You are on page 1of 37

Universidade Estadual Vale do Acara Centro de cincias Exatas e tecnolgicas - CCET Curso de Cincias da Matemtica

Marcia Helena Mesquita Gomes

COORDENADAS POLARES

Sobral 2009

MARCIA HELENA MESQUITA GOMES

Coordenadas Polares

Monografia apresentada como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura Plena em Cincias Matemtica, da Universidade Estadual Vale do Acara, sob a orientao do professor Emilson Saraiva.

Sobral 2009

Marcia Helena Mesquita Gomes

COORDENADAS POLRES Monografia apresentada Universidade Estadual Vale do Acara UVA, como requisito parcial para obteno do ttulo de Licenciatura Plena em Cincias da Matemtica.

Monografia aprovada em: _______ / _______ / _______

Orientadora: ____________________________________________________ Prof. Es. Jos Emilson Lima Saraiva.

1 Examinador: __________________________________________________ Prof. Miguel Silva

2 Examinador: __________________________________________________ Prof. Wendel Melo Andrade

Coordenador do Curso de Cincias da Matemtica UVA

______________________________________________ Prof. Ms. Nilton Jos Neves Cordeiro

Agradecimentos

Primeiramente a Deus, por ter me dado o dom da vida e nunca ter me desamparado durante toda minha vida, se hoje estou aqui por cauda dele. A todos os mestres de minha vida, em especial aos desta instituio de ensino por terem me mostrado um mundo novo, cheios de desafios, mas de muitas conquistas. Ao professor Emilson Saraiva, por ter dedicado uma parte do seu tempo nas minhas orientaes. Aos meus colegas e amigos de curso que enfrentaram comigo todos esses desafios desta longa caminhada.

Dedico este trabalho a minha me (Maria Iracema Mesquita Gomes), que muito me apoiou nesta longa caminhada.

Uma verdade matemtica no simples nem complicada por si mesma. uma verdade. Emile Lemoine

RESUMO
GOMES, M.H.M. Coordenadas Polares. Monografia (Curso de Licenciatura Plena em Cincias da Matemtica). Universidade Estadual Vale do Acara, Sobral, 2009. Este trabalho tenta mostrar de forma clara como podemos trabalhar com as coordenadas polares. No primeiro captulo vamos determinar a posio de um ponto no plano usando coordenadas polares, antecipadamente podemos dizer que as coordenada de um ponto nesse sistema so dada em funo do ngulo formado por ele e o eixo polar e a distncia do ponto at o plo. Ainda no primeiro captulo vamos construir grficos de curvas como, cardiide, roscea, espiral e outras atravs de exemplos dados e ainda mostraremos a equao polar da circunferncia. No segundo captulo vamos mostra o tratamento unificado que as coordenadas polares dar as sees cnicas (hiprbole, parbola e elipse), pois em coordenadas cartesianas elas tm equaes diferenciadas, mas em coordenadas polares passam a ter basicamente uma nica equao mudando apenas o valor da excentricidade. E por ultimo vamos apresentar o clculo de reas limitadas por curvas dadas em coordenadas polares, isso ser mostrado no terceiro captulo. Como fontes de pesquisas, foram consultados autores como Guidorizzi, Leithold, Righetto e Stewart. Palavras chaves: Coordenadas polares. Grficos de curvas. Sees cnicas.

Sumrio
1. INTRODUO 2. COORDENADAS POLARES. 2.1. Posio de um ponto no plano usando coordenadas polares 2.2. Propriedades de simetria 2.3. Relao entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas 2.4. Equao polar da circunferncia 2.4.1. Casos particulares 3. CNICAS EM COORDENADAS POLARES 3.1. Elipse 3.1.1. Elementos da elipse. 3.1.2. Equao polar da Elipse 3.2. Hiprbole. 3.2.1. Elementos da hiprbole. 3.2.2. Equao polar da hiprbole 3.2.3. Hiprbole eqiltera. 3.3. Parbola. . 3.3.1. Elementos da parbola 3.3.2. Equao polar da parbola 3.4. Exemplos 4. REAS EM COORDENADAS POLARES 4.1.rea do setor circular 4.2. rea de limitada por uma curva dada em coordenadas polares 4.3. Exemplos 5. CONCLSES 6. RFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. 8 9 9 11 13 15 16 18 18 18 19 20 20 21 22 23 23 24 25 28 28 28 30 35 36

1. INTRODUO

No dias de hoje a duas coisas muito importantes para aquisio do conhecimento, a pesquisa e conhecimento terico. Aqui vamos no limitar apenas do conhecimento terico, a fim de mostrar o que so coordenadas polares e qual a sua utilidade na resoluo de problemas que envolvam curvas, tais como, espirais, cardiide, rosa de quatro ptalas (roscea) e tambm as cnicas. O sistema de coordenadas polares foi introduzido por Newton (1642-1727). Newton utilizou coordenadas polares em seu livro Method of Fluxions, mas o crdito por esse desenvolvimento foi atribudo a Jacob Bernoulli em 1691, pois, Bernoulli tambm usou as coordenadas polares de maneira muito anloga ao utilizado por Newton em sua publicao de 1694. Um estudo formal do sistema de coordenadas polares foi posteriormente desenvolvido por Abraham De Moivre (1667-1754). As coordenadas polares so teis para descrever situaes em torno de um ponto principalmente as que mostram certa simetria e um importante mtodo para a representao de um ponto no plano, representao essa que ser mostrada no primeiro captulo desse trabalho monografico. Num sistema de coordenadas cartesianas a elipse, a parbola e a hiprbole possuem equaes diferentes, porm estas curvas podem ser todas descritas por uma equao geral na forma polar, isso ser tratado no segundo captulo. Por essa razo, o estudo de coordenadas polares tem sido um importante campo de estudo em astronomia e engenharia aeronutica quando se est interessado na trajetria de planetas, cometas e satlites, um campo de estudo das coordenadas polares na qual Newton mais ficou atrado. No terceiro captulo vamos tratar dos clculos de reas envolvendo coordenadas polares, veremos que o clculo de reas de algumas curvas, como cardiide razoavelmente simples quando utilizamos esse tipo de coordenadas.

2. Sistemas de Coordenadas Polares


2.1. Posio de um ponto no plano usando coordenadas polares.

Escolhemos um ponto no ponto O no plano e fixamos um semi-eixo ox de origem O geralmente voltado para direita e chamamos esse semi-eixo de eixo polar de plo O, que corresponde ao eixo das abscissas das coordenadas cartesianas. Veja:

O FIGURA 1

Seja agora um pondo P qualquer outro ponto no plano, chamamos de r a distncia de O a P. Seja o ngulo formado por 0P e o eixo polar. Suas coordenadas seram da forma P(r, ) onde o ngulo formado por OP e o eixo polar ox, chamamos essas coordenadas de coordenadas polares. Veja P(r, )

r O FIGURA 2 x eixo polar

Convencionalmente dizemos que um ngulo positivo se for medido no sentido anti- horrio a partir do eixo polar e negativo se for medido no sentido horrio a partir do plo. O numero r pode assumir valores positivos e negativos, vejamos: Para r > 0 P(r, ) r FIGURA 3 O

10

Para

r<0 P(r, ) + O

P(-r, )

FIGURA 4

Se r < 0. Ento P(r, ) e P(- r, ) na figura 4, esto na mesma reta atravs do plo O e na mesma distncia mdulo r a partir do plo, mais em lados opostos do plo. Assim podemos dizer que: Se r > 0, o ponto (r, ) est no mesmo quadrante de ; Se r < 0, P (- r, ) ser o simtrico em relao ao plo do P(r, ). Note que (- r, ) representa o mesmo ponto (r, +). Exemplo1: Plote os pontos cujas coordenadas polares so dadas. (a) (1,5/4) Soluo 5/4 (1,5/4) FIGURA 5 O

(b) (2, -2/3) O -2/3 (2, -2/3) FIGURA 6

11

Exemplo 2. Represente no plano o ponto (r, ), onde (a) (b) (c) (d) (e) =0 e r =1 =0 e r =-1 =/4 e r =2 =/4 e r =-1 =/3 e r =2

FIGURA 7

2.2. Propriedades de simetria


Se a equao no se altera ao trocar: 1) por : temos simetria em relao reta = 0 (eixo polar) 2) por : temos simetria em relao reta = /2 (eixo y) 3) por + : temos simetria em relao ao plo. equivalente a trocar r por r, pois (r, ) = (r, +). Logo (r, ) = (r, ) (r, ) = (r, +).

Se, para uma equao em coordenadas polares, obtivermos uma equao equivalente quando (r, ) for substitudo por (r, - + 2n) ou (-r, - +2n), o grfico da relao ser simtrico ao eixo polar. Se, para uma equao em coordenadas polares tivermos uma equao equivalente quando (r, ) for substitudo (r, - + 2n) ou (-r, - +2n), onde n qualquer inteiro, o grfico da equao ser simtrico em relao ou semi-eixo . Se para uma equao em coordenadas polares, obtivermos uma equao equivalente quando (r, ) for substitudo (-r, + 2n) ou (-r, + +2n), onde n qualquer inteiro, o grfico da equao ser simtrico em relao origem. (LEITHOLD, 1994, p.617)

Exemplo03. Um ponto P desloca-se no plano de modo que a relao entre suas coordenadas polares dada por, r = , 0 2. Desenhe o lugar geomtrico descrito por P.

12

r 0

FIGURA 8 2 2

Exemplo04: Desenhe a equao de coordenadas polares r = 1 cos. 0 r = 1 - cos 0 1 2 1

0 FIGURA 9

Exemplo05: Desenhe a curva dada em coordenadas polares tal que r = cos2. Soluo: Para desenhamos essa curva, vamos usar as propriedades de simetrias e tambm esboar o grfico da funo em coordenadas cartesianas.

13

r = cos2 1 0 -1 0

Em coordenadas cartesianas

FIGURA 10(figura retirada, Guidorizzi, 2001, p.425)

2.3. Relao entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas.

Dado o eixo polar tracemos o sistema de coordenadas cartesianas, fazendo coincidir a origem com o plo O. Se o ponto P tiver coordenadas cartesianas (x, y) e coordenadas polares (r, ), ento a partir da figura temos: P(r, ) = P(x, y) r O x FIGURA 11 A partir da figura acima podemos definir que: Se cos = e sen = ento: e y =rsen (1) y

x = rcos

14

Temos ainda que, r = x + y r = cos = x/r cos = sen = y/r sen = tg= (2) (3) (4) (5)

De acordo com Steward (2001), as equaes x= rcos, y = rsen nos permite encontrar as coordenadas cartesianas de um ponto quando as coordenadas polares so conhecidas. Para encontrar r e onde x e y so conhecidos usamos as equaes: r = x + y ou tg = y/x. Exemplo: 03. Represente o ponto com coordenadas cartesianas (1,-1) em termos de coordenadas polares. Soluo r= tg = O ponto (1,-1) est do quarto quadrante, assim o valor de pode ser obter duas possveis respostas ( , e( , ). . Ento posso = =

Para escolhermos o valor de , sempre devemos observar o quadrante onde o ponto dado est situado. Exemplo 04: (a) Esboce a curva polar r = 2cos. (b) Encontre a equao cartesiana para essa curva. Soluo: a) Para esboar acurva necessrio colocar os possveis valores de e r em uma tabela. Para isso vamos fazer variar de 0 2. Observe os resultados obtidos na tabela abaixo.

15

0 /6 /4 /3 /2 2/3 3/4 5/6

r = 2cos 2

1 0 -1 -2 FIGURA 12

Tracemos os eixos x,y para facilitar a representao dos pontos. Unindo todos os pontos obtemos uma curva que aparece ser um circulo. b) Vamos usar as equaes x = rcos e r = x + y para transforma uma equao polar numa equao cartesiana. r = 2cos cos = I x= rcos cos= II Substituindo I em II temos, = r2 = 2x , mas r = x + y, ento x2 + y2 =2x x2 + y2 -2x = 0 completando o quadrado temos: (x -1)2 + y2 = 1, logo essa uma equao de uma circunferncia com centro em (1, 0) e raio 1.

2.4. Equao polar da circunferncia

FIGURA 13

Usando a lei dos cossenos no OCP temos: (1)

16

4.1. Casos particulares


1) A circunferncia passa pelo plo.

FIGURA 14 Neste caso tem-se a = R. Substituindo a por R na equao acima vem:

(2)

2) O centro da circunferncia est no plo.

FIGURA 15 Neste caso tem- se a = 0. Substituindo na equao (1) vem: = (3)

Exemplos 01: Determine a equao polar da circunferncia de centro C(2, /2), sabendo que ela passa pelo ponto A(-6, /6).

17

Logo a equao pedida ser:

Sabendo que Assim ou

Exemplo 02: Determine as coordenadas polares do centro e do raio da circunferncia r = - 6sen. Soluo

Pelo exerccio anterior temos que: Podemos dizer que: C =(R, /2) = (3, /2) Exemplo 03:determine a equao polar da circunferncia de centro C(8, 0), sabendo que ela passa pelo ponto A(- 4, ). Soluo No ponto A(- 4, ) r = - 4 C(8, 0) a = 8, = 0

18

3. Cnica em coordenadas polares


Sees cnicas, ou cnicas assim chamadas, pois resultam da interseo de um cone com um plano. As coordenadas polares dar um tratamento mais unificado aos trs tipos se sees cnicas (parbola, elipse e hiprbole).

3.1. Elipse

Definio: o conjunto de pontos em plano cuja soma das distncias a dois pontos fixos F1, F2 uma constante, tais pontos so chamadas de focos.

d1

d2

FIGURA 16(Figura retirada de Righetto, 1982- p.282)

3.1.1. Elementos da elipse:

Pontos principais: A2, A1, B2 e B1 vrtices F2 e F1 focos C centro Segmentos: A2A1 eixo maior m(A2A1) = 2a B2B1 eixo menor m(B2B1) = 2b F2F1 distncia focal m(F2F1) = 2c

19

Raios vetores so vetores de origem num dos focos e extremidade em qualquer ponto da elipse: , , etc. Da definio decorre:

Relaes: , relao notvel tirada do triangulo B1CF1 , parmetro de uma cnica a semi corda focal mnima Retas diretrizes: Diretrizes da elipse so duas retas, (d1) e (d2), perpendiculares ao suporte do eixo maior, distando do centro da curva.

3.1.2. Equao polar da Elipse

Seja a elipse de eixos A1A2 = 2a, B2B1 = 2b e F1F2 = 2c referida num sistema polar {0, 0x}, plo num dos focos e F2F1contido no eixo polar, figura

FIGURA 17 Seja um ponto qualquer P(r, ), uma equao possvel desta elipse : I Agora aplicando a lei dos cossenos no triangulo F2 F1P, obtemos outra equao: II Substituindo I em II temos:

Dividindo tudo por 4 temos:

20

Dividindo ambos os termos da frao por , temos:

, para

3.2. Hiprbole

Dados dois pontos fixos F1 e F2 de um plano, tais que, F2F1 = 2c , chamamos hiprbole, o conjunto de todos os pontos em um plano cuja diferena entre as distncias F2F1 os focos uma constante.

2.2.1. Elementos da hiprbole:

FIGURA 18 ((Figura retirada de Righetto, 1982- p.291)

Pontos principais A2 e A1 vrtices F2 e F1 focos C centro

21

Seguimentos: A2A1 eixo real ou transverso - m(A2A1) = B2B1 eixo imaginrio ou no transverso - m(B2B1) = F2F1 distncia focal - m(F2F1) = Raios vetores - so os vetores de origem num dos focos e extremidade em qualquer ponto da hiprbole: , , etc.

Relaes: , relao notvel tirada do triangulo CA1M , parmetro Retas: Diretrizes so duas retas (d1) e (d2), perpendiculares ao suporte do eixo real, distando do centro da hiprbole. Assntotas so duas retas ( ) e ( ), que passam pelo centro da hiprbole e posies limites das tangentes a ela, quando os pontos de contato se afastam indefinidamente.

3.2.2. Equao polar da hiprbole

Seja a hiprbole de eixo real A2A1 e distncia focal F2F1 = 2c, referida num sistema polar {0,0x}, com plo num dos focos e F2F1 contidos no eixo polar.

FIGURA 19 Seja P(r, ) o ponto genrico. A equao espontnea desta hiprbole I Aplicando a lei dos co-senos ao tringulo F2F1P: II

22

Substituindo I em II temos:

Mas, , assim

Podemos dizer que para

3.2.3. Hiprbole eqiltera:

Chamamos hiprbole eqiltera a hiprbole na qual b = a. Basta agora substituirmos b por a. Com efeito, , isso significa que o parmetro ser igual a Agora vamos calcular o valor de c usando a relao notvel,

Vamos substituir os valores de

na equao polar da hiprbole

Essa a equao polar da hiprbole eqiltera.

23

3.3. Parbola
Uma parbola o conjunto de pontos no plano cujas distncias a um ponto fixo F(foco) e a uma reta fixa chamada diretriz so iguais.

3.3.1. Elementos da parbola

FIGURA 20(Figura retirada de Righetto, 1982- p.301) Pontos principais: F foco V vrtice Seguimentos VF = P parmetro - raio vetor Relao Ralao notvel VF = Reta e eixo: A reta (d) a diretriz e , eixo que passa pelo foco e perpendicular a diretriz ,eixo de simetria da parbola. Da definio da parbola podemos dizer que: FT = UT, FP = MP, FR=SR = , FQ = NQ, etc.

24

3.3.2. Equao polar da parbola

Seja a parbola de foco F e diretriz (d), e o parmetro , referida num sistema polar {0,0x} tendo o foco no plo e sendo o eixo polar o eixo da parbola.

FIGURA 21 Considerando um ponto qualquer P(r, ) da curva. Da temos: e Do triangulo ou Ento

, mas posso dizer que , para

Com base nas frmulas acima apresentadas vamos fazer uma comparao, entre as frmulas acima apresentadas e as coordenadas polares. Vejamos: Equao cartesiana da elipse: Se C = 0, ento Equao cartesiana da hiprbole: A equao de uma hiprbole cujos focos so F1 = (c; 0) e F2 = (c; 0)

25

A equao de uma hiprbole cujos focos so F1 = (0; c) e F2 = (0; c) e

Equao cartesiana da parbola: a equao de uma parbola com foco F = (p/2; 0)e reta diretriz x = - p/2 A equao de uma parbola com foco F = (0; p/2) e reta diretriz r : y = - p/ 2

Equao polar da elipse, hiprbole e parbola: as equaes em coordenadas polares da elipse, hiprbole e parbola podem ser dadas da seguinte maneira:

Se e < 1, ento a equao representar uma elipse; Se e > 1, ento a equao representar um hiprbole; Se e = 0, ento a equao representar uma parbola.

3.4.Exemplos
Exemplo 01. Determine a equao polar da elipse

Soluo:

Devemos saber quais os valores de a, b e c, ento vamos escrever a equao dada da forma reduzida em coordenadas cartesianas

Usando a relao notvel da elipse temos

A equao polar da elipse

Substituindo os valores de

temos

26

Exemplo 02. Determine a equao polar da elipse Soluo: Sabendo que a equao polar (F2 = 0 e F2F1 esta contido em 0x) Vamos determinar Para isso vamos escrever a equao da elipse da forma

. 4

Da

Portanto a equao polar da elipse ser,

Exemplo 03. Determine as coordenadas dos focos e a equao polar da hiprbole 9x- 16y 144 = 0.

27

Soluo: Escrevemos a equao dada na forma reduzida para podermos acharmos os valores de assim (eixo real horizontal)

Da relao notvel dizemos que Os focos so f(0, ) A equao polar ser:

Exemplo 04. Determine o parmetro e a equao da parbola y = 2px, sabendo-se que ele passa pelo ponto (2,8). Soluo: Se P0 Sabendo que toda equao polar de uma cnica cujo F1 = 0 e 0x contendo o eixo real ou o eixo maior, ou o eixo de simetria, conforme a cnica,

Como estamos falando de uma parbola ento E de acordo com o problema Logo a equao procurada

28

4. reas em coordenadas polares


4.1. rea do setor circular

Para calcular a rea de uma regio limitada por uma equao polar necessrio usar a frmula para clculo da rea de um setor de um crculo. Onde R o raio e o ngulo central em radianos. rea de um setor circular de raio R e abertura .

FIGURA 22 2rad rea R2 rad x Usando regra de trs simples temos: 2x = R2 x = R2

4.2. rea limitada por uma curva dada em coordenadas polares

Consideremos agora, a funo r = f(), uma funo contnua positiva e limitada pelos raios vetores = , = no intervalo fechado [, ], chamemos essa regio de A, onde 0< - 2. Dividimos esse intervalo e 0, 1, 2, ... , n de larguras iguais . Esses raios formados por = i, dividem a regio A em varias reas menores com ngulos centrais i = i i-1. Observe a figura 23.

29

FIGURA 23 Seja r = f(i-1) o maior valor de r em [, ] e r =f(i ) o menor valor de r em [, ]. rea do conjunto Ai, estar ento compreendida entre as reas dos setores circulares de abertura i e raios f(i) e f(i-1). [f(i)]2i rea Ai f(i-1)]2i Vamos considerar agora a funo r = f() contnua positiva em [, ]. Vamos supor que - 2. Seja o conjunto de todos os pontos do plano de coordenadas polares (r, ) tais que, e 0 r f(). (, r())

FIGURA 24

Seja P a partio: = 0 1 2 i-1 i n = . Sejam f(i) e f(i-1) os valores mnimos e mximos de r em [, ]. Defini-se:

Quando o max0, teremos que as somas de Riemann acima tenderam para,

30

Portanto defini-se a rea A da regio como sendo

4.3. Exemplos
Exemplo 01: Calcule a rea limitada pela cardiide r = 1- cos. Soluo: Devemos desenhar a figura para nos ajudar do calculo da rea, para isso vamos atribuir valores a e consequentemente acharemos o valor de r e vamos colocarmos num quadro para facilitar a construo. 0 1 1 2 1 1 2 FIGURA 25 Assim, temos: Sabendo que, cos = Ento, 1+ cos2 ) r 0

31

Assim rea Exemplo 02: Seja r = 3cos e r = 1+ cos. Calcule a rea de interseco das regies limitadas por essas turmas. Soluo: Determinemos os pontos (r, ) onde as curvas se interceptam, com efeito: 3cos = 1+ cos 3cos - cos = 1 cos = = rad

Vamos obter agora alguns dos possveis valores de r e . 0 r =1+ cos 2 1 0 1 2 2

r =3cos 3 0

-3 0 3

Com base nos quadros acima podemos esboar o grfico das curvas

r = 3cos =3cos r =1+ cos

FIGURA 26

32

Seja A1 o conjunto formado de todos os pontos (r, ) com 0 e r = 1+ cos. Seja A2 o conjunto de todos os pontos (r, ) com e r = 3cos. A rea que queremos : A = 2 A1 + 2 A2 = 2(A1 + A2) A1= A2= Calculemos o valor de A1 A1= A1= A1= A1= A1= A1= A1= Calculemos agora o valor de A2 A2= A2= A2= A2= A2= A2= A2= Ento, A = 2(A1 + A2)

33

A=2 A= Exemplo 03: Calcule a rea limitada pela curva dada em coordenadas polares por r = tg, 0 , pela reta x = 1(em coordenadas cartesianas) e pelo eixo polar. Soluo:

A() FIGURA 27 A() = AOPM A1 AOPM = Mas, = = .cos = tg.cos .sen = tg.sen

Isso implica que:

A1 = A1= A1= A() = A() = -

34

A() = A() = A() = A() = A() = u.a. Exemplo 04: Calcule a rea limitada pelo um lao da rosa de quatro ptalas r = 2cos. Soluo: A curva r = 2cos foi esboada no exemplo 05 do capitulo 1. Note na figura 28 que a metade do lao da direita varrida, por = 0 e = /4. Portanto a rea de um lao da rosa ser:

Figura28

A=2 A= A = u. a.

35

Concluses

Com base no contedo acima mostrado podemos concluir que as coordenadas polares uma ferramenta matemtica de grande utilidade para determinar pontos no plano, pois, depende apenas do ngulo e da distncia em relao ao plo, para esboar curvas, como cardiides, rosa de quatro ptalas (roscea), espirais e outras, pois na chamada representao polar temos casos de funes que podem ser expressas de uma maneira mais apropriada tornando-as mais simples para ser analisadas, conseqentemente o clculo de reas que envolvam regies limitadas por curvas dadas em coordenadas polares se tornam mais simplificados. Tambm podemos percebemos que as coordenadas polares trazem um tratamento mais unificado para as sees cnicas, pois em quanto em coordenadas cartesianas as trs cnicas elipse, hiprbole e parbola tm equaes diferenciadas, em coordenadas polares elas passam a terem apenas uma equao mudando somente o valor da excentricidade.

36

Referencias bibliogrficas
GUIDORIZZI, Hamilton Luiz: Um Curso de clculo volume I: 5 edio. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

LEITHOLD, Louis. O Clculo com Geometria Analtica I. 3 edio, So Paulo- SP; HARBRA, 1994.

RIGHETTO, Armando: Vetores e Geometria Analtica. 3 edio. So Paulo, SP: IBCE, 1982.

SANTOS, Reginaldo J. Sees cnicas - ICEx. Universidade Federal de Minas. Disponvel em: http:www.mat.ufmg.br/~regi/gaalt/conicas.pdf. Acesso em: 05 janeiro 2009.

STEWART, James: Clculo volume II. 4 edio. So Paulo: Editora Pioneira, 2001.

You might also like