UFC – Universidade Federal do Ceará Curso de Engenharia de Teleinformática Disciplina: Física Experimental

Relatório – Prática 10 – Ohmímetro

Sandy Ferreira da Costa – 0337673 Data da Prática: 07/10/2011 Data da Entrega: 28/10/2011

A ausência desta quarta faixa significa que a tolerância é de ±20%.01. A primeira e a segunda faixa indicam o primeiro e o segundo dígito.Tabela com código de cores. A quinta faixa indica que o resistor possui um dígito a mais na representação de seu valor ôhmico. respectivamente.Cabos. . A terceira faixa indica o número de zeros que segue os dois primeiros dígitos. exceto quando as faixas ouro e prata são usadas. As faixas de cores são lidas a partir da faixa mais próxima da extremidade do resistor. A quarta faixa indica a tolerância. Cada cor representa um dígito de acordo com a Tabela 1.Resistores (diversos). respectivamente.Utilizar o Ohmímetro digital para medir resistências. a segunda e a terceira faixas indicam os dígitos do valor ôhmico. t ≥ 0 Onde R é o valor da resistência do elemento. podemos encontrar resistores comerciais sob a forma de resistores de fio e de resistores de carbono. .1 e 0. . que representam os fatores multiplicativos de 0. . . O valor de resistência dos resistores é especificado por um conjunto de código de cores que aparecem como faixas no corpo do resistor. Geralmente.Verificar o funcionamento de um potenciômetro. . Introdução Teórica: Um resistor é um elemento elétrico cuja equação constitutiva é dada pela lei de Ohm: V (t) = Ri(t).Multímetro analógico. neste caso a primeira.Potenciômetro. .Determinar o valor da resistência pelo código de cores.Identificar resistores. .Objetivo: . Material: .

para que a medição seja correta. Este instrumento é utilizado de forma semelhante ao ohmímetro.5% 0. Deste modo evita-se que o circuito envolvente retire ou injete corrente distinta daquela aplicada pelo ohmímetro. deve-se desconectar o elemento que se quer medir do restante do circuito.25% 0. mede a tensão aos terminais e efetua o cálculo da resistência. A diferença básica é que o megômetro tem escala suficiente para alcançar valores muito altos de resistência. a oposição à passagem da corrente elétrica.1% 0.Tabela 1 – Código de cores para resistores Cor Preto Marrom Vermelha Laranja Amarela Verde Azul Violeta Cinza Branca Dourada Prateada Dígito 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Multiplicador 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 10-1 10-2 Tolerância 1% 2% 0. Quando há interesse em fazer medida de resistência relacionada ao isolamento. a resistência medida pode ser o resultado de uma associação de resistores e não do resistor que se deseja medir. Geralmente o ohmímetro vem associado a um voltímetro e a um amperímetro. Caso isto não seja feito. e em particular da massa através do corpo humano. é necessário que o elemento a medir se encontre devidamente isolado de outros componentes do circuito. formado um só instrumento denominado multímetro como o mostrado na figura abaixo: . A medição efetuada por um ohmímetro baseia-se na aplicação da Lei de Ohm: o ohmímetro injeta no elemento uma corrente pré-estabelecida. No entanto. existe um ohmímetro especial chamado de Megômetro.05% 5% 10% Um ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica. Para se efetuar medida com o ohmímetro. ou seja.

1 .1 Anotar as escalas do Ohmimetro fornecido. os potenciômetros são especificados pelo valor nominal da resistência máxima impresso em seu corpo. Procedimentos:  Procedimento 1: Escalas do Ohmimetro. que ao ser percorrido por um cursor móvel. altera o valor da resistência entre seus terminais. encontramos vários modelos de potenciômetros. conforme a figura abaixo consiste basicamente de uma película de carbono ou de um fio.O potenciômetro. que. 1. em função do tipo de aplicação. Na prática. Comercialmente. possuem características mecânicas diversas.  Procedimento 2: Identificação do valor da resistencia pelo código de cores. através de um sistema rotativo o deslizante. 2.

Qual a precisão de um paquímetro cujo nônio tem 49mm de comprimento e está dividido em 50 partes iguais? 0.76mm 3.1mm. Num paquímetro de 0. Considere os valores dos comprimentos das circunferências obtidos com paquímetro e com uma régua. Qual a menor fração de milímetro que pode ser lida com o paquímetro que você utilizou? 0.05mm 6. Faça a leitura da medida do paquímetro ilustrado abaixo: 24.16 = 19.85mm Cilindro com furo cego = 2x3. quais as que podem contribuir no resultado com maior erro? Por quê? Os valores de diâmetro interno e externo. Em quantas partes foi dividido o nônio? Aproximadamente 32 8.26mm Conclusão: Com esse experimento aprendemos como funciona um paquímetro e.Questionário: 1. a distancia entre o zero da escala e o zero do vernier é de 11.14x12. 4. Nas medidas feitas na peça com o furo cego.02mm? 115.5cm.14x12. sendo que o 13º traço do vernier coincidiu.7 = 79.23mm Tarugo = 2x3. O nônio de um paquímetro com 29mm de comprimento. a fazer medições mais precisas do que poderíamos fazer com uma régua. por exemplo. quais os de maior precisão? Os que foram obtidos com o paquímetro. Peça cilíndrica maior = 2x3. determine o comprimento da circunferência externa das três peças.14x3.05mm de sensibilidade. A partir dos valores médios dos diâmetros obtidos nesta prática com o paquímetro. . para o cálculo do volume. com isso. Qual o valor da medida? 115.65mm 9.775 = 80. pois eles serão utilizados para descobrir o raio (d/2) e depois serão elevados ao quadrado na esquação v = π.h 5.02mm 7. A precisão do mesmo é de 0. Qual seria a leitura acima se a sensibilidade fosse 0.r².35mm 2.

Aprendemos também a calcular utilizando os algarismos significativos.com.http://msohn. Bibliografia: -Roteiro de Aulas Práticas de Física – Universidade Federal do Ceará – Departamento de Física .br/paquimet.sites.http://pt.wikipedia.htm .uol.org/wiki/Paqu%C3%ADmetro .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful