You are on page 1of 16

CURSO: ENGENHARIA QUMICA DISCIPLINA: Qumica Geral II Experimental PROFESSORA: Leila Aguilera

TERMOQUMICA

Componentes: 1. Ana Paula Bernardes 2. Bruna Nazareth Guimares Nogueira 4. Vanessa Andrade

Salvador, 03 de junho de 2011 CURSO: ENGENHARIA QUMICA DISCIPLINA: Qumica Geral II Experimental PROFESSORA: Leila Aguilera
2011.1

Assinaturas:

1. 2. 3.

Data de realizao do experimento: 03 de junho de 2011.

1. INTRODUO
As reaes qumicas envolvem vrias formas de energia e so acompanhadas de perda ou ganho de energia. O estudo das trocas de energia na forma de calor, envolvidas nas reaes qumicas e nas mudanas de estado fsico das substncias denominado termoqumica. Aplicada qumica, a termoqumica fornece muitos meios para prever se uma reao espontnea ou no, sob um conjunto de condies. Historicamente, se desenvolveu pela necessidade de aumentar a eficincia das primeiras mquinas a vapor. So dois os processos em que h troca de energia na forma de calor: o processo exotrmico e o endotrmico. Processo exotrmico aquele que ocorre com liberao de calor e seus os reagentes possuem energia maior que a dos produtos formados. Genericamente, pode-se representar por: A B + calor. Processo endotrmico aquele que ocorre com absoro de calor e caracterizado pelo fato dos reagentes precisarem absorver calor do meio para que a formao dos produtos seja viabilizada. Genericamente, tem-se a expresso: A + calor B. A quantidade de energia liberada ou consumida proporcional quantidade de substncias envolvidas. Cada substncia deve apresentar certo contedo de energia, denominado entalpia e representado pela letra H. No conhecida nenhuma maneira de determinar o contedo de energia de uma substncia. Na prtica, o que conseguimos medir a variao da entalpia (H) de um processo, utilizando calormetros. Essa variao corresponde quantidade de energia liberada ou absorvida durante o processo, realizado a presso constante. O clculo da variao da entalpia dado pela expresso: H = Hfinal - Hinicial . O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma transformao qumica determinado por um aparelho chamado calormetro. Esse instrumento constitudo de um recipiente com paredes adiabticas, contendo uma massa conhecida de parede gua, onde se introduz um sistema em reao. O recipiente provido de um agitador e de um termmetro que mede a variao de temperatura ocorrida durante a reao. Para se quantizar o calor envolvido em uma reao, deve-se fazer uso da seguinte expresso: Q = m . c . t
2011.1

Em que: Q = quantidade de calor absorvida ou liberada pela reao; m = massa de gua presente no calormetro; C = calor especfico do lquido presente no calormetro; t = variao de temperatura sofrida pela massa de gua contida no calormetro. O calor por definio uma energia em trnsito, e de acordo com a Lei de Conservao de Energia, nenhum tipo de energia pode ser criada ou destruda, ela pode ser apenas transformada de uma forma para outra. Por conta disso, podem-se tirar duas concluses: a energia liberada por uma reao qumica no foi criada, ela j existia antes, armazenada nos reagentes, sob outra forma. E a energia absorvida por uma reao qumica no se perdeu, ela permanece no sistema, armazenada nos produtos, sob outra forma. conhecido tambm o fato de que nas reaes entre cidos e bases exista um efeito trmico conhecido por Entalpia de Neutralizao. A neutralizao a reao que ocorre entre o on H+, proveniente de um cido, e um on OH-, proveniente de uma base, formando H2O. Na reao entre um cido e uma base fortes que esto totalmente dissociados , verificamos experimentalmente que ocorre a liberao de 13,8Kcal a cada 1 mol de H2O(l) formado. Isto , entalpia de neutralizao o calor liberado na formao de 1mol de H 2O(l), a partir da reao entre 1mol de H+(aq) e 1mol de OH-(aq) nas condies padro. 1 H+(aq) + 1 OH-(aq) 1 H2O(l) Hneutralizao
2011.1

Segundo a Lei de Hess, em uma reao qumica quando conduzida sob presso constante, a variao de entalpia, ou seja, a quantidade de calor liberada ou absorvida por um processo s depende do estado inicial e final do processo, no dependendo das etapas intermedirias. Ainda assim, a variao de entalpia de uma soluo pode ser indicada se o saldo entre as energias envolvidas apresentar dissoluo endotrmica, isto , a energia absorvida pelo sistema maior que a energia liberada, o que acarreta um abaixamento na temperatura do sistema, ou dissoluo exotrmica, em que a energia absorvida menor que a energia liberada, o que provoca um aumento da temperatura do sistema.

2. PARTE EXPERIMENTAL

2.1 Vidrarias
Basto de vidro

Bqueres (250mL e 1L) Proveta (200mL)

Vidro de relgio

2.2 Materiais diversos


Esptula Esponja Balana analtica Termmetro

2.3 Reagentes

cido Clordrico (HCl) gua destilada (H2O)

0,25 mol/L e 0,5 mol/L

Hidrxido de Sdio (NaOH) slido e 0,5 mol/L

2011.1

2.4 Procedimento 2.4.1 Experimento 1: Constatao da Lei de Hess


- Entalpia de dissoluo do NaOH em gua. Foi pesado o Bquer de 250mL e anotado sua massa. Aps isso, foi colocado em outro bquer de 1L onde continha uma esponja que envolveu o bquer de 250mL formando o calormetro. Mediu-se 200mL de gua destilada, com o auxlio de uma proveta. A gua foi adicionada ao calormetro, agitando at atingir uma temperatura constante e mediu-se essa temperatura, sendo igual a 27C. Pesou-se 2,09g de hidrxido de sdio (NaOH) slido. O hidrxido de sdio foi transferido para o bquer com gua que estava no calormetro. Agitou-se at sua dissoluo acompanhando a variao da temperatura com o termmetro. A temperatura mxima alcanada foi de 30C.
2011.1

- Reao entre hidrxido de sdio slido (NaOH) e cido clordrico (HCl). Mediu-se 200mL de uma soluo 0,25 mol/L de cido clordrico (HCl) com uma proveta, transferindo a soluo para o calormetro. Mediu-se a temperatura que foi de 26C. Pesou-se 2,065g de hidrxido de sdio (NaOH) slido. O hidrxido de sdio foi adicionado soluo de cido clordrico contida no calormetro. Agitou-se a soluo acompanhando a variao da temperatura com o termmetro, a temperatura mxima encontrada foi de 32C.

-Reao entre o hidrxido de sdio (NaOH) e o cido clordrico (HCl). Mediu-se 100mL de uma soluo 0,5mol/L de cido clordrico (HCl) com a proveta de 100mL. Transferiu-se a soluo para o calormetro (bquer de 250mL) e mediu-se a temperatura que foi de 26C. Mediu-se 100mL de uma soluo 0,5mol/L de hidrxido de sdio (NaOH) com a proveta de 100mL, transferindo a soluo para o calormetro. Agitou-se rapidamente e verificou-se a variao da temperatura com o termmetro constatando-se uma temperatura de 30C.

3. RESULTADOS E DISCUSSES

3.1 Experimento 1: Constatao da lei de Hess - Entalpia de dissoluo do NaOH em gua:

Como foi verificado, a gua encontrava-se temperatura de 27C, e aps a adio do hidrxido de sdio slido (NaOH) houve uma elevao na temperatura do sistema que passou a ser 30C, observando uma variao de 3C. Isto ocorreu devido dissociao do hidrxido de sdio em gua, como mostra a reao abaixo: NaOH(s) Na+(aq) + OH-(aq) (1)

Ao se dissociar, as molculas do hidrxido de sdio liberaram energia, por isso que foi notado uma variao de 3C na temperatura do sistema, sendo a reao de dissoluo do hidrxido de sdio uma reao exotrmica e espontnea, por ter ocorrido sem a utilizao de foras externas.

- Reao entre Hidrxido de sdio slido (NaOH) e cido clordrico (HCl): A temperatura inicial do cido clordrico era de 26C e com a adio do hidrxido de sdio essa temperatura se elevou para 32C, havendo uma variao de 6C no sistema. Quando o hidrxido de sdio foi adicionado ao sistema houve dissociao de suas molculas e uma interao com as molculas do cido clordrico, como mostra a reao abaixo: NaOH(s) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O(l) (2)

Devido ao acrscimo na temperatura do sistema, pudemos observar que a reao exotrmica, por ter liberado energia, e espontnea, devido a ausncia de foras externas atuantes no sistema.

-Reao entre o hidrxido de sdio (NaOH) e o cido clordrico (HCl):

2011.1

Nesse experimento foram adicionados quantidades iguais mesma concentrao de cido clordrico (HCl) e hidrxido de sdio (NaOH). As molculas do cido e da base
2011.1

interagiram e liberaram energia, como mostra a reao abaixo: NaOH(aq) + HCl(aq) NaCl (aq) + H2O(l)

(3)

Ocorreu ento uma dissoluo exotrmica, em que a energia absorvida menor que a energia liberada, o que provoca um aumento de temperatura, como foi observado. A temperatura inicial dos reagentes foi de 26C e depois de misturados, alcanou-se uma temperatura de 30C, constatando assim ser uma reao exotrmica e espontnea, por ter ocorrido sem a utilizao de foras externas. A partir dos procedimentos realizados, pudemos observar que a variao de calor de um sistema a partir da adio de um elemento no significa que este elemento faz o sistema ter um aumento ou reduo de calor, e sim, que esta variao depende do sistema em geral. o que afirma a Lei de Hess, em que a variao de entalpia de uma reao depende exclusivamente do estado inicial e final da reao, ou seja, para uma dada reao, a variao de entalpia a sempre a mesma, esteja essa reao ocorrendo em uma ou vrias etapas.

4. Tratamento de dados / Questionrio:

a) Calcule o calor produzido com a dissoluo do NaOH (QNaOH), considerando que: QNaOH = Qgua + Qv QNaOH = mgua.Cgua. t + mv.Cv. t Onde: QNaOH = calor liberado na dissoluo do hidrxido de sdio Qgua = calor absorvido pela gua Qv = calor absorvido pelo vidro do bquer Cgua = calor especfico da gua = 1,00 cal.g-1.C-1 mgua = massa da gua = 200 g Cv = calor especfico do vidro = 0,22 cal.g-1.C-1 mv = massa do vidro = massa do bquer = m1 = 106,24g Soluo: Clculo da variao de temperatura: t = t2 t1 t = 30C 27C t = 3C Cculo do calor produzido com a dissoluo do NaOH: QNaOH = mgua.Cgua. t + mv.Cv. t QNaOH = 200g x 1cal.g-1.C-1x. 3C + 106,24g . 0,22 cal.g-1.C-1 . 3C QNaOH = 600cal + 70,1184 cal QNaOH = 670,1184 cal Obs.: Como a reao exotrmica, o valor do calor produzido negativo. Resposta: QNaOH = - 670,1184 cal

2011.1

b) Expresse a entalpia de dissoluo do NaOH em Kcal/ mol:

Soluo: Dados: m = massa do NaOH(s) = 2,09g M = massa molar do NaOH = 40g.mol-1 QNaOH = - 670,1184 cal Clculo do n de mols do NaOH: nNaOH = m/M nNaOH = 2,09g / 40g.mol-1 nNaOH = 0,052 mol Clculo da entalpia de dissoluo do NaOH: H1 = - 670,1184 . 10-3 Kcal / 0,052 mol H1 = - 12,8869 Kcal.mol-1 Resposta: H1 = - 12,8869 Kcal.mol-1 c) Calcule o calor produzido na reao entre o NaOH slido e o HCl, considerando que Qr = Qgua + Qv. Expresse a entalpia dessa reao em Kcal/mol de gua produzido na reao: NaOH(s) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O Soluo: Dados: mgua = 200g t1 = 26C mvidro = 106,24g mNaOH = 2,065g MNaOH = 40 g/mol t2 = 32C t = t1 t2 = 6C

2011.1

Clculo do calor produzido na reao: Qr = Qgua + Qv Qr = 200 . 1 . 6 + 106,24 . 0,22 . 6 Qr = 1340,24 cal Obs.: Como a reao exotrmica, o valor do calor produzido negativo. Clculo da entalpia dessa reao em Kcal/mol de gua produzido na reao (H2): N de mols do NaOH: n = 2,065 g / 40 g.mol-1 n = 0,0516 mols Clculo do H2: H2 = Qr / n H2 = - 1240,24 . 10-3 Kcal / 0,0516 mol H2 = - 25,9736 Kcal/mol Resposta: NaOH(s) + HCl(aq) NaCl(aq) + H2O H2 = - 25,9736 Kcal/mol

d) Calcule a quantidade de calor produzida na reao entre o HCl e a soluo e o NaOH (ambos 0,5 mol/L), considerando que Qr = Qgua + Qv. Complete a equao termodinmica da entalpia de neutralizao entre o cido e a base que reagiram: HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O Soluo: Dados: mvidro = 106,24g mgua = 200g t1 = 26C t2 = 30C t = 30C 26C = 4C Clculo da quantidade de calor produzida na reao entre o HCl e a soluo e o NaOH: Qr2 = Qgua + Qv Qr2 = 200 . 1 . 4 + 106,24 . 0,22 . 4

2011.1

Qr2 = - 893,4912 cal Clculo do n de mols do NaOH: 0,5mol _______ 1000mL n NaOH _______ 100mL n NaOH = 0,05 mol Clculo do H3 para a reao de 1 mol de NaOH(aq) H3 = Qr2 / n NaOH H3 = - 893,4912 . 10-3 Kcal / 0,05 mol H3 = - 17,8692 Kcal/mol Resposta: HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O H3 = - 17,8692 Kcal/mol
2011.1

e) A entalpia terica de neutralizao entre um cido forte e uma base forte -13,8 Kcal/mol. Utilizando esse dado terico e o valor encontrado no experimento, calcule a porcentagem de erro experimental. Soluo: Clculo da porcentagem do erro experimental: Hterico = -13,8 Kcal/mol H3 (experimental) = - 17,8692 Kcal/mol 100% _____ -13,8 Kcal/mol x _____ - 17,8692 Kcal/mol x = 129,5% e = 129,5% - 100% = 29,5% Resposta: Porcentagem de erro = e = 29,5%

f) Observe que de acordo com a lei de Hess: H2 = H1 + H3 Calcule a diferena percentual entre H2 e H1 + H3 e explique.
2011.1

H1 = - 12,8869 Kcal/mol H3 = - 17,8692 Kcal/mol H2 = - 25,9736 Kcal/mol Soluo: Clculo da diferena percentual entre H2 e H1 + H3: 100% _____ - 30,7561 Kcal/mol x _____ - 25,9736 Kcal/mol x = 84,5% e = 100% - 84,5% = 15,5% Resposta: Diferena percentual = e = 15,5%

5. CONSIDERAES FINAIS

Com esse experimento foi possvel associar a teoria aprendida em sala com a prtica e como podemos utilizar esses mecanismos de liberao e absoro de energia envolvendo as reaes qumicas. Pode-se observar a veracidade da lei de Hess, to importante para a qumica, que nos possibilita calcular a variao de entalpia de uma reao. Notamos a diferena entre reaes exotrmicas e endotrmicas. Percebemos ainda o quanto as reaes qumicas so importantes para o fornecimento de energia e como elas podem estar contribuindo para esse fornecimento de energia.
2011.1

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

J. B. Russel, Qumica Geral, Editora McGrawHill, So Paulo (1982).

USBERCO, J. e SALVADOR, E., Qumica 2 Fsico Qumica 7ed., So Paulo, Saraiva, 2002.

W. A. Bueno, L. Degrve; Manual de Laboratrio de Fsico-Qumica, Editora McGrawHill do Brasil; So Paulo, 1980; p 23.

E. Giesbrecht et al.; Experincias de Qumica: tcnicas e conceitos bsico; Ed. Moderna; So Paulo, 1982; p 158.

E. A. de Oliveira; Aulas Prticas de Qumica; Editora Moderna Ltda.; So Paulo, 1993, p 81.

Chemical Education Material Study; Qumica: uma cincia experimental; Volume 1, Livraria Editora Ltda.; So Paulo, 1967, p199.

Chemical Education Material Study; Qumica: uma cincia experimental; Volume 2, Livraria Editora Ltda.; So Paulo, 1973, p416.

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABGs4AK/relatorio-termoquimica>.
08/06/2011.

Acesso

2011.1

em

6. COMENTRIOS E SUGESTES:

6.1 Participaes dos componentes da equipe: Todos os componentes participaram da elaborao do relatrio, exceto Vanessa Andrade que no informou o porque da sua ausncia na elaborao do mesmo. Com isso, as partes foram divididas para Ana Paula e Bruna Guimares para a concluso deste relatrio.

2011.1

You might also like