You are on page 1of 25

TRANSFERNCIA DE MASSA

A transferncia de massa ocorre devido fora motriz originada pelo gradiente de concentrao. Esta fora motriz produz o transporte de um componente da mistura de uma regio de alta concentrao para uma regio de baixa concentrao.

Existem

diversos

mecanismos

de

transferncia

de

massa.

classificao abrange 8 tipos: 1)Difuso molecular resultante de um gradiente de concentrao. 2)Difuso trmica, que ocorre devido a um gradiente de temperatura. 3) Difuso devido presso, que ocorre devido a um gradiente de presso. 4) Difuso forada que resulta de outras foras externas alm das gravitacionais. 5)Transferncia de massa por conveco forada. 6) Transferncia de massa por conveco natural. 7)Transferncia de massa turbulenta, resultante das correntes de redemoinho existentes num fluido. 8) Transferncia de massa entre as fases, que ocorre em virtude do no equilbrio atravs da interface.

1. Equao da difuso de Fick As leis da transferncia de massa mostram que h relao entre o fluxo de uma substncia e o gradiente de concentrao responsvel pela transferncia de massa. Infelizmente, a descrio quantitativa da difuso molecular consideravelmente mais complexa que as descries anlogas de transferncia de calor e de quantidade de movimento., porque ocorre em sistemas de dois componentes, enquanto que os outros ocorrem em sistemas de um s componente. A avaliao da transferncia de massa envolve misturas e, portanto, envolve o efeito de cada componente.

Com o objetivo de estabelecer uma base para discusso, vamos definir as relaes que sero utilizadas para explicar o papel de cada componente na mistura.

a) Concentraes

Concentrao total em massa ou densidade - [kg/m] a massa total da mistura contida num determinado volume = i

Concentrao em massa do componente A - A [kg/m] a massa do componente A contida no volume total da mistura

Frao mssica do componente A - wA a massa do componente A, dividida pela massa total da mistura ou a concentrao em massa do componente A, dividida pela concentrao em massa total da mistura

ou

A soma das fraes mssicas igual a 1 wi = 1

Concentrao molar do componente A - cA [mol/m] o nmero de moles de A presente num volume unitrio da mistura. Por definio, um molde de qualquer espcie contm uma massa equivalente a seu peso molecular; a concentrao mssica e a concentrao molar so relacionadas pela seguinte equao.

onde MA o peso molecular da espcie A ou

Quando

tratamos

com

fases

gasosas,

as

concentraes podem ser expressas em funo das presses parciais. Se pode-se aplicar a equao do gs ideal, ento: ento onde: pA = presso parcial do componente A R = constante do gs ideal T = temperatura absoluta

Concentrao molar da mistura - c [mol/m] o nmero total de moles dos componentes contidos por volume unitrio da mistura

ou

onde P a presso total da mistura

Frao molar do componente A o nmero de moles do componente A dividido pelo nmero de moles total da mistura. a concentrao molar do componente A dividido pela concentrao molar da mistura para lquidos e slidos

para gases

xi = 1

yi = 1

b) Fluxos

O fluxo molar ou de massa de uma certa espcie componente de uma mistura, uma quantidade vetorial descrevendo a quantidade da espcie (em massa ou mol) que passa por uma unidade de rea, durante uma unidade de tempo.

A relao fundamental para o fluxo de massa de um componente A na direo z, foi definida por Fick, em 1855, para um sistema isobrico e isotrmico (P e T constantes):

A ,z

= D

d
A B

C A d z

ou

A ,z

= c DA

d
B

y z

JA,z = fluxo molar do componente A na direo z [mol/m.s] DAB = difusividade de A em B ou coeficiente de difusividade mssica do componente A no componente B [m/s] dCA/dz = gradiente de concentrao do componente A na direo z [(mol/m.m] c = concentrao molar da mistura [mol/m]

dyA/dz = gradiente da frao molar do componente A na direo z [1/m]

Em base mssica:

j A ,z = D

dA B d z

ou

j A ,z = D
onde: jA,z = fluxo mssico do componente A na direo z [kg/m.s]

d
A B

w z

dA/dz = gradiente de concentrao do componente A na direo z [kg/m.m] dwA/dz = gradiente de frao mssica do componente A na direo z [1/m] = concentrao mssica da mistura [kg/m]

Estas 4 equaes baseadas na Lei de Fick tm as seguintes restries:

O gradiente de concentrao a nica grandeza responsvel pela difuso (pela transferncia de massa) No levam em considerao as velocidades mdias molar e mssica

c) Velocidades

Num sistema multicomponente, as diferentes espcies qumicas movem-se de forma diferente. Assim, a velocidade de difuso de uma mistura uma mdia que leva em conta a velocidade de cada espcie (vi) e a frao molar (xi ou yi) ou mssica (wi) de cada componente da mistura.

Para que se leve em considerao a contribuio do movimento global da mistura, deve-se trabalhar com as seguintes equaes:
N = D d
A B A

c z

A ,z

+ y

(N

+ N

)
d
B

ou

N
onde:

A ,z

= c AD

+ y z

(N

+ N

NA,z = fluxo molar do componente A na direo z [mol/m.s] NB = fluxo molar do componente B na direo z [mol/m2.s]

O termo que est em negrito, refere-se ao j

conhecido fluxo molar JA, que resultante do gradiente de concentrao. Este termo a contribuio do gradiente de concentrao.

O segundo termo da equao, o fluxo molar

resultante do transporte do componente A pela mistura. Este termo a contribuio do movimento global da mistura. Pode tambm ser interpretado como componente de transferncia convectiva natural de massa.

O fluxo mssico pode ser definido da mesma forma que os fluxos molares:

A ,z

= D

dA + w B d z

(n A
ou

+ n

)
n = D d
A B

A ,z

w A d z

+ w

(n A

+ n

onde: nA,z = fluxo mssico do componente A na direo z [kg/m.s] nB = fluxo mssico do componente B na direo z [kg/m.s]

Muitas

vezes

necessrio especificar as condies da interface para poder utilizar as equaes apontadas Quando de fluxo acima. necessrio

saber a concentrao da espcie A num lquido, ou num slido (espcie B), na interface com um gs que contm A.

Lquido - Se A for pouco solvel num lquido B, possvel usar a Lei de Henry para relacionar a frao molar de A no lquido e a presso parcial de A na fase gasosa, fora do lquido.

pA x A (0 ) = H
O coeficiente H a constante de Henry.

Slidos - Para determinarmos a concentrao do gs na interface do slido, utiliza-se a propriedade chamada solubilidade S. Esta propriedade definida como:

CA (0) = S.pA

onde: pA a presso parcial (bar) do gs adjacente interface.

A concentrao molar de A no slido na interface, CA(0) est nas unidades kmolA/msolido.bar

2. Difuso molecular - Coeficiente de Difusividade O fator de proporcionalidade da Lei de Fick (DAB) conhecido como coeficiente de difuso ou difusividade de A em B sendo dependente da presso, temperatura, natureza dos componentes e composio da mistura.

J A ,z B= d AC d

JA,z = fluxo molar de A na direo z [mol/ms] DAB = coeficiente de difuso ou difusividade de A em B (fator de proporcionalidade) [m/s] dCA/dz = gradiente de concentrao de A na direo z [mol/m.m]

Existem equaes para prever a difusividade quando no existem dados experimentais.

Para correo da DAB em outra presso e outra temperatura, pode-se usar a equao abaixo:

,B 2 P 2 T

= D

,B1 P1 T

P1 T 2 P T 2 1

3/2

BIBLIOGRAFIA

Incropera, F.P. e Dewitt, D.P. Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa, 5a ed., LTC Editora, Rio de Janeiro, 2003 (livro-texto). Holman, J. P. Heat transfer. 9th. ed. Boston: McGraw-Hill, 2002. Pitts, D.R. e Sissom, L.E. Schaums outline of Theory and Problems of Heat Transfer, McGraw-Hill, New York, 197

You might also like