You are on page 1of 20

Histria da frica

Joceneide Cunha Julio Claudio da Silva

So Cristvo/SE 2010

Histria da frica
Elaborao de Contedo Joceneide Cunha Julio Claudio da Silva

Projeto Grco e Capa Hermeson Alves de Menezes Diagramao Nycolas Menezes Melo Ilustrao Joceneide Cunha

Copyright 2010, Universidade Federal de Sergipe / CESAD. Nenhuma parte deste material poder ser reproduzida, transmitida e gravada por qualquer meio eletrnico, mecnico, por fotocpia e outros, sem a prvia autorizao por escrito da UFS.

FICHA CATALOGRFICA PRODUZIDA PELA BIBLIOTECA CENTRAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE


C217h Cunha, Joceneide. Histria da frica / Joceneide Cunha -- So Cristvo: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2010.

1. frica - Histria . I. Silva, Julio Claudio da. I. Ttulo CDU 94(6)

Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky Reitor Josu Modesto dos Passos Subrinho Vice-Reitor Angelo Roberto Antoniolli Diretoria Pedaggica Clotildes Farias de Sousa (Diretora) Diretoria Administrativa e Financeira Edlzio Alves Costa Jnior (Diretor) Sylvia Helena de Almeida Soares Valter Siqueira Alves Coordenao de Cursos Djalma Andrade (Coordenadora) Ncleo de Formao Continuada Rosemeire Marcedo Costa (Coordenadora) Ncleo de Avaliao Hrica dos Santos Matos (Coordenadora) Carlos Alberto Vasconcelos Coordenadores de Curso Denis Menezes (Letras Portugus) Eduardo Farias (Administrao) Haroldo Dorea (Qumica) Hassan Sherafat (Matemtica) Hlio Mario Arajo (Geograa) Lourival Santana (Histria) Marcelo Macedo (Fsica) Silmara Pantaleo (Cincias Biolgicas)

Chefe de Gabinete Ednalva Freire Caetano Coordenador Geral da UAB/UFS Diretor do CESAD Antnio Ponciano Bezerra Vice-coordenador da UAB/UFS Vice-diretor do CESAD Fbio Alves dos Santos

Ncleo de Servios Grcos e Audiovisuais Giselda Barros Ncleo de Tecnologia da Informao Joo Eduardo Batista de Deus Anselmo Marcel da Conceio Souza Raimundo Araujo de Almeida Jnior Assessoria de Comunicao Edvar Freire Caetano Guilherme Borba Gouy

Coordenadores de Tutoria Edvan dos Santos Sousa (Fsica) Geraldo Ferreira Souza Jnior (Matemtica) Janana Couvo T. M. de Aguiar (Administrao) Priscila Viana Cardozo (Histria) Rafael de Jesus Santana (Qumica) tala Santana Souza (Geograa) Trcia C. P. de Santana (Cincias Biolgicas) Vanessa Santos Ges (Letras Portugus) Lvia Carvalho Santos (Presencial)

NCLEO DE MATERIAL DIDTICO


Hermeson Menezes (Coordenador) Arthur Pinto R. S. Almeida Carolina Faccioli dos Santos Cssio Pitter Silva Vasconcelos Isabela Pinheiro Ewerton Lucas Barros Oliveira Neverton Correia da Silva Nycolas Menezes Melo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE Cidade Universitria Prof. Jos Alosio de Campos Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze CEP 49100-000 - So Cristvo - SE Fone(79) 2105 - 6600 - Fax(79) 2105- 6474

Sumrio
AULA 1 Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica . 07 AULA 2 As primeiras civilizaes e os reinos de Kush e Axum...................... 15 AULA 3 O Islamismo na frica e os reinos do Sudo Ocidental .................... 25 AULA 4 A escravido africana e o trco ...................................................... 33 AULA 5 Reinos do Congo e do Ndongo ......................................................... 41 AULA 6 Reinos iorubs....................................................................................55 AULA 7 Os retornados brasileiros .................................................................. 67 AULA 8 Aspectos da histria da dominao colonial portuguesa em Moambique... 86 AULA 9 Movimentos nacionalistas e de independncia dos pases africanos..102 AULA 10 O cinema africano ........................................................................... 131

Aula

1
HISTORIOGRAFIA AFRICANA E FONTES PARA O ESTUDO DA HISTRIA DA FRICA
META
Possibilitar ao aluno a perceber como transcorreu a histria da historiograa da frica ao longo dos sculos. Compreender que alguns desaos relativos a temas e fontes, presentes na da historiograa da africana, ainda se apresentam para o historiador contemporneo dedicado ao seu estudo.

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: Analisar o curso da historiograa africana ao longo dos sculos e enfatizar as novas possibilidades de abordagens de temas e fontes oferecidas pelos recentes avanos historiogrcos.

PR-REQUISITO
O aluno dever ter domino do que seja fontes histricas e historiograa.

Representao do continente africano por meio de seus povos. (Fonte: http://2.bp.blogspot.com).

Histria da frica

INTRODUO
O objetivo dessa aula analisar a historiograa africana ao longo dos sculos e enfatizar as novas possibilidades de abordagens de temas e fontes oferecidas pelos recentes avanos historiogrcos. Ao faz-lo teremos em vista que todo registro humano produz uma determinada representao. Sendo assim a historiograa africana ao longo de seu curso produz/produziu diversas representaes a respeito da frica. De um modo geral quais so as imagens mais emblemticas sobre a frica construda ao longo dos sculos? Algumas das idias sobre frica foram criadas lentamente atravs dos relatos de viajantes e carregam consigo a noo de estranhamento. Essas imagens comearam a ser construdas na Antiguidade e com as viagens da expanso colonial europia a partir do sculo XIV essas imagens foram mais alimentadas, bem como no sculo XIX e inicio do XX, por conta do processo de partilha e colonizao. Nessas imagens os europeus colocaram os africanos como inferiores. Assim, veremos que algumas idias que perduram no censo comum sobre o continente como algo homogneo ou um lugar inspito fruto de uma remota construo tambm historiogrca e que possua interesses. Tambm veremos que a produo sobre histria da frica vasta e que possui diversas correntes. E esperamos que ao trmino do livro, o aluno possa perceber que o continente africano heterogneo em lnguas, religies, formas de organizaes dentre outros.

Sir Adolphus William Ward foi o responsvel pelos catorze volumes do The Cambridge Modern History, os quais no mencionavam em nada a histria da frica. Nos anos oitocentos houve a prossionalizao da histria que passa ser uma atividade cientca ligada s fontes que so, sobretudo, as escritas. Com isso, a frica no teria histria antes da chegada dos europeus, pois eles que teriam produzidas as tais fontes. (Fonte: http://www.probertencyclopaedia.com).

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

A HISTRIA DA FRICA
Durante muito tempo perdurou a idia de que no havia obras que abordassem a histria da frica, e um dos argumentos que no haveria fontes histricas para serem pesquisadas. Nessa aula veremos que os textos sobre a histria da frica so praticamente paralelos ao aparecimento da escrita e que existe um leque amplo de fontes histricas para a histria da frica que esto sendo utilizadas pelos novos historiadores. Saliento que para os africanos o conhecimento da sua histria e das sociedades ponto indispensvel nos que eles chamam de tomada de conscincia e construo de uma identidade mltipla e em constante mudana. At os anos cinqenta a histria da frica foi negligenciada pelo mundo ocidental. Os textos de histria que abordam o continente africano so bastante remotos. As civilizaes do mediterrneo j conheciam o norte do Saara e com isso essa parte do continente est presente nos relatos histricos de Herdoto, Plnio, Estrabo dentre outros. No entanto, essas informaes so escassas e a autenticidade desses relatos bastante discutida dentre os historiadores. As informaes mais consistentes so da frica Oriental, mais precisamente na regio do oceano Indico e do Mar Vermelho, pois vrios mercadores comercializaram nessa regio um desses trabalhos foi realizado por Cludio Ptolomeu. Ressalto que essas obras criaram algumas representaes sobre os africanos. Herdoto reconheceu o carter justo dos reis etopes, mas no viu com bons olhos o fato de serem negros e com os cabelos crespos. Nos seus relatos, mostra o quanto ele se impressionou com a cor da pele dos etopes e com a geograa da Etipia. A forma de denominar a frica conhecida, Aethiops, que signicava terra de homens pretos j mostra a imagem e o estranhamento que os romanos e gregos tinham da frica. Na obra Histria de Herdoto, segundo Oliva h estranhamento, admirao e desqualicao. Desqualicao com a cor da pele. Ao mesmo tempo h uma associao com a cor da epiderme e o clima. Estranhamento com o fentipo e admirao com a natureza, pois na Etipia existiria muito ouro e as rvores seriam silvestres e com a longevidade dos homens. Aps Herdoto teremos o gegrafo Cludio Ptolomeu que se baseou em estudos anteriores e concluiu que a frica no passaria da regio do Equador e que o clima ao sul dele seria intolervel. E essa cartograa que inuenciou os gegrafos medievais e a teologia do mesmo perodo. Os gegrafos medievais elaboraram mapas que possuam um padro e colocavam os continentes da terra distribudos em forma de T. O termo utilizado para representar essas representaes era mapas TO, Orbis Terrarum. Segundo Noronha, T representaria o cristo crucicado e O os oceanos. Nessas representaes Jerusalm aparece no centro, o paraso terrestre no norte, a Europa cava esquerda (do observador) de Jerusalm e a sia a direita, por m a frica cava ao sul da cidade citada.

Histria da frica

Mapa de Psalter (Fonte: NORONHA, Isabel. Medieval chorography and Renaissance cartography: iconographic testimonies of two worldviews. Hist. cienc. saude-Manguinhos. [online]. Nov. 1999/ Feb. 2000, vol.6, no.3 [cited 03 May 2006], p.681-687).

Os textos medievais associavam a cor negra ao Diabo, este era sempre representado por um negro, um etope. Orgenes defendeu a idia de que a cor da pele reetia o seu ndice de pecado, quanto mais escuro fosse o individuo, mais pecados ele teria. E, Juntamente com a cor da pele, o clima tambm foi usado no processo de criao dessas imagens negativas e positivas da frica. Nesse contexto, foi elaborada uma imagem que a cor negra do diabo era devido a sua vivncia no inferno, local de temperaturas elevadas. Para Priore, a palavra frica para os cristos medievais est associada a histria de Cam. E segundo a tal histria No amaldioou a descendncia de Cana, lho de Cam, por causa de uma desobedincia do ltimo. Segundo a maldio os lhos de Cana seriam escravos dos outros herdeiros de No e habitariam uma terra ensolarada. Essas imagens no foram construdas ingenuamente, mas justicavam a escravido. Na Bblia h passagens que mostram a escravido e em certa medida aprovam. E alguns dos atuais santos, como So Baslio, foram proprietrios de escravos e depois foram canonizados. E essa imagem forneceu justicativa para a escravido que perdurou durante sculos. Quando nos relatos era mencionado o item dos recursos, tanto era mostrado a quantidade de ouro existente, como tambm se escrevia sobre uma secura do continente e seu solo pedregoso, ou seja imagens positivas e negativas. As derivaes dessas imagens foi o fato de nomear o gorila de homem selvagem, os pigmeus de orangotangos. Os africanos seriam uma raa amaldioada e por isso estava voltando a ser um animal.
10

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

Ressalta-se que paralelamente as imagens apontadas, havia tambm no interior da Igreja, pessoas que construam uma imagem positiva do continente e que criticavam a escravido, como por exemplo, So Crisstomo. E recorriam ao fato de um rei mago ser negro, Baltazar, para defender que Deus teria perdoado os descendentes de Cam. Os rabes tambm produziram inmeros textos sobre a histria da frica e nesses havia mais informaes que nas anteriores. Pois com a ajuda do camelo, os rabes comercializaram de forma intensa com a frica Ocidental, transitavam pelo Saara, alguns deles viveram nas principais cidades do chamado Sudo Ocidental. Tambm havia os comerciantes rabes que residiam na Costa Oriental da frica, e alm de comerciantes tambm existiam os intelectuais. Por esses motivos conviveram mais com os africanos e por isso descreveram inmeras situaes, saliento que narram as situaes de acordo com as informaes que recolheram na poca que viveram. Uma crtica que se faz a essas obras e o fato de no mostrarem as mudanas ocorridas no tempo e alguns dos pontos descritos ou narrados podem ser anacrnicos, pois os rabes mencionaram aspectos que j tinham acontecido e que eram tidos como verdades e fruto de relatos mais antigos. Outra crtica que em alguns casos no se sabe se o que o autor escreveu fruto da sua observao ou de outrem, ou ainda obra de boatos contemporneos. E, por m, o termo histria tinha um sentido ambguo na poca das tais obras, que podia signicar tanto uma narrao dos acontecimentos histricos como a descrio dos fenmenos naturais. Dentre essas obras podemos citar a de Al-Bakri (Nasceu na cidade de Crdova em 1040 e escreveu um livro chamado As Vias e os Reinos, neste h um captulo sobre o reino de Gana. Ele faleceu em 1094.) e Batuta (Nasceu em Tnger em 1304, norte da frica, situada no Estreito de Gilbratar foi um grande viajante, circulou pela China, Mdio Oriente, Zanzibar e no Sudo. No Sudo hospedou na residncia do Mansa em Mali, seu livro Voyages dans le pays des Noirs traz inmeras informaes sobre o Reino do Mali. Ele faleceu em 1369); o primeiro narra a histria do Reino de Gana, suas caractersticas e o ltimo traz muitas informaes sobre Mali. Essas obras narram os feitos dos africanos entre os sculos IX e XV. Dentre esses autores rabes destaca-se Ibn Khaldun (1332-1406), nascido em Tunis, capital da Tunsia. Ocupou inmeros cargos no decorrer da sua vida, pois foi secretrio, chefe de chancelaria, ministro, recrutador de mercenrios, foi preso, embaixador, grande cdi uma espcie de juiz nas leis muulmanas, corteso e escritor. Foi um viajante circulou no norte da frica, de Tnis a Fez, de Bugia ou Tlemcen ao Cairo. E ainda esteve na Sevilha e em Granada. Escreveu Historia dos Berberes, Os Prolegmenos, a Histria Universal em 1382. Parte da sua obra tem como objetivo discorrer sobre a frica, sobretudo a do norte, e suas relaes com os povos do Mediterrneo e do Oriente prximo. Nesses estudos chegou a criar uma lei que os nmades dos desertos e estepes conseguiam terras agricultveis, com

11

Histria da frica

isso construam grandes reinos e aps trs geraes perdiam a vitalidade se eram vitimados atravs de invases de outros nmades, ou seja, uma viso cclica da histria. Esse autor acreditava ainda que pudesse se aproximar-se da verdade, atravs da crtica dos dados e comparao. E talvez por esse motivo, Ki-Zerbo defenda que ele foi o criador da histria cientca. (KIZERBO, 1972,16) Um dos captulos de sua obra versa sobre a histria de Mali no momento que esse reino atingia o seu pice.

Ibn Khaldun (Fonte: http://www.atlasnetwork.org).

No sculo XV, os europeus chegam costa Atlntica da frica e isso faz com que surjam algumas obras literrias sobre as regies que os portugueses comercializavam, por exemplo, a regio de Angola. Eles se referiam a Costa Atlntica como a Guin. Paralelo ao comrcio tambm ocorreu um processo de evangelizao e os missionrios buscavam informaes sobre os grupos, dessa forma a catequese poderia ter mais xito. Dentre os ltimos temos Pedro Paez que morreu em 1622. E dos primeiros temos como mostra Cadornega que publica em 1681 a Histria das Guerras Angolanas, um texto que tambm narra os feitos da rainha Nzinga. Os livros do nal do sculo XVIII mostram argumentos contra ou a favor da abolio do trco. Os autores desses livros participavam do comrcio de escravos e por suas obras trazem posies sobre a temtica. No sculo XIX temos um grande acrscimo no nmero de obras escritas sobre a frica, concomitante ao processo de colonizao cresceu o interesse dos europeus pelos africanos, era necessrio conhecer para melhor dominar. Paralelo a dominao surgiu um discurso que justicava a colonizao atravs das idias de Hegel e Darwin. No sculo XIX, os africanos foram classicados como seres inferiores, primitivos, tribais e incapazes de

12

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

evoluir. Essas idias foram construdas por conta das correntes cientcas que estavam em voga naquele momento, algumas delas era o Darwinismo social e do determinismo racial e geogrco. Essas idias foram responsveis pela crena na inexistncia da histria, crena essa que perdurou at a dcada de sessenta do sculo XX. Tambm surgiu nesse contexto, a antropologia que tinha como escopo estudar as sociedades primitivas e ahistricas. Dentre as produes temos as publicadas por Richard Burton. Hegel defendia que as sociedades africanas no possuam histria:
A frica no uma parte histrica do mundo. No tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos histricos prprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asitico. Aquilo que entendemos precisamente pela frica o esprito a-hstrico, o esprito no desenvolvido, ainda envolto em condies de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da histria do mundo. (Hegel, 1995: 174).

Paralelamente as idias de Hegel temos a ascenso das idias racistas. O racismo que era teorizado desde o sculo XVI, penetrou na histria e justicou alguns genocdios e ele ainda resiste na atualidade, pois se espalhou nos lmes, nos programas de televiso dentre outros. O racismo cientco do sculo XIX hierarquizou as pessoas de acordo com as caractersticas fsicas; e a cor da pele era um dos elementos mais importantes nessa hierarquizao. Os africanos estariam na base da pirmide hierrquica e por isso no seriam capazes de organizar uma civilizao e tambm no teriam sido capazes de criar nada, todos os elementos que existiriam no continente como tcnicas de agricultura teriam sido copiados de outros povos. Assim, os africanos se tornaram personagens passivos na histria e no sujeitos. A inuncia do racismo foi relevante at os anos 20 do sculo XX, aps isso ela comeou a declinar. No censo comum o racismo comeou a intensicar com os conitos surgidos com o aumento de africanos e asiticos nas cidades ocidentais. Alm disso, as pessoas que conviviam com esses africanos tinham lido manuais que possuam as idias do racismo citado. Nos Oitocentos tambm h uma prossionalizao da histria que passa ser uma atividade cientca ligada s fontes que so, sobretudo, as escritas. Com isso, a frica no teria nenhuma histria antes da chegada dos europeus, pois eles que teriam produzido as tais fontes. Em 1902 e 1910, foi publicado The Cambridge Modern History em catorze volumes e em nada mencionava a histria da frica. Em 1957, foi publicado The New Cambridge Modern History sob os auspcios do Sir George Clark faz menes a frica no perodo da colonizao, principalmente da frica do Sul e um captulo introdutrio sobre os demais povos africanos a-histrico.
13

Histria da frica

Ressalta-se que nesse perodo tinha-se a idia de que os africanos seriam alvos de estudos dos arquelogos, lingistas e antroplogos. No entanto, as pesquisas dos primeiros estavam associadas a histria antiga e tambm acreditava-se que era necessrio documentos escritos. J os dois ltimos eram grandes entusiastas de pesquisas na frica por conta da variedade de lnguas e de culturas. Eles acreditavam que no continente havia uma enorme quantidade de dados para serem recolhidos e classicados, todavia, a histria s era buscada quando era necessrio para explicar algum dado coletado. Algumas dessas obras foram repletas de hipteses, como por exemplo, a de Seligman, Races of frica. Nesta, ele defende que as civilizaes da frica so as dos Camitas e a histria do continente deve retratar a relao desse continente com as outras raas da frica, a negra e a bosqumana. Ele hierarquiza as raas africanas, os camitas seriam superiores. Fage pontua que no livro citado no h evidncias histricas e suas hipteses j foram na atualidade descartadas. Tambm h produes de pessoas que participaram de forma efetiva do processo de colonizao e que buscavam informaes sobre esses povos para compartilhar com suas naes. Como mostra temos a produo de Delafosse, A History of the Colonization of frica. Outro passo foi dado na historiograa africana, quando Malinowski e Radcliffe Brown comearam a inuenciar as obras sobre a frica, pois eles criticavam uma histria que no tivesse um lastro de fontes. Essa inuncia fez sair algumas obras de cunho mais histrico, como as de Leo Frobernius que era etnlogo, antroplogo cultural, arquelogo e historiador camuado. Ele publicou inmeros trabalhos com os resultados de suas pesquisas, dentre outros pontos ele encontrou as estatuetas da cidade de If. Ele buscava uma inuncia etrusca na cultura africana, inclusive nas esttuas. Fage aponta que obras de Frobernius praticamente no so lidas e so muito criticadas, mas o autor ressalta que se faz necessrio uma releitura das mesmas, pois elas so repletas de informaes. No sculo XIX e incio do XX, os africanos tiveram acesso a lnguas escritas e comearam a narrar sua prpria histria, pois sentiam a necessidade de registr-la. Dentre as obras temos a History dos Yorubas de Samuel Johnson, um pastor protestante e que era um yoruba. At os dias atuais considerada uma obra clssica sobre a temtica. Posteriormente, surgiram outras obras feitas por africanos que objetivavam combater a idia da superioridade europia e enaltecer o passado africano. Para os colonizadores, a histria tinha uma nalidade prtica conhecer para melhor dominar. Paralelamente a isso, vrios historiadores africanos comeam a anotar as tradies africanas com mtodo e seriedade, aprendendo isso com os prprios colonizadores, pois os ltimos achavam interessante que fosse aprendido na colnia um pouco sobre a histria dos africanos e principalmente sobre a histria dos colonizadores.

14

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

Convm enfatizar que houve europeus e/ou norte-americanos que escreveram trabalhos isentos de preconceitos, como por exemplo, Ruth Fischer. Ps 1947, a Socit Africaine de Cultura juntamente com sua revista a Presnce Africaine se preocuparam com a frica ps colonizao. E alguns africanos buscavam a histria africana anterior a chegada dos europeus. Nos anos 50 e 60 vrios pases africanos caram independentes, e como fruto desse processo ocorreu a criao dos Estados nacionais. Dessa maneira se fazia necessrio uma construo de identidades para esses novos pases e deles perante a humanidade. Assim, uma elite poltica, intelectual foi a responsvel pela construo dessas identidades e utilizaram a histria, seus heris dentre outros elementos. Para Appiah, a negritude e o panafricanismo estiveram presentes enquanto ideologias nos primeiros trabalhos sobre histria da frica no perodo ps-independncia. Nessa primeira corrente autores como Ki-Zerbo e Cheikh Anta Diop enfatizaram que a frica tinha uma histria. Eles precisavam se contrapor ao pensamento ocidental que armava o contrario. E ainda pontuavam que a histria do ocidente era dependente da histria africana. Por isso, so classicados por Carlos Lopes como grupo da Pirmide invertida ou ainda corrente da superioridade africana. Os trabalhos desses autores priorizaram estudar grandes sociedades africanas e suas invenes, mostrando sua autonomia em relao ao Ocidente. Esse grupo tambm cometeu erros no ponto de vista historiogrcos. Primeiro porque enfatizaram as caractersticas histrico-culturais do continente africano de maneira desequilibrada e tambm por transformar os africanos em algumas situaes em meras vtimas, tirando-lhes tambm seu papel histrico. Em vez de eurocentrismo teramos um afrocentrismo. Se faz mister salientar a importncia do simpsio do Cairo em 1974, organizado pela UNESCO; como tambm o comeo do surgimento de vrias universidades no territrio africano e em 1969, o iniciou da execuo do talvez mais importante projeto da histria Africana, Histria Geral da frica. A mencionada obra composta por sete volumes, e possui uma diviso peridica, no primeiro volume temos a parte metodolgica e a pr-histria e no ltimo de 1880 a 1935, nesse volume possui vrios textos sobre o processo de colonizao e das lutas anti-coloniais. No nal dos anos setenta, surgiu um grupo de historiadores preocupados em pesquisar a histria da frica mas de maneira menos apaixonada que seus anteriores, e que teriam como meta inserir, aumentar o nmero de estudos sobre o continente e integrar as inovaes metodolgicas da historiograa mundial a histria da frica. Esse grupo de pesquisadores ampliaram os temas pesquisados, alguns dos temas o gnero, um exemplo o trabalho de Edna Bay intitulado Wives of the Leopard. Gender, Politics and Culture in the Kingdom of Dahomey, que aborda o papel importante que as esposas do rei do Daom tinham. Ainda h pesquisas sobre

15

Histria da frica

escravido como as de Thorton ou Lovejoy, tambm as sobre a literatura africana dentre outras. Em suma, Carlos Lopes classica a historiograa africana feita aps o sculo XIX em trs tipos, a corrente da inferioridade africana, da superioridade africana e a Nova escola dos estudos africanos.

FONTES PARA A HISTRIA DA FRICA


Hugh Tevor-Hope, um famoso professor da Universidade de Oxford, armou em 1963 ... No haver histria da frica Subsariana, mas tosomente a histria dos europeus no continente, porque o resto era escurido, e a escurido no matria da histria (SILVA, 2003, 229). Essa armao de Trevor-Hope mostra um pensamento corrente at pouco tempo atrs, a inexistncia de fontes para a feitura da histria da frica, principalmente a subsariana, e por isso no seria possvel construir a narrativa histria. Essa idia era decorrente, primeiramente de uma idia positivista de fonte, ou seja, s era considerado fonte histria os documentos escritos e ociais. A frica era vista pelos europeus como um continente brbaro, de iletrados e por isso no teria produzido os documentos citados. Segundo devido ao fato dos ocidentais traarem uma linha no deserto do Saara que separaria as sociedades alfabetizadas e analfabetizadas, e promoviam uma separao que inexiste na realidade entre uma frica do Norte e uma subsariana. No se pode pensar em duas histrias da frica, pois as mesmas esto interligadas. H trs tipos de fontes que se destacam na feitura da Histria da frica: a escrita, tradio oral e os vestgios arqueolgicos. Convm ressaltar que na feitura da Histria da frica h a necessidade de uma interdisciplinaridade, a lingstica e a arqueologia so alguns dos campos de saber que tm contribudo de forma imensurvel, principalmente ps anos setenta. Saliento que com a Escola de Annales houve um alargamento do conceito de fontes e a tradio oral passou a ser aceita dentre as mesmas. E lembrando que todos os elementos produzidos pelo homem passam a ser fontes histricas. O primeiro tipo de fonte, as escritas, no so to raras, nem to dispersas no tempo e no espao como se defendeu durante muito tempo. Elas so inmeras e muitas ainda aguardam historiadores para pesquisarem. Elas esto arquivadas na Arglia, Marrocos, na Europa e at mesmo na Amrica. Ki-Zerbo divide-as em fontes antigas (egpcias, nbias e Greco-latinas), fontes rabes, europias ou soviticas dentre essas h as narrativas ou as de arquivo, fontes africanas recentes, as meroticas, etopes, os africanos que escreverem em rabe e os africanos que redigiram nas lnguas europias e por m as fontes africanas e asiticas que tambm h as narrativas e as de arquivo. (KI-ZERBO, 1972,15) H um grande nmero de relatos escritos em rabe, a partir do sculo VII, perodo de expanso muulmana, alguns desses escritos foram citados

16

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

anteriormente porque tambm so relatos de histria. As fontes rabes esto entre as fontes mais importantes, pois traz informaes obre grandes perodos e diversos reinos; e foram escritas por rabes e africanos. Alm dos j citados Ibn Batuta, Al Bakri, Ibn Kkaldun podemos citar Al Hasan, (Nasceu em 14883 em Granada e estudou em Fez, no Marrocos. Viajou pelo Sudo por volta de 1507, esteve no Egito e foi a Meca. Foi preso por um pirata siciliano e foi entregue ao Papa Leo X que o batizou na Baslica de So Pedro com o nome de Johannes Leo de Mdicis. Tornou-se professor na Universidade de Bolonha. Posteriormente deixou a Itlia e retornou a Tunsia e se converteu novamente ao Isl. Sua principal obra e muito conhecida dos europeus a Descrio da frica e das Coisas Notveis Que a se encontram.) tambm conhecido como J. Leo-o-Africano, ou ainda Masudi dentre outros. E, entre as fontes africanas temos os textos como o do sulto Njoya em lngua bamum. Nos sculos XV e XVI, conforme foi citado, o continente comeou ser alvo dos europeus que comercializavam seus produtos e buscavam escravos. Muitos deles, marinheiros, comerciantes redigiram relatos de suas expedies que fornecem vrias informaes das sociedades africanas. E nos Oitocentos, perodo da partilha e colonizao, vrios europeus foram para a frica ocupar cargos burocrticos e com isso produziram balancetes, relatrios dentre outros documentos escritos. E muitas das tradies orais foram transcritas. O problema dessas fontes que boa parte delas foram produzidas pelos europeus e por isso seu uso requer cuidados e um grande rigor metodolgico. Uma novidade nesse tipo de fontes, as escritas, tm sido a literatura, atravs dos textos literrios os historiadores tm pesquisado as representaes dentre outros aspectos. O segundo tipo, a oral, de extrema importncia para a histria da frica. Os guardies da tradio oral so os ancios. E quando um deles falece leva consigo um o da tradio oral da localidade. Essa fonte mostra os valores e costumes de algum povo; assim como alguns fatos histricos. Na frica as palavras no so usadas inutilmente, quando uma pessoa exerce um cargo, ela pouco falar em pblico. As meias-palavras so extremamente usadas, assim como provrbios. Ambos ganham sentidos dentro do seu contexto e requer um grande esforo na interpretao. Na regio da Senegmbia, por exemplo, existe um ofcio denominado de griot ou gri que foi denido por Cheikh Hamidou Kane como o guardio das tradies orais nas sociedades senegambianas. (BARRY, 2000, 5). O papel do Gri romper o silncio do esquecimento e exaltar a glria da tradio (BARRY, 2000, 5). Uma das tradies narradas na regio a epopia de Sundiata que foi mansa do Mali. O gri considerado o mestre na arte de falar, para isso passam por treinamentos disciplinados, que duram por sete anos e um cargo passado de pai para lho. Esses griots se tornam os detentores da tradio oral. Eles tambm animam o pblico com msicas, que narram

17

Histria da frica

as grandes aes dos corajosos e dos justos, danando e contando as coisas antigas. A presena deles marcante nas celebraes. Alguns historiadores ainda no consideraram o funcionamento interno das tradies orais africanas, no compreenderam que elas so discursos histricos que possui como meta narrar uma histria. E como ocorrem as selees das tradies, como algumas so reativadas de acordo com as necessidades contemporneas ou como tambm so esquecidas. Muitas das narrativas da tradio oral tm sido conrmadas atravs dos documentos escritos ou dos achados arqueolgicos. E, elas permitem uma visualizao da frica na perspectiva dos africanos. Um das crticas que se faz ao uso das tradies o fato da oralidade ter uma funo na frica. No entanto, as fontes escritas tambm no possuem uma funo? Outra crtica que se faz ao uso dessas fontes o fato delas terem rupturas e serem descontnuas e a ausncia de uma cronologia. O terceiro tipo so os vestgios arqueolgicos. Nesses tem encontrado cermicas, artefatos de ferro e bronze. Esses achados tm conrmado tradies orais e revelado vrias caractersticas das civilizaes africanas. Os achados arqueolgicos tm permitido informaes de Estados como Kush, Axum ou ainda Gana. E contribudo aos africanos com uma construo da histria africana numa perspectiva dos africanos. Dentre alguns dos arquelogos temos Clark, Dart, Leakey, Zaki dentre outros. Os problemas das fontes citadas acima so: a falta de recursos nanceiros suas pesquisas, geralmente, demandam grandes somas de dinheiro, as diculdades de acesso de alguns stios arqueolgicos, fragilidade de alguns materiais utilizados e por m, o solo mido de algumas regies que contribuem com o desgaste dos artefatos ou ainda a eroso que provoca uma desarrumao nos estratos. Outro aspecto so os turistas que em expedies acabam destruindo alguns desses artefatos. Outras fontes histricas que so pouco citadas pelos especialistas em Histria da frica so as visuais, como fotograas e os lmes. Os africanos tm produzido inmeras pelculas que da mesma maneira que a literatura pode ser visualizado representaes dos africanos feita pelos mesmos dentre outros pontos.

18

Historiograa africana e fontes para o estudo da Histria da frica

Aula

RESUMO
Os textos de histria que abordam o continente africano so bastante remotos. Remontam aos relatos histricos de Herdoto, Plnio, Estrabo dentre outros. Contudo esses registros no so necessariamente precisos. A partir da chegada dos europeus costa Atlntica da frica, no sculo XV, surgiram algumas obras literrias sobre essas regies, entre elas as que defenderam ou refutaram a tese da abolio da escravido publicadas no nal do sculo XVIII. No sculo XIX houve um grande acrscimo no nmero de obras escritas sobre a frica, concomitante ao processo de colonizao, era necessrio conhecer para melhor dominar. Essas produes foram da armao de serem as sociedades africanas a-hitrica as suas hierarquizaes, entre si e face as sociedades de outras partes do mundo. Nas dcadas de 1950 e 1960 houve a independncia de vrios pases africanos e a criao de Estados nacionais. Para a construo dessas novas identidades nacionais uma elite poltica, intelectual utilizou a histria, seus heris dentre outros elementos. Assim a negritude e o pan-africanismo estiveram presentes enquanto ideologias nos primeiros trabalhos sobre histria da frica no perodo ps-independncia. Ainda sobre o perodo ps-independncia devemos salientar a importncia do simpsio do Cairo em 1974, organizado pela UNESCO; o surgimento de vrias universidades no territrio africano e em 1969, o iniciou da execuo do projeto histria Africana, Histria Geral da frica. Por m no nal dos anos setenta, surgiu um grupo de historiadores preocupados em pesquisar a histria da frica mas de maneira menos apaixonada que seus anteriores, e que teriam como meta inserir, aumentar o nmero de estudos sobre o continente e integrar as inovaes metodolgicas da historiograa mundial a histria da frica, como bem deniu Carlos Lopes, a Nova escola dos estudos africanos.

ATIVIDADES
1. Pesquise na internet os conceitos de negritude e pan-africanismo.

COMENTRIO SOBRE AS ATIVIDADES


O aluno dever dominar dois conceitos importantes para a compreenso da historiograa africana.

19

Histria da frica

PRXIMA AULA
Nesta aula estudamos a historiograa africana e suas fontes, bem como algumas representaes criadas a partir das mesmas. Na prxima aula estudaremos alguns reinos que surgiram ao longo do Rio Nilo.

AUTOAVALIAO
Posso descrever como transcorreu a histria da historiograa da frica ao longo dos sculos. Consigo perceber alguns desaos relativos a temas e fontes, presentes na a feitura da histria da frica.

REFERNCIAS
BARRY, Boubacar. Senegmbia: O Desao da Histria Regional. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes/Centro de Estudos Afro-Asiticos/ SEFHIS. 2000 BAY , Edna, Wives of the Leopard. Gender, Politics and Culture in the Kingdom of Dahomey, Charlotesville, Virginia University Press, 1998. CURTIN, P.D. Tendncias recentes das pesquisas histricas africanas e contribuio histria geral. . In: UNESCO - Histria geral da frica: I. Metodologia e pr-histria da frica - So Paulo: tica; [Paris]: UNESCO, 1982.pp.73-89. FAGE, J.D.A evoluo da historiograa da frica . In: UNESCO - Histria geral da frica: I. Metodologia e pr-histria da frica - So Paulo: tica; [Paris]: UNESCO, 1982. pp.43-59 KI-ZERBO, Joseph Introduo Geral. UNESCO - Histria geral da frica: I. Metodologia e pr-histria da frica - So Paulo: tica; [Paris]: UNESCO, 1982. pp. 21-42 KI-ZERBO, Joseph. Histria da frica Negra, Volume 1. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1972. NORONHA, Isabel. Medieval chorography and Renaissance cartography: iconographic testimonies of two worldviews. Hist. cienc. saude-Manguinhos. [online]. Nov. 1999/Feb. 2000, vol.6, no.3 [cited 03 May 2006], p.681-687. Available from World Wide Web: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000100009&lng=en&nrm= iso>. ISSN 0104-5970 OLIVA, Anderson Ribeiro. A Histria da frica nos bancos escolares: representaes e imprecises na literatura didtica. Estud. afro-asit., 2003, vol.25, no.3, p.421-461. PRIORE, Mary Del & VENNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introduo a Histria da frica Atlntica. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. pp.53-70
20

You might also like