You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA

Curso: Engenharia Mecnica Disciplina: Elementos de Mquinas II Professor: Jos Carlos de Lima Jnior Aluno: Joab Sobreira de Andrade Joo Pessoa, Maro de 2012

MOLAS MECNICAS
1. INTRODUO As molas so dispositivos utilizados em diversas mquinas para prover compresso, trao, ou foras de toro, ou ainda armazenar energia potencial. Uma mola pode ser encontrada de inmeros materiais e ligas metlicas. Atualmente, devido alta demanda por esse produto, sua fabricao tornou-se de larga escala, o que barateou seu processo de fabricao. As molas foram e ainda so de grande importncia para o desenvolvimento da engenharia, pois foi atravs da sua utilizao que diversos projetos de engenharia tiveram aplicao prtica. O seu uso diversificado e amplo podendo ser encontrado em incontveis equipamentos e dispositivos equipamentos, desde uma simples caneta at um grande avio. 2. TIPOS DE MOLAS 2.1. Molas de Compresso As molas de compresso podem ser encontradas em canetas, vlvulas de motores de combusto interna, amortecedores de carros, dentre outros vrios exemplos. Elas recebem a denominao de molas de compresso devido a natureza da carga que a mesma recebe, ou seja, molas de compresso trabalham com cargas de natureza compressiva que tendem a comprimir a mesma. Embora a carga desenvolvida nesse tipo de mola seja de compresso, a tenso a qual as espiras da mola esto submetidas de toro. 2.2. Molas de Trao As molas de trao recebem esta denominao devido natureza da carga a qual submetida, isso quer dizer que molas de trao so submetidas cargas de trao. Elas so utilizadas em dispositivos de retorno como no freio de bicicletas ou em mecanismos que fazem os pedais e alavancas retornarem, em algumas balanas.

As molas de trao so compostas por duas partes, o corpo e o gancho. Este tipo de mola apresenta tenso de natureza torcional em seu corpo, assim como a mola de compresso, porm parte do gancho apresenta tenso de flexo alm de toro em um ponto situado na passagem gancho-corpo. No mbito do projeto desses tipos de molas, estes trs pontos ou regies devem ser examinados cuidadosamente, uma vez que a falha pode ocorrer em qualquer uma dessas trs regies. As molas de trao so fabricadas com uma determinada pr-carga, esta deve ser superada para que a mola sofra distenso. justamente essa pr-carga a responsvel pelo retorno da mola a sua forma no distendida. 2.3. Molas de Toro As molas de toro so encontradas em diversos dispositivos como ratoeiras, prendedores de cabelo, exercitadores de dedos, dentre outros. Elas recebem esta denominao devido a natureza da carga a qual a mesma submetida. Embora a carga presente nas molas de toro ou devido a um momento, a tenso a qual a mesmas so submetidas de trao ou de compresso. 2.4. Molas Belleville As molas Belleville ou de prato so anilhas cnicas com propriedades elsticas. Tendo em conta o tipo de aplicao e o uso a que se destinam, existem diferentes tipos de anilha com dimenses diferentes e processos de fabricao especficos para cada famlia de mola em funo do trabalho que devem desempenhar. As molas Belleville suportam todo tipo de carga, tanto em trabalho esttico como dinmico, e podem ser sobrepostas tanto em srie como em paralelo, para a obteno de foras maiores ou percursos diferentes, alm de ocupar pequenos espaos produz grande variedade de formas para a curva fora-deflexo. Pode-se obter uma fora maior para uma mesma deflexo montando-se as molas em paralelo. Por outro lado, montando-se as molas em serie, obtm-se uma deflexo maior para o mesmo valor de fora, embora, neste caso, possa haver perigo de instabilidade. 3. MOLA DE COMPRESSO - CLCULOS 3.1. Caractersticas Dimensionais da Mola Com o auxlio de um paqumetro foi possvel mensurar a o dimetro externo da mola ( ), o dimetro de fio (d) e o comprimento livre ( ), onde;

Considere que a mola seja de ao revenido em leo, A229, com extremidades esquadradas e esmerilhadas. O dimetro mdio da mola dado por:

Contando o nmero total de espiras ( ) encontramos: . Com o auxlio da tabela 10.1 do Shigley, podemos encontrar o comprimento slido ( ) da mola, o passo (p) e o nmero de espiras ativas ( ) da mola:

3.1. Clculo da Rigidez k da Mola Da tabela 10.5 do Shigley para o material da mola obtemos o mdulo de elasticidade transversal, , e mdulo de elasticidade longitudinal, . A rigidez da mola pode ser calculada da seguinte forma: 3.2. Tenses A resistncia ltima de trao ( ) dada por:

Da tabela 10.4 do Shigley encontramos A = 1855 logo:

, e m = 0,187,

A tenso admissvel dada por:

Para que a mola seja confivel o seu fator de segurana tenso mxima de trabalho que a mola deve suportar dada por:

. Portanto a

A tenso de trabalho dada pela seguinte equao:

Onde:

e o ndice de mola definido como:

Logo a mxima fora que a mola dever suportar de:

You might also like