You are on page 1of 9

Anotaes do Aluno

Objetivos da aula:
Nesta dcima aula, aprenderemos a Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao.

1. O QUE TCO TOTAL COST OF OWNERSHIP?


Total Cost of Ownership, ou simplesmente TCO, a determinao do Custo Total de Propriedade de Tecnologias da Informao, em que se incorre ao longo de sua vida til desde sua aquisio at o ponto inicial de sua degradao, quando fecha o seu Ciclo de Vida. Esse conceito de TCO foi inicialmente desenvolvido pela consultoria Gartner Group www.gartner.com que o aplicou em 1987, para microcomputadores. Com o desenvolvimento e o crescente uso de microcomputadores, a partir dos anos 80 e, por conseqncia, seu progressivo aumento de custos, as empresas comearam a sentir necessidade de determinar no s o custo de aquisio de computadores, mas tambm de saber todos os demais custos que so incorridos por ter e usar computadores. E a importncia do TCO cresceu na medida em que as tecnologias da informao tomaram conta do cotidiano das pessoas em todo o mundo, tornando mais complexa a sua administrao no mbito dos negcios e das empresas. Em outras
Faculdade On-Line UVB

Gesto de Sistemas de Informao

159

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Aula N 10 Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Anotaes do Aluno

palavras, tecnologias da informao cada vez mais vm incorrendo em custos e riscos inquietantes. Ento, o TCO considera todos os custos envolvidos na contratao, manuteno, renovao e inovao de Structureware (Infra-estrutura), Hardware (computadores, perifricos e acessrios), Software (sistemas de informao) e Peopleware (pessoal), ao longo do tempo. O TCO envolve tanto investimentos quanto despesas. Alm disso, envolve aqueles chamados custos ocultos, que no aparecem em registros contbil-financeiros, mais difceis de prever e calcular, relacionados ao no atendimento Carga de Solicitaes (da a importncia do tpico que estudaremos, na prxima aula, Capacity Planning), a qual exige: 1 - Tempo de Resposta satisfatria s solicitaes; 2 - Disponibilidade imediata aos recursos e s informaes; 3 - Confidencialidade, isto , assegurar que uma informao somente acessada por quem de direito; 4 - Integridade, isto , certificar-se de que uma informao no foi corrompida ou malversada; 5 - Autenticidade, isto , garantir a veracidade e certeza de exatido.

O TCO no tem uma frmula ou equao definida, mas uma anlise sistemtica ou mtodo de gesto, que serve para determinar o custo total de tecnologias de informao de uma empresa em longo prazo. Como mtodo de gesto, tambm um instrumento til para tomada de deciso porque, se determina custo total de tecnologias de informao de uma empresa, podem-se comparar umas e outras tecnologias de informao para se decidir por aquela melhor em longo prazo. Alis, nos ltimos anos, tem sido mais utilizado para essa anlise comparativa entre tecnologias.

Faculdade On-Line UVB

Gesto de Sistemas de Informao

2. PARA QUE SERVE O TCO TOTAL COST OF OWNERSHIP?

160

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Anotaes do Aluno

o que foi feito, recentemente, com a anlise comparativa do sistema operacional Linux com Windows. Calcularam o TCO do Linux e o TCO do Windows. Sabe o que aconteceu? Quando todo mundo achava que Linux iria ganhar disparado por ser um software livre e sem custo de licena, eis que a IDC constatou que o sistema operacional proprietrio Windows tem, em 5 anos, um TCO de 11a a 22% abaixo do da Linux. Confira no site www.microsoft.com/windows2000/ docs/TCO.pdf a pesquisa feita em 2002 pela IDC www.idc.com , uma das maiores empresas do mundo em pesquisas em tecnologias da informao. Essa vantagem do Windows sobre o Linux, anunciada pela IDC, foi confirmada por uma outra pesquisa feita em 2003, desta vez no Brasil, pela IT Mdia e Universidade de So Paulo (a FEA Faculdade de Economia e Administrao realizou a anlise econmica e de custos, e o ICMC Instituto de Cincias Matemticas e Computao efetuou as avaliaes tcnicas). Foi a primeira pesquisa de TCO realizada no Brasil, conforme est anunciado no site da Microsoft http://www.microsoft.com/brasil/pr/2003/linux.asp. Essa pesquisa, foi coordenada pelos professores Nicolau Reinhard e Nivaldo Foresti, que a disponibilizaram, em 2003, no site da revista Information Week www.informationweek.com.br/bancadadeteste/windowslinux.asp. Se voc no a encontrar nesse endereo, pegue uma cpia no Portal da Cincia da Administrao http://www.cienciadaadministracao.com.br/ti/ tco/linuxwindows.zip e tenha uma idia de como desenvolver uma anlise de TCO. Seno, pea uma cpia ao professor. Sem dvida, a anlise de TCO Total Cost Ownership veio a preencher uma lacuna em tomadas de deciso em GSI Gesto de Sistemas de Informao: no s para medir o custo mais real de propriedade e todos os demais custos que so incorridos por ter e usar computadores, mas tambm para comparar umas e outras tecnologias de informao, para se decidir por aquela melhor em longo prazo. Contudo, s uma parte de uma soluo maior, que vem sendo buscada pelos profissionais e executivos de tecnologias da informao h muito tempo. Desde o tempo dos mainframes, profissionais e executivos de tecnologias
Faculdade On-Line UVB

161

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

da informao tm tido muita dificuldade para responder, objetivamente, s perguntas do tipo: 1a. Em que nveis de investimentos e despesas adicionais em tecnologias da informao, a empresa gerar receitas adicionais? 2a. Em que nveis de investimentos e despesas adicionais, aumentar a produtividade da empresa? 3a. Em que nveis de investimentos e despesas adicionais, aumentar a satisfao do consumidor? 4a. Qual o custo/benefcio das tecnologias da informao? 5a. Qual o retorno sobre investimentos (ROI Return over Investments) em tecnologias da informao? 6a. Enfim, o que dever ser providenciado em tecnologias da informao para agregar valor: no s aumentar produtividade da empresa e obter mais satisfao do consumidor, mas, sobretudo, expandir negcios? Tais perguntas sempre foram difceis e embaraosas aos executivos sabatinados em mesas de diretorias das empresas. E o pior que continuam sendo e continuaro por algum tempo. Por qu? Porque, alm de envolverem variveis de difcil mensurao e de alta abstrao, elas exigem uma anlise do cada vez mais complexo mercado concorrencial. Mas, calma! H uma grande esperana com novos sistemas de informao, como BI Business Inteligence, que estudamos na aula 4. Tanto que nos arriscamos a responder hoje de forma mais objetiva e convincente do que ontem. Temos no s mais tecnologias da informao como GSI Gesto de Sistemas de Informao cada vez mais evoluda!

Faculdade On-Line UVB

162

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

Vamos conferir?

3. GSI EST EVOLUINDO TANTO, QUE CADA VEZ MAIS POSSVEL PREVER BENEFCIOS FUTUROS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO
Dentre aquelas 6 perguntas, a mais fcil de responder a segunda, sobre produtividade, que envolve apenas variveis internas e, portanto, mais controlveis. Mesmo assim, no deixa de ser um exerccio de futurologia. A primeira pergunta , geralmente, muito difcil de responder, porque receitas adicionais dependem no s de fatores internos controlveis, como, principalmente, de fatores externos e econmicos incontrolveis. Dentre desse universo, quase que impossvel determinar em que proporo as tecnologias da informao contriburam para o incremento de receitas adicionais. A terceira pergunta sobre a satisfao do consumidor ainda mais difcil. Se j difcil saber sobre a satisfao do consumidor aps se implementar uma nova forma de atendimento de clientes por parte da empresa, imagine saber at que ponto tecnologias da informao influenciaram nos resultados. Quanto quarta pergunta, determinar custo fcil, mas benefcio mais difcil de se apurar porque se classifica em financeiro e subjetivo, que mais difcil de quantificar. A quinta pergunta est atrelada primeira e tambm difcil de responder porque quase que impossvel determinar em que proporo as tecnologias da informao contriburam para o incremento de receitas adicionais; mesmo porque tais receitas, na maioria dos casos, so decorrentes de vrios fatores em conjunto. Da, se fcil apurar o ROI geral, difcil determinar o ROI de tecnologias da informao em particular. S para voc imaginar, atente para o clculo do ROI geral:

Faculdade On-Line UVB

163

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

ROI = LLAIR x RO em que RO AT LLAIR = Lucro Lquido aps Imposto de Renda; RO = total de Receitas Operacionais; AT = Ativo Total.

Em contrapartida, para se obter o ROI de tecnologias da informao em particular, teramos que inventar um outro procedimento contbil, apurando as Receitas adicionais obtidas pelo implemento em tecnologias da informao, os Custos correspondentes a essas receitas, para se obter o LLAIR correspondente, assim: ROI (IT) = LLAIR (IT) x RO (IT) em que IT tecnologias da informao RO (IT) AT Enfim, a sexta pergunta tambm de difcil resposta porque a expanso de negcios est ligada a n fatores em conjunto, e da, destacar a participao de tecnologias da informao complicado. Como se percebe, muito difcil quantificar benefcios obtidos pelas tecnologias da informao. Porm, as empresas esto criando mtodos quantitativos de benefcios e estimando-os, tanto quanto possvel, em nmeros aproximados. Esse clculo est ficando cada vez mais plausvel. J tem um nome para isso: TB Total Benefit of Ownership. TB Total Benefit of Ownership o total de benefcios obtidos pela implementao de tecnologias da informao. Ora, voc j tem um TCO sistematizado e agora, quantificando o TBO, o que possvel se determinar?
Faculdade On-Line UVB

164

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

O ROI geral muito fcil de se apurar, desde que a empresa tenha demonstraes contbil-financeiras, como Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultados do Exerccio, eficientemente organizadas.

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

O clculo do Custo/Benefcio das tecnologias da informao expresso na equao: Custo/Benefcio (TI) = TCO TBO

Outros preferem outra forma de clculo, relacionando TCO com TBO em vez dessa relao Custo/Benefcio, obtm o chamado Retorno Lquido de Benefcios ou TRO Total Return of Ownership. TRO = TBO TCO Neste caso, quanto maior for o TRO (> 0), melhor. Para finalizar, saiba voc que todos esses mtodos quantitativos para apurar TBO, TCO e TRO, dentre outros ndices, em princpio no-financeiros e especificamente criados para tomada de decises, ainda esto em franca evoluo. Maravilha! Chegamos ao fim desta aula, na qual voc ficou sabendo como calcular o Custo Total de Propriedade de Tecnologias da Informao ou TCO Total Cost of Ownership, em que se incorre ao longo de sua vida til desde sua aquisio at o ponto inicial de sua degradao, quando fecha o seu Ciclo de Vida. Alm disso, ficou sabendo de duas novidades na GSI Gesto de Sistemas de Informao: como se chegar ao Total de Benefcios com tecnologias da informao ou TBO Total Benefit of Ownership e Retorno Lquido de Benefcios ou TRO Total Return of Ownership. Atualize-se, lendo as obras listadas nas Referncias Bibliogrficas e acesse interessantes websites nela indicados.
Faculdade On-Line UVB

165

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Quanto menor o quociente Custo/Benefcio (TI), mais compensadora ser a tecnologia da informao a ser implementada.

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

Na prxima aula, estudaremos Capacity Planning Management, antecipando a Demanda Futura. At l, teste um pouco seus conhecimentos, respondendo s seguintes perguntas: 1a. Para que serve o clculo do TCO? 2a. Por que difcil calcular o ROI de tecnologias da informao? 3a. O que custos ocultos tm a ver com TCO? 4a. Explique a relao de TCO com ROI.

Referncias
Livros:
ACKOFF, Russell L. Planejamento Empresarial. Rio de Janeiro: LTC, 1975. ANNIMO. Segurana Mxima. Rio de Janeiro: Campus, 2001. CASTELLS, Manuel. O Poder da Identidade. So Paulo: Paz e Terra, 2000. COMER, Douglas E. Interligao em Rede com TCP/IP Princpios, protocolos e arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1998. DRUCKER, Peter. A Profisso de Administrador. So Paulo: Pioneira, 2002. ROSINI, Alessandro Marco; PALMISANO, Angelo. Administrao de Sistemas de Informao e a Gesto do Conhecimento. So Paulo: Thomson, 2003. SCAMBRAY, Joel; McCLURE, Stuart; KURTZ, George. Hackers Expostos. So Paulo: Makron, 2002. SUN TZU. A Arte da Guerra. So Paulo: Record, 1983.
Faculdade On-Line UVB

166

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

Gesto de Sistemas de Informao

Anotaes do Aluno

TAYLOR, Frederick Winslow. Princpios de Administrao Cientfica. So Paulo: Atlas, 1985.

Revista:
EGOSHI, Koiti. O que Cyberterrorismo. Revista Proteo Hacker. n. 1. So Paulo: Escala, agosto de 2003.

EGOSHI, Koiti. Poltica de Segurana de Redes com ISO-17799. Revista Proteo Hacker. n. 3. So Paulo: Escala, outubro de 2003. EGOSHI, Koiti. Hacker que bicho esse? Revista Proteo Hacker. n. 6. So Paulo: Escala, janeiro de 2004. FREITAS, Estevam Tavares de. Nunca se fez CRM. Revista e-Manager. jan/ fev/01. So Paulo: TB, 2001. MOURA, Marcus Brando de. Livrando-se das pragas digitais. Revista PC & Cia. n. 39. So Paulo: Saber, outubro 2004. ROMANO, Marcelo. Web Bugs & Spyware. Revista Proteo Hacker. n. 3. So Paulo: Escala, outubro de 2003. UEHARA, Irineu. SLAs: gesto de negcios. Revista e-Manager. So Paulo: TB, junho de 2003.

Documentos:
ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. NBR ISO/IEC 17799 Tecnologia da informao Cdigo de prtica para a gesto da segurana da informao. Rio de Janeiro: agosto de 2001. EGOSHI, Koiti. Plano de Contingncia. Plano de Contingncia implantado na Credicard em 1982.

Faculdade On-Line UVB

167

Aula 10 - Anlise TCO Total Cost Ownership para Avaliao de Tecnologias da Informao

EGOSHI, Koiti. Engenharia Social. Revista Proteo Hacker. n. 2, So Paulo: Escala, setembro de 2003.

Gesto de Sistemas de Informao

You might also like