You are on page 1of 3

Colgio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho Nme Aluno(a): ro: Professo Antonio Jos Data: r(a):

An o: Not a:

Avaliao Bimestral 1 (Fuvest-SP) O tema "teoria da evoluo" tem provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da Amrica, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos ltimos tempos, a polmica est centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da cincia, teoria : a) sinnimo de lei cientfica, que descreve regularidade de fenmenos naturais, mas no permite fazer previses sobre eles. b) sinnimo de hiptese, ou seja, uma suposio ainda sem comprovao experimental. c) uma ideia sem base em observao e experimentao, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. d) uma ideia apoiada pelo conhecimento cientfico, que tenta explicar fenmenos naturais relacionados, permitindo fazer previses sobre eles. e) uma ideia apoiada pelo conhecimento cientfico, que, de to comprovada pelos cientistas, j considerada uma verdade incontestvel. 2 (UEL-PR) Charles Darwin, alm de postular que os organismos vivos evoluam pela ao da seleo natural, tambm considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tpido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que: a) as primeiras formas de vida podem ter surgido nas regies mais inspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos. b) compostos orgnicos simples, como os aminocidos, podem ter sido produzidos de maneira abitica em vrios pontos do planeta Terra. c) bactrias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em funo dos requisitos mnimos necessrios para a sua formao e subsistncia. d) a capacidade de replicao das primeiras molculas orgnicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra. e) a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou ento pela poeira espacial. 3 Qual foi a teoria aceita para explicar a evoluo? Como era essa teoria? 4 (Cefet-CE) Na tentativa de propor um mecanismo para mudanas evolucionrias, um cientista sugeriu que as aves aquticas prolongavam seus dedos quando nadavam, esticando a pele entre os mesmos. A condio da pele esticada poderia ser herdada por suas proles que, por sua vez, tambm poderiam esticar suas peles e passar essa condio aos seus descendentes, at que pssaros com ps palmados surgiriam aps um determinado nmero de geraes. O cientista em questo : a) George-Louis Leclerc de Buffon. b) Jean Baptiste de Lamarck. c) Charles Darwin. d) Alfred Russel Wallace. e) Louis Pasteur.

5 (Fuvest-SP) Uma ideia comum s teorias da evoluo propostas por Darwin e por Lamarck que a adaptao resulta: a) do sucesso reprodutivo diferencial. b) de uso e desuso de estruturas anatmicas. c) da interao entre os organismos e seus ambientes. d) da manuteno das melhores combinaes gnicas. e) de mutaes gnicas induzidas pelo ambiente. 6 (PUC-RS) Alm de causar uma srie de problemas indesejveis para a conservao de muitos componentes das comunidades onde so aplicados, os inseticidas qumicos como o DDT tm a sua eficincia comprometida quando as espcies-alvo se tornam resistentes. A evoluo desta resistncia ilustra a ao de uma presso seletiva _______________, a qual ocorrer quando um grande nmero de indivduos de uma populao geneticamente _______________ submetida aos efeitos do inseticida. a) artificial -- idntica b) natural -- varivel c) natural -- idntica d) sinttica -- varivel e) sinttica -- idntica 7 (PUC-SP) Certa espcie animal apresenta uma srie de mutaes que determinam a variedade de fentipos relativos colorao. Essa diversidade gentica, orientada pela seleo natural, garante a adaptao dos indivduos dessa espcie a diversos tipos de ambiente. O trecho resume a teoria: a) de Darwin. b) de Lamarck. c) de Mendel. d) moderna ou sinttica da evoluo. e) do equilbrio gnico de uma populao. 8 (UFCE-CE) Leia o trecho a seguir: ... a natureza fornece as variaes sucessivas, o homem as acumula em certos sentidos que lhes so teis. Assim sendo, pode-se dizer que o homem criou, para seu proveito, raas teis. Sobre o trecho apresentado, retirado do livro A origem das espcies, de Charles Darwin, pode-se dizer que: a) caracteriza a seleo artificial; b) expressa o conceito de herana dos caracteres adquiridos; c) constitui a base da teoria fixista; d) refere-se seleo natural; e) refere-se ao surgimento das vrias raas humanas. 9 (UFMG-MG) Considerando-se a manuteno de caractersticas ou a ocorrncia de diferenas fenotpicas dentro de uma espcie, incorreto afirmar que: a) a ao do ambiente promove alteraes frequentes nos gentipos, permitindo, por isso, a diversificao dos indivduos. b) a diversificao de fentipos se deve funo evolutiva do DNA, mutao e reproduo sexuada. c) a duplicao do material gentico permite a transmisso de informaes

genticas para as geraes seguintes. d) o nmero de cromossomos se mantm constante em diferentes geraes.

1 (UFMT-MT) No processo evolutivo, so desenvolvidas diversas adaptaes 0 como resposta a presses seletivas especficas impostas pelos predadores. So adaptaes dessa natureza j ocorridas: a) o chifre do boi. b) a cor clara do olho de alguns animais. c) a lngua comprida do tamandu. d) a cor e a forma do bicho-pau. e) o colorido intenso das penas de alguns pssaros.

You might also like