You are on page 1of 9

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR AGRRIA DE SANTARM

Relatrio ETA So Romo

Licenciatura em Engenharia Alimentar 2 ano\ 5 semestre Qualidade da gua

Trabalho realizado por: Sandra Pereira n 7047 Santarm, 14 de Abril, 2011.

ndice

Resumo..pgina 2 Caracterizao da ETA..pgina 2 Introduo......pgina 3 Fluxograma de Tratamento da ETA......pgina 4 Descrio das etapas de tratamento da ETA......pgina 5 Descrio das etapas de tratamento da ETA..pgina 6 Concluses.....pgina 7 Bibliografia....pgina 8

Resumo
Neste relatrio vou dar a conhecer todo o funcionamento, procedimento e o controlo de qualidade aplicado a uma ETA-Estao de Tratamento de guas. A visita de estudo foi realizada Estao de Tratamento de guas de So Romo, esta tem uma capacidade de 750 m3 e abastece a cidade de Leiria, assim como algumas freguesias da regio, o que abrange no total 30 mil habitantes. Esta Estao capta gua superficial directamente do rio Liz, comeando 6 jusante da sua nascente. Esta ETA tem como finalidade fornecer gua de qualidade regio. A gua captada considerada gua de categoria A3, como tal, para garantir o fornecimento eficaz de uma gua de qualidade necessrio efectuar tratamentos qumicos e fsicos de afinao que englobam as operaes de coagulao e flocolao.

Caracterizao da ETA:
Aps a captao da gua directamente do rio Liz, 6 Km a jusante da sua nascente, a mesma segue para um desanerador, passando posteriormente para uma central de elevao onde lhe ser admistrado sulfato de alumnio e slica activada. Aps este procedimento a gua captada passar por vrios decantadores e filtros, seguindo-se de uma pr-oxidao ou desinfeco por radiao ultra-violeta. Segue-se uma filtrao com carvo activado, uma nova desinfeco por UV e o encaminhamento para uma cisterna. Na transio da gua desta cisterna para a cisterna final realizada uma desinfeco com cloro gasoso, aps este ultimo procedimento a gua encaminhada para a estao elevatria.

Introduo
A gua um bem essencial vida e sobrevivncia dos seres vivos mas um bem escasso que urge racionar e reaproveitar, havendo vrios mtodos para tratar a gua para consumo humano e as guas residuais, resultantes dos esgotos. Por ser essencial e existirem reservas limitadas, a gua cada vez mais estratgica. Discute-se o seu uso racional, a sua temida e aparentemente inevitvel escassez e a degradao das suas reservas, pois dela depende a qualidade de vida no planeta. Quando se fala de qualidade da gua, pensa-se geralmente na concentrao de certas substncias dissolvidas na mesma. A legislao nacional (LD 306/2007) fixa normas muito rigorosas para estas substncias, que tm de ser estritamente respeitadas pelas entidades distribuidoras de gua. Um sistema de tratamento de gua de abastecimento dever fazer face aos problemas associados qualidade da gua captada, produzindo uma gua sem cor, turvao, cheiros, pesticidas e com um pH e teores de clcio e alcalinidade aceitveis e apropriados ao organismo humano, para alm de desinfectada, de modo a eliminar a poluio microbiolgica, nomeadamente colnias de coliformes fecais (cuja origem resulta da descarga de guas residuais no tratadas ou insuficientemente tratadas no meio receptor). Assim, possvel abastecer uma gua de qualidade aceitvel e apropriada para consumo humano, bem como evitar riscos para a sade pblica. A gua distribuda deve satisfazer os critrios de qualidade constantes no decreto-lei n 306/2007. A estao de tratamento de guas de So Romo, um servio pblico que visa responder s necessidades das populaes do concelho, supervisionando e controlando as vrias captaes, estaes elevatrias e estaes de tratamento, ao longo de todos os sistemas de abastecimento. Na ETA, diariamente controla-se os teores de cloro presentes na gua e qualquer alterao da sua qualidade. Estes controlos tem de ser documentados e convenientemente comunicados para que rapidamente se consiga proceder a medidas correctivas caso seja necessrio. De forma a garantir a qualidade e segurana do abastecimento de guas, a ETA contm uma diviso de controlo de qualidade, onde se realiza o controlo da qualidade da gua captada e distribuda no concelho. Tendo um laboratrio, para analisar as colheitas efectuadas em 100 pontos da rede com uma frequncia semanal ou quinzenal, mediante as necessidades, onde se verificam 28 parmetros essenciais para a validao da distribuio da gua.

Fluxograma de Tratamento da ETA

Captao e Gradagem Desanerador Sulfato de Alumnio Central de Elevao Linha Accelatar Decantador 1 Decantador 2 Decantador 3 Filtro 1 Filtro 2 Filtro 3 Filtro 4 Filtro 5 Filtro 6 Decantador 4 Linha Pulsatar Slica Activada

Cisterna 1 Cisterna 2 Pr-oxidao ou Desinfeco com UV Filtrao com Carvo Activado UV Cisterna 3 Desinfeco com Cloro Gasoso Cisterna final Estao Elevatria

Descrio das etapas de tratamento da ETA


Captao\ Gradagem A captao efectua-se atravs de cilindros perfuradores que se encontram dentro do rio Liz, nesta fase efectua-se uma filtrao para deter os resduos slidos mais grosseiros. J a gradagem realiza-se entrada da ETA, e tem por objectivo retirar os slidos mais densos atravs de uma grade constituda por barras paralelas igualmente espaadas com aberturas de 15mm que tm como funo proteger as bombas e vlvulas existentes, contra qualquer detrito. Desarenamento Consiste na remoo de areias, cascalhos, cinzas e outros slidos pesados, sendo estes separados por densidades. Central de elevao realiza-se um primeiro tratamento fsico, onde medida a turvao da gua atravs de um turbidimetro, este mede tambm o caudal atravs de uma sonda, de modo a que se saiba a quantidade de cloro a adicionar. Efectua-se ainda a adio de coagulantes, tais como, sulfato de alumnio e de floculantes, slica activada, para que se facilite a remoo de partculas coloidais durante o processo. Nesta fase, efectua-se a medio do pH para verificar se existe ou no necessidade de ser corrigido com cido sulfrico. Na ETA existe um autmato que vai indicar a quantidade de reagentes que necessrio adicionar gua, durante o processo. Decantao Esta etapa apresenta duas linhas de decantao (pulsatar e accelatar), procedendo-se h separao das fases liquida e slida. Assim, a gua que transportada at aos decantadores com auxilio de bombas, forma flocos que ficam depositados no fundo, por aco de fora gravtica, dando-se assim a separao das misturas. Esta operao acaba por ser um processo qumico. Filtrao Tem como objectivo eliminar a passagem de impurezas na gua. Ocorre por meio de areia calibrada, de modo que as partculas de menos densidade fiquem retidas na areia, aps esta fase a gua segue para as cisternas. Geralmente utilizam-se estes filtros de areia para tratar gua com problemas de turvao, sendo um processo que degrada matria orgnica, eliminando assim uma grande parte dos microrganismos presentes. Pr-oxidao\ Pr-cloragem Visa reduzir a carga microbiana existente. So operaes de desinfeco, em que tm a finalidade de reduzir a quantidade de coagulante de forma a inibir o crescimento de algas e microrganismos nas fases seguintes, este processo efectuado dentro das cisternas. Tratamento UV Igualmente um tratamento de desinfeco, tem como principio passar uma fina quantidade de gua volta de uma lmpada que vai emitir radiao UV, eliminando assim microrganismos. Este tratamento divide-se em duas fases, uma antes da entrada da gua nos filtros de carvo activado, e outra aps o tratamento por filtros de carvo activado. Na primeira fase reduz-se a carga microbiana para evitar a contaminao dos filtros, j a segunda fase tem como finalidade eliminar a carga microbiana que possa ser proveniente de uma contaminao nos filtros.

Tratamento por carvo activado efectua-se a remoo dos nutrientes que ainda estejam presentes na gua em concentraes elevadas, isto, permite retirar gua cor, sabor, cheiro e cloro atravs de uma filtrao. A mesma realizada por filtros de carvo activado considerando-se assim, um processo de afinao. Desinfeco com cloro gasoso esta fase tem como objectivo proceder a uma desinfeco com cloro gasoso, evitando possveis contaminaes patognicas existentes na fase final. Assim, a adio do cloro acontece em reservatrios, onde ocorre este segundo tratamento qumico, antes da gua seguir para a rede de distribuio. O cloro gasoso combina-se directamente com a matria orgnica e inorgnica presente na gua provocando a oxidao dos compostos orgnicos e inorgnicos, tornando-se por isso num desinfectante mais utilizado.

Concluses
A dependncia do Homem em relao gua acaba por condicionar a sua forma de estar em sociedade. Destaco assim, a importncia da manuteno das instalaes de tratamento de guas, como por exemplo a ETA de So Romo, uma vez que a distribuio das suas guas tratadas abrange uma rea populacional enorme e em crescente expanso. Isto faz com que se deva proceder a uma avaliao das zonas de captao de gua para uma possvel melhoria da qualidade da mesma.

Bibliografia
Decreto-Lei n236/98 de 1 de de Agosto - Lei da qualidade da gua; Instituto da gua (2001); Plano Nacional da gua, Introduo, caracterizao e diagnostico da situao actual dos Recursos Hdricos; Boletim Informativo; SMAS Leiria, Abastecimento de gua do Conselho de Leiria; Boletim Informativo; SMAS Leiria, Um bem com Qualidade Livro Azul; gua de Abastecimento, Conceitos, conselhos. Recomendaes;

You might also like