You are on page 1of 12

Pequeno Manual para Secretrios de Comunicao

Com o crescimento substancial do Partido Verde, sobretudo na na ltima dcada, e diante dos desafios que se apresentam no cenrio poltico nacional, a Secretaria de Comunicao do Partido Verde do Estado de So Paulo elaborou este Pequeno Manual para Secretrios de Comunicao como forma de contribuir com o trabalho de divulgao das aes partidirias, relacionamento com a imprensa e consolidao da imagem institucional do PV. Mara Prado

A Secretaria de Comunicao engloba trs importantes sub-reas que devem trabalhar de maneira integrada:

Diviso de Imprensa
Assessoria de imprensa em geral Redao de releases, sugesto de pautas e notcias Elaborao de jornais, boletins informativos, sites, programas de Rdio e TV Atendimento dos veculos e profissionais de comunicao Produo de todo e qualquer material institucional Elaborao de artigos e discursos institucionais Elaborao de notas imprensa Acompanhamento de produo de material para horrio poltico

Diviso de Publicidade e Propaganda


Responsvel pela imagem institucional Criao e acompanhamento da produo de propaganda institucional/eleitoral para Rdio, TV, jornal, revista, internet Distribuio do material institucional/eleitoral Elaborao da arte para banner, faixas, cartazes, anncios, etc. Elaborao e anlise de pesquisas e enquetes Elaborao do planejamento estratgico das campanhas

Diviso de Relaes Pblicas

Organizao e coordenao de eventos em geral (solenidades, congrssos, recepo de autoridades e convidados, etc.) no que diz respeito infra-estrutura, programao, receptivo, buffet, segurana, limpeza, etc. Relacionamento com o pblico interno e pblico especializado (especialistas, acadmicos, classes profisionais) Cerimonial pblico e protocolo Secretaria executiva

INFORMAES TEIS ASSESSORIA DE IMPRENSA


De acordo com o cdigo de tica do jornalista, o cidado tem o direito de informar, ser informado e ter pleno acesso informao a bem do interesse pblico. O trabalho do jornalista um exerccio de carter social e a atividade da imprensa deve ser pautada nos valores da verdade, imparcialidade, tica e no livre exerccio da democracia, garantindo a todos a liberdade de expresso, opinio e pensamento. Relacionamento com a imprensa Cabe Secretaria de Comunicao ou Assessoria de Imprensa divulgar as informaes sociedade atravs dos mais variados meios de comunicao (jornal, revista, rdio, TV, site, blog, redes sociais e veculos alternativos em geral). Para tanto, importante conhecer a linguagem e as especificidades tcnicas destes veculos e estabelecer um bom relacionamento com os profissionais que neles trabalham. Todo material encaminhado imprensa, deve destacar o interesse jornalstico do assunto. 1. Ao pautar a imprensa, faa um press kit bsico: release curto e objetivo com ttulo e as principais informaes do evento, com indicaes de data, horrio, local, endereo completo e contatos, alm de uma foto ou outro material adicional ou de ilustrao, bem como informaes complementares, se for o caso. Veja anexo I Modelo de release. 2. Distribua o release a todo o seu mailing de imprensa com alguns dias de antecedncia e pea confirmao de recebimento. Um ou dois dias antes do evento faa o follow up por telefone, principalmente com os veculos mais importantes. 3. Ao organizar uma coletiva, verifique se o local tem boas condies acsticas e de imagem. Se o entrevistado estiver sentado, observe se atrs dele h um fundo neutro para no comprometer fotos e

imagens de TV. Lembre-se que um pequeno detalhe pode chamar mais a ateno do que o prprio entrevistado e criar uma situao constrangedora para todos. 4. O assessor de imprensa ou secretrio de comunicao deve passar as informaes de forma clara e precisa. Se ele no tiver determinada informao, deve procurar obt-la rapidamente para atender aos colegas em tempo hbil (lembre-se que programas de rdio e TV tm horrio rgido e jornais e revistas tm prazo para fechamento). 5. imprescindvel checar todas as informaes antes de divulg-las. Cuidado com boatos e informaes plantadas para confundir ou fazer provocaes. 6. No sonegue informao para ningum, nem mesmo para jornalistas que claramente estejam a servio dos adversrios. 7. No favorea veculos ou profissionais. Trate a todos com o mesmo respeito e de forma imparcial. 8. Agenda de autoridades e/ou candidatos sempre complicado de administrar pois compromissos so cancelados ou includos com uma rapidez impressionante, principalmente em poca de campanha. importante que uma nica pessoa seja responsvel pela agenda e que tenha contato direto e freqente com a assessoria de comunicao para que a divulgao seja feita de forma gil. As alteraes devem ser comunicadas rapidamente para que a imprensa possa estar sempre com as informaes atualizadas.

QUANDO VOC O ENTREVISTADO


Para a maioria das pessoas, dar uma entrevista uma situao difcil e constrangedora. Como se no bastasse o nervosismo, preciso saber o que falar, como falar e como se comportar. Para isso, elaboramos algumas dicas para ajudar a lidar com a imprensa. 1. Se um jornalista entrar em contato direto com voc, comunique Secretaria de Comunicao ou Assessoria de Imprensa. Os profissionais habilitados podero acompanh-lo e ajud-lo na anlise e no desenvolvimento da pauta.

2. Procure se informar sobre o assunto da entrevista para estar atualizado. S fornea dados se tiver certeza e sempre verifique a informao.

3. Desligue o celular durante a entrevista e evite interrupo dos assessores. Responda com objetividade e evite usar termos tcnicos ou estrangeiros. Use linguagem coloquial, simples, direta e correta. Ateno para a pronncia das palavras e evite o gerundismo (Ex. Vou estar falando sobre...).

4. Para entrevista na TV prefira usar roupas de tons neutros e evite listras, estampas grandes, xadrez e corres berrantes. Se puder, procure saber como cenrio para usar roupas de cores que faam um bom contraste.

5.

Durante a entrevista, procure olhar para o reprter e no para a cmera. Somente olhe para a cmera se for dar um depoimento no qual ser filmado o rosto do entrevistado (o cmera geralmente orienta o entrevistado nesses casos).

6. O corpo tambm fala. Gestos e expresses transmitem informaes que podem no coincidir com a fala, portanto, fique atento. Os gestos devem ser limitados. No exagere no gestual. levantando as mos, os braos ou fazendo movimentos involuntrios (bater a mo na mesa, coar os olhos, enrolar o cabelo, morder os lbios, etc).

7. Nunca deixe uma pergunta sem resposta nem o jornalista sem ser atendido.

8. Trate bem os jornalistas, seja atencioso com eles, mas tome cuidado com as conversas em off, como por exemplo: Pode confiar e contar s para mim, que no vou contar a ningum. No se arrisque!

9. Procure chegar sempre com um pouco de antecedncia para a entrevista ou atenda o jornalista por telefone no horrio marcado. Se no puder conceder a entrevista conforme combinado, avise com antecedncia.

10. Deixe sempre algum contato para esclarecer dvidas posteriores, o jornalista pode precisar de informaes adicionais.

11. Se a entrevista for em lugar barulhento, no grite. O microfone direcional capta perfeitamente a voz, apesar do barulho. E se possvel, procure ir para um local menos barulhento.

12. Se a entrevista for objeto de matria distorcida, solicite direito de resposta. No remeta aos rgos de comunicao uma nota particular. Somente a Assessoria de Imprensa deve emitir nota de esclarecimento. Normalmente so publicadas pequenas notas na parte de errata.

13. Depois da entrevista no pea para ver a fita gravada nem para ler a matria escrita. O jornalista no tem obrigao de mostrar o material antes deste ser publicado.

Anexo I MODELO DE RELEASE SUGESTO DE PAUTA Marina Silva visita a regio neste sbado A Senadora Marina Silva (PV AC) estar na regio de ...... neste sbado (data) para uma reunio com prefeitos, vereadores e dirigentes do Partido Verde. O objetivo conhecer as demandas locais e ampliar o dilogo com as lideranas partidrias. A reunio ser na Cmara Municipal de ..... (endereo) a partir das 10 horas.Aps o encontro, a Senadora conceder entrevista coletiva imprensa no salo nobre da Cmara Municipal. Servio:

Reunio da Senadora Marina Silva com lideranas do PV Data: .... Local: Cmara Municipal de .. Endereo: .... Horrio: 10 horas Mais informaes: Assessoria de Imprensa contatos: (telefone e email)
Informaes complementares A biografia de Marina Silva fez com que ela fosse escolhida pelo jornal britnico The Guardian, em 2007, uma das 50 pessoas em condies de ajudar salvar o planeta. Mas sua lista de premiaes e reconhecimentos nacionais e internacionais longa. Entre muitos outros, ela recebeu o prmio "2007 Champions of the Earth", o maior prmio concedido pelas Naes Unidas na rea ambiental. No dia 29 de outubro de 2008, a senadora recebeu das mos do prncipe Philip da Inglaterra, no palcio de Saint James. em Londres, a medalha Duque de Edimburgo, em reconhecimento sua trajetria e luta em defesa da Amaznia brasileira - o prmio mais importante concedido pela Rede WWF. Em junho de 2009 recebeu o prmio Sophie, por seu trabalho em defesa do maio ambiente, oferecido pela fundao norueguesa Sophie, criada pelo escritor noruegus Jostein Gaarder, autor do best seller "O Mundo de Sofia".

___________________________________________________________________

Anexo II - CERIMONIAL E PROTOCOLO Cerimonial e protocolo regem as relaes entre as autoridades constitudas nos mbitos jurdico, militar, eclesistico, diplomtico, universitrio, privado e em todas as instncias do Poder Pblico. No Brasil, so basicamente condutas norteadas por leis municipais, estaduais e federais que resguardam caractersticas culturais sob normas internacionais.

Cerimonial: rigorosa observncia de certas formalidades em eventos oficiais, entre autoridades nacionais e estrangeiras; conjunto de formalidades de atos solenes e festas pblicas; Protocolo: a ordem hierrquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasies oficiais ou particulares.

Anexo III PRONOMES E TRATAMENTO

Utilize VOSSA EXCELNCIA (V.Ex) para:


o o o o o o o o o o o o o o o o o o o

Presidente da Repblica Vice-Presidente da Repblica Ministros de Estado Chefe do Estado Maior das Foras Armadas Chefe do Gabinete Militar da Presidncia da Repblica Chefe do Gabinete Civil da Presidncia da Repblica Consultor Geral da Repblica Chefe do Servio Nacional de Informaes Presidentes e Membros das Assemblias Legislativas dos Estados Governadores de Estado e Vice-Governadores Prefeitos Municipais Secretrios de Estado Senadores Deputados Juzes do Trabalho, Juzes de Direito e Juzes Eleitorais Procurador Geral da Repblica Embaixadores e Cnsules Generais e Marechais VOCATIVO: Excelentssimo Senhor (Exm.Sr) e Meritssimo (MM) para juzes

Utilize VOSSA SENHORIA (V.S) para:


o o o o

Funcionrios graduados Organizaes comerciais e industriais Particulares em geral VOCATIVO: Ilustrssimo Senhor (Ilm.Sr.)

Utilize VOSSA EMINNCIA (V.Em) para:


o o

Cardeais VOCATIVO: Eminentssimo Senhor (Emm.Sr.)

Utilize VOSSA EXCELNCIA REVERENDSSIMA (V.Ex.Revm) para:


o o

Arcebispos e Bispos VOCATIVO: Excelentssimo Senhor (Exm.Sr.)

Utilize VOSSA SANTIDADE (V.S.) para:


o o

Papa VOCATIVO: Santssimo Padre ou Beatssimo Padre

Utilize REVERENDO (Revd.) para:


o o o o

Sacerdotes Clrigos Religiosos VOCATIVO: Reverendo

Utilize VOSSA MAGNIFICNCIA para:


o o

Reitores de Universidades VOCATIVO: Magnfico Reitor

Utilize VOSSA MAJESTADE (V.M.) para:


o o o

Imperadores Reis Rainhas

Utilize VOSSA ALTEZA (V.A.) para:


o

Prncipes e Princesas

Ateno. Existem duas possibilidades de tratamento a autoridades:


VOSSA - quando nos dirigimos Autoridade, como na frase "Vossa Excelncia viajar amanh?" SUA - quando nos referimos Autoridade, como na frase "Sua Santidade avisa que conceder audincias."

Anexo IV TRAJES PARA TODAS AS OCASIES


ESTILO ESPORTE (reunies ao ar livre, refeitrio de fbrica, churrascos) ESPORTE COMPLETO (caf da manh e almoos em ambientes descontrados) PASSEIO/TENUE DE VILLE (coquetis de lanamentos de produto, jantares, HOMEM Camisa sem gravata, jaquetas, malhas e moletons, calado tipo topsider ou mocassim - tnis somente em caso de prtica esportiva posterior no local Blazer, camisa de cor ou camiseta lisa, gravata opcional para os mais jovens (tecido fosco), sapato tipo mocassim Cala em tecido diferente ao do blazer, terno prncipe-de-gales, pied-depoule. Camise branca ou de cor suave - listrada tambm. Gravata sempre, MULHER Saia e blusa, cala comprida (no para cerimnias oficiais pblicas), sandlias mais fechadas para vero e sapatos de salto baixo Tailleur, saia e blazer em cores diferentes, vestido tipo chemisier, saia e blusa, sapato mocassim. Bolsa, em solenidade em horario de expediente comercial, pode ser a usual Tailleur, blazer, vestido, sapato escarpin liso e bolsa pequena

sesses nosolenes em sapatos escuros ambientes governamentais) ALTO ESPORTE (atos inaugurais mais solenes tarde e noite) Terno completo liso ou cala mescla e palet escuro, camisa branca e gravata mais refinada Terno escuro, gravata discreta, em tecido nobre (seda pura). Sapatos e meias pretas, usados para casamentos de manh e noite o mesmo de tenue de ville, mas pode incluir chapu em casamentos matinais e luvas de pelica lisa Vestidos ou duas peas, tecidos nobres (Crepes, tafet, brocado, musselina, renda, jrseis). Sapato e carteira em couros metalizados, camura ou tecido Vestido curto recepo, saia longa e blusa, pantalonas em tecidos nobres, vestido no comprimento do traje de gala (cobrindo o p), sem pedrarias Vestido longo, com liberdade para brilhos em tecido ou pedraria, salto alto em calado preferencialmente forrado

RECEPO (festas noite)

BLACK-TIE (jantares e festas mais sofisticados) GALA (mais alto grau de formalidade)

Smoking

Smoking

Anexo V ORDEM GERAL DE PRECEDNCIA Decreto 70274/72 para cerimnias estaduais (h listagem diferenciada para cerimnias federais)
1 2 3 Governador Cardeais Vice-Governador Presidente da Assemblia Legislativa Presidente do Tribunal de Justia Almirante-de-Esquadra Generais-de-Exrcito Tenentes-Brigadeiros Prefeito da capital estadual em que se processa a cerimnia Vice-almirantes

4 5

Generais-de-Diviso Majores-Brigadeiros Chefes de Igrejas sediadas no Brasil Arcebispos catlicos ou equivalentes de outras religies Reitores das Universidades Federais Personalidades inscritas no Livro de Mrito Prefeito da cidade em que se processa a cerimnia Presidente da Cmara Municipal da cidade em que se processa a cerimnia Prefeitos das cidades de mais de um milho de habitantes Contra-Almirantes Generais-de-Brigada Brigadeiros Presidente do Tribunal Regional Eleitoral Procurador Regional da Repblica do Estado Procurador-Geral do Estado Presidente do Tribunal Regional de Trabalho Presidente do Tribunal Regional de Contas Presidente do Tribunal da Alada Chefe da Agncia do Servio Nacional de Informaes Superintendentes de rgos Federais Presidentes dos Institutos e Fundaes Nacionais Presidentes dos Conselhos e Comisses Federais Presidentes das Entidades Autrquicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas de mbito nacional Reitores das Universidades Estaduais e Particulares Membros do Conselho Nacional de Pesquisa Membros do Conselho Federal de Educao Membros do Conselho Federal de Cultura Secretrios de Estado Bispos catlicos ou equivalentes de outras religies Presidentes das Confederaes Patronais e de Trabalhadores de mbito nacional Membros da Academia Brasileira de Letras Membros da Academia Brasileira de Cincias Diretores do Banco Central do Brasil Diretores do Banco do Brasil Diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico Diretores do Banco Nacional de Habitao Capites-de-Mar-e-Guerra Coronis do Exrcito Deputados Estaduais Chefe da Casa Militar do Governador Chefe da Casa Civil do Governador Comandante da Polcia Militar do Estado Desembargadores do Tribunal de Justia Prefeitos das cidades de mais de quinhentos mil habitantes Delegados dos Ministrios Cnsules Estrangeiros Consultor-Geral do Estado Juzes do Tribunal Regional Eleitoral Juzes do Tribunal Regional de Trabalho Presidentes das Cmaras Municipais da Capital e das cidades de mais de 1 milho de habitantes Juiz Federal Juzes do Tribunal de Contas Juzes do Tribunal de Alada

Presidentes dos Institutos e Fundaes Regionais e Estaduais Presidentes das Entidades Autrquicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Pblicas de mbito regional e estadual Diretores das Faculdades Federais Monsenhores catlicos ou equivalentes de outras religies Capites-de-Fragata Tenentes-Coronis do Exrcito Tenentes-Coronis da Aeronutica Presidentes das Federaes Patronais e de Trabalhadores de mbito regional e estadual Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de quinhentos mil habitantes Juzes de Direito Procurador Regional do Trabalho Auditores da Justia Militar Auditores do Tribunal de Contas Promotores Pblicos Diretores das Faculdades Estaduais e Particulares Vice-Cnsules estrangeiros Chefes de Departamento das Universidades Federais Prefeitos das cidades de mais de cem mil habitantes Capites-de-Corveta Majores de Exrcito Majores da Aeronutica Diretores de Departamentos das Secretarias Presidentes dos Conselhos Estaduais Chefes dos Departamentos das Universidades Estaduais e Particulares Presidentes das Cmaras Municipais das cidades de mais de cem mil habitantes Professores de Universidade Demais Prefeitos Municipais Cnegos catlicos ou equivalentes de outras religies Capites Tenentes Capites do Exrcito Capites da Aeronutica Presidentes das demais Cmaras Municipais Diretores de Repartio Diretores de Escolas de Ensino Secundrio Vereadores Municipais

10

Anexo VI TERMOS TCNICOS Release: Material informativo distribudo aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugesto de pauta, mas do ngulo de quem o emite.Texto de mais ou menos 10 linhas com informaes que respondam as perguntas bsicas do jornalismo: "O qu?", "Quem?", "Quando?", "Onde?", "Como?", e "Por qu?". Press kit: Pacote de imprensa um pacote de material informativo (release, fotos de divulgao, credenciais de imprensa e outros tens que facilitem a cobertura jornalstica sobre o que se quer divulgar)

Mailing List: Lista de endereos de destinatrios aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propsito de incentivar a publicao de determinada informao. O mailing geralmente composta por endereos de jornalistas especializados no tema da atividade do assessorado, editores de veculos relevantes, agncia de notcias, etc. Follow up:Significa "acompanhar", "seguir". Atividade da assessoria de imprensa de entrar em contato com os veculos de comunicao aps o envio de release para confirmar recebimento e possvel cobertura da pauta sugerida. Fonte(s): http://www.anthropos.com.br http://www.mundorp.com.br http://cerimonialeprotocolo.com.br HTTP://www.falebemempublico.com Htto://www.wikipedia.com HTTP://www.metodista.br

You might also like