You are on page 1of 6

UMA CONTRIBUIO PARA A QUANTIFICAO E QUALIFICAO DA DISTORO HARMNICA

Alosio de Oliveira, Dr Jos Carlos de Oliveira, PhD Anderson L. A. Vilaa, Eng. Universidade Federal de Uberlndia Departamento de Engenharia Eltrica
Uberlndia - MG

Ansio de Leles Ferreira Filho, MSc Universidade de Braslia Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Eltrica
Braslia - DF

Resumo - Este trabalho apresenta uma abordagem sobre os mtodos para a avaliao das distores harmnicas de tenso e corrente, com nfase questo da aleatoriedade com que estes fenmenos devem ser tratados. So tambm discutidos os fundamentos de um programa computacional, estruturado com base em procedimentos estatsticos, e clculo das distores harmnicas. A partir de medies efetuadas em ambientes residenciais, so apresentados resultados experimentais que elucidam as preocupaes levantadas quanto a natureza do problema e a metodologia proposta. Palavras-chave - Qualidade da energia, harmnicos, tratamento estatstico Abstract - This work is related to harmonic voltage and current distortion estimation procedures, with emphasis to their random behaviour. A computer program structure based on statistic/probabilistic approach is discussed and used for harmonic calculation. From a set of data derived from a typical residential complex, practical results are shown and used to illustrate the methodology Keywords - Power Quality, harmonics, statistic approach

1. INTRODUO Somado aos dispositivos industriais que empregam a eletrnica de potncia, recentemente, os eletrodomsticos e outros equipamentos com caractersticas no lineares surgem como exemplos marcantes de cargas geradoras de harmnicos em instalaes comerciais e residenciais. Neste particular, reconhece-se que as unidades so de pequenas potncias, porm, constituem-se em milhares de fontes de correntes harmnicas. Estes fatos determinam que, num futuro prximo, haver a necessidade do controle do grau de distoro harmnica, no apenas para o setor industrial, como tambm para as redes eltricas residenciais e comerciais. A Universidade Federal de Uberlndia, em parceria com a Universidade de Braslia, atravs dos correspondentes grupos de qualidade da energia, tem procurado contribuir neste cenrio, atravs de investigaes conjuntas voltadas para os campos comerciais e residenciais. Como resultados dos primeiros trabalhos realizados, este artigo apresenta, inicialmente, as fundamentaes das preocupaes aqui postas. Em seguida, so citadas as principais normas e recomendaes sobre limites para harmnicos. Na seqncia, proposto e ilustrado o uso de um programa computacional para o clculo de distoro harmnica equivalente, fundamentado em clculos estatsticos. Empregando resultados experimentais de medies conduzidas em uma instalao residencial, so apresentados estudos

computacionais que evidenciam a aplicabilidade do programa. Os resultados apresentados no artigo mostram que meras medies instantneas, podem, erroneamente, conduzir a um diagnstico prematuro e irreal sobre o estado operacional de uma rede eltrica. Estes fatos fortalecem a tese que os trabalhos relacionados com medies dos itens de definio da qualidade da energia eltrica, a exemplo das distores harmnicas, devem ser realizados no contexto estatstico/probabilstico.

2. AS PERSPECTIVAS DO CRESCIMENTO DO USO DE ELETRODOMSTICOS A referncia [1] aponta o Brasil como o maior mercado de eletrodomsticos na Amrica Latina e o de maior potencial de crescimento no prximo milnio, ao lado da China, ndia e Coria do Sul. Como resultado da perspectiva de expanso do setor eletrodomstico no Brasil, foi estimado que as vendas totais na Amrica Latina crescero 17% em 1997, e taxa anual de 7% at o ano 2000. Com o intuito de ilustrar esta tendncia de crescimento de venda de eletrodomsticos, as figuras 1(a) e 1(b) ilustram, respectivamente, o crescimento do volume de vendas no mundo, e no Brasil.

4. PROCEDIMENTOS SUGERIDOS POR NORMAS E RECOMENDAES Apresenta-se, a seguir, uma rpida descrio das principais recomendaes pertinentes ao tema. Norma do IEEE-519 - [ e [ 2] 6] O aspecto fundamental e inovador desta norma, a diviso da responsabilidade do problema de harmnicos entre os consumidores e a concessionria. Neste caso, os limites de distores de tenso no ponto de ligao so de responsabilidade da concessionria, e os limites de distoro de corrente, neste mesmo ponto, so de responsabilidade dos consumidores. Para a aplicao dos limites, sugerido a utilizao de grficos oriundos da funo de distribuio de probabilidade, e funo de distribuio de probabilidade acumulada. Contudo, o documento dirigido ao usurio no suficientemente claro quanto s definies destas funes, o que acarreta dificuldades marcantes quando da tentativa da aplicao da norma. Norma Europia [ 3] Esta norma fornece as principais caractersticas da tenso, no ponto de entrega ao consumidor, em baixa e mdia tenso, sob condies normais de operao. O perodo de observao de uma semana, onde 95% dos valores medidos devero estar dentro dos nveis de compatibilidade fixados pela norma. A maioria dos parmetros so medidos como valores mdios durante 10 minutos. Este documento no fornece subsdios para o clculo do valor equivalente com probabilidade de 95% de no ser excedido, bem como o valor mdio. Norma do IEC 1000-4-7 [ e [ 3] 8] A norma IEC 1000, referncia mundial para as medies do nvel de harmnicos em sistemas de distribuio [3], utiliza-se tambm do ndice DHVT para a avaliao do grau das distores harmnicas de tenso presentes nos sistemas eltricos. A norma do IEC 1000-4-7 distingue trs categorias de harmnicos quanto s janelas de observao: quase estacionria, flutuantes, e rapidamente variveis. O tratamento dado a cada uma destas categorias, utiliza-se de processos voltados obteno da resultante harmnica para cada ordem, considerando-se a dinmica do sistema. A Recomendao Brasileira [ e [ 5] 7] A recomendao brasileira sugere limites harmnicos (globais e por consumidor) para sistemas de tenses inferiores e superiores a 69 KV.

1(a)

1(b) Figura 1 - Panorama geral da tendncia e crescimento da venda de eletrodomsticos.

3. DEFINIES MATEMTICAS DAS DISTORES As distores harmnicas so, em geral, descritas pelas equaes (1) e (2), que fornecem, respectivamente, os nveis totais e individuais para estas grandezas.
n max

DHVT =

n=2

V n2 100 (%)

V 12

(1)

DHV I =
onde:

Vn 100 V1

(% )

(2)

DHVT - distoro harmnica total de tenso DHVI - distoro harmnica individual de tenso Vn - valor eficaz da tenso de ordem n V1 - valor eficaz da tenso fundamental n - ordem da componente harmnica Tendo em vista que os sinais a serem analisados nas reas comerciais e residenciais apresentam-se com uma dinmica aprecivel em amplitude e freqncias harmnicas, as equaes (1) e (2) no constituem bases plenamente satisfatrias. Assim, para uma anlise matemtica adequada, necessrio um tratamento estatstico que permita a obteno de valores equivalentes em funo do tempo.

Este procedimento no apresenta a formulao matemtica correlacionando as distores harmnicas processos aleatrios, ou seja, no se refere as mesmas como fenmenos variantes no tempo.

5. FUNDAMENTAO E PROGRAMA COMPUTACIONAL PARA A ANLISE DE FENMENOS ALEATRIOS O programa computacional desenvolvido utiliza, dentre outros fundamentos, o conceito de valor mdio/equivalente definido como o resultado da composio da mdia aritmtica, desvio padro, da probabilidade de um valor do conjunto amostral no ser excedido, e do valor equivalente com probabilidade de 95% de no ser excedido. O valor mdio () e o desvio padro () so obtidos pelas equaes 3 e 4, respectivamente. O clculo da probabilidade de um valor qualquer no ser excedido, bem como a do valor equivalente com probabilidade de 95% de no ser excedido, pode ser feito atravs da equao 5, que a funo de distribuio acumulada de uma varivel aleatria X.

permanncia no sistema eltrico, como funo do tempo; grfico de barra dos valores de DHVT% ou DHIT% maiores do que o valor estabelecido pelo usurio; grfico com os tempos em que, cada valor de DHVT% ou DHIT% maior ou igual ao valor estabelecido pelo usurio, depois de se manifestar, permanece no sistema; grfico com os intervalos de tempo necessrios para que, depois de surgir um valor de DHVT% ou DHIT%, maior ou igual ao valor estabelecido pelo usurio, um outro valor de HVT% ou DHIT, tambm maior ou igual ao mesmo valor estabelecido pelo usurio, venha a surgir.

6. RESULTADOS EXPERIMENTAIS E APLICAO DO PROGRAMA COMPUTACIONAL Para o propsito da aplicao e verificao dos resultados obtidos do programa computacional desenvolvido neste trabalho, utilizou-se de um ambiente residencial com as seguintes caractersticas: i. A energia mdia mensal consumida 400 [ KW/hora] com tenso 220/127 volts e conexo trifsica ao sistema supridor; ii. A residncia contm todas as cargas levantadas na tabela 1, onde so apresentados os DHIT (%) especficos obtidos a partir de medies. A ttulo de exemplificao, as figuras 2 mostram alguns oscilogramas extrados quando dos trabalhos de campo. Alm destes, a figura 3 fornece as formas de onda para as correntes gerais de suprimento das trs fases da residncia. iii. O banco de dados utilizado, formado por valores de distores harmnicas de tenso e corrente, medidos em um perodo de 24:00 horas, e com medies intercaladas de 1 minuto.

x1 + x 2 + ...+ x N N
i =1

(3)

( xi
N

) 2
xi

(4)

F ( xi ) = P( x xi ) =

i=

P( xi )

(5)

Na expresso (5), P(xi) a probabilidade acumulada, desde - , at xi, inclusive. Embora a estatstica propicie equaes distintas para a obteno de um valor mdio equivalente para um conjunto (mediana, moda, mdia quadrtica, etc.), utilizou-se neste trabalho da equao 3. Tal definio aplicada para um nico intervalo do conjunto amostral como tambm sua subdiviso. Alm dos clculos anteriores, o programa apresenta uma srie de resultados numricos e ilustraes grficas com anlises estatsticas enfocando: grficos de distores harmnicas, tanto totais como individuais, para tenso ou corrente em funo do tempo de medio; o valor mdio/equivalente com o respectivo desvio padro, associado a probabilidade de 95% de no ser excedido; levantamentos globais das distores harmnicas e suas respectivas probabilidades de ocorrncia. Adicionalmente interpretada sua

2(a) Aparelho de ar condicionado

2(b) Televiso com decodificador para TV a cabo

2(c) Aparelho de som com CD

2(d) Vdeo Game

2(e) Telefone sem fio com secretria eletrnica

2(f) Carregador de bateria

Forno Microondas 46.1 Exaustor 32.1 Aparelho de som com CD 103.5 Televiso com vdeo cassete 129.1 Vdeo Game 32.1 Lmpadas fluorescentes 35.8 Ventilador 4.2 Cafeteira 2.3 Torradeira 2.1 Carregador de bateria 83.1 Telefone sem fio 39.5 Telefone sem fio com secretria 47 eletrnica Rdio relgio 52.1 Transformadores de uso domstico 33.3 (50W) Porto eletrnico 13 Tabela 1 - Nvel de distoro harmnica total de corrente, para cada carga individual no-linear.

Figura 2 - Formas de onda da corrente nos diversos equipamentos residenciais

Os resultados obtidos das medies refletem as distores harmnicas totais e individuais, em funo do tempo de medio (minutos). A figura 4 ilustra o perfil das distores harmnicas totais de tenso. As figuras 5, 6 e 7 apresentam as distores harmnicas de tenses para as harmnicas de ordem 3, 5 e 7.

Corrente - fase A

Corrente - fase B

Corrente - fase C

Figura 3 - Formas de onda da corrente total Fases A, B e C DHIT (%) Equipamento avaliado Aparelho de ar condicionado 123 Microcomputador com impressora 86.8 conectada Televiso com decodificador para TV a 92.3 cabo Chuveiro com taps para ajuste de 36.6 temperatura Geladeira 7.2 Lavadora de roupas 5.7 Lavadora de louas 10.3

Figura 4 - Distores harmnicas totais de tenses.

Figura 5 - Distores harmnicas para as tenses de 3 harmnico.

excedido. 24:00 horas de medio. 39.04 14.44 62.91

Tabela 3 - Valor equivalente para a distoro de corrente. Adicionalmente, as figuras 8 e 9 ilustram, respectivamente, a funo de distribuio de probabilidade e a funo de distribuio de probabilidade acumulada, para as distores harmnicas de corrente.

Figura 6 - Distores harmnicas para as tenses de 5 harmnico.

Figura 8 - Distribuio de probabilidade das distores harmnicas totais de corrente.

Figura 7 - Distores harmnicas para as tenses de 7 harmnico.

Dentre os principais resultados obtidos do programa, destacam-se as tabelas 2 e 3 que apresentam, respectivamente, para as 24:00 horas de monitorao, o valor mdio de DHVT% e DHIT% (mdia aritmtica) com seu respectivo desvio padro, e o valor mdio/equivalente de DHVT% e DHIT% com probabilidade de 95% de no serem excedidos.
HORRIO (horas) Valor mdio de DHVT%. Desvio padro Valor mdio/ equivalente com probabilidade de 95% de no ser excedido. 3.40

Figura 9 - Funo Distribuio de Probabilidade Acumulada para as correntes. 7. CONCLUSES Verificou-se que h, no presente momento, em decorrncia das perspectivas que despontam para o mercado de aparelhos eltricos/eletrnicos, a necessidade de se quantificar e qualificar os sistemas eltricos de potncia, no tocante ao nvel das distores harmnicas de tenso e corrente. Somado a isto, h de se reconhecer a grande aleatoriedade com que estes fenmenos se manifestam. A sntese das principais normas pertinentes indicou que, nada se tem registrado quanto aos fundamentos e definies estatsticas relacionadas aos mtodos utilizados para o estabelecimento dos limites. As informaes so vagas, porm apontam a importncia de tratamentos baseados em conceitos

24:00 horas de medio.

2.71

0.34

Tabela 2 - Valor equivalente para a distoro de tenso.


HORRIO (horas) Valor mdio de DHIT%. Desvio padro Valor mdio/ equivalente com probabilidade de 95% de no ser

estatsticos. Estes fatos nortearam o desenvolvimento do programa computacional desenvolvido e utilizado no trabalho. Em seguida, empregando-se uma instalao residencial tpica, procedeu-se a um conjunto de medies, do qual extraiu-se alguns oscilogramas e nveis de distoro ilustrativos para diferentes eletrodomsticos. A partir destas informaes, comprovou-se que, a simples insero e retirada destas cargas da rede eltrica, pode causar alteraes acentuadas no perfil das distores harmnicas. . O programa, quando da sua aplicao uma situao real, mostrou-se simples, e sobretudo capaz de propiciar anlises baseadas em conceitos estatsticos. Destaca-se dos diversos resultados obtidos, os valores mdio/equivalente tanto para distores harmnicas de tenso como de corrente. A ilustrao dos grficos de distribuio de probabilidade, em conjunto com a distribuio de probabilidade acumulada, permitiram a determinao da probabilidade de ocorrncia de um valor qualquer de distoro, alm da probabilidade de um valor preestabelecido no ser excedido. Estas informaes conduzem a um retrato mais fiel dos nveis de distores presentes, no apenas nas instalaes eltricas tipo residenciais, mas tambm, nas comerciais e industriais.

[7] Crucq, J. H., Robert, A. Statistical Approach for Harmonic Mensurements and Calculations, Laborelec, Report 1-JMC-AR/1310/8702, January 15, 1987. [8] Atkinson-Hope, G., Petroianu, A. Power System Harmonic Field Measurements and The Application of Standards Incluing Simulation, University of Cape Town, Proceedings IEEE VII ICHQP, Las Vegas, USA, 1996.

8. BIBLIOGRAFIA [1] Departamento de pesquisa da instituio financeira DKB (Desdner Kleinerwort Benson), The Millennium Files Latin America: Consumption Comes of Age, Londres, 1997. [2] IEEE- Std 519/1992 - Recommended Practices and Requirements for Harmonic Control in Electrical Power Systems. [3] Study Committee 36 Collquium and Meetings, Monitoring Voltage Quality European Standart, Equipament and The Danish Monitoring Programme, Foz do Iguau, Brasil, May, 1995. [4] Bergeron, R. et all. Anlise da Norma IEC 1000-4-7 para Medio do Nvel de Harmnicos, Rev. Eletricidade Moderna, So Paulo/SP, No 266, pp. 125-133, Maio, 1996. [5] GCOI/SCEL/GTEE. Critrios e Metodologias para o Atendimento a Consumidores com Cargas Especiais, XII Seminrio Nacional de Produo e Transmisso de Energia Eltrica, Recife, 1993. [6] Lima, A. G. G., Ross, R. P. D., Guarini, A. P., Loureno, P., Mello, A. J. C. Fornecimento Industria Metalrgica que Utiliza Fornos de Induo, Seminrio Brasileiro da Qualidade de Energia Eltrica, Uberlndia, Brasil, 1996.

You might also like