You are on page 1of 1

Trabalho da Disciplina Ergonomia e Segurana do Trabalho Introduo:

Conforme legislao as empresas so obrigadas a ter alguns programas de preveno, visando a sade dos trabalhadores, fornecedores e clientes. Os principais so o PCMSO, PRPA, entre outros.

Proposta do trabalho da disciplina (contextualizao):


Voc mora num condomnio de apartamentos de 05 pavimentos, sendo um subsolo destinado a garagem, 1 pavimento trreo destinado a portaria e reas comuns, 2 pavimentos cada um com 4 unidades de moradia e o ltimo andar com dois apartamentos (coberturas). Atualmente o condomnio possui 2 funcionrios com registro em Carteira de Trabalho e Previdncia Social (CTPS), sendo um Porteiro, que atua em servio de portaria e conservao deste ambiente, incluindo troca de lmpadas e fusveis e um Faxineiro responsvel pela conservao e limpeza do prdio, alm de recolher o lixo dos moradores, disponibilizando-o para coleta pela companhia de limpeza pblica do municpio. O oramento do condomnio limitado no sobrando muitos recursos para investimentos em benfeitorias, tendo em vista o reduzido nmero de unidades (10 apartamentos). Numa reunio ordinria de condminos, o sndico informou que a administradora avisou que o condomnio estava irregular por no possuir alguns documentos, cujas siglas so: PPRA, PCMSO, que segundo ela (administradora) obrigatrio para todas empresas incluindo condomnio, o qual est sujeito a multa, sem informar o exato valor. Informou tambm que os funcionrios deveriam receber adicional de insalubridade ou periculosidade. Durante a reunio ningum tinha qualquer informao a respeito das siglas. Os demais condminos sabem que voc estudante de engenharia e solicitaram a voc informaes sobre o tema. Voc ficou de estudar o assunto e passar uma resposta por escrito por e-mail para o sndico, de tal forma que ele possa decidir o que deve ser feito pelo condomnio no menor custo e sem a possibilidade de descumprir a legislao.

Objetivos Gerais do Trabalho:


Conhecer as legislaes que definem a obrigatoriedade ou no dos documentos para as empresas, em particular os condomnios, informando de forma clara o seu contedo, importncia, objetivo.

Apresentao escrita dos trabalhos


No h uma norma rgida que defina exatamente como um trabalho deve ser formatado. Contudo, na disciplina Ergonomia e Segurana do Trabalho, o formato ser manuscrito com no mximo 3 pginas. O trabalho da disciplina dever abordar, no mnimo os seguintes assuntos: Objetivo dos programas PPRA, PCMSO Contedo de cada um deles; Legislao; Profissionais que elaboram (assinam) os programas; Pesquisa na internet para identificar estes profissionais; Custo mdio para cada documento; Complexidade para elaborao dos documentos; Necessidade de adicional de insalubridade e/ou periculosidade para os funcionrios do prdio, justificar conforme legislao.

You might also like