You are on page 1of 3

A NOVA FUNO DO DIRIGENTE O que preciso para dirigir uma organizao de aprendizagem?

Quando a idia do produto e a maneira de desenvolv-lo comeou a se cristalizar, lembra Charles Kiefer, A equipe ps-se a trabalhar de uma maneira extraordinria... Cada indivduo sentia-se responsvel pelo trabalho do grupo todo, e no apenas pela sua parte... Mas surgiu um novo problema. A direo da empresa era do tipo tradicional (administrada por meio de ordens claras e manipulao bem intencionada). O chefe da equipe reconheceu que as tcnicas e atitudes que fizeram dele um chefe competente agora seriam contraproducentes. Ele simplesmente no sabia o que fazer, agora que tinha uma equipe autnoma. A ideia tradicional do que um lder, provm de uma viso individualista e no sistmica. No Ocidente, lderes so heris- grandes homens que assumem o comando em tempos de crise. A idia de liderana ainda est ligada imagem do capito de cavalaria liderando o ataque das tropas para salvar os colonizadores do ataques dos ndios. A idia tradicional de liderana parte da suposio de que as pessoas so impotentes, no tm objetivos pessoais e so incapazes de controlar as foras da mudana, a nova viso de liderana nas organizaes de aprendizagem enfoca funes mais delicadas e mais importantes. Na organizao de aprendizagem, os dirigentes tm as funes de projetista, guia e professor, tm a responsabilidade de construir organizaes nas quais as pessoas expandam continuamente sua capacidade de entender a complexidade, so responsveis pela aprendizagem.

Dirigente como projetista


Imagine que sua organizao um transatlntico e voc o dirigente. Qual a sua funo? Muitos podem responder: o comandante, o navegador ou o timoneiro, ou at o engenheiro da casa de mquinas. Ainda que todas essas funes sejam legtimas de liderana, existe uma que pouco lembrada, o projetista do navio. Ningum tem a influencia mais abrangente que o projetista do navio. No adianta ser o dirigente da organizao se a mesma foi mal projetada. H anos atrs, Lao-Tse j falava no lder como projetista: o mau lder aquele que o povo despreza; o bom lder aquele a quem o povo louva; o grande lder aquele que o povo diz: Ns fizemos sozinhos. As palavras dele explicam, em partes, a razo pelo qual a funo do projetista menosprezada no que se se refere a liderana: O PROJETISTA RECEBE POUCO MRITO. O trabalho raramente visvel, porque trabalha nos bastidores. As conseqncias vistas hoje, so resultados do trabalho realizado no passado, alm de projetar as diretrizes, estratgias o dirigente deve ter em mente que as suas medidas devem ser entendidas e aceitas, caso contrrio seus projetos tero pouco efeito. Basicamente, a tarefa do dirigente elaborar os processos de aprendizagem mediante os quais as pessoas podero enfrentar de maneira produtiva os problemas que as assolam na organizao, e desenvolver seus conhecimentos nas disciplinas de aprendizagem.

Dirigente como guia


Cada um deles tem um ideal que transcende os objetivos pessoais e da organizao, visando sempre promover mudanas que ajudam o homem a aprender mais. Bill OBrien, da Hanover, falou de sua preocupao com a evoluo do ser humano. Nossas organizaes tradicionais esto preparadas para atender s trs necessidades bsicas do ser humano: alimentao, abrigo e ambientao... mas no fazem o suficiente para conquistar a lealdade e o empenho das pessoas. Ed Simon, da Herman Miller, acredita que as mudanas devem vir atravs do estmulo criatividade das pessoas, a organizao s adota mudanas quando dirigida em funo de objetivos. preciso equilibrar o desejo de continuidade com o desejo de ser criativo. Ray Stat, da Analog Devices, acredita que nem a teoria pura nem o pragmatismo geram bons resultados, e prega a integrao da conceituao com o teste de novas idias na prtica. Ao falar de seus ideais, os trs dirigentes descrevem um contexto de questo profunda que transcende os problemas de qualquer organizao, sugere uma urgncia que torna a ao imperativa e ilumina seus prprios objetivos pessoais.

O dirigente como professor


A primeira responsabilidade do dirigente definir a realidade, pois, embora sua inspirao e suas reservas espirituais venham de seu senso de administrao, grande parte da alavancagem que ele pode exercer est em ajudar as pessoas a obter uma viso mais acurada e mais perspicaz da realidade. Realidade, para a maioria das pessoas e das organizaes deve ser suportada, crises que devem ser enfrentadas e limitaes que devem ser aceitas. Como que os dirigentes ajudam as pessoas a ter uma viso da realidade como um recurso de criao ao invs de uma fonte de limitao? Est a tarefa do dirigente como professor, eles podem influenciar as pessoas a enxergar a realidade em quatro nveis distintos: eventos, padres de comportamento, estruturas sistmicas e em nvel de ideal. O dirigente como professor no trata de ensinar as pessoas a atingir seus objetivos, mas de promover a aprendizagem, ajudando as pessoas a desenvolver conhecimentos sistmicos. A histria, a mitologia e o mundo dos negcios apresentam inmeros exemplos de lderes que fracassaram por no cumprirem esse compromisso. A tenso criativa do dirigente no a ansiedade, que uma tenso psicolgica. Os ideais, os propsitos fundamentais, os valores e os objetivos do dirigente determinam a direo e a meta. Seu compromisso implacvel com a verdade e a anlise das foras subjacentes realidade reala continuamente as brechas entre a realidade e o objetivo. Um dos paradoxos da liderana em organizao de aprendizagem que ela ao mesmo tempo coletiva e altamente individualista. Embora as responsabilidades da liderana estejam distribudas entre as pessoas que compem a organizao, elas so sempre resultado de escolha individual. Escolher diferente de desejar. Quere um estado de deficincia, eu escolho o que realmente quero. Se olharmos para trs no

tempo, veremos que certas escolhas que fizemos tiveram uma influncia primordial no rumo de nossas vidas. S atravs da escolha que um indivduo chega a ser guia de um grande objetivo. S atravs da escolha que o indivduo se dispe a praticar as disciplinas de aprendizagem. Um ambiente propcio ajuda, mas no elimina a necessidade de escolha. Organizaes de aprendizagem s podem ser criadas por indivduos que se dediquem de corpo e alma a essa tarefa.

You might also like