You are on page 1of 8

Lista1: Cinemática Unidimensional

Lista 1: Cinemática Unidimensional

NOME:______________________________________________________________________ Matrícula: Turma: Prof. :

Importante:
i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iv. Analisar a resposta respondendo: ela faz sentido? Isso lhe ajudará a encontrar erros!

1. Dois carros, A e B, se movem ao longo da linha horizontal, eixo X. O carro A parte da posição 2,00m
com velocidade 0,60m/s e com aceleração constante 2,00m/s2. O carro B se move a velocidade constante de 4,50m/s partindo da origem. (a) Escreva as equações de posição para cada veículo. (b) Para que tempos(s), caso exista algum, A e B possuem a mesma posição? (c) Para que tempos(s), caso exista algum, A e B possuem a mesma velocidade? (d) Verifique as respostas dos itens (b) e (c) construindo os gráficos de posição x versus o tempo t e de velocidade v versus t, no intervalo de t=0 a t=4,00s.

1

quando a tartaruga cruza a linha de chegada? (d) Quanto tempo poderia a lebre dormir e ainda vencer a prova? 2 . a lebre acorda e retoma a corrida a 4m/s. a lebre para e resolve dormir um pouco. A soneca dura 135 min. que vai a 1 m/s. Depois de 5.. (b) Em que instante esta ultrapassa aquela? (c) Qual a distância entre as duas. para a lebre e tartaruga. Passados estes. A lebre corre a 4. Uma lebre e uma tartaruga principiam uma corrida de 10km no instante t=0 s.Lista1: Cinemática Unidimensional 2.0 min. mas perde para a tartaruga. nos mesmos eixos. (a) Faça o gráfico de x versus t.0m/s e rapidamente se distancia da tartaruga.

Lista1: Cinemática Unidimensional A posição de uma partícula movendo-se ao longo do eixo X depende do tempo de acordo com a expressão.5s? É possível conhecer o sentido do movimento? Explique.0 t3.0 da equação x(t) ? (b) Para que instante t a partícula atinge a posição máxima? (c) Qual é a velocidade média durante os primeiros 2. x(t) = 3.0t2 -1. 3. (d) Qual é a velocidade instantânea v(t) em 2.5s? É possível conhecer o sentido do movimento? Explique. (a) Quais as unidades dos coeficientes 3. onde x é dado em metros e t em segundos.0 e de 1. 3 .0 s e indique como as respostas de (c) e (d) podem ser encontradas no gráfico. (e) Trace o gráfico de x versus t para t =0 a t=4.

O seu combustível acaba e ele continua a mover-se como uma partícula em queda livre. (a) Qual é a altura máxima atingida pelo foguete? (b) Qual o tempo total percorrido entre o lançamento até o retorno ao solo? (c) Faça o gráfico de posição versus tempo desde o lançamento até o retorno ao solo.Lista1: Cinemática Unidimensional 4. Um foguete é lançado verticalmente e sobe com uma aceleração constante de 20.0m/s2 durante um minuto. 4 .

Determine a altura alcançada pelo pote acima do topo da janela.74s. O tempo total durante o qual o pote é visto é de 0.1 m de altura. Uma garota avista um pote de flores passar subindo e a seguir descendo por uma janela com 1.Lista1: Cinemática Unidimensional 5. 5 .

As posições y dos grampos versus t durante as quedas são dadas na figura. seja zero. O módulo da aceleração é enquanto ela está sendo lançada ou logo depois que ela deixa a sua mão? Explique. (d) Determine o ângulo que o vetor D faz com o eixo x positivo. apesar de a velocidade média num intervalo de tempo menor. determine o módulo. Em t=0. no retorno. Após um curto intervalo de tempo.Lista1: Cinemática Unidimensional Questões: (A) É possível que a velocidade média. (c) Calcule o vetor D tal que satisfaça a equação A +B + C +D =0. lança outro grampo para baixo. seu companheiro de escalada. Calcule. B e C indicados na figura com as suas magnitudes e direções. Com que velocidade o segundo grampo foi lançado? 6 . (a) Escreva cada vetor indicado na figura em termos dos vetores unitários i e j. Uma partícula parte da origem em t=0 e se move ao longo eixo x. (a) Em que intervalo de tempo a aceleração é positiva. (D) Um objeto é lançado para cima de uma altura h. Mostre que o tempo para que ele retorne à sua posição inicial de lançamento é igual ao dobro do tempo que o objeto leva para atingir sua posição máxima. o módulo dessa soma utilizando a lei dos cossenos. de forma acidental. não ser nula? Explique usando um gráfico x em função de t. deixa um grampo cair livremente em um ponto alto de um paredão de rocha até um vale abaixo. negativa ou nula? (b) Qual é a distância percorrida pela partícula em 16s? 3. num dado intervalo de tempo. 2. Mostre que a velocidade com que ele passa. O gráfico da velocidade da partícula em função do tempo é mostrado na figura. (b) Utilizando o método das componentes. Exercícios e Problemas 1. um alpinista. que está 10 m acima dele no paredão. a direção e o sentido da soma vetorial A + B. (E) Um objeto é lançado com velocidade vo para cima de uma altura h. Sejam os vetores A. (B) É possível existir uma aceleração nula e velocidade diferente de zero? Explique usando um gráfico v em função de t. incluído no primeiro. pela posição de lançamento é a mesma em módulo. Esboce-o na figura. novamente. (C) Você lança uma bola de tênis verticalmente para cima e ela atinge uma altura máxima maior do que a sua altura.

a pedra atinge o chão 6. do momento em que se desprende até o instante em que atinge o solo. Quanto vale a velocidade vA? 7. 7 . qual é a interpretação para o tempo negativo? Sugestões: Considere a origem das coordenadas no solo e g=10.60s após ter sido atirada. O elevador de um edifício percorre no total 187 m e sua velocidade escalar máxima é de 5.0m/s2 para facilitar as contas. (a) Que distância percorre o elevador ao acelerar a partir do repouso até alcançar sua velocidade escalar máxima? (b) Qual é o tempo gasto pelo elevador para percorrer os 187m. após quase tocar a borda do edifício em seu movimento para baixo. A velocidade na altura yA é vA.0m/s. Quando um balão científico descontrolado sobe a 19.: Antes de resolver qualquer equação.00m/s e a aceleração constante é de 1. A distância d é 0.0m com velocidade inicial de 20. (a) Com que velocidade a pedra foi lançada para cima? (b) Qual é a altura máxima acima do topo do edifício alcançada pela pedra e. quais seriam as respostas aos itens (a).00s após ter sido lançada. (c) qual é a altura do edifício? 8.20m/s2 . A figura mostra a velocidade v versus a altura y para uma bola lançada diretamente para cima. A pedra atinge sua altura máxima acima do topo do edifício 1. (b) Qual é a sua velocidade exatamente antes de atingir o solo? (c) Quanto ela leva para chegar ao solo? (d) Se a bola fosse jogada verticalmente para cima.Lista1: Cinemática Unidimensional 4. ou iguais àquelas de (a) e (b). 5. decida se as respostas de (c) e (d) deveriam ser maiores. ao longo do eixo y. Uma bola é lançada verticalmente. A velocidade na altura yB é vA/3. Uma bola é lançada verticalmente para baixo com uma velocidade inicial v0 de uma altura h. um de seus conjuntos de instrumentos desprende-se e cai livremente.40m.6m/s. Então. menores. A figura fornece a velocidade vertical do conjunto versus tempo. (a) Expresse o vetor posição y da bola. partindo do repouso e terminando em repouso? 6. (a) Qual a altura máxima que ele atinge a partir do ponto em que se desprende? (b) Em que ponto acima do solo o conjunto se desprende? 9. para baixo de uma altura de 50. eixo-Y. (a) Qual é sua velocidade imediatamente antes de atingir o solo? Quanto tempo a bola leva atingir o solo? Quais seriam as respostas (c) do item (a) e (d) do item (b) se a bola fosse lançada para cima da mesma altura e com a mesma velocidade inicial? Nota. Uma pedra é atirada verticalmente para cima a partir da borda do topo de um edifício. da mesma altura e com a mesma velocidade inicial. (b) e (c) ? (e) Nos dois casos.

7.5-v0]/g. maior.74 s.4j (m/s). (c) 82. 17 m/s.(c) t=1. (a) y = y(t)j = (50. ∆TU o intervalo de certo tempo entre as duas passagens por um nível superior e H a distância entre os dois níveis. (a) v = (v0 + 2g h)0.0 t-5. 4. 9. (b) 59m. No laboratório foi realizada uma medida da aceleração de queda livre g lançando-se uma bola de vidro para cima em um tubo evacuado e deixando-a retornar.37. (b) 12. (a) 20m. v = -37.5+v0]/g.7m/s.5. t=5. Mostre que g = 8 H/(∆T2L-∆T2U) . (c) mesma de (a).Lista1: Cinemática Unidimensional 10.00 t2)j (m). Seja ∆TL na figura o intervalo de tempo entre duas passagens da bola através de certo nível inferior. Respostas 3.(d) y(t) = (50.5. (d) t = [(v0 + 2g h)0.0-20. (b) t = [(v0 + 2g h)0. 8 .(b) v = .00 t2)j.5m.0t . (a) 15.74s.3m.0 + 20.4(m/s). 8.