CONSORCIO CEDERJ CECIERJ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3

Aluno: Maura Hermínia Cavalcante Ramos Polo: Nova Iguaçu Tutor: Arnaldo Filho Escola Instituto de Educação Rangel Pestana Curso: Matemática Disciplina: Estagio Supervisionado 3 Período: 2012-01: Avaliação: AP-1 Conteúdo: Instrumento de Avaliação; Relatório da Aplicação do instrumento de Avaliação e Avaliação da Coparticipação.

Aspectos Pessoais 1.Identificação: Nome: ____________________________________________ ldade: ____ Apelido (se tiver e gostar): _______________________________________ Endereço: ______________________________Telefone:______________ Nome da mãe: ________________________________________________ Nome do pai: _________________________________________________ Naturalidade: _______________Estado Civil:________ Sexo: ________________________________ Endereço: ___________________________________________________ II .INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CONSORCIO CEDERJ.CECIERJ Regente Tutor: Arnaldo Filho Local do Estagio Instituto de Educação Rangel Pestana Estagiário: Maura Hermínia Cavalcante Ramos Questionário Socioeconômico I . Quantos irmãos você tem? ( ) Nenhum ( ) Um ( ) Dois ( ) Três ( ) Quatro ou mais 2. Quantos filhos você tem? ( ) Nenhum ( ) Um ( ) Dois ( ) Três ( ) Quatro ou mais .

que atividade exerce? _________________ Qual a sua jornada (em horas) de trabalho? _________ 9. Qual o grau de escolaridade de sua mãe? ( ) Nenhuma escolaridade ( ) Ensino fundamental incompleto ( ) Ensino fundamental completo ( ) Ensino médio incompleto ( ) Ensino médio completo ( ) Ensino médio incompleto ( ) Superior 5. Se exerce atividade remunerada. Com quem você mora? ( ) Com os pais e/ou outros parentes ( ) Com esposa (o) e/ou filhos ( ) Com amigos (as) ( ) Sozinho (a) 6. Tem carteira de trabalho assinada? ( ) Sim ( ) Não 10. Qual a renda mensal de sua família? ( ) Menos de um salário mínimo ( ) Um salário mínimo ( ) De 1 a 2 salários mínimos ( ) De 2 a 3 salários mínimos ( ) Mais de 3 salários mínimos 7.3. Você contribui com a renda familiar? ( ) Sim ( ) Não . Qual 0 grau de escolaridade de seu pai? ( ) Nenhuma escolaridade ( ) Ensino fundamental incompleto ( ) Ensino fundamental completo ( ) Ensino médio incompleto ( ) Ensino médio completo ( ) Ensino médio incompleto ( ) Superior 4. Exerce alguma atividade remunerada? ( ) Sim ( ) Não 8.

qual? _______ 14. Você consegue chegar no horário da primeira aula? ( ) Sim ( ) Não 15. Em caso afirmativo. Antes desta escola em quantas outras você já estudou? ________ 2. Cite. O que você mais gosta de fazer nas horas vagas? ( ) Assistir televisão ( ) Ir ao cinema ( ) Ler um romance ( ) Ler uma revista ou jornal ( ) Estudar e fazer as tarefas da escola ( ) outros III . Você estudou mais em escola: ( ) Publica ( ) Particular ( ) Conveniada 3. dais pontos positivos e dais negativos desta escola que hoje você estuda? Positivos:___________________________________ Negativos:__________________________________ .Aspectos referentes a escolaridade 1. em sua opinião. Você utiliza algum meio de transporte para vir à escola? ( ) Sim ( ) Não 13. o(s) motivo(s) é (são): ( ) Horário de trabalho ( ) Problemas domésticos ( ) Horário de ônibus ( ) Outros 16. Você vem para a escola: ( ) Direto do trabalho ( ) Direto de casa 12.11. Você gosta desta escola em que estuda? ( ) Sim ( ) Não 4. Se não chega no horário.

Qual a disciplina que você mais gosta? Por quê? _____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5. etc. do que não gosta. suas expectativas de vida. da sua personalidade.IV . _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 4. Estudar e importante para você? ( ) Sim ( ) Não. Porque ? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 2. Fale um pouco mais sobre você mesmo.Outros aspectos: 1.0 que você acha que deve ser feito para melhorar as aulas de matemática? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ . 0 que você acha das aulas de matemática? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 7. Qual a disciplina que você menos gosta? Par que? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 6. Que tipo de livro você gosta de ler? Quantos livros você lê por ano? ________ Cite a nome de um livro que leu e gostou: _____________________________________________________________________ 3. do que você gosta.

Se pudesse ingressar na universidade. Por quê? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 9. Como você acha que deve ser o estagiário? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 10. sem fazer vestibular. Pretende ingressar na Universidade? Por quê?( ) Sim ( ) Não _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 12. Você gosta de estagiários? ( ) Sim( ) Não. que curso escolheria? Por quê? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ .8. Que benefícios você espera do estagiário? _____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 11.

planejamento. · Explicitar as expectativas do aluno em relação a disciplina e ao estagiário. faz-se necessário pensar em tomar o ensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. Para isso foi aplicado um questionário cuja tabulação dos dados obtidos permitiu conhecer a realidade socioeconômica e cultural dos estudantes da primeira serie do Curso Normal do Instituto de Educação Rangel Pestana. . montagem de mural e aplicação das avaliações e do questionário socioeconômico. DESCRIÇÃO Não e possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade. PROCEDIMENTO · Conversa informal . esperando que saibam como utiliza-los no futuro. Por isso. viva. dimensionando os reais níveis de carência e traçando um perfil dos estudantes. Estas atividades são importantes na composição do estagio devido a participação na correção de exercícios em aula. OBJETIVO · Levantar informações socioeconômicas e culturais dos alunos. RECURSOS · Questionário individual (descrito no Instrumento de Avaliação). Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola tornando-a dinâmica. ou que se mostrem sem significado para eles. e preciso conhecer os aspectos socioeconômicos que caracterizam os alunos. · Aplicação do questionário Socioeconômico · Tabulação e analise dos dados obtidos.RELATORIO DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIACÃO As atividades de coparticipação ocorrerão durante todo o estagio. aplicação e acompanhamento de atividades pedagógicas. narração de historias. rica. orientação e atendimento a alunos. Para elaboração desse relatório foi escolhido a aplicação do questionário socioeconômico.

Aproximadamente 53 % dos alunos estudaram mais em escola particular. Acham que estagiários não tem experiência teórica e nem pratica suficientes. em seu cotidiano. Os alunos não são muito favoráveis aos estagiários. foram considerados mais relevantes os seguintes aspectos: 1. Observando que seis alunos não informaram a renda mensal familiar e que a renda mensal familiar de mais de 3 salários mínimos são provenientes dos alunos em que os pais tem nível superior. A preferencia de atividades em horas vagas da maioria dos alunos e assistir televisão. sobretudo para se ter uma ideia geral da realidade da turma. Comentei este resultado na sala e pelas repostas dos alunos percebemos que o desestimulo a leitura. que os maiores índices são os dos pais e mães que não concluíram nem o ensino fundamental. Aproximadamente 65% dos pais e das mães não chegaram a completar o ensino médio. cuja maioria acredita que leitura é perda de tempo. Isso pode ser uma consequência das possíveis condições de manter o filho na escola particular pelo menos nas series iniciais do ensino fundamental ou pela falta de escolas publicas próximas as suas residências. 6. grupo de amigos e muitas vezes esse desestimulo pode estar associado a falta de estimulação dentro do âmbito familiar do aluno. tendo maior quantidade os alunos de 16 a 17 anos. por acreditarem que seja difícil e complicada e a que eles mais gostam é Ciências. e que um livro nada pode acrescentar a sua vida. dos quarenta regulares. 3. Foi curioso o fato de nenhum aluno optar por ler uma revista ou jornal. Cerca de 90 % dos alunos utilizam algum tipo de transporte para irem a escola. que fica no centro do Munícipio. 8.ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA O questionário socioeconômico foi aplicado a trinta e quatro alunos. o que e justificado pela localização da escola. A situação socioeconômica media e baixa (renda mensal familiar de 1 a 2 salários mínimos). 4. Verificando ainda. A turma se apresentava de forma desequilibrada com relação ao sexo dos alunos. 7. eles tem uma ideia errônea de estagiários. por não contarem com o apoio dos pais nos estudos. e bastante comum devido a fatores sociais extemos e internos tais como. Quanto às idades. A analise desses dados e importante para o desenvolvimento do estagio. A falta de conscientização e outro fator decisivo na falta da leitura nos jovens. entre os alunos. 5. por estudarem a natureza e principal mente os animais. Apos tabulação e analise dos dados coletados. Isso pode ser um indicativo do baixo rendimento de alguns alunos. E o transporte mais utilizado e o ônibus coletivo. a mídia e a imagem que ela vende. temos uma variação entre 14e 18 anos. Verificamos que a disciplina que os alunos menos gostam é Matemática. . 2.

Existem também casos que infelizmente o problema e a falta de pré-requisitos e/ou de interesse. Em 2010 foram aprovados cerca de 70 % dos alunos enquanto que em 2011 foram aprovados cerca de 60 % dos alunos. Através da secretaria da escola obtivemos o resultado final (aprovado/reprovado) dos alunos das turmas anteriores (2009 e 2010) dessa mesma disciplina.9. . Mas como fazer isso e o grande desafio que 0 educador encontra. Devemos despertar no educando a consciência de que ele não esta pronto. cada momenta aponta que não devemos somente ser um "professor" mas sim um mediador entre os conceitos básicos e os processos de aprendizagem. que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando. aguçando nele o desejo de se complementar. No estagio não esta sendo diferente e dentro desta perspectiva. capacitá-lo ao exercício de uma consciência crítica de si mesmo. para que seja possível alcançar seus próprios objetivos. como dizia Paulo Freire. Observamos que houve um decréscimo na aprovação. do outro e do mundo. o que nos deixa esperançosos quanto as mudanças significativas que eles terão que ter nos aspectos. interesse e dedicação. que as políticas sociais e educacionais não estão promovendo transformações na vida das famílias e nas escolas para que aconteça uma reversão nos resultados que denunciam o fracasso escolar de um número elevado de alunos. CONCLUSÃO Precisamos ter uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado. Alguns fatores podem justificar esses números. como por exemplo. Cerca de 90 % dos alunos pretendem ingressar na universidade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful