Tempos Tecnológicos: A História da Computação

Eduardo T. de Carvalho FACIN PUCRS Porto Alegre - RS
etcarvalho@me.com

Resumo. Este artigo sumariza a história da computação, desde seus primórdios até os tempos atuais, passando desde o ábaco, por máquinas enormes com problemas de temperatura e até o computador atual. As épocas são categorizadas em gerações, de acordo com a implementação de novas tecnologias. Palavras-chave. história da computação, evolução da tecnologia.

1. Os Primórdios
O início da história da computação volta em tempos muito remotos, por volta de 3000 aC, quando ocorreu a invenção do ábaco, um instrumento usado para contas simples. A partir daí, a tecnologia só evoluiu e várias outras invenções marcantes surgiram. Um ótimo exemplo seria a máquina de escrever, em 1829. Contrário ao seu ritmo lento, a evolução tecnológica acelerou furiosamente com o começo da II Guerra Mundial e não parou desde então.

2. Primeira Geração (1946 - 1959)
Com a II Guerra Mundial, foi necessário um avanço no equipamento tecnológico da época, para acompanhar os cálculos complexos que eram exigidos para a guerra. Assim, podemos ter um marco no início da história da computação, com a invenção da válvula a vácuo, capacitores e relés. Temos, assim, o nascimento dos computadores atuais em seu estado primitivo. Ocorria a substituição de equipamentos mecânicos por eletrônicos, o hardware era hard-wired (composto por circuitos construídos com fios) e por isso esquentava demais, gerando problemas relacionados a temperatura e os computadores eram enormes, inviáveis para uso doméstico. A máquina mais famosa da época foi o ENIAC, como pode ser visto na figura 1.

Figura 1. O enorme ENIAC, com 25m de comprimento e 5,5m de altura

3. Segunda Geração (1959 - 1964)
A primeira característica extremamente notável é a redução no tamanho dos computadores devido a invenção dos transistores, substituindo as válvulas eletrônicas. Houve também a invenção dos circuitos integrados, reduzindo drasticamente o número de fios. Outro aspecto marcante da segunda geração é a invenção de uma série de linguagens de programação de alto nível, entre elas COBOL, FORTRAN, PL/I, Algol e APL. O primeiro computador da segunda geração é o IBM 7030, mostrado na figura 2.

Figura 2. IBM 7030, ocupando quase um cômodo comum inteiro

4. Terceira Geração (1964 – 1970)
O desenvolvimento do sistema de circuitos integrados possibilitou, na terceira geração, além de proporcionar mais velocidade, o aperfeiçoamento do minicomputador, máquinas de tamanho consideravelmente menor que os computadores comuns, ocupando um cômodo de tamanho comum, mas ainda usados apenas por empresas e organizações governamentais. O preço também era menor, mas ainda era muito elevado para uso doméstico. Nesta época houve o surgimento da enorme empresa HP, bem como das linguagens de programação C, Basic e Pascal. Temos também o desenvolvimento de

sistemas operacionais multitarefa, como o UNIX e a criação de redes locais e de longa distância.

5. Quarta Geração (1970 até hoje)
Conhecida pela implementação dos computadores pessoais, a quarta geração foi um enorme passo para chegarmos ao que temos hoje. Os circuitos foram se tornando cada vez mais integrados, com a invenção do VLSI, possibilitando a criação de microprocessadores. Foi a época que o software passou a receber tanta atenção quanto o hardware. A imensa Intel produz seu primeiro chip, o Intel 4040, e o processador Intel 8080, mais tarde utilizado no IBM PC. Foi fundada a Apple, responsável pelo primeiro computador pessoal popular, o Apple I, que logo evoluiu para o Apple II (figura 3). Estes foram os primeiros computadores a possuírem interface gráfica, a razão de seu sucesso, pois simplificavam muito o uso do computador. Surge também a Microsoft e o MS-DOS. Java e Javascript, C++, Turbo Pascal, Ada, Prolog e Smaltalk foram as linguagens de programação inventadas.

Figura 3. O Apple II foi uma revolução e possibilitou o uso do computador em casa

Referências
Gugik, G. (2009) "A história dos http://baixa.ki/a1697, 24 de Março de 2012. computadores e da computação",

Franciosi, B. "História dos Computadores", http://moodle.pucrs.br/mod/resource/view.php?id=477881, 24 de Março de 2012 Fonseca Filho, C. (2007) "História da computação: o caminho do pensamento e da tecnologia", http://www.pucrs.br/edipucrs/online/historiadacomputacao.pdf, 25 de Março de 2012