You are on page 1of 2

As Leis de Isaac Newton

Um dos contedos da Fsica mais importantes o que versa sobre as trs leis de Newton: Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton, A Fora ou a Segunda Lei de Newton e Princpio da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton. Saiba mais sobre cada uma delas.

Princpio da Inrcia ou Primeira Lei de Newton

"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por foras impressas nele." Esse princpio indica que a velocidade vetorial de um ponto material, no varia. Se o ponto estiver em repouso permanece em repouso e, se estiver em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilneo e uniforme. Na prtica no possvel obter um ponto material livre da ao de foras. No entanto, se o ponto material estiver sujeito a nenhuma fora que atue sobre ele, ele estar em repouso ou descrever movimento retilneo e uniforme. A existncia de foras, no equilibradas, produz variao da velocidade do ponto material. A tendncia que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilneo e uniforme, quando livre da ao de foras ou sujeito a foras cuja resultante nula, interpretada como uma propriedade que os corpos possuem denominada Inrcia. Quando maior a massa de um corpo maior a sua inrcia, isto , maior sua tendncia de permanecer em repouso ou em movimento retilneo e uniforme. Portanto, a massa a constante caracterstica do corpo que mede a sua inrcia. Um corpo em repouso tende, por sua inrcia, a permanecer em repouso. Um corpo em movimento tende, por sua inrcia, a manter constante sua velocidade.

A Fora ou a Segunda Lei de Newton

"A mudana do movimento proporcional fora matriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa fora."

2 Fora, em fsica, qualquer ao ou influncia que modifica o estado de repouso ou de movimento de um corpo. A fora um vetor, o que significa que tem mdulo, direo e sentido. Quando vrias foras atuam sobre um corpo, elas se somam vetorialmente, para dar lugar a uma fora total ou resultante. No Sistema Internacional de unidades, a fora medida em (N) newtons. Um newton (N) a fora que proporciona a um objeto de 1000g de massa uma acelerao de 1 m/s. Exemplo: Os carros podem aumentar e diminuir suas velocidades graas ao de foras aplicadas pelo motor e pelo freio respectivamente.

Princpio da Ao e Reao ou Terceira Lei de Newton

"A uma ao sempre se ope uma reao igual, ou seja, as aes de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e se dirigem a partes contrrias." Sempre que dois corpos quaisquer A e B interagem, as foras exercidas so mtuas. Tanto A exerce fora em B, como B exerce fora em A. A interao entre corpos regida pelo principio da ao e reao, proposto por Newton. Toda vez que um corpo A exerce uma fora Fa em um corpo B, este tambm exerce em A uma fora Fb tal que estas foras:

- Tm mesma intensidade - Tm mesma direo - Tm sentidos opostos - Tm a mesma natureza As chamadas foras de ao e reao no se equilibram, pois esto aplicadas em corpos diferentes. Exemplo: Para se deslocar, o nadador empurra a gua para trs, e, esta por sua vez, o empurra para frente. Note que as foras do par ao e reao tm as caractersticas apresentadas anteriormente.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4176804-EI8266,00.html

You might also like