referncia XI a XIII ( 15%) quinze por cento; IV da referncia XIV a XXII (5%) cinco por cento. 2 vedada a gratificao de que trata o caput a servidor investido em cargo de comisso que no pertena ao quadro permanente da municipalidade. (N.R.) a) b) c) d) Curso de graduao (mximo de 60 meses); Curso de ps-graduao latu sensu (mximo de 24 meses). Mestrado (mximo de 24 meses). Doutorado (mximo de 24 meses).

3 O servidor de carreira far jus a gratificao universitria a partir do inicio do ano letivo ou no semestre, desde que haja requerimento, quando dever comprovar, mediante documentao sua matricula em curso de ensino superior reconhecido pelo Ministrio da Educao, ficando vinculado o inicio do pagamento data do requerimento formalmente em ordem. (N.R.) 4 O servidor efetivo ter suspensa a gratificao de que trata este artigo no caso de desistncia do curso ou descumprimento do pargrafo anterior. 5 O servidor dever comprovar atravs de documento idneo expedido pela Instituio de Ensino, a sua freqncia no curso, sob pena de ressarcir ao errio pblico as gratificaes recebidas a este ttulo, sem prejuzo das sanes administrativas e penais. 6 Os servidores municipais com cargos acumulveis na forma da Constituio tero direito a gratificao de que trata o caput em somente 01 (um) dos cargos.
44

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Subseo X Da gratificao de pronto socorro Art. 150 Fica concedida gratificao de 60% (sessenta por cento) aos servidores pblicos municipais que desempenham suas atividades no Pronto Socorro Municipal. 1 A gratificao da qual trata o caput ser calculada tendo por base o grau A da respectiva referncia do servidor, incidindo somente sobre a carga horria efetivamente trabalhada nas atividades de Pronto Socorro. 2 A gratificao de que trata este artigo no ser incorporada. 3 A gratificao de que trata este artigo ser considerado para fins de clculo de frias e dcimo terceiro constitucional. Subseo XI Da gratificao de planto distncia em pronto socorro Art. 151 Fica concedida gratificao de 35% (trinta e cinco por cento) aos servidores pblicos municipais ocupantes dos cargos de mdico e dentista que realizarem plantes de cobertura no Pronto Socorro Municipal, alm de sua jornada normal de trabalho. 1 A gratificao da qual trata o caput ser calculada tendo por base o grau A da respectiva referncia do servidor, incidindo somente sobre a carga horria desenvolvida especificamente nos plantes de cobertura distncia em Pronto Socorro. 2 A gratificao de que trata este artigo no ser incorporada. 3 A gratificao de que trata este artigo ser considerado para fins de clculo de frias e dcimo terceiro constitucional. Subseo XII Da gratificao de produtividade Art. 152 Poder ser instituda gratificao aos servidores por produtividade, devendo a matria ser disciplinada por norma especfica. Pargrafo nico. As hipteses e condies para o pagamento da gratificao de que trata este artigo sero disciplinadas em regulamento.
45

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Seo III Do salrio famlia Art. 153 O salrio-famlia devido ao servidor do quadro permanente, ativo ou inativo, com vencimentos iguais ou inferiores Referncia IV, grau A, da Tabela de Vencimentos do Servidor Pblico Municipal razo de 1/10 (um dcimo) do valor do piso da Prefeitura Municipal vigente poca da concesso, por cada dependente econmico. 1 Consideram-se dependentes econmicos para efeitos de percepo do salriofamlia os filhos, inclusive enteados, at 14 (quatorze) anos de idade, ou se invlido, de qualquer idade. 2 O salrio-famlia ser pago partir do ms em que o servidor entregar no Departamento de Recursos Humanos a documentao que comprove o direito e assinar a Declarao de Dependncia de Salrio Famlia. Seo IV DAS FRIAS Art. 154 O servidor far jus a 30 (trinta) dias de frias por ano de servio, as quais no podero ser acumuladas por mais de 02 (dois) perodos, sob pena de responsabilidade do Secretrio da Pasta que o permitir. 1 Para cada perodo aquisitivo de frias sero exigidos 12 (doze) meses de efetivo exerccio, sendo vedado descontar do perodo de frias as faltas justificadas do servidor ao servio. 2 Aps cada perodo de 12 (doze) meses de efetivo exerccio, o servidor far jus s frias, na seguinte proporo: I 30 (trinta) dias corridos, quando no houver faltado injustificadamente ao servio mais de 5 (cinco) vezes; II 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 06 (seis) a 14 (quatorze) faltas injustificadas; III 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e trs) faltas injustificadas;

46

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas injustificadas. 3 As frias podero ser parceladas em at 02 (duas) etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da Administrao Pblica. 4 O servidor poder requerer a converso em pecnia de 1/3 (um tero) de cada perodo aquisitivo de frias, a ttulo de abono pecunirio, com a antecedncia de 30 (trinta) dias ao incio do gozo, ficando o deferimento vinculado disponibilidade do errio. 5 Ter suspensa a contagem do perodo aquisitivo de frias o servidor que, houver: I - gozado por mais de 180 (cento e oitenta) dias as seguintes licenas ou afastamentos: a) - para atividade poltica; b) - para tratar de interesses particulares; c) - para tratamento de sade; d) por motivo de doena em pessoa na famlia; e) por motivo de afastamento de cnjuge servidor pblico ou militar; f) - por acidente em servio. II - investido em mandato eletivo; III - afastamento para estudo no exterior. IV privado de comparecer ao trabalho por motivo artigo 118. 6 O servidor, compulsoriamente, entrar em gozo de frias a partir do 1 (primeiro) dia seguinte ao trmino do 2 (segundo) perodo concessivo, com a devida notificao pelo DRH. Art. 155 Comprovado o perodo aquisitivo pelo DRH, ser pago ao servidor, no ms anterior ao gozo das frias, um adicional correspondente a 1/3 (um tero) da remunerao devida neste perodo. Pargrafo nico. No caso do servidor ocupar cargo em comisso, a respectiva vantagem pecuniria ser considerada no clculo do adicional de que trata este artigo. Art. 156 O servidor exonerado do cargo efetivo ou em comisso, que se desligar do servio pblico, perceber indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de 1/12 (um doze avos) por ms de efetivo exerccio, ou frao igual ou
47

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 superior a 15 (quinze) dias, observados os casos de suspenso do perodo aquisitivo previsto neste estatuto. Pargrafo nico. A indenizao ser calculada com base na remunerao do ms em que for publicado o ato exoneratrio. Art. 157 O servidor que opera direta e permanentemente com raios-X ou substncias radioativas gozar obrigatoriamente 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao, sendo vedada converso em pecnia de qualquer perodo relativo s frias a ttulo de abono pecunirio. Art. 158 As frias somente podero ser interrompidas por motivo de necessidade do servio, declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade, hiptese em que o restante do perodo interrompido ser gozado de 01 (uma) s vez. Pargrafo nico. O perodo no gozado e recebido em pecnia ser devolvido pelo servidor, em 01 (uma) nica parcela, quando do cancelamento das frias.

CAPTULO V DAS LICENAS Seo I Disposies gerais Art. 159 Conceder-se- ao servidor licena: I - para o servio militar; II - para atividade poltica; III - prmio; IV - para tratar de interesses particulares; V para exercer cargo em comisso; VI - para tratamento de sade; VII - gestante, aos adotantes e pela paternidade; VIII - por acidente em servio; IX por motivo de doena em pessoa na famlia; X O servidor casado com servidor pblico ou militar ter direito a licena sem remunerao, por um prazo mximo de 3 anos, quando o cnjuge for designado para exerccio fora do municpio. (N.R.); XI para exerccio de mandato classista;
48

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 XII licena compulsria. Seo II Da licena para o servio militar Art. 160 Ao servidor convocado para o servio militar ser concedida licena, na forma e condies previstas na legislao especfica. Pargrafo nico. Concludo o servio militar, o servidor ter at 30 (trinta) dias sem remunerao para reassumir o exerccio do cargo, cujo incio do prazo se dar na data de desinvestidura do servidor. Seo III Da licena para atividade poltica Art. 161 O servidor ter direito licena, sem remunerao, se a requerer, durante o perodo que mediar entre a sua escolha em conveno partidria, como candidato a cargo eletivo, e a vspera do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral. 1 O servidor candidato a cargo eletivo na localidade onde desempenha suas funes e que exera cargo de direo, chefia, assessoramento, arrecadao ou fiscalizao, se requerer a licena de que trata o caput, dele ser afastado, a partir do dia imediato ao do registro de sua candidatura perante a Justia Eleitoral, at o 10 (dcimo) dia seguinte ao do pleito. 2 A partir do registro da candidatura e at o 10 (dcimo) dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus licena como se em efetivo exerccio estivesse, sem prejuzo de sua remunerao, mediante comunicao, por escrito, do afastamento, acompanhado de documento comprobatrio. 3 No ser considerado como de efetivo exerccio, o perodo de licena sem remunerao previsto no caput deste artigo.

Seo IV Da licena-prmio

49

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 162 Ser concedida ao servidor de cargo de provimento efetivo, licenaprmio de 90 (noventa) dias aps cada qinqnio de efetivo exerccio, direito esse que prescrever depois de decorrido o perodo concessivo, ou seja, 05 (cinco) anos aps o perodo aquisitivo. 1 Somente o tempo de servio pblico prestado entidade de classe e ao Municpio de So Sebastio, neste considerados: Poder Legislativo Municipal, Poder Executivo Municipal, Autarquias e Fundaes, ser contado para efeito da licena-prmio. 2 A licena-prmio poder ser gozada por inteiro ou em at 3 (trs) parcelas no inferiores a 15 (quinze) dias sendo possvel a converso em pecnia de at 1/3 (um tero), ou seja, 30 (trinta) dias, havendo disponibilidade oramentria e financeira. 3 As disposies deste artigo, em especial o pargrafo anterior, alcanaro tambm aos servidores que adquirirem o direito licena prmio nos ltimos 02 (dois) anos anteriores data da vigncia desta lei complementar, ou seja, 01 de janeiro de 2012. 4 Os servidores efetivos que estiverem ocupando cargo em comisso ou funo gratificada, tero preservados a sua remunerao para fins de clculo da licena de que trata o caput. 5 suprimido Art. 163 No ter direito licena-prmio o servidor que, no perodo aquisitivo, houver: I - sofrido qualquer pena disciplinar; II - faltado ao servio injustificadamente por mais de 10 (dez) dias consecutivos ou interpolados; III - gozado qualquer licena ou afastamento por perodo superior a 60 (sessenta) dias, exceto as previstas no artigo 159, incisos III, V, VI, VII, VIII, XI e XII. IV privado de comparecer ao trabalho pelo motivo mencionado no artigo 118. Art. 164 A licena-prmio ser concedida pelo Chefe do Executivo e pelo Presidente da Cmara, nas respectivas competncias. Art. 165 O servidor dever aguardar em exerccio a concesso da licena-prmio, sob pena de, no o fazendo, ficar caracterizado o abandono do cargo.

50

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 166 Se o servidor no iniciar o gozo da licena-prmio deferida no prazo mximo de 10 (dez) dias, depender de novo ato a ser apreciado pela autoridade competente. Art. 167 facultado autoridade competente, tendo em vista o interesse da Administrao, devidamente fundamentado, decidir dentro dos 30 (trinta) dias seguintes ao deferimento de concesso da licena-prmio, quanto data de seu incio e a sua concesso por inteiro ou parceladamente. Art. 168 O servidor que por ocasio de sua aposentadoria ou exonerao, tiver licena-prmio a que tiver direito, receber esse perodo integral em pecnia. Seo V Da licena para tratar de interesses particulares Art. 169 A critrio da Administrao poder ser concedida ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que no esteja em estgio probatrio, licena para o trato de assuntos particulares, pelo prazo de at 03 (trs) anos consecutivos, sem remunerao, vedada prorrogao. 1 A licena poder ser interrompida, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse do servio, desde que autorizado pela autoridade competente. 2 Essa licena ser concedida 01 (uma) nica vez. 3 O servidor poder proceder ao recolhimento previdencirio, diretamente ao FAPS, enquanto durar o afastamento. 4 Durante o perodo da licena fica suspenso o seu efetivo exerccio no cargo de carreira para todos os efeitos. Seo VI Da licena para exercer cargo em comisso Art. 170 O servidor vinculado ao regime desta Lei, que acumular licitamente 02 (dois) cargos efetivos, quando investido em cargo de provimento em comisso, ficar afastado de ambos os cargos efetivos. Pargrafo nico. A licena ser automaticamente revogada quando o servidor for exonerado do cargo em comisso, retornando esse aos cargos licenciados de origem.

51

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Seo VII Da licena para tratamento de sade Art. 171 Ser concedido auxlio-doena ao servidor que se licenciar para tratamento de sade, a pedido ou de ofcio, com base em atestado mdico, sem prejuzo do seu vencimento, acrescido das vantagens pessoais incorporadas. 1. vedada a consignao, a ttulo de obrigao facultativa com terceiros, incidente sobre os vencimentos do servidor que estiver recebendo o auxlio-doena. Art. 172 Para licena por prazo superior a 02 (dois) dias, a inspeo ser feita por mdico da Unidade de Sade Ocupacional Legitimada. 1 Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do servidor ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. 2 O servidor que durante o mesmo exerccio atingir o limite de 30 (trinta) dias de licena para tratamento de sade, consecutivos ou no, para a concesso de nova licena, independentemente do prazo de sua durao, ser submetido inspeo por mdico da Unidade de Sade Ocupacional. Art. 173 Findo o prazo da licena, o servidor ser submetido nova inspeo mdica pela Unidade de Sade Ocupacional, que concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria por invalidez. Art. 174 O atestado e o laudo da junta mdica poder identificar o CID, ou ainda quando necessrio, identificar o nome tcnico das leses produzidas por acidente em servio, doena profissional ou qualquer das doenas especificadas na legislao securitria municipal. Pargrafo nico. O servidor que apresentar indcios de leses orgnicas ou funcionais ser submetido inspeo mdica na Unidade de Sade Ocupacional. Seo VIII Da licena gestante, adotante e da licena-paternidade Art. 175 Ser concedida licena servidora gestante por 180 (cento e oitenta) dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1 A licena poder ter incio no 1 (primeiro) dia do 9 (nono) ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica.
52

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 2 No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do dia do parto. 3 No caso de natimorto, dever ser apresentada certido de bito e a servidora ser submetida a exame mdico pela Unidade de Sade Ocupacional, e se julgada apta, reassumir o exerccio. Art. 176 Pelo nascimento ou adoo de filhos o servidor ter direito licena paternidade de 05 (cinco) dias consecutivos, contados a partir do 1 (primeiro) dia til aps o dia do nascimento ou da adoo. Art. 177 A me adotiva e a guardi gozaro do benefcio da licena maternidade nos seguintes prazos contados da deciso judicial que concedeu a guarda ou a sentena de adoo: I criana de at 02 (dois) anos de idade, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias; II criana de 02 (dois) a 04 (quatro) anos de idade, pelo prazo de 60 (sessenta) dias; III criana de 04 (quatro) a 08 (oito) anos de idade, pelo prazo de 30 (trinta) dias. Pargrafo nico. S far jus ao benefcio a servidora que apresentar o Termo de Guarda, onde se especifique que para fins de adoo, ou a sentena transitada em julgado concedendo a adoo. Seo IX Da licena por acidente em servio Art. 178 Ser licenciado sem prejuzo de seus vencimentos mais as verbas incorporadas, o servidor acidentado em servio. Art. 179 Configura acidente em servio o dano fsico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuies do cargo exercido. Pargrafo nico. Equipara-se ao acidente em servio o dano: I - decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo servidor no exerccio do cargo; II - sofrido no percurso a partir da residncia para o trabalho e vice-versa.

53

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 180 O servidor acidentado em servio que necessite de tratamento especializado poder ser tratado em instituio privada, conta de recursos pblicos. Pargrafo nico. O tratamento recomendado por junta mdica oficial constitui medida de exceo e somente ser admissvel quando inexistirem meios e recursos similares em instituio pblica. Art. 181 A prova do acidente ser feita no prazo de 05 (cinco) dias segurana do trabalho, rgo ao qual compete avaliar as circunstncias do ocorrido, prazo esse que poder ser prorrogvel por igual perodo. Seo X Da licena por motivo de doena de pessoa na famlia

Art. 182 O servidor poder obter licena por motivo de doena de ascendente, descendente, irmo ou cnjuge no separado legalmente, provando ser indispensvel sua assistncia pessoal permanente e no podendo esta ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 1 Provar-se- a doena mediante exame mdico de junta oficial da Unidade de Sade Ocupacional; 2 A licena de que trata este artigo ser concedida com seu vencimento integral, incluindo-se as vantagens pessoais incorporadas, at 01 (um) ms, e aps, com os seguintes descontos: I de 1/3 (um tero), quando exceder 01 (um) ms e prolongar-se at 03 (trs) meses; II de 2/3 (dois teros), quando exceder 03 (trs) meses e prolongar-se at 06 (seis) meses; III sem remunerao, a partir do 7 (stimo) ms, at o mximo de 02 (dois) anos, vedada sua renovao ou concesso de licena para tratar de interesses particulares no perodo de 36 (trinta e seis) meses. 3 A licena concedida com o mesmo fundamento da anterior, dentro de um prazo de 60 (sessenta) dias, ser considerada como prorrogao.

54

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 4 Quando a pessoa da famlia do servidor encontrar-se em tratamento fora do Municpio ser admitido exame mdico por profissionais pertencentes aos quadros de servidores federais, estaduais ou municipais, na localidade. CAPTULO VI DOS AFASTAMENTOS Seo I Do afastamento para exerccio de mandato eletivo Art. 183 Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se disposies constitucionais pertinentes matria. Pargrafo nico. suprimido CAPTULO VII Seo I Do Vale Transporte Art. 184 O Poder Executivo conceder aos servidores pblicos municipais, valetransporte, a ttulo de antecipao, para custeio das despesas com o deslocamento da residncia ao local de trabalho e vice-versa, at os municpios vizinhos diretos. Art. 185 A concesso do benefcio consiste no fornecimento mensal de valetransporte, adquiridos de concessionria dos servios pblicos de transporte coletivo, aos servidores pblicos municipais, cujo deslocamento da residncia ao local de trabalho exigir a utilizao do transporte urbano. 1 Os vales transportes sero fornecidos em quantidade suficiente, para deslocamento de ida e volta, nos dias teis de cada ms, mediante pedido expresso do servidor. 2 Excepcionalmente, para atender necessidade de prestao de servios extraordinrios, em dias no considerados teis, podero ser fornecidos vales-transportes adicionais ao servidor, mediante autorizao expressa do Chefe do Executivo. 3 O Poder Executivo participar dos gastos de deslocamento do servidor, com a ajuda de custo equivalente parcela que exceder a 6% (seis por cento) da remunerao do servidor no cargo em exerccio.

55

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 186 O vale-transporte no tem natureza remuneratria, no se incorpora aos vencimentos do servidor beneficirio para quaisquer efeitos, no considerado para efeito de pagamento de dcimo terceiro salrio, nem constitui base de incidncia de contribuio previdenciria. Art. 187 No ter direito ao vale-transporte: I - o servidor licenciado ou afastado do servio por um dos motivos elencados no artigo 159, salvo o inciso V. II - o servidor que residir prximo do seu local de trabalho, ou que residir em local no servido por transporte coletivo urbano. Pargrafo nico. Considera-se para fins do inciso anterior, a distncia mxima de 01 (um) km de distncia. Seo II Do Vale Alimentao Art. 188 O vale alimentao ser devido aos servidores municipais de carreira at a referncia 5 (cinco), no valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais). Pargrafo nico. O reajuste anual do vale alimentao, ser autorizado por Decreto. Art. 189 Ao servidor que estiver ocupando cargo em comisso, vedado o recebimento do vale alimentao. Seo III Do Vale Refeio Art. 190 Ser devido vale refeio no valor de R$ 15,00 (quinze reais) por dia til de trabalho, a todos os servidores pblicos municipais do quadro permanente, do quadro em comisso, ou contratados, nos meses em que estiverem trabalhando efetivamente, em nmero proporcional ao de dias teis do ms. Pargrafo nico. A critrio da administrao, o servidor poder receber o vale refeio em dias trabalhados fora do perodo mencionado no caput do artigo.
56

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 191 O vale refeio devido integralmente aos servidores que cumpram carga horria de pelo menos 6 (seis) horas dirias, independentemente da natureza do cargo. Art. 192 O reajuste do vale refeio ser autorizado por Decreto. Art. 193 Ao servidor que trabalhar em regime de turno de 12 (doze) por 36 (trinta e seis) horas, ser devido 15 (quinze) dias de vale refeio. Pargrafo nico. Eventuais diferenas apuradas pelo DRH, relativamente aos dias trabalhados efetivamente no ms, sero indenizadas ao servidor. CAPTULO VIII DO DIREITO DE PETIO Art. 194 assegurado ao servidor o direito de requerer aos poderes pblicos, em defesa de direito ou interesse legtimo. Art. 195 O requerimento ser dirigido autoridade competente para decidi-lo, e encaminhado por intermdio daquela a que tiver imediatamente subordinado o requerente. Art. 196 Cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso, no podendo ser renovado. Art. 197 Caber recurso: I - do indeferimento do pedido de reconsiderao; II - das decises sobre os recursos sucessivamente interpostos. 1 O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver expedido o ato ou proferido a deciso, e, sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades. 2 O recurso ser encaminhado por intermdio da autoridade a que estiver imediatamente subordinado o requerente. Art. 198 O prazo para interposio de pedido de reconsiderao ou de recurso de 30 (trinta) dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. Art. 199 autoridade competente. O recurso poder ser recebido com efeito suspensivo, a juzo da

57

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Pargrafo nico. Em caso de provimento do pedido de reconsiderao ou do recurso, os efeitos da deciso retroagiro data do ato impugnado. Art. 200 O direito de requerer prescreve: 1 Em 05 (cinco) anos, quanto aos atos de desvinculao do cargo, de cassao de aposentadoria e direitos trabalhistas, nos termos da Constituio Federal. 2 Em 06 (seis) meses nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. 3 O prazo de prescrio ser contado da data da publicao do ato impugnado ou da data da cincia pelo interessado. 4 Encontrando-se o interessado em local incerto e no sabido, ser citado por: edital, publicado em jornal de grande circulao. Art. 201. O pedido de requerimento, reconsiderao e o recurso, tempestivos, suspendem a prescrio. Art. 202 A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Art. 203 Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao servidor ou a procurador por ele constitudo, sob pena de suspenso dos prazos recursais enquanto no disponvel o processo. Art. 204 A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. TTULO I V DO R EGI ME DISC IPLINAR COMUM CAPTULO I DOS DEVERES Art. 205 So deveres do servidor: I - exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo; II - ser leal s instituies a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares;
58

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; V - atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas s protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal; c) s requisies para a defesa da Fazenda Pblica; VI - levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo; VII - zelar pela economia do material e conservao do patrimnio pblico; VIII - guardar sigilo sobre assunto de repartio; IX - manter conduta compatvel com a moralidade administrativa; X comparecer ao servio com assiduidade e pontualidade nas horas de trabalhado ordinrio e extraordinrio quando convocado; XI - tratar com urbanidade as pessoas e companheiros de trabalho; XII - representar contra ilegalidade, omisso ou abuso de poder de que tenha conhecimento; XIII apresentar-se ao servio em boas condies de asseio e convenientemente trajado ou com uniforme que lhe for determinado; XIV providenciar para que esteja sempre atualizada no assento funcional sua declarao de famlia. 1 A representao de que trata o inciso XII ser encaminhada pela via hierrquica e apreciada pela autoridade superior quela contra a qual formulada, assegurando-se ao representado, ampla defesa. 2 A no observncia dos deveres previstos neste artigo poder ensejar as sanes previstas no artigo 214 deste Estatuto. CAPTULO II DAS PROIBIES Art. 206 Ao servidor proibido: I - ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do chefe imediato; II - retirar, sem prvia anuncia da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartio ou fazer cpia de documento pblico sem autorizao; III - recusar f a documentos pblicos;
59

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 IV - opor resistncia injustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio, contra a Administrao ou agentes pblicos; VI - cometer pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado; VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico; VIII praticar atos de sabotagem contra o servio pblico; IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica; X - participar de gerncia ou administrao de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comrcio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio; XI - atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o 2 (segundo) grau, e de cnjuge ou companheiro; XII - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XIII - aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro; XIV - proceder de forma desidiosa ou vexatria moralidade pblica; XV - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias; XVI - exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; XVII - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado; XVIII - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. Pargrafo nico - A no observncia das proibies previstas neste artigo poder ensejar as sanes previstas no artigo 214 deste Estatuto.

CAPTULO III DA ACUMULAO Art. 207 Ressalvados os casos previstos na Constituio e observadas as demais condies ali estabelecidas, vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos. Pargrafo nico. A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condicionada comprovao da compatibilidade de horrios.
60

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 208 O servidor no poder exercer, simultaneamente mais de 01 (um) cargo em comisso no Municpio.(N.R.) Art. 209 O servidor vinculado ao regime desta lei, que acumular licitamente 02 (dois) cargos efetivos, no poder exerc-los no perodo em que estiver investido em cargo de provimento em comisso.

CAPTULO IV DAS RESPONSABILIDADES

Art. 210 O servidor responde: administrativa, civil e penalmente, por ato omissivo ou comissivo, na forma da legislao aplicvel. Art. 211 A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor nessa qualidade. Art. 212 As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 213 A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou de sua autoria. CAPTULO V DAS PENALIDADES Art. 214 So penalidades disciplinares: I - advertncia; II multa; III - suspenso; IV - demisso; V - cassao de aposentadoria; VI - destituio de cargo em comisso. Art. 215 Na aplicao das penalidades sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.
61

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Pargrafo nico. O ato de imposio da penalidade mencionar sempre o fundamento legal e a causa da sano disciplinar. Art. 216 A advertncia ser aplicada por escrito, nos casos de violao de proibio constante do artigo 206, incisos I a VII e XVIII, e de inobservncia de dever funcional previsto em lei, regulamentao ou norma interna, que no justifique imposio de penalidade mais grave. Art. 217 A suspenso ser aplicada em caso de reincidncia das faltas punidas com advertncia e de violao das demais proibies que no tipifiquem infrao sujeita a penalidade de demisso, no podendo exceder 90 (noventa) dias. 1 Ser punido com suspenso de at 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido inspeo mdica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinao. 2 Durante o perodo de suspenso, o servidor no ter direito a percepo de seus vencimentos. 3 Considera-se reincidente o servidor que cometer nova infrao disciplinar no perodo de 05 (cinco) anos contados da publicao da deciso definitiva do julgado, exceto nos caso que a punio anterior for de advertncia. Art. 218 As penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 03 (trs) e 05 (cinco) anos de efetivo exerccio, respectivamente, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. Art. 219. A demisso ser aplicada nos seguintes casos: I praticar ato definido como crime contra a administrao pblica, a f pblica, fazenda municipal, ou previstos nas leis relativas segurana e a defesa nacional; II - abandono de cargo; III - inassiduidade habitual; IV - improbidade administrativa; V - incontinncia pblica e conduta escandalosa, na repartio; VI - insubordinao grave em servio; VII - ofensa fsica, em servio, a servidor ou a particular, salvo em legtima defesa prpria ou de outrem; VIII - aplicao irregular de verba pblica; IX - revelao de segredo do qual se apropriou em razo do cargo; X - leso aos cofres pblicos e dilapidao do patrimnio municipal; XI - corrupo;
62

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 XII - transgresso dos incisos IX a XIV do artigo 206. XIII - For condenado, por sentena transitada em julgada, a pena de perda da funo pblica; Art. 220 Ser cassada a aposentadoria do inativo que a tenha obtido com inconstitucionalidade ou ilegalidade, a qualquer tempo, comprovada a m-f do servidor, pela Administrao. Art. 221. A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita penalidade de demisso. Art. 222 A demisso, ou a destituio de cargo em comisso por infringncia do artigo 206, incisos IX e XI, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico municipal pelo prazo de 05 (cinco) anos. Pargrafo nico. No poder retornar ao servio pblico municipal o servidor que for demitido ou destitudo do cargo em comisso por crime contra a Administrao pblica, improbidade administrativa, leso aos cofres pblicos ou prtica de corrupo. Art. 223 Configura abandono de cargo a ausncia injustificada do servidor ao servio por mais de 30 (trinta) dias consecutivos ou 120 (cento e vinte) horas aulas. Art. 224 Entende-se por inassiduidade habitual a falta ao servio, sem causa justificada, por 20 (vinte) dias consecutivos, ou interpolados, ou 120 (cento e vinte) horas aulas durante cada ano civil. Art. 225 As penalidades disciplinares sero aplicadas: I - demisso ou cassao de aposentadoria, ou suspenso superior a 15 (quinze) dias, pelo Prefeito, Presidente da Cmara Municipal, ou dirigente mximo da autarquia ou da fundao; II - pelas autoridades administrativas de hierarquia imediatamente inferior quelas mencionadas no inciso anterior quando se tratar de suspenso de at 15 (quinze) dias ou advertncia; III - pela autoridade que houver feito a nomeao, quando se tratar de destituio de cargo em comisso. Art. 226 A ao administrativa disciplinar prescrever: I - em 05 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria e destituio de cargo em comisso;
63

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

II - em 02 (dois) anos, quanto quelas punveis com suspenso; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto quelas punveis com advertncia. 1 O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido pela autoridade competente para iniciar o processo administrativo respectivo. 2 A abertura de sindicncia ou a instaurao de processo disciplinar interrompe a prescrio, at a deciso final proferida por autoridade competente. 3 Interrompido o curso da prescrio, o prazo comear a correr a partir do dia em que cessar a interrupo. CAPTULO VI DA SINDICNCIA, DO AFASTAMENTO PREVENTIVO E DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR Seo I Da sindicncia Art. 227 A autoridade que tiver cincia de irregularidade no servio pblico obrigada a promover a sua apurao imediata, mediante sindicncia, ou se for o caso diretamente por processo administrativo disciplinar, neste caso assegurada ao acusado ampla defesa. Pargrafo nico. autoridade competente para coordenar as aes das comisses de sindicncia e processo administrativo disciplinar, propor medidas administrativas, sugerir medidas saneadoras e imposio de penalidades, o titular da Corregedoria. Art. 228 As denncias de irregularidades formuladas por escrito sero objeto de apurao por sindicncia, ainda que no contenham a identificao do denunciante. 1 Quando o fato narrado, a juzo da autoridade superior de cada Poder ou entidade, no configurar evidente infrao disciplinar ou ilcito penal, a denncia ser arquivada. 2 O processo de sindicncia ser conduzido por comisso processante composta de pelo menos 03 (trs) servidores designados pela autoridade competente, que indicar, dentre eles, o seu presidente. Art. 229 Da sindicncia poder resultar:
64

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 I - arquivamento do respectivo processo; II - instaurao de processo disciplinar. Pargrafo nico - O prazo para concluso da sindicncia no exceder 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual perodo, a critrio da autoridade superior de cada Poder ou entidade. Art. 230 Na hiptese de o relatrio da sindicncia concluir que a infrao est capitulada como ilcito penal, a autoridade competente encaminhar cpia dos autos ao Ministrio Pblico, independentemente da imediata instaurao do processo disciplinar. Seo II Do afastamento preventivo Art. 231 Como medida cautelar e a fim de que o servidor no venha a influir na apurao da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poder, se justificadamente imprescindvel a medida, determinar o seu afastamento do exerccio do cargo, pelo prazo de at 60 (sessenta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de comprovada necessidade administrativa, sempre sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico - Findo o prazo estabelecido no caput cessaro os efeitos da suspenso, ainda que no concludo o processo. Seo III Do processo administrativo disciplinar Art. 232 O processo administrativo disciplinar o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. Pargrafo nico. Instaurado o processo administrativo o servidor indiciado ter suspensas as frias, e licenas previstas no artigo 159, incisos III e IV, do servidor indiciado, at o trmino do procedimento, assim como no poder, o indiciado, exonerar-se do cargo. Art. 233 O processo administrativo disciplinar ser conduzido por comisso processante composta por no mnimo 3 (trs), at 5 (cinco) membros, sendo todos servidores de carreira designados pela autoridade competente, que indicar, dentre eles, o seu presidente, que dever se enquadrar em pelo menos uma das seguintes hipteses(N.R.)
65

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 a) ocupante de cargo com grau igual ou superior a do servidor indiciado; b) ocupante de cargo com referncia igual ou superior a do servidor indiciado; c) ocupante de cargo com nvel de escolaridade exigido para este cargo, igual ou superior ao cargo exercido pelo indiciado. 1 A comisso processante ter como secretrio servidor designado pelo seu presidente, podendo a indicao recair em um de seus membros. 2 No poder participar de comisso de sindicncia ou processante: cnjuge, companheiro ou parente do indiciado, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o 3 (terceiro) grau. Art. 234 A comisso processante exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato ou exigido pelo interesse da administrao. Pargrafo nico. As reunies e as audincias das comisses tero carter reservado. Art. 235 Tipificada a infrao disciplinar, ser formulada a minuciosa indiciao do servidor em processo administrativo disciplinar, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas, obedecendo-se, no que for possvel, o Cdigo de Processo Penal. Art. 236 O processo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: I - instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso; II - instruo, defesa e relatrio; III - julgamento. Art. 237 O prazo para a concluso do processo administrativo disciplinar no exceder 90 (noventa) dias, contados da data de instalao dos trabalhos pela comisso, admitida a sua prorrogao por igual prazo, quando as circunstncias o exigirem, por requerimento da comisso e com autorizao da autoridade mxima de cada Poder ou entidade. 1 Sempre que necessrio, a comisso dedicar tempo integral aos seus trabalhos, ficando seus membros dispensados do registro do ponto at a entrega do relatrio final. 2 As reunies da comisso sero registradas em atas que devero detalhar as deliberaes adotadas.

66

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Seo IV Da instruo, da defesa e do relatrio Art. 238. A instruo do processo administrativo obedecer ao princpio do contraditrio, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilizao dos meios e recursos admitidos em direito. Art. 239 Os autos da sindicncia, se existente, integraro o processo disciplinar, como parte da instruo. Art. 240 O indiciado ser citado para comparecimento em audincia onde ser colhido seu interrogatrio. 1 Na oportunidade da citao, ser entregue ao indiciado cpia da portaria instauradora do procedimento. 2 No caso de recusa do indiciado em apor o ciente na cpia da citao, o prazo para defesa contar-se- da data declarada, em termo prprio, com a assinatura de 02 (duas) testemunhas, oportunidade em que ser designado pela comisso defensor dativo. 3 Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, ser citado por edital, publicado em jornal de grande circulao no Municpio, para apresentar defesa. 4. O indiciado somente ficar dispensado de atender s convocaes feitas pela comisso, se apresentar laudo da junta de percia mdica oficial da prefeitura, informando sobre a impossibilidade do servidor atender convocao por razes fsicas ou psquicas. 5 No caso de existir mais de 01 (um) indiciado no mesmo processo, cada 01 (um) deles, ser ouvido separadamente, e sempre que divergirem em suas declaraes sobre fatos ou circunstncias, ser promovida a acareao entre eles. 6 O procurador do acusado poder assistir ao interrogatrio, sendo-lhe vedado interferir nas perguntas e respostas, facultando-lhe, porm, reinquirir as mesmas testemunhas e o indiciado, por intermdio do presidente da comisso. 7 Tomadas s declaraes do indiciado a ele ser dado prazo de 05 (cinco) dias para oferecer defesa prvia, onde poder apresentar provas e arrolar testemunhas a serem ouvidas em sua defesa.

67

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 241 Na fase de instruo a comisso promover tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, objetivando a coleta de prova, e recorrer, quando necessrio, a tcnicos e peritos, de modo a permitir a completa elucidao dos fatos. Art. 242 assegurado ao servidor o direito de acompanhar o processo pessoalmente ou por intermdio de procurador, arrolar e reinquirir testemunhas, produzir provas e contraprovas e formular quesitos, quando se tratar de prova pericial. 1 O presidente da comisso poder denegar pedidos considerados impertinentes, meramente protelatrios, ou de nenhum interesse para o esclarecimento dos fatos. 2 Ser indeferido o pedido de prova pericial, quando a comprovao do fato independer de conhecimento especial de perito. Art. 243 A intimao do defensor dever ser efetuada no prazo mnimo de at 02 (dois) dias antes da data designada para o ato. 1 A intimao ser feita na pessoa do indiciado ou de seu defensor, devendo ambos informar o endereo onde podero ser encontrados para receber suas intimaes. 2 Caso seja infrutfera a tentativa de intimao pessoal, far-se- a intimao por meio eletrnico ou qualquer outro meio eficaz que atenda o caput do artigo. 3 O defensor dever indicar um endereo eletrnico (e-mail), para que possa receber intimaes responsabilizando-se por sua manuteno e consulta. 4 O servidor e seu defensor devero manter atualizados os endereos onde recebero suas intimaes, fsicos ou eletrnicos, sob pena de considerar vlida a intimao feita nos endereos indicados. Art. 244 Caso a defesa no comparea audincia de instruo, embora regularmente intimada, poder ser nomeado defensor para assistir o indiciado, preferencialmente bacharel em direito. Art. 245 As partes podero arrolar at 05 (cinco) testemunhas. Art. 246 As testemunhas, se servidores do mesmo Poder ou entidade, sero convocadas a depor mediante mandado, expedido pelo presidente da comisso, e comunicado ao chefe da repartio onde servem, com a indicao do dia e hora marcados para inquirio, devendo a 2 (segunda) via, com o ciente do interessado, ser anexada aos autos.

68

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Pargrafo nico. Se o servidor for intimado, e no comparecer ao ato sem justa causa ter suspenso o pagamento de sua remunerao at que satisfaa essa exigncia, estendendose essa penalidade aos aposentados e aqueles servidores colocados em disponibilidade. Art. 247 Se a testemunha for da Administrao e no for servidor do mesmo Poder ou entidade, ser convidada a depor, indicando-se data, local e horrio. Art. 248 Se a testemunha for do indiciado, dever por ele ser conduzida a depor, na data determinada pela comisso. Art. 249 O depoimento ser prestado oralmente e reduzido a termo, no sendo lcito testemunha traz-lo por escrito, salvo pequenas anotaes. 1 As testemunhas sero inquiridas separadamente. 2 Na hiptese de depoimentos contraditrios ou que se infirmem, proceder-se- acareao entre os depoentes. Art. 250 Quando houver dvida sobre a sanidade mental do acusado, a comisso propor autoridade competente que ele seja submetido a exame por junta mdica oficial, da qual participe pelo menos 01 (um) mdico psiquiatra. Pargrafo nico. O incidente de sanidade mental ser processado em auto apartado e apenso ao processo principal, aps a expedio do laudo pericial. Art. 251 O indiciado ser intimado atravs de seu defensor por mandado expedido pelo presidente da comisso para apresentar defesa final escrita, no prazo de 10 (dez) dias, assegurando-lhe vista do processo na repartio. 1 Havendo 02 (dois) ou mais indiciados, o prazo ser comum, e de 20 (vinte) dias, se os procuradores forem distintos. 2 O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. 3 Na falta de defesa, a comisso designar servidor, de preferncia bacharel em direito, para defender o indiciado. Art. 252 O indiciado que mudar de residncia fica obrigado a comunicar comisso o lugar onde poder ser encontrado.

69

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 253 Achando-se o indiciado em lugar incerto e no sabido, e havendo necessidade, ser o indiciado e seu defensor intimado por edital, publicado em jornal de grande circulao no Municpio, para apresentar defesa em 10 (dez) dias. Art. 254 Considerar-se- revel o indiciado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo legal ou deixar de comparecer ao interrogatrio. 1 A revelia ser declarada, por termo, nos autos do processo e havendo defensor dativo, ser restitudo o prazo para a defesa. 2 Para defender o indiciado revel, o presidente da comisso do processo designar um servidor como defensor dativo, que dever ser ocupante de cargo efetivo superior ou de mesmo nvel, ou ter nvel de escolaridade igual ou superior ao do indiciado e preferencialmente ser bacharel em direito. Art. 255 Apreciada a defesa, a comisso elaborar relatrio minucioso, onde resumir as peas principais dos autos e mencionar as provas em que se baseou para formar a sua convico. 1 O relatrio ser sempre conclusivo quanto inocncia ou responsabilidade do servidor. 2 Reconhecida a responsabilidade do servidor, a comisso indicar o dispositivo legal ou regulamentar transgredido, bem como as circunstncias agravantes ou atenuantes, e a penalidade que entender cabvel. Art. 256 O processo disciplinar, com o relatrio da comisso, ser remetido autoridade que determinou a sua instaurao para julgamento. Art. 257 Aplicar-se- a sindicncia e ao processo administrativo subsidiariamente o Cdigo de Processo Penal e Processo Civil vigentes. Pargrafo nico. Aplicar-se- sindicncia as disposies de toda instruo processual deste captulo no que couber. Seo V Do julgamento Art. 258 No prazo de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, a autoridade julgadora proferir a sua deciso de maneira fundamentada.
70

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

Pargrafo nico. So autoridades competentes para julgar a sindicncia e processo disciplinar: o Prefeito Municipal e o Presidente da Cmara de Vereadores. Art. 259 O julgamento por princpio acatar o relatrio da comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. 1 Reconhecida pela comisso a inocncia do servidor, a autoridade instauradora do processo determinar o seu arquivamento, salvo se, por fundamentada convico dessa ltima, for flagrantemente contrria prova dos autos. 2 Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade. Art. 260. Julgado o processo e impondo-se a penalidade, cabe pedido de reconsiderao, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da cincia inequvoca do servidor ou seu defensor sobre a concluso do processo. Art. 261 Verificada a ocorrncia de vcio insanvel, a autoridade que determinou a instaurao do processo, ou outra de hierarquia superior, declarar a sua nulidade, total ou parcial, e ordenar, no mesmo ato, o refazimento da parte anulada ou de todo o processo, mesma comisso ou a outra que designar. 1 O julgamento fora do prazo legal, se por motivo justificado nos autos, no implica nulidade do processo. 2 A autoridade julgadora que der causa prescrio da ao disciplinar ser responsabilizada na forma desta lei. Art. 262 Extinta a punibilidade pela prescrio, a autoridade julgadora determinar o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor. Art. 263. O servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, aps a concluso do processo, e o cumprimento da penalidade acaso aplicada. Art. 264 Ser assegurado transporte, na forma desta lei, aos membros da comisso e ao secretrio, quando obrigados a se deslocarem do Municpio para a realizao de misso essencial ao esclarecimento dos fatos.

71

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Seo VI Da reviso do processo Art. 265 O processo disciplinar poder ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada. 1 Em caso de falecimento, ausncia ou desaparecimento do servidor, poder requerer a reviso do processo o cnjuge, o companheiro, ascendente ou descendente de 1 grau, bem como o irmo do servidor. 2 No caso de incapacidade mental do servidor, a reviso ser requerida pelo respectivo curador. Art. 266 No processo revisional, o nus da prova cabe ao requerente. Art. 267 A simples alegao de injustia da penalidade no constitui fundamento para a reviso, que requer elementos novos ainda no apreciados no processo originrio. Art. 268 O requerimento de reviso do processo ser encaminhado ao dirigente mximo de cada Poder ou entidade respectiva, em 03 (trs) dias. Pargrafo nico. Deferida a petio, a autoridade competente providenciar, em 05 (cinco) dias, a constituio de comisso, na forma desta lei. Art. 269 A reviso correr em apenso ao processo originrio. Pargrafo nico. Na petio inicial, o requerente pedir dia e hora para a produo de provas e inquirio das testemunhas que arrolar. Art. 270 A comisso revisora ter 60 (sessenta) dias para a concluso dos trabalhos, sob pena de responsabilidade. Art. 271 Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos prprios da comisso do processo disciplinar. Art. 272 O julgamento caber autoridade que aplicou a penalidade, nos termos desta lei. Pargrafo nico. O prazo para julgamento ser de 20 (vinte) dias, contados do recebimento do processo, no curso do qual a autoridade julgadora poder determinar diligncias.
72

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 273 Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos os direitos do servidor, exceto em relao destituio de cargo em comisso, que ser convertida em exonerao. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. TTULO V DA APOSENTADORIA Art. 274 A aposentadoria devida aos servidores pblicos municipais ou penso por morte aos dependentes legais dos servidores ser concedida pelo FAPS - Fundo de Aposentadoria e Penses dos Servidores Municipais de So Sebastio, mediante abertura de processo e na forma da Lei, sendo: I aposentadoria voluntria (por tempo de contribuio e/ou por idade) de iniciativa do servidor; II aposentadoria por invalidez de iniciativa da Comisso de Avaliao da Sade do Servidor, embasada por Junta Mdica; III aposentadoria compulsria se dar aos 70 (setenta) anos de idade do servidor e de iniciativa do Departamento de Recursos Humanos do rgo ao qual o servidor est vinculado; IV Penso por morte de servidor de iniciativa de seus dependentes legais ou do responsvel legal, quando tratar-se de menor ou incapaz. 1 O processo de aposentadoria ou penso ter tramitao clere quando devidamente instrudo com todos os documentos necessrios e ser analisado juridicamente, podendo ser deferido ou no por deliberao do Conselho de Administrao do FAPS. 2 O processo de aposentadoria dever ser aberto com antecedncia mnima de 90 (noventa) dias da data desejada ou determinada para sada da situao de atividade e o requerente ou interessado dever cumprir as eventuais exigncias oficiadas pelo FAPS necessrias anlise do processo.
73

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011

3 O ato administrativo prprio da concesso da Aposentadoria e de Penso por morte, ser expedido pelo Chefe de cada Poder, aps seu deferimento pelo Conselho de Administrao do FAPS. Art. 275 Fica assegurado ao servidor contribuinte do Ente previdencirio o direito ao recebimento pelo rgo ao qual esteja vinculado do abono de permanncia desde sua manifestao formal sobre o desejo de permanecer em atividade e se acompanhada dos documentos necessrios exigidos, atravs de abertura de processo, no caso de j constatado pelo rgo previdencirio o cumprimento de todos os requisitos para sua aposentadoria por tempo de contribuio, em conformidade com a Lei. TTULO VI DAS DI S POSIE S GER AI S, FINAI S E TR A NSITRI AS Art. 276 O Dia do Servidor Pblico ser comemorado no dia 28 (vinte e oito de outubro). Art. 277 Podero ser institudos, no mbito dos Poderes e das entidades a que se aplica esta lei os seguintes incentivos funcionais, alm daqueles j previstos nos respectivos planos de carreira: I - prmios pela apresentao de idias, inventos ou trabalhos que favoream o aumento de produtividade e a reduo dos custos operacionais; II - concesso de medalhas, diplomas de honra ao mrito, condecorao e elogio. Art. 278 Os prazos previstos nesta lei sero contados em dias corridos, excluindose o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o 1 (primeiro) dia til seguinte, o prazo vencido em dia em que no haja expediente. Art. 279 Por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, o servidor no poder ser privado de quaisquer dos seus direitos, ou sofrer discriminao em sua vida funcional. Art. 280 Podero ser complementadas por decreto regulamentar do Executivo as disposies deste Estatuto. Art. 281 Os benefcios previdencirios dos servidores pblicos sero concedidos nos moldes da Constituio Federal e legislao previdenciria do Municpio de So Sebastio.
74

PREFEITURA MUNICIPAL DE SO SEBASTIO


ESTNCIA BALNERIA ESTADO DE SO PAULO

LEI COMPLEMENTAR N 146/2011 Art. 281 A vedada a prestao de servio gratuito, salvo os casos previstos em Lei. (N.R.) Art. 282 As despesas com a execuo desta lei correro conta das dotaes especficas, consignadas, a cada ano, na respectiva lei oramentria quanto Prefeitura, Cmara e s autarquias, e quanto s fundaes observando-se suas peculiaridades institucionais. Art. 283 Esta lei entrar em vigor a partir de 1 de janeiro de 2012. Art. 284 Observados os direitos adquiridos dos servidores, derrogam-se as disposies em contrrio, em especial aquelas inseridas na Lei Complementar 76 de 31 de maro de 2006, respeitando-se a vigncia do ttulo especfico inerente ao magistrio. Art. 285 Ficam revogadas as disposies em contrrio, em especial a Lei Complementar n 56 de 2004. So Sebastio, 21 de novembro de 2011.

ERNANE BILOTTE PRIMAZZI Prefeito

Registrada em livro prprio e publicada por afixao data supra. Projeto de Lei Complementar n 19/2011

SAJUR/SEHAB/nsa

75

You might also like